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Sazonalidade para vendas: o que é e como enfrentar para alcançar melhores resultados

Aprenda tudo sobre sazonalidade para vendas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Analisar o seu negócio constantemente é fundamental e um ponto de atenção para qualquer loja é a sazonalidade. Ou seja, os períodos do ano em que as vendas não são tão positivas, o que pode ser muito prejudicial para um e-commerce. A boa notícia é que algumas práticas permitem que melhores resultados sejam alcançados.

Mais do que entender como aumentar as vendas de uma loja, é preciso identificar períodos em que os resultados não são tão positivos e, a partir disso, realizar ações e estratégias para reduzir esse impacto. E é exatamente por isso que você precisa se aprofundar na importância de cuidar da sazonalidade e como ela impacta o seu negócio.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o que é sazonalidade e como ela pode impactar o sucesso do seu negócio? Continue a leitura para saber mais!

O que é sazonalidade?

A sazonalidade nada mais é do que os períodos específicos dentro de um ano em que certos eventos acontecem sempre. Ou seja, eventos sazonais, em que se é esperado que algo sempre se repita, o que pode ser uma forma de se planejar para potencializar as suas vendas e evitar que isso acabe se tornando um problema maior para um negócio, por exemplo.

O que é sazonalidade para vendas?

No campo do empreendedorismo, a sazonalidade para vendas representa a tendência de consumo de um público em determinadas épocas do ano. Um exemplo tradicional é a Páscoa, em que as vendas de chocolate (e ovos de Páscoa, em particular) aumentam bastante, enquanto em outros períodos os números podem não ser tão expressivos.

Como calcular para vendas

O grande desafio, então, é garantir que as vendas maiores em um período e menores em outro não se tornem um problema para o seu negócio. Por isso, é muito importante calcular todas as suas vendas pensando no cenário macro, analisando períodos mais longos, para não deixar que isso se torne um problema mais para frente.

A partir da análise dos números da sua loja online, é necessário definir metas e estratégias para que o seu negócio não dependa exclusivamente de um período específico do ano. Isso pode ser um grande desafio para o seu negócio, até mesmo colocando em risco o sucesso no médio e longo prazos.

7 ideias para enfrentar as vendas sazonais

Mas você não precisa se desesperar, a sazonalidade pode ser desafiadora, mas existem várias ações e estratégias que podem ajudar a reduzir os impactos das vendas em períodos específicos do ano. O que acha, então, de conferir algumas dicas que podem ajudar a sua loja a seguir competitiva ao longo de todo o ano?

Entenda seu produto

O primeiro ponto (e talvez o mais relevante) seja entender tudo sobre o seu produto. O que é que diferencia o item comercializado pela sua loja dos demais concorrentes? Quais são as principais características que fazem daquele produto algo sazonal? Uma loja de roupas de inverno, por exemplo, sabe exatamente quando as vendas podem aumentar, certo?

Mas e para uma loja de plantas? Ou mesmo para quem vende velas aromáticas? Existem vários nichos de mercado que não têm especificações tão claras sobre quando é um melhor momento para focar em vendas, por exemplo. E para reduzir os impactos da sazonalidade, a alternativa ideal é buscar mais informações sobre o seu produto.

Imagine que o seu estoque é formado, principalmente, por itens de um fornecedor específico, é importante ter um contato próximo com ele para saber, por exemplo, qual época do ano é esperada uma alta ou baixa. Já pensou ficar sem nenhuma alternativa de uma hora para outra e o impacto que isso pode causar no planejamento financeiro da sua loja?

Conheça seu cliente

Outro aspecto muito importante para superar os desafios da sazonalidade é conhecer a fundo quem é o seu cliente. Afinal, o comportamento dele durante a jornada de compra pode ser um indicativo da sazonalidade dos seus produtos. E mais relevante: de que adianta ter o seu produto disponível, mas se o seu cliente não está disposto a fazer a compra naquele período?

Quanto mais informações sobre o seu cliente, maiores são as chances de construir uma melhor experiência para ele na sua loja. E ainda melhor: fica mais fácil identificar quais são as oportunidades adequadas para o crescimento do seu negócio como um todo, sem que isso signifique ter vários produtos parados no estoque ou ter o estoque vazio.

Além disso, entender mais sobre o consumidor da sua loja é uma forma de criar estratégias e ações que possam estimular a compra. Identificou que, por exemplo, maio é um mês em que as vendas diminuem? Por que não pensar em promoções ou oferecer métodos de pagamento a prazo? Todos esses detalhes podem fazer uma enorme diferença.

Se planeje com antecedência

Quando se fala em sazonalidade, é inevitável pensar em planejamento com antecedência para superar muitos desses obstáculos. Seja para identificar os períodos em que é preciso fazer ações mais agressivas de vendas, seja para manter um contato mais próximo com o seu fornecedor e evitar que o seu estoque acabe vazio.

Pensando nisso, é importante analisar quais foram os números de outros períodos do ano e já traçar metas e estratégias para aumentar os resultados em seguida. Com esse planejamento, é provável que os seus resultados melhorem bastante, já que outras estratégias podem ser adotadas para evitar que um período no ano prejudique os resultados como um todo da loja.

Use as redes sociais

Outra estratégia que pode ser muito eficiente na redução do impacto negativo da sazonalidade é a presença constante nas redes sociais. Afinal, se tem um lugar que o consumidor não vai sair é dessas plataformas, não é mesmo? E por que a sua marca não pode se fazer presente para lembrar esse cliente de que os seus produtos continuam disponíveis, por exemplo?

Lembra que mais acima falamos sobre conhecer o seu cliente? Identifique quais são as redes sociais mais adequadas para ele, como Instagram, TikTok ou até mesmo WhatsApp, e crie as estratégias certas para marcar presença nesses canais. Mantendo essa comunicação próxima, é provável que os impactos da sazonalidade sejam ainda menores.

Aposte em promoções

Identificou que um período do ano as compras reduzem significativamente? Uma alternativa é investir em promoções e ofertas específicas para estimular mais compras. Imagine que janeiro é um mês em que as vendas caem bastante, por que não usar o período para fazer promoções mais agressivas que façam o consumidor repensar a sua estratégia?

Lógico, é preciso analisar exatamente quais são os valores que podem ser aplicados, fazendo os cálculos exatos para evitar que as vendas aumentem, mas a sua organização financeira seja prejudicada. Mas a ideia é realmente evitar que oportunidades de negócios sejam perdidas a partir da oferta de preços ainda mais competitivos.

Faça um plano de divulgação

Nada disso vai importar muito se o consumidor não souber de uma promoção ou mesmo de novos produtos, por exemplo, não é mesmo? Dessa forma, é essencial identificar maneiras de divulgar as suas estratégias e ações para potencializar as vendas. Sem isso, é pouco provável que mais clientes sejam estimulados a comprarem em um período diferente.

Utilize as redes sociais, faça campanhas de e-mail marketing, use banners no seu site, enfim, existem muitas maneiras de garantir que a mensagem chegue ao cliente. Com isso, as chances de que a sazonalidade impacte as vendas da sua loja reduzem bastante. E não se esqueça de usar os estímulos certos para impulsionar as probabilidades de conversão.

Tenha um site

O profissionalismo é fundamental para quem quer empreender e isso passa diretamente pela criação de uma experiência completa de compra para o consumidor, certo? Por isso, é preciso investir também na criação de um site para a sua loja. Afinal, de que adianta se planejar e criar várias estratégias, se o cliente vai ter dificuldades em realizar a compra?

Com a reunião de tudo o que o consumidor precisa, os obstáculos para que ele compre em todas as épocas do ano são reduzidos. Criando campanhas específicas, dando mais destaque para determinados produtos, enfim, existem várias formas de garantir que o cliente ache tudo o que precisa em um só lugar, dando um passo importante para estar sempre presente.

O objetivo deve ser otimizar as chances de compra a partir da criação de uma experiência mais simples e prática. E o site promete exatamente isso: potencializar as chances de venda ao reunir todas as informações e ações necessárias para facilitar a compra, aumentando não só a possibilidade de fechar um negócio, mas de fidelizar o cliente.

Agora que você já entendeu o que é sazonalidade e como ela pode impactar as suas vendas, o que acha de dar o próximo passo para começar a vender mais mesmo nos períodos em que as suas vendas são em menor volume? Crie o seu site com o suporte do Bagy, a forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet ​!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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