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O que é WhatsApp Pay? Entenda como funciona esse meio de pagamento!

whatsapp pay

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O WhatsApp Pay é a ferramenta de transferência de dinheiro do WhatsApp que permite enviar e receber dinheiro de forma segura diretamente pelo chat. O serviço está disponível para os usuários do Brasil desde maio de 2021.

Já imaginou fazer transferências financeiras com poucos cliques durante uma conversa por aplicativo? Essa é a proposta do WhatsApp Pay, solução que promete revolucionar não só a movimentação de dinheiro no dia a dia das pessoas, mas também simplificar a venda de produtos e serviços pelo WhatsApp.

A tecnologia chegou por aqui ainda em 2020, mas foi suspensa pelo Banco Central para análise técnica, sobretudo porque o Brasil foi o primeiro país do mundo a recebê-la.

O motivo para essa preferência está no fato de que os brasileiros são o segundo maior público do aplicativo em todo o mundo, perdendo apenas para a Índia, e seu uso já está mais do que consolidado nas diversas regiões do país.

Em 2021, a ferramenta foi, finalmente, aprovada e lançada nas atualizações do app, mas ainda gera certas dúvidas entre as pessoas. Neste artigo, explicamos exatamente o que é e como funciona o WhatsApp Pay, e também te ensinamos a usar esse recurso, seja em suas compras, seja nas vendas da sua loja.

Continue a leitura e confira!

O que é WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é uma plataforma de pagamento dentro do WhatsApp. Assim como você faz ao comprar um produto em uma loja virtual ou ao pagar um lanche diretamente pelo aplicativo de delivery, essa ferramenta permite que você faça pagamentos por cartão de débito ou solicite uma transferência dentro das conversas do chat.

Embora permita realizar transações entre qualquer tipo de usuário, a principal proposta do serviço é simplificar as vendas para as contas do WhatsApp Business, que já faz bastante sucesso no mercado. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 80% dos brasileiros já usam o WhatsApp para se comunicar com marcas.

Sendo assim, o app de mensagens mais querido do Brasil deixa de funcionar apenas como um canal de atendimento para as empresas e passa a entregar, também, um meio de pagamento extremamente prático para o consumidor.

Qual a diferença entre PIX, Facebook Pay e WhatsApp Pay?

Com o avanço da tecnologia e da segurança nas transações digitais, vários serviços foram lançados nos últimos anos, o que gera certa confusão entre as pessoas, sobretudo pela variedade de opções de pagamento disponíveis nos dias de hoje.

Uma dúvida comum entre as pessoas está na diferença entre PIX, Facebook Pay e o, já explicado, WhatsApp Pay. Entenda, a seguir, como cada um desses serviços funciona.

Qual a diferença entre PIX e WhatsApp Pay?

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo criado e controlado pelo Banco Central do Brasil. Para usá-lo, você precisa cadastrar uma chave (e-mail, CPF, número do celular ou código) em uma instituição financeira do país, e é pelo aplicativo delas que as transações financeiras são realizadas.

As transferências pelo PIX são equivalentes às transferências tradicionais, como TED e DOC, mas não cobram taxas. O WhatsApp Pay, por outro lado, é um PISP (prestador de serviço de iniciação de pagamento, em português) no qual os pagamentos são feitos com cartão de débito, tal como nas maquininhas e nos sites de venda.

Qual a diferença entre Facebook Pay e WhatsApp Pay?

Como você deve saber, o WhatsApp, o Instagram e o Facebook são parte da mesma “família”, a grande corporação norte-americana chamada hoje de Meta. O Facebook Pay é a plataforma digital que gerencia todas as ferramentas de pagamento desses serviços, incluindo o WhatsApp Pay.

No Brasil, todas as operações financeiras realizadas pelos aplicativos do grupo Meta são processadas pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo, a Companhia Brasileira de Meios de Pagamento.

Como funciona o WhatsApp Pay?

Agora você já sabe que o WhatsApp Pay é um iniciador de pagamentos, mas como essas operações realmente acontecem? A seguir, explicamos como um pagamento é processado pela ferramenta e discutimos alguns aspectos importantes, como funcionalidades, facilidade de uso e segurança.

Como funciona um serviço de iniciação de pagamento?

Um iniciador de pagamentos é o ponto inicial das transações financeiras, o que significa que ele autoriza a movimentação, mas não pode acessar os fundos movimentados pelo cliente. Em outras palavras, isso significa que o WhatsApp Pay apenas transfere o valor solicitado pelo usuário, mas não acessa nenhuma das contas bancárias envolvidas.

Como as transações financeiras acontecem?

Como dito, o pagamento pelo WhatsApp Pay é equivalente à uma compra por cartão feita no débito e o destinatário recebe os valores como se estivesse recebendo uma transferência. Sendo assim, todas as movimentações são realizadas por meio do cartão cadastrado, sem interação direta com as contas bancárias dos usuários.

Que possibilidades de pagamento a ferramenta oferece?

Até o momento, pagamentos no crédito ou à prazo não são permitidos. O WhatsApp Pay aceita apenas cartões de débito, cartões múltiplos (débito e crédito) e cartões pré-pagos. Dessa forma, a ferramenta só dá ao lojista a opção de venda à vista.

Qual o limite de movimentação e quais taxas devo pagar?

O WhatsApp Pay não cobra nenhuma taxa nas transferências, elas são totalmente gratuitas. Os usuários podem transferir até R$1000 em uma transação, respeitando o limite de 20 transações por dia ou R$5000 por mês.

É possível fazer transferências internacionais pelo app?

Não. Como dito, o WhatsApp Pay é um iniciador de pagamentos que depende da parceria com instituições financeiras nacionais. Dessa forma, o serviço segue disponível apenas para clientes brasileiros e para movimentações em reais dentro do Brasil.

O WhatsApp Pay é seguro?

Para garantir a segurança nas transações pelo aplicativo, o WhatsApp Pay verifica e cruza uma série de informações para garantir que o usuário que está movimentando o dinheiro é o verdadeiro dono da conta. O código PIN, que deve ser criado no cadastro da conta, e a biometria, que pode ser habilitada em celulares com esse recurso, são solicitados e autenticados em todas as transações.

Outro ponto importante é que o cadastro da conta de pagamentos é vinculada ao smartphone do usuário. Caso a conta seja clonada (golpe muito comum no aplicativo), por exemplo, o golpista precisará inserir novamente os dados do cartão e do PIN para ativar o serviço em outro dispositivo.

Além disso, a empresa informa que os dados processados utilizam uma criptografia especial (diferente da utilizada para proteger a privacidade das conversas no WhatsApp) e são armazenados em uma rede separada e altamente segura.

O serviço é fácil de usar?

Sim. Tal como outras funcionalidades do WhatsApp, a ferramenta foi desenhada para oferecer o serviço em poucos cliques. Qualquer pessoa já habituada ao aplicativo é plenamente capaz de realizar transferências pelo WhatsApp Pay.

Quem pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Para ter acesso à ferramenta, é necessário ser um usuário do WhatsApp com mais de 18 anos, usar um número de telefone do Brasil e possuir um cartão com a função débito emitido por alguma das instituições brasileiras parceiras. São elas:

  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Woop (conta digital da Sicredi).

Como é a aceitação do WhatsApp Pay no Brasil?

Até o momento, apesar de ter sido aprovada pelo Banco Central e oferecer diversas camadas de proteção, a ferramenta ainda enfrenta certa resistência do público. Entretanto, é certo que essa insegurança é uma questão de tempo até as pessoas se familiarizarem com esse tipo de recurso dentro dos chats.

As redes sociais passaram por um processo de desconfiança parecido, assim como os próprios e-commerces no início dessa atividade no país. Hoje, as compras por esses canais são extremamente comuns e já se tornaram parte da rotina dos brasileiros e de pessoas em todo o mundo.

Esse período de adesão do WhatsApp Pay, inclusive, é uma oportunidade para as empresas incentivarem seus clientes a utilizarem esse meio de pagamento e se posicionarem como pioneiras em uma transformação inevitável do mercado.

Como ativar o WhatsApp Pay no meu celular?

Antes de tudo, é importante que o aplicativo WhatsApp esteja atualizado. Confira na sua loja de aplicativos se a versão instalada em seu smartphone é a mais recente. Se estiver tudo certinho, basta fazer o seu cadastro no app:

  • acesse o menu;
  • clique em Pagamentos;
  • selecione Começar;
  • crie um PIN (senha para transações de 6 dígitos) e confirme;
  • informe nome completo e CPF;
  • informe CEP e endereço;
  • informe os dados do seu cartão de débito Visa ou Mastercard.

Finalizada a configuração, você já poderá enviar e receber pagamentos com outras contas cadastradas. Você também pode excluir e adicionar outro cartão, se desejar, bem como remover sua conta de pagamentos. O registro de movimentações também fica na mesma área do menu.

Como enviar e receber pagamentos pelo WhatsApp Pay?

Após ativar a sua conta de pagamentos, a função estará habilitada nas suas conversas. O processo é bastante simples e é feito praticamente da mesma forma em dispositivos Android e iOS. Confira os tutoriais a seguir.

Como enviar e receber pagamentos no chat privado?

Para começar, abra o chat com o contato para o qual deseja enviar ou solicitar um pagamento. Em seguida, siga os passos a seguir:

  • na barra de mensagem, clique no ícone do “clipe de papel” (se estiver usando um celular Android) ou em “+” (se estiver usando um iPhone);
  • selecione a opção Pagamento;
  • selecione, pelas abas, a opção Pagar (para enviar dinheiro) ou Solicitar (para pedir um valor ao seu contato);
  • informe o valor (em reais);
  • adicione um recado, se desejar, e clique em enviar (tal como nas mensagens).

Lembre-se que seu contato também precisa ter uma conta de pagamentos para que a transação seja concluída. Caso o destinatário ainda não tenha, ele será notificado para criar uma conta para receber a sua transferência. Se ele não fizer isso em dois dias, o valor enviado é reembolsado.

Ao solicitar um pagamento, uma notificação é enviada ao contato para que ele aprove a transferência. É esta opção que você deve utilizar para solicitar o pagamento de um cliente ao realizar uma venda pelo WhatsApp.

Como enviar e receber pagamentos em grupos?

Você também pode enviar ou solicitar um pagamento, selecionando um contato dentro de um grupo. Para fazer isso, acesse o grupo no qual se encontra o usuário com quem pretende transacionar e siga os seguintes passos:

  • na barra de mensagem, clique no ícone “R$”;
  • selecione o contato desejado na lista de participantes do grupo;
  • selecione a opção desejada (Pagar ou Solicitar);
  • informe o valor (em reais);
  • inclua um recado, se quiser, depois clique em enviar.

Essa opção permite que você envie dinheiro ou cobre de pessoas que não estão na sua lista de contatos, expandindo as opções de transferência do aplicativo. Ainda não é possível fazer envios ou cobranças simultâneas (para vários usuários), mas é provável que essa funcionalidade seja disponibilizada no futuro, aumentando ainda mais as possibilidades de venda do aplicativo.

Viu só como é fácil utilizar o WhatsApp Pay? O serviço ainda tem muito a crescer no Brasil, mas a expectativa é que sua adesão seja cada vez maior, sobretudo quando os grandes varejistas e e-commerces do país passarem a adotar o sistema como um canal de pagamento.

Você, lojista, sabe da importância de diversificar os meios de pagamento da sua loja, tendo em vista a grande variedade de serviços de pagamento utilizados pelos consumidores atualmente. Além de contar com os recursos das grandes plataformas digitais, lembre-se que também é fundamental oferecer opções variadas de pagamento para o público do seu site.

Criando sua loja virtual com o Bagy, além de gerenciar suas vendas no Mercado Livre, Shopee e Instagram no mesmo app, você também disponibiliza pagamentos por boleto, PIX, débito ou crédito dentro do seu site. Facilidade para seus clientes e sucesso para você!

Só não pense que para por aí. Várias outros recursos e possibilidades te esperam na nossa plataforma. Acesse o nosso site e descubra todas as vantagens de ser uma lojista com a Bagy!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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