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Empreendedorismo

Quero empreender mas não tenho ideias: confira 9 dicas do que fazer e ter sucesso!

Imagem ilustrativa de quero empreender mas não tenho ideias

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Quero empreender mas não tenho ideias? Aqui vão algumas dicas para começar: crie um site de marketing de afiliados, fazer alimentos para comercializar, artesanato personalizado, consultoria, dropshipping, e-commerce, influenciadores, personal trainer e bem-estar e prestação de serviços.

Muitas pessoas se perguntam como é possível ganhar dinheiro e fazer sucesso com seus negócios. O problema é que boa parte delas vive o dilema “quero empreender, mas não tenho ideias”.

Mas como acabar com todas essas dúvidas? Qual o segredo para empreender e fazer sucesso? O que vender para ganhar dinheiro?

Sabendo das dúvidas mais comuns para quem nunca empreendeu, separamos dicas para você começar um negócio do zero mesmo sem ter ideias. Confira!

Quero empreender mas não tenho ideias

  • Crie um Site de Marketing de Afiliados
  • Fazer alimentos para comercializar
  • Artesanato personalizado
  • Consultoria
  • Dropshipping
  • E-commerce
  • Influenciadores
  • Personal trainer e bem-estar
  • Prestação de serviços

De onde surgem ideias de pequenos negócios lucrativos?

As melhores ideias de pequenos negócios são baseadas em muita pesquisa. Sim, pode parecer simples, mas uma boa pesquisa pode fazer toda a diferença para quem quer começar a empreender mas não sabe como.

Antes de tudo, é importante conhecer as as principais demandas da região, assim você pode entender se existe, de fato, um bom número de clientes esperando pelo seu negócio.

Também é necessário considerar suas habilidades, gostos e talentos. Tudo isso para entender qual a área perfeita para começar a empreender.

E como em qualquer outro trabalho, para empreender com sucesso é preciso ter foco e dedicação. Por isso, escolher uma área que você tenha apreço pode facilitar a sua vida.

Mas se você estava esperando uma fórmula do negócio perfeito, ela não existe. Porém, nossas dicas podem ajudar a tirar o seu negócio do papel e com mais chances de sucesso.

9 ideias de pequenos negócios para você empreender

Se você é daquelas pessoas que estão no impasse do “quero empreender, mas não tenho ideias”, aqui vão 9 oportunidades para começar. Chegou a hora de descobrir qual a que mais combina com você!

Crie um Site de Marketing de Afiliados

Mulher mexendo em um notebook sobre uma mesa de escritório, om objetos.

O Marketing de Afiliados nada mais é do que a divulgação de produtos ou serviços pela internet através da promoção de uma marca dentro das redes sociais.

Os afiliados possuem links para divulgação dos produtos e, quando os clientes finalizam suas compras com esses links, você recebe uma parcela do total da venda. Existem muitas marcas grandes que utilizam essa estratégia, como a Google.

As plataformas mais famosas para quem quer trabalhar como afiliado no Brasil são:

Uma das vantagens de atuar neste ramo é o baixo investimento inicial, além de poder escolher seu horário de trabalho e as marcas que você deseja se afiliar.

Se você não quer acumular estoque ou prefere se distanciar de todas as obrigações de ter sua própria empresa, o marketing de afiliados pode ser a solução.

Fazer alimentos para comercializar

Se você sempre teve o sonho de trabalhar cozinhando, fazendo aquela receita que só você conhece, por que não começar logo?

Esse é um ramo muito abrangente e que tem muitas portas de entrada. Aliando sua vontade e foco à essa oportunidade, você pode transformar brigadeiros, hambúrgueres, brownies, salgados, entre tantos outros alimentos, em uma ótima fonte de renda.

Você pode buscar referências de grandes nomes da gastronomia para inovar nas receitas e usar ingredientes diferentes, como produtos orgânicos e veganos, para se sobressair em relação à concorrência.

Considere, também, trabalhar com delivery de produtos. Essa é uma oportunidade de usar a tecnologia a seu favor com links de pagamento para vender com segurança e sem precisar de maquininha de cartão, basta enviar o link nas redes sociais ou por mensagem.

Plataformas como iFood, Rappi e 99 Food são opções seguras e com renome dentro desse mercado.

Artesanato personalizado

Mãos pintando objeto sobre mesa com diversos materias de artesanato.

Se você tem boas habilidades manuais, o artesanato personalizado pode ser uma boa ideia de empreendedorismo, pois é uma área que acolhe diversos tipos de produtos.

E esse é um mercado tão abrangente que você pode, inclusive, comercializar produtos de luxo, sem se limitar aos produtos mais comuns que são encontrados nas feiras de cidades. Produtos como canecas, bolsas e camisetas, além de outros itens que podem ser personalizados, possuem alto valor agregado.

Uma dica que pode fazer a diferença nas suas finanças é criar peças temáticas para datas comemorativas e eventos.

Esse é um ramo muito forte nas redes sociais e, principalmente, não está saturado. É possível aproveitar a alta da cultura pop e unir isso ao seu negócio.

Consultoria

O conhecimento também pode ser comercializado. Sim, nem só de produtos físicos vivem os empreendedores. Sabendo disso, você pode compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas.

E não há limites para os assuntos abordados. Seja para oferecer consultoria de marketing, financeira ou cuidados com o cabelo, sempre há pessoas interessadas em aprender algo novo.

O mais importante, nesse caso, é criar um modelo de ensino que funcione e que atraia e convença seus clientes.

Essa é uma porta de entrada interessante para quem quer começar a empreender, porém exige uma boa estratégia de divulgação do serviço e, claro, do seu próprio conhecimento. Se possível, crie um portfólio digital (no Behance, por exemplo) e esteja presente nas redes sociais.

Poste dicas e faça vídeos explicando como funciona sua consultoria, assim como seus benefícios, e gere autoridade para sua marca. Essa é uma forma de divulgar o seu trabalho e aumentar a confiança das pessoas na sua oferta.

Dropshipping

Se você nunca ouviu falar em dropshipping, saiba que essa é uma prática em alta entre os empreendedores digitais. O dropshipping nada mais é do que um comércio online que vende produtos de outras marcas.

Esse é um modelo de negócio onde a empresa terceiriza a venda e, por sua vez, você não precisa se preocupar com o estoque e envio de mercadorias.

Essa forma de empreender é ideal para pequenos negócios que não possuem espaço físico, permitindo que foquem totalmente nas estratégias de vendas e atração de novos clientes.

E para mostrar o quanto o dropshipping está se destacando, o setor deve faturar cerca de R$557 milhões até 2025, segundo o Sebrae.

Fundo rosa e texto sobre o faturamento do dropshipping até 2025.

Para aproveitar o crescimento do dropshipping e todo seu potencial, você precisará atuar em um marketplace ou uma plataforma de loja virtual. Pesquise as opções do mercado e encontre a que mais se encaixa com o seu modelo de negócio.

E-commerce

Mão segurando um cartão de crédito em frente a um notebook.

Se você está começando a empreender agora e não quer gastar muito, ter sua própria loja virtual é uma boa aposta. Essa é uma opção segura para quem quer fugir dos altos custos de aluguel de um ponto de vendas, podendo focar no investimento de estoque e na criação de um bom site.

Porém, vale lembrar que o mundo das vendas online exige estudo e esforço para ter um bom retorno. É necessário trabalhar com uma forte divulgação nas redes sociais e investir em anúncios para vender muito desde o início.

E para poder vender seus produtos pela internet, uma maneira segura e profissional é ter uma loja virtual. Com a Bagy você pode criar sua própria loja e vender seus produtos para todo o Brasil. Confira nossos planos e escolha o ideal para o seu negócio!

Influenciadores

Você já deve ter percebido que estamos na era dos influenciadores digitais, não é mesmo? E por que não aproveitar isso para se aventurar nessa área?

O importante aqui é gostar de se mostrar presente nas redes sociais e compartilhar sua rotina. Os influenciadores digitais são verdadeiros promotores de vendas e as marcas sabem disso, ou seja, é uma ótima forma de conseguir um bom retorno.

Para fazer sucesso como influenciador digital, você vai precisar ter dedicação e foco. Além disso, essas são algumas dicas que devem ajudar:

  • Capriche nas redes sociais
  • Foque na conquista de novos seguidores
  • Produza conteúdos de qualidade
  • Procure por marcas que conversem com a sua especialidade

O melhor de tudo isso é que você pode fazer tudo de casa, sem precisar de um grande investimento para começar. E como em qualquer outro negócio, usar a criatividade é essencial.

Personal trainer e bem-estar 

Tanto a saúde física quanto a saúde mental são assuntos cada vez mais presentes na pauta dos brasileiros. Isso foi ainda mais debatido durante a pandemia, com muitas pessoas se exercitando em casa, prática que acabou caindo no gosto de parte da população.

Porém, muitas pessoas sentiram falta de um profissional que acompanhasse seus treinos, principalmente para diminuir o risco de lesões e para melhorar seus resultados.

Nesse caso, um(a) personal trainer pode fazer toda a diferença. E se você quer trabalhar nessa área, saiba que é preciso ser um profissional de Educação Física e, ainda, possuir a habilidade de atender e incentivar seus clientes.

É possível trabalhar com modalidades como ginástica funcional, calistenia, preparação física para competições, alongamentos e danças.

Prestação de serviços

Quem disse que é necessário ter um produto físico para poder fazer dinheiro? A prestação de serviços é um mercado amplo e que pode trazer bons resultados para o seu negócio.

Sempre há pessoas procurando por consertos em suas casas ou apartamentos, pela ajuda de um profissional de informática, por transporte, marketing ou, até mesmo, dicas de beleza.

Essa é uma ótima oportunidade para transformar seus dotes e talentos em trabalho. E para começar com tudo, capriche na divulgação e foque em um bom atendimento. Em mercados mais concorridos isso pode fazer muita diferença.

Como tirar uma ideia de pequeno negócio do papel?

Gostou das ideias de negócios para começar sua caminhada no empreendedorismo? Agora é preciso botar em prática! Veja como fazer isso com sucesso seguindo o passo a passo:

Empreenda com algo que faça sentido para você

Pode parecer uma dica simples, mas trabalhar com algo que você conheça ou se identifique ajuda a manter sua motivação em alta, e isso pode fazer muita diferença no sucesso do seu negócio.

Para se destacar em relação aos concorrentes, o empreendimento precisa ser dedicado e qualificado, por isso é importante investir em algo que você se sinta confortável para executar.

Analise o mercado e entenda como a concorrência trabalha

Todo empreendedor que se preze precisa saber o que seus concorrentes estão fazendo e como estão agindo para vender. Dessa forma, é possível descobrir e tirar novas ideias para vender ainda mais.

Conhecer sua concorrência é importante para se adequar à realidade, e ninguém quer perder tempo ou dinheiro, não é mesmo?

Fique sempre atento ao mercado e, antes de escolher com o que você irá trabalhar, escolha algo que esteja em alta e combine com o seu perfil.

Sempre pense em algo que possa fazer o seu negócio se destacar, os seus pontos fortes e fracos, tudo para facilitar o seu trabalho no futuro e melhorar seus resultados.

Defina seus potenciais clientes

Você já sabe para quem vai vender seus produtos? Se sua resposta for não, é preciso ter atenção nessa parte.

Conhecer o perfil dos seus potenciais clientes é muito importante em qualquer tipo de negócio. Sabendo disso, suas estratégias tendem a ficar mais assertivas e você acaba vendendo muito mais.

Leve em consideração os gostos e preferências das pessoas, a faixa etária, suas motivações, hobbies, preocupações, entre outras informações relevantes para definir o perfil ideal dos seus clientes.

Defina quais serão seus diferenciais

Não, você não precisa inventar a roda, mas você pode adaptá-la. Para sair na frente da concorrência, é necessário saber vender o seu produto. E você pode valorizar ainda mais a sua oferta conhecendo seus diferenciais.

Ao saber o que seu produto tem de tão especial em relação ao restante do mercado, você pode usar essa informação como um forte argumento de venda.

Você usa os melhores ingredientes ou materiais no seu produto? Seu atendimento é melhor que o da concorrência? Você oferece uma garantia maior? Identifique qual o ponto forte do seu negócio e use isso a seu favor.

Tenha determinação e proatividade

Ter disciplina é essencial, não só nas vendas online, mas em qualquer atividade. Por isso, cumpra com tudo que você promete e mantenha a saúde financeira do seu negócio em dia, garantindo o pagamento dos seus fornecedores.

Uma palavra que não pode faltar no seu dicionário é “inovação”. Fique de olho em tudo que acontece na sua área de atuação, no que é feito pelos seus concorrentes e busque inspiração em outras áreas que possam complementar o seu negócio.

Lembre-se que o mercado está sempre se reinventando, e seu empreendimento não pode ficar defasado.

Crie uma Estratégia Forte de Marketing Digital para seu novo negócio

Todo empreendimento que se preze precisa de uma boa estratégia de marketing digital para aproveitar todo seu potencial. Se você ainda não decidiu de que forma irá atuar na internet, essa é uma etapa para refletir.

A primeira pergunta a ser feita é: de que forma você irá oferecer seus produtos?

Será através das redes sociais? Você vai trabalhar o SEO do seu negócio? O foco será em mídia paga? Existem influenciadores que podem contribuir para a divulgação do seu negócio? Quer aproveitar para fazer uma forte campanha de e-mail marketing?

Pode parecer um tema complexo, mas na verdade esse é o lado bom de trabalhar com empreendedorismo na internet, as opções são muitas!

Uma dica muito importante para quem está na dúvida da melhor forma de expor seus produtos é testar. Testar muito! E para isso, um bom teste A/B é essencial.

E lembre-se de sempre monitorar seus resultados para encontrar a melhor estratégia de marketing para o seu negócio.

Seguindo nossas dicas, você com certeza vai sair do limbo do “Quero empreender, mas não tenho ideias”.

E se você já decidiu como vai começar a empreender, confira tudo que a Bagy tem a oferecer e crie agora mesmo sua loja virtual. Escolha o plano mais adequado para o seu negócio e venda seus produtos para todo o Brasil!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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