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Primeira postagem no Instagram comercial: como fazer?

Por Jessica Azevedo

1 ano atrás
primeira postagem no Instagram Comercial

Está com medo de fazer a sua primeira postagem no Instagram Comercial? Confira essas 11 dicas que a Bagy preparou para você estrear na rede e ter muito engajamento!

Todos já sabemos que o Instagram é a rede social do momento, principalmente para quem está começando uma nova loja virtual. Lá é o canal principal para torná-la conhecida e conseguir captar novos clientes.

Mas, mesmo com toda a sua importância, muitos empreendedores iniciantes têm receio na hora de iniciar suas publicações. Seja por medo de não conseguir engajamento ou pelo simples fato de não ter ideia do que colocar na rede, muitos não sabem bem por onde começar e acabam desistindo antes de tentar.

No entanto, começar a publicar no Instagram não é nenhum bicho de sete cabeças! É claro que precisa de cuidado e planejamento, talvez ter um calendário editorial em mãos ajude muito a iniciar as publicações, mas o importante é começar a publicar.

Para isso, a Bagy separou algumas boas práticas que você pode seguir quando estiver planejando sua primeira postagem no Instagram Comercial ou criando o seu perfil, para que ele fique otimizado e alcance mais pessoas!

11 dicas para fazer a primeira postagem no Instagram comercial

Faça um planejamento

Para se dar bem no Instagram, e em qualquer outra rede social, é necessário trabalhar com uma estratégia bem definida. Ela será a responsável por manter as suas publicações constantes e com uma intenção clara.

No seu planejamento, é importante que você defina a sua constância de postagens, ou seja, quantas postagens vai fazer em uma semana ou mês, além de definir que tipo de conteúdo você vai publicar, se vão ser dicas, novidades, bastidores ou até mesmo memes!

Para ajudar a definir melhor tudo isso, é importante que você conheça bem o seu público-alvo e saiba como ele se comporta na rede e quais publicações costuma interagir. Assim você conseguirá criar um conteúdo mais objetivo para ele.

Defina os objetivos da postagem

Cada publicação que você fizer na sua conta precisa ter um objetivo claro a ser alcançado, para que seu negócio fique mais próximo do resultado que almeja ter.

Geralmente, quando criamos conteúdo na internet, trabalhamos com quatro objetivos distintos: educar, entreter, inspirar e vender. Você pode começar a trabalhar com essas opções para ter uma boa orientação na hora de criar suas postagens.

Escolha o formato da postagem

No Instagram existem diversos formatos diferentes de conteúdos para você poder conversar com seu público. Lá você consegue trabalhar com stories, reels, fotos do feed, galeria, álbuns, efeitos, entre outros.

Como são muitas opções, a escolha de um deles pode parecer difícil, mas na verdade não é. Para criar o seu conteúdo, é importante que você conheça cada formato, como eles funcionam e de que forma influenciam o seu público e também o algoritmo.

O ideal é que você trabalhe um pouco com cada formato para ver o que funciona. Você pode até trazer o mesmo assunto em diferentes formatos para apresentar ao público, assim você consegue aproveitar o tema e ver em qual formato ele performa melhor!

Conte a história da empresa

Você já ouviu falar no termo storytelling? Ele se refere a prática de contar histórias para gerar identificação e despertar emoções. Muitas empresas utilizam o storytelling quando vão criar a sua marca, com o intuito de fazer seu público se identificar com o negócio.

Quando você estiver criando sua primeira postagem no Instagram Comercial, você pode tentar contar a história de como seu negócio surgiu e porquê está aqui. Isso ajuda a criar uma identificação maior com o público, e a longo prazo, você conseguirá despertar emoções neles que o façam ver a sua loja virtual com um carinho especial.

Coloque uma foto que represente o negócio

Quando trabalhamos com as redes sociais, sempre precisamos adicionar uma foto de perfil que consiga mostrar mais da nossa personalidade ou ajudar a identificar o nosso negócio na rede.

No Instagram, é interessante você aproveitar esse espaço para marcar a presença da sua loja. Aqui você deve utilizar uma imagem que represente bem o seu negócio e com o que você trabalha.

Você pode utilizar a logo da sua marca, um símbolo que represente o seu negócio ou qualquer outra imagem que esteja de acordo com a sua estratégia no Instagram. O importante é que o público reconheça o seu negócio quando olhar para a sua foto de perfil.

Conheça o seu leitor

Muitas vezes, ficamos perdidos na criação da primeira postagem no Instagram Comercial, e acabamos focando mais em agradar o algoritmo do que as pessoas. Porém, é importante ressaltar aqui que ao agradar o seu público você também estará agradando o algoritmo da rede.

O algoritmo do Instagram foi feito para manter as pessoas navegando na rede social. Se o seu conteúdo manter as pessoas na rede, então o algoritmo vai beneficiar você. Por isso, é importante que durante a criação de conteúdo, você foque no seu público.

Ao conhecer melhor as pessoas que você estará criando conteúdo, fica mais fácil de conversar e criar uma conexão real com elas, onde você saberá trabalhar com os gatilhos certos para ela interagir mais com a sua marca.

Mostre como o seu negócio resolve os problemas dos clientes

Todos nós gostamos e sempre nos lembramos das pessoas que nos ajudaram a resolver algum problema. Por isso, se você quer que as pessoas sempre se lembrem da sua loja, você deve começar a identificar os principais desafios do seu público e criar conteúdo para tentar resolvê-los.

Por exemplo, se você tem uma loja que vende roupas e já percebeu que seu público enfrenta desafios sobre como combinar as peças ou organizá-las, você pode começar a falar sobre dicas para se vestir e manter as roupas organizadas ou looks para eventos.

Dessa forma você consegue criar uma conexão maior com o público, pois você não estará simplesmente mostrando seus produtos, mas falando o que ele pode fazer no dia a dia com a peça de roupa que você vende.

Preocupe-se com a qualidade

Ao criar a sua primeira postagem no Instagram Comercial, é normal querer focar mais na quantidade de publicações, pois em um primeiro momento, queremos criar uma frequência alta de postagens.

Mas, de nada adianta ter 100 posts no seu feed que não fazem o público se sentir identificado o suficiente para engajar com o seu negócio. Por mais que seja importante manter uma certa frequência de publicações, a qualidade de um conteúdo precisa ser colocada como prioridade. 

Então, é interessante mudar o seu foco e tentar trazer aquilo que seu leitor realmente quer consumir do que encher o feed dele de publicações que ele não tem interesse.

Capriche na escolha da foto ou do vídeo

Ainda falando sobre a qualidade das publicações, é importante você ter em mente que o Instagram é uma rede social visual, e que por isso a qualidade das imagens e vídeos que você adicionar na rede precisam receber um cuidado especial.

Na hora de tirar fotos para o Instagram, veja se a resolução da imagem está boa e cuide para deixá-la no tamanho certo, caso contrário seu feed pode ficar bagunçado. Na edição, o ideal é tentar deixar o mais simples possível, então tome cuidado com a adição de muitos efeitos.

O mesmo vale para publicação de vídeos, onde também é importante verificar a qualidade do áudio e analisar se é possível entendê-lo. Além disso, é importante que seus vídeos tenham legendas, para que assim as pessoas que tenham deficiência auditiva possam consumir o seu conteúdo sem problemas!

Atente-se às estratégias de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca. Essa é uma estratégia que possui diversas técnicas para fazer com que seu site ou perfil seja melhor encontrado nos buscadores.

Por mais que ela seja frequentemente usada em sites para aparecer no topo do Google, o SEO também existe no Instagram e ajuda para que o seu perfil seja facilmente encontrado pelo seu público.

Você pode aplicar o SEO no Instagram a partir de mudanças simples que otimizem seu perfil. Um exemplo bem prático de estratégias de SEO no Instagram é quanto ao nome do seu perfil, que fica abaixo da sua foto. A maioria das empresas adiciona o nome do negócio, mas você pode colocar o termo que o seu público mais usa para pesquisar o seu produto.

Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, pode adicionar nesse local temos como “Loja de roupas femininas”, “Moda evangélica” ou “Roupas e Calçados no RJ”. Ao adicionar termos relacionados ao seu negócio, seu perfil pode aparecer nos resultados de buscas quando o público pesquisar por eles.

Impulsione a publicação

Trabalhar com anúncios no Instagram ajuda a potencializar o seu perfil e fazer com que seu negócio encontre novos clientes facilmente. Por isso, pode valer a pena impulsionar a primeira postagem no Instagram Comercial.

Para isso, é importante ter um objetivo claro com a publicação a ser impulsionada e também saber qual público você quer atingir com ela. Dessa forma, o dinheiro investido trará resultados melhores!

Passos para criar uma estratégia eficaz para a primeira postagem

Agora que você já entendeu o que é importante levar em consideração para a sua primeira postagem no Instagram comercial, chegou a hora de descobrir como criar a estratégia para criar o seu post.

Defina objetivos claros

Definir objetivos e metas claras é essencial para qualquer estratégia de marketing — inclusive para o primeiro post no Instagram. São eles que determinam desde o que será postado até quanto tempo será necessário para alcançá-los.

Aumentar o reconhecimento da marca

O Instagram é uma plataforma extremamente poderosa para aumentar o reconhecimento da sua marca, para criar conexões significativas com o público e solidificar a presença da sua loja online no mercado.

Gerar engajamento com a audiência

Um dos seus objetivos também pode ser o de gerar engajamento com a sua audiência, já que essa é uma maneira de construir uma base de seguidores leais e de estabelecer uma presença online interativa e sólida.

Conduzir tráfego para o site ou loja online

Outro objetivo para a sua primeira publicação no Instagram comercial pode ser levar esse público para o e-commerce da sua marca e fazer com que essas pessoas comprem seus produtos.

Conheça a sua audiência

Antes de fazer o seu primeiro post nessa rede social, é extremamente importante saber com quem você vai se comunicar nela.

Pesquisar sobre o seu público-alvo é a base para uma estratégia de marketing eficaz no Instagram. Ela vai garantir que você se comunique com as pessoas certas por meio de mensagens relevantes e atraentes para essas pessoas.

Entender as preferências, os interesses e o comportamento dessas pessoas que a sua marca quer atingir ajuda você a adaptar o seu conteúdo para que ele atenda às necessidades, aos interesses e desejos específicos do público.

Defina o conteúdo

Um bom conteúdo também faz parte de uma estratégia eficaz para a primeira postagem no seu Instagram comercial.

Um conteúdo relevante é aquele que vai ajudar o seu público de alguma maneira. Não só isso, ele também precisa estar alinhado com os objetivos que você definiu anteriormente para que ele faça sentido dentro da estratégia.

Além da mensagem passada ser clara, ela precisa ser atraente o suficiente para chamar a atenção da sua persona. Por isso é essencial saber exatamente com quem você vai se comunicar.

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Por isso, você precisa utilizar vídeos e imagens com a qualidade mais alta possível para que o conteúdo chame a atenção do seu público.

Personalize a estratégia para o Instagram

Assim como as outras redes sociais, o Instagram tem algumas particularidades que, quando levadas em consideração, fazem com que o seu conteúdo chegue a um maior número de pessoas.

Hashtags são frases ou palavras-chave que são precedidas pelo símbolo # (ou jogo da velha). Escolha as que mais fazem sentido para o seu conteúdo. Se você utilizar hashtags muito genéricas, além de não atingir seu público, seu perfil pode ser penalizado pelo Instagram.

A sua concorrência está no Instagram e, por isso, você precisa adaptar o conteúdo do seu primeiro post — e de todos os outros — ao formato visual da plataforma. Essa é uma maneira de otimizar o engajamento e criar uma presença atraente.

O Instagram tem dado cada vez mais destaque para o formato de vídeo. Por isso, pense em como incluir Reels e até mesmo os Stories na sua estratégia para se destacar na plataforma.

Publique em horários estratégicos

Existem horários específicos em que o tráfego no Instagram é mais alto. Fazer suas publicações durante esses momentos pode aumentar as chances da sua publicação ser vista.

Além do horário de pico do próprio Instagram, você também pode identificar nos Insights quais são os horários em que a sua audiência está na plataforma. Faça testes para descobrir em que hora do dia essas pessoas estão mais dispostas a interagir.

Para aumentar ainda mais as chances de alcance da sua publicação, você pode utilizar ferramentas de publicação. A Meta, empresa responsável pelo Instagram, oferece o Business Suite, uma solução gratuita e eficaz para isso.

Estratégias para medir o sucesso da primeira postagem

Depois que você já fez a sua primeira postagem no Instagram comercial, precisa aprender a medir o sucesso dela para descobrir se obteve os resultados desejados — ou não.

Métricas de engajamento

As métricas de engajamento no Instagram são alguns indicadores quantitativos que avaliam o nível de interesse, interação e envolvimento que os usuários da rede social têm com o conteúdo do perfil da sua loja online.

As principais métricas de engajamento são os likes — ou seja, o número de vezes que uma publicação foi curtida pelos usuários —, os comentários e os compartilhamentos, que conta quantas vezes uma única publicação foi compartilhada.

Outra métrica extremamente importante é a taxa de engajamento. Ela é a soma das curtidas, dos comentários, dos compartilhamentos e de quantas pessoas salvaram o post dividida pelo número de seguidores do seu perfil.

Alcance e Impressões

O alcance no Instagram se refere ao número total de contas únicas que visualizaram um determinado post. Já as impressões representam o número total de vezes que um post foi exibido. Isso inclui todas as visualizações, sejam elas repetidas por uma mesma conta ou não.

Dentro do Alcance e das Impressões, o número de pessoas alcançadas se refere à quantidade de contas únicas que visualizaram o seu post durante um período específico. Ela indica, porém, apenas quantas contas diferentes foram expostas ao conteúdo.

Já o número de vezes que a postagem foi exibida diz respeito ao total de visualizações que uma postagem recebeu durante um período. Inclui todas as vezes em que o conteúdo foi mostrado no feed de um usuário — seja por aparecer organicamente, por compartilhamentos ou por anúncios.

Cliques no link

Outra maneira para medir o sucesso da sua primeira postagem é ao analisar os cliques no link.

A métrica de cliques no link se refere ao número de vezes que o link foi clicado pelos usuários. Indica quantas pessoas interagiram com o conteúdo dele e que foram direcionadas para um local fora do Instagram.

Essa métrica é uma maneira direta e mensurável de avaliar o quanto o seu negócio está alcançando os objetivos de direcionar tráfego para o site da sua loja online a partir do Instagram.

Crescimento de seguidores

Outra maneira de avaliar o sucesso da sua primeira postagem é ao notar o crescimento do número de seguidores do perfil.

Além do acompanhamento de quantos novos seguidores foram adquiridos depois da postagem, por meio desse crescimento também é possível notar que aquele assunto específico gerou um interesse no seu público. Vale estudar a possibilidade de mantê-lo na sua estratégia de conteúdo do futuro.

Análise de hashtags

As hashtags são utilizadas para categorizar o conteúdo e fazer com que ele seja encontrado com mais facilidade por outros usuários interessados no mesmo tópico.

Quando você verifica o alcance que o post obteve por meio das hashtags utilizadas, tem acesso a várias métricas. Por meio delas, consegue fazer uma avaliação da estratégia utilizada, identificar tendências e muito mais.

Por meio da análise das hashtags, também é possível identificar quais delas fazem mais sentido para o seu público-alvo. Também pode fazer com que elas alcancem novas pessoas dentro do seu nicho.

Após fazer a sua primeira postagem no Instagram Comercial, você ainda pode aplicar outras estratégias para atrair potenciais clientes. Você pode criar sorteios, divulgar promoções exclusivas para seus seguidores e acompanhar o desempenho das suas publicações para criar outras ainda melhores! 

Além disso, você também pode aplicar uma estratégia simples que vai ajudar você a vender todos os dias com a sua loja pela internet! A Bagy ensina a como fazer isso na nossa aula exclusiva de vendas!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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