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Marketing

O que é marketing de influência: como desenvolver essa estratégia na sua loja

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Descubra o que é o marketing de influência

O marketing de influência ajuda marcas a alcançarem seu público por meio de representantes que têm voz em meio a essas pessoas. Essa é uma ótima forma de conquistar bons resultados e ter clientes a longo prazo.

Os influenciadores digitais já viraram realidade em muitos segmentos do comércio, sabia? Com tantas redes sociais, blogs e outras plataformas de criação de conteúdo, as pessoas que possuem um número alto de seguidores e engajamento acabaram influenciando muito a tomada de decisão de seus fãs.

Você sabia que o brasileiro passa em média 9 horas por dia conectado à internet? E que grande parte deste tempo ele está navegando nas redes sociais? No mínimo, o que essas pessoas esperam é uma boa experiência, algo que o conteúdo dos influenciadores pode ajudar a entregar.

De acordo com uma pesquisa da Global McKinsey: “O marketing inspirado pelo boca-a-boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com propagandas. Além disso, os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”.

Impressionante, né? Graças às redes sociais os influenciadores aumentam o alcance de suas opiniões e agem sobre as decisões de compra dos consumidores. Para você que está ingressando agora no Mercado Digital, preparamos esse artigo para te ensinar o que é Marketing de Influência e como usar a estratégia na sua loja!

O que é o marketing de influência?

O Marketing de Influência consiste em estratégias de vendas envolvendo produtores de conteúdos independentes que possuem grande influência sobre seus seguidores engajados. 

Por meio dessas estratégias as marcas estabelecem uma relação com os influenciadores do seu segmento que vão conduzir o seu público alvo a uma decisão de compra positiva.

Na maioria das vezes o público que segue esses famosos são extremamente fiéis, portanto, ouvem e são influenciados com muita facilidade pelas opiniões dos mesmos, gerando valor e confiança para as marcas que são indicadas.

Como surgiu o marketing de influência?

Quando você pensa em marketing de influência você pensa somente em influenciadores digitais? É até comum que isso aconteça, uma vez que essa é a nossa realidade atual. Mas se fizermos uma análise histórica sobre o assunto, vamos conseguir perceber que essa estratégia acontece muito antes das redes sociais, mesmo quando não percebíamos.

Muitas marcas resolveram ter uma “cara” para ajudar nessa comunicação com consumidores. Muitas vezes, eram pessoas famosas e, em algumas outras, personagens importantes representados por pessoas reais. Portanto, o marketing de influência vem de muito tempo, mas no início, o impacto gerado no consumidor era projetado de outra forma.

C&A e Sebastian

Você lembra do cara que dançava muito bem, tinha um sorriso inconfundível e que estava sempre vestido com muito estilo e sofisticação nos comerciais da rede C&A na TV? O nome dele é Sebastian e sua figura é simplesmente inesquecível para quem cresceu nos anos 90. Sebastian era uma perfeita representação humana do que a marca tentava transmitir.

Exemplo de marketing de influência: Lojas C&A

Em um primeiro momento, Sebastian era apenas mais um bailarino contratado para uma performance de dança em um comercial da marca. No entanto, sua elegância, sofisticação e carisma o tornaram uma figura essencial ao posicionamento da empresa. Rapidamente, Sebastian se tornou peça-chave nas estratégias de comunicação da C&A.

Com apoio do slogan “Abuse e Use”, Sebastian foi por vinte anos o principal influenciador da empresa na hora de se comunicar com seu público. Sebastian tinha a “cara” da C&A, que soube aproveitar ao máximo esse alinhamento.

Bombril e Carlos Moreno

Outro personagem e influenciador icônico que marcou época no Brasil foi Carlos Moreno, garoto propaganda da Bombril. Sempre no seu cenário icônico, com textos leves e bem-humorados, algumas vezes parodiando sucessos da música e interpretando personagens, Carlos é outra figura inesquecível com grande papel na publicidade brasileira.

Exemplo de marketing de influência: Bombril

O diálogo de Carlos Moreno era bastante alinhado com as donas de casa das décadas de 70 até os anos 2000. Essa abordagem pensada para um modelo de família antigo fez bastante sucesso, graças ao tom leve que o ator trazia para os comerciais, ajudando a fortalecer e estabelecer sucesso para a marca Bom Bril.

Por que essa estratégia tem crescido tanto?

O marketing de influência é uma estratégia que só cresce e que, certamente, vai continuar nesse movimento de alta por mais alguns anos. É claro que para que isso aconteça, marcas precisam qualificar ainda mais não só a escolha dos seus influenciadores, mas também a forma como a comunicação é feita.

Segmentação e investimentos certeiros

Essa estratégia no âmbito digital cresceu muito por uma razão principal: a segmentação que permite fazer. Não é difícil de entender. Se pensamos em um comercial de TV, ainda que ele seja feito no horário mais certeiro em relação à audiência, há ainda o risco de ser exibido para muitas pessoas que não têm o menor interesse no que sua marca tem para vender.

Além disso, comerciais de TV são uma estratégia extremamente cara e que dificilmente pode ter resultados mensurados com precisão. Agora, quando você coloca seu orçamento em campanhas de influenciadores, todo esse cenário muda para melhor, tanto na segmentação quanto na análise dos resultados gerados pela campanha.

Quando marcas escolhem influenciadores, essa decisão é feita a partir da audiência que essas pessoas alcançam. Cada pessoa influenciadora tem um tipo de conteúdo e trata sobre assuntos específicos. A partir disso, monitorando interesses e a relação deles com sua marca, você consegue entender quem são as pessoas que falam sobre esses temas e conseguem influenciar consumidores com interesse em produtos e serviços relacionados.

O outro ponto essencial e de destaque quando falamos do marketing de influência é a capacidade de mensurar o ROI, o retorno sobre o investimento feito. É muito mais fácil fazer isso quando se trabalha com campanhas de conteúdo gerado por pessoas influenciadores, já que você pode usar recursos e estratégias como:

  • uso de links específicos divulgados por influenciadores;
  • uso de cupons de desconto que essas pessoas divulgam;
  • análise de vendas em período específico (depois da divulgação do produto ou serviço por parte do influenciador).

A partir dessa mensuração, sua empresa consegue contabilizar as vendas e conversões obtidas com ajuda do influenciador. Assim, fica mais fácil saber se valeu a pena investir nessas pessoas e na capacidade que têm de influenciar uma audiência que está relacionada ao público-alvo da sua marca.

Variedade de formatos de conteúdo

O marketing de influência também cresce muito por conta da variedade de formatos de conteúdos que podem ser criados em ambiente digital nos dias atuais. Portanto, influenciadores têm ferramentas e recursos de sobra para fazerem suas criações serem cada vez mais interessantes, capazes de captar tráfego e gerar as conversões e vendas desejadas.

Entre posts de feed, stories, reels e até mesmo lives, há a possibilidade de monitorar quais formatos a audiência tem maior interesse e mostra maior engajamento. Esses números são até mesmo importantes para as empresas, que podem mensurar o que gera maior interesse e já fechar os contratos de conteúdo de influenciadores indicando quais conteúdos preferem na estratégia.

As pessoas precisam de referências

Muitas pessoas realmente levam em consideração as opiniões de pessoas influenciadoras antes de comprarem algo. Em uma pesquisa realizada pela Qualibest e publicada na Meio e Mensagem, alguns dados importantes chamam atenção. São estes:

  • Entre pessoas brasileiras que usam a internet, 73% seguem algum influenciador;
  • Entre essas pessoas, 55% buscam a opinião de influenciadores antes de comprar algum produto;
  • 86% dessas pessoas já descobriram algum produto por meio de indicação, ou apresentação, feita por influenciadores.

Esses dados trazem uma percepção clara de como o consumidor já entende o papel do influenciador. Mais do que isso, essas pessoas sabem que influenciadores têm conhecimento necessário para ajudá-las a escolher as melhores compras. Esse é o ponto de partida para que essa estratégia siga tendo grande relevância.

Portanto, se você quer conectar seus produtos com o público-alvo certo, influenciadores podem ser a ponte perfeita para que isso aconteça. É claro, o sucesso da sua estratégia depende diretamente da escolha de influenciadores que realmente têm grande engajamento e que falam exatamente com quem sua marca deseja alcançar.

O que são os influenciadores?

Os influenciadores digitais são pessoas que possuem relativamente muitos seguidores nas redes sociais e produzem conteúdos sobre diversos segmentos como, moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros. E um ponto em comum entre essas pessoas é: seus seguidores são muito engajados e fiéis.

Eles são categorizados em três grupos:

  • Midiáticos: jornalistas, analistas e investidores;
  • Especialistas: líderes de comunidades onlines como youtubers, blogueiros, especialistas de mercado, etc.
  • Fãs influenciadores: usuários comuns que tem grande destaque em grupos segmentados.

Explicando melhor, você concorda que mesmo vendo uma atriz muito famosa falando sobre um produto em uma propaganda da TV não vai te deixar confiante o suficiente para comprá-lo? 

Você ficará mais segura procurando resenhas em blogs, pedindo opiniões de conhecidos e, claro, acreditando na indicação de uma pessoa com quem você se identifique nas redes sociais. Imagina só, você abre o seu YouTube, vê uma pessoa que se assemelha muito à você falando sobre como o tal produto funcionou e teve resultado nela, com certeza isso vai te dar mais segurança, correto?

Um ponto que os influenciadores são realmente excelentes é em gerar a identificação das pessoas porque eles estão muito mais próximos da vida real delas do que atrizes famosas.

Quais os tipos de influenciadores?

Engana-se quem pensa que só podem cumprir com um bom papel nas estratégias de empresas aqueles influencers que têm milhões de seguidores. É claro que essas pessoas têm potencial incrível, mas o custo para trabalhar com esses influenciadores é proporcional ao seu alcance e nível de engajamento junto à audiência.

Para empresas que estão começando e têm pouco dinheiro para investir, faz mais sentido ir atrás de quem está em um patamar menor, mas ainda assim pode conquistar grandes resultados. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que há diferentes categorias de influenciadores, o que torna essa escolha pelo melhor representante mais qualificada e precisa.

Sua empresa tem necessidades muito específicas e, por conta disso, precisa garantir uma estratégia de marketing de influência que seja alinhada às capacidades financeiras, mas sem deixar de entregar resultados. Por conta disso, conhecer as diferentes categorias de influenciadores é fundamental. Saiba mais sobre isso a seguir.

Megainfluencer

Os megainfluenciadores são aquelas personalidades que têm imenso alcance e são conhecidos por uma parcela grande dos usuários de redes sociais e internet nos dias atuais. Em números, você pode classificar megainfluencers como pessoas que têm mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, principal rede para mensurar essa capacidade de alcance e potencial.

No Brasil, não é difícil encontrar megainfluenciadores, algumas pessoas sendo artistas de campos diferentes, como música e TV, e que também são influenciadores, assim como aquelas pessoas que construíram toda sua popularidade apenas na internet. Sem sombra de dúvidas, megainfluencers podem garantir sucesso imediato à estratégia, mas também custam muito caro.

Macroinfluencer

Os macroinfluencers também estão em uma categoria de alcance relativamente alta e também podem custar bastante para o orçamento da empresa. Essas pessoas não estão na categoria mais alta que muitas vezes as colocam como unanimidades, mas têm, ainda assim, um grande impacto dentro do segmento ao qual dedicam seus conteúdos e atuação.

Macroinfluencers são aquelas pessoas que têm de 100 mil a 1 milhão de seguidores. Dentro dessa margem de alcance, há variações muito significativas, mas é importante sempre pensar no engajamento. Mesmo uma pessoa que tenha apenas 100 mil seguidores pode ter um nível de interações e engajamento próximo a outro macroinfluenciador que tem 500 mil seguidores, por exemplo.

Microinfluencer

Por mais que os milhões de seguidores sempre nos chamem mais atenção, talvez essas pessoas não façam tanto sentido para algumas marcas. Se um influenciador não se comunica com o público-alvo que você deseja alcançar e nem mesmo têm expertise no tema do seu produto, porque investir nessa pessoa para representar sua marca, mesmo que em alguns conteúdos apenas?

As pessoas só consideram uma recomendação de quem faz sentido para elas. Nesses casos, o microinfluencer é uma das figuras mais importantes para estratégias de marca e, na internet, é a categoria em maior número e em maior evidência. Com um número de seguidores entre 10 e 100 mil, os microinfluenciadores podem entregar grandes resultados para marcas de diferentes portes.

Nanoinfluencer

Nanoinfluencer é a categoria de pessoas influenciadoras com menos de 10 mil seguidores. Parece pouco? Claro, comparado às outras categorias, sim, é um número bem menor. Mas aqui, estamos falando de pessoas que estão em nichos bastante específicos e, dentro desses segmentos, têm voz e engajamento muito sólidos, o que é fundamental para uma boa campanha de marketing de influência.

A proximidade dessas pessoas com seus seguidores é maior do que a que qualquer outra categoria de influencer tem, até pelo número ser bem menor. Isso pode funcionar muito bem a favor da sua empresa, principalmente quando estamos falando de marcas recém-chegadas ao mercado e que precisam construir confiança com o consumidor.

Marketing de influência serve para B2B ou B2C?

Essa é uma pergunta muito recorrente e que precisa ser entendida, principalmente para qualificar ao máximo a maneira como você faz marketing de influência na sua empresa. Antes de detalhar um pouco mais esse tópico, vamos responder a dúvida: serve tanto para B2B quanto para B2C. O que muda, no entanto, são as características das campanhas e a forma de executá-las.

B2C

As estratégias B2C são as mais óbvias. Estamos falando de negócios que vendem para clientes pessoas físicas, ou seja, consumidores normais que compram computadores, celulares, acessórios de moda, roupas, calçados, cosméticos e o que mais estiver disponível nessa categoria.

O Marketing de influência funciona perfeitamente com pessoas atraindo pessoas, então, não há muito o que detalhar. Todas essas campanhas que estamos acostumados a ver em redes sociais como o Instagram são ações de empresas do segmento B2C

B2B

O cenário muda um pouco mais quando tratamos de negócios B2B, ou seja, empresas que vendem para outras empresas, seja produtos, seja serviços. Nesses casos, você negocia com uma pessoa específica, representante da empresa, mas que tem parâmetros de contratação muito altos e complexos, o que traz a característica principal do mercado B2B.

Por isso, é preciso ter muita atenção com a forma como o marketing de influência é feito, a começar pelos canais de conteúdo. O influenciador em questão precisa estar em plataformas como o LinkedIn, na maioria das vezes, adotando o tom de voz certo para o negócio.

Outro ponto fundamental é esse influenciador. No mercado B2B, o interesse principal de quem compra é ter a solução certa para o negócio, com a certeza de que irá resolver problemas e entregar resultados. Por isso, a pessoa influenciadora precisa ter uma base técnica apurada, o que a capacita a criar conteúdos com a abordagem certa, focando no que realmente interessa para gerar o interesse e as conversões buscadas.

Por que você deveria investir em marketing de influência?

Quando você utiliza o Marketing de Influência você transmite seus produtos por vozes reconhecidas, confiantes e que influenciam grande parte do seu público-alvo.

Acessibilidade

Para começar essa estratégia não é necessário um orçamento grande e nem uma assessoria profissional, você mesmo pode entrar em contato com eles.

Existem influenciadores para todo tipo de nicho e com quantidades de seguidores diferentes, basta você procurar o que mais se encaixa no público da sua empresa e no seu orçamento.

Confiança

De acordo com uma entrevista da Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que essa estratégia traz clientes mais qualificados para sua marca.

E a sensação de proximidade que os famosos passam para seus seguidores faz com que suas indicações sejam muito valorizadas e dessa forma muitas pessoas acabam optando por consumir um produto por que uma pessoa de credibilidade a indicou.

Público certo

Esse é o segredo do Marketing de Influência, quando você acha o influenciador certo para sua marca ele impacta a segmentação ideal para você e, como ele mesmo já tem uma audiência construída poupa você de mapear os grupos de potenciais clientes.

Portanto, para que você obtenha bons resultados é necessário que faça uma análise da audiência dos influenciadores que você tem interesse para confirmar se ela realmente faz sentido para o seu negócio.

Mas, como começar essa estratégia?

Para facilitar o entendimento, separamos um passo a passo com quatro etapas essenciais. Acompanhe!

1º Passo: qual é o seu objetivo com o marketing de influência?

Você precisa definir qual é seu principal desejo ao contratar o influenciador, é divulgar um produto, conquistar clientes, fortalecer a imagem da marca, ganhar seguidores?

Tenha muito bem definido em mente quais são os objetivos, orçamento disponível e resultados esperados para você não ter surpresas ao começar a campanha.

2º Passo: qual será o público influenciado?

Você já tem uma persona para o seu negócio? Se não, antes de começar qualquer estratégia faça uma pesquisa de mercado!

Tendo o seu cliente ideal em mente, basta entender quais são as pessoas que ela mais acompanha, seus interesses e comportamentos. Você pode conversar com alguns para entender melhor quais são os influenciadores mais ativos neste segmento.

É importante você estar atento a quais canais essas pessoas vão estar presentes, quais são seus modelos de comunicação para ver se coincide com o seu público e assim ter certeza de que a pessoa que você estará contratando vai trazer os clientes certos para sua marca.

3º Passo: não opte pelo influenciador que tem mais seguidores

Completando o passo anterior, você precisa saber em quem o seu público realmente confia, se é em uma pessoa com mais de 1 milhão de seguidores ou um pequeno influenciador da sua cidade.

Analise o engajamento do influenciador, veja se seu público segue suas indicações e está alinhado com a sua persona. Na maioria das vezes o público de uma pessoa com tantos seguidores é menos segmentado, o que pode fazer você apenas perder dinheiro.

Muitas marcas já estão fechando negócios com os pequenos influenciadores, que possuem um nicho mais restrito e muito engajado, quem sabe essa estratégia seja a melhor para o seu negócio?

4º Passo: tenha uma parceria estruturada com o influenciador

É essencial que você converse com o influenciador, mostre quais são seus objetivos com essa estratégia, o que ele precisa produzir para sua empresa, como será feito o pagamento, etc. É importante também, definir com o influenciador para onde ele irá encaminhar as pessoas que serão impactadas com a publicidade.

Por isso, um site faz toda a diferença e deixa o seu negócio muito mais profissional e confiável. Além disso, os posts devem estar indicando se tratarem de publicidade para não  ter chances de sofrerem processos.

Então lembre de definir todos estes pontos com a pessoa que você contratar para que a propaganda seja o mais natural e autêntica possível. Os consumidores não gostam de se sentir enganados por publicidades.

Como potencializar a estratégia?

Uma boa estratégia de marketing de influência depende de escolhas certas e decisões acertadas. Potencializar os resultados é algo que está associado ao planejamento montado e como ele vai levar seu público a realmente se interessar por essas campanhas feitas com pessoas influenciadoras.

Portanto, entenda melhor como potencializar o trabalho e chegar aos melhores números!

Escolha os canais certos

Monitorar onde seu público está é o primeiro passo para estruturar uma estratégia de marketing de influência que realmente chegue ao máximo de potencial esperado.

Se o seu público está mais no Instagram, porque você ainda dá foco para o Facebook? É fundamental avaliar o usuário de redes sociais como um todo e, partindo disso, entender qual é o comportamento e quais são as preferências do seu público-alvo.

Escolha o influenciador certo

Nunca escolha um influenciador pelo número de seguidores apenas. Também não coloque o orçamento como o fator principal para decidir quem vai falar com o seu público-alvo sobre sua marca.

Considere estes três fatores na hora de escolher:

  • audiência (precisa ser o público-alvo da sua empresa);
  • engajamento (solicite os resultados que esse influenciador consegue com seus conteúdos, sobretudo alcance e interações);
  • custo (precisa caber no seu orçamento).

Monitore os formatos de conteúdo

Você até pode apostar em vários formatos de conteúdo, mas nem sempre essa é a melhor estratégia na hora de contratar os serviços de uma pessoa influenciadora. Isso porque o seu público vai, certamente, preferir um ou mais tipos de conteúdos em relação a outros.

O ideal é fazer um estudo prévio, assim você fecha um contrato com foco nesses conteúdos que sabe que essas pessoas vão engajar e podem levar mais facilmente às conversões desejadas.

Como medir o retorno do marketing de influência

Toda campanha de marketing precisa ser mensurada do ponto de vista de retorno. Só assim você pode realmente saber se o dinheiro investido trouxe ganhos que fizeram esse investimento valer a pena. Há algumas maneiras de fazer isso e ter acesso a informações mais precisas. Conheça as principais a seguir.

ROI

O cálculo de ROI é o de retorno sobre investimento, um dos mais precisos e simples de serem feitos na hora de entender o quanto se conseguiu obter em relação a um investimento feito, no caso, o de marketing de influência.

Para obter o ROI, é preciso fazer o seguinte cálculo:

ROI = Retorno em receita / total investido x 100

Por influenciador

O ROI pode ser calculado também especificamente por cada influenciador. Por exemplo, se sua marca trabalha com três influenciadores e você consegue rastrear o faturamento que cada um gera, é possível fazer o cálculo de ROI de maneira separada. Assim, você pode investir mais em alguns e entregar um feedback visando melhoria para outros.

Por links e cupons

Os links específicos de compra oferecidos por influenciadores, assim como os cupons, são ótimas ferramentas para facilitar o rastreio de vendas feitas por meio dessas pessoas. Com ajuda dessas ferramentas, fica mais fácil até mesmo fazer esse cálculo de ROI separadamente.

No recorte temporal

Você também pode considerar o número de vendas realizadas e o faturamento obtido durante determinado período, no caso, um em que a marca teve a estratégia de influenciadores ativa. Assim, é mais fácil perceber se as vendas foram realmente mais altas durante alguns meses, por exemplo.

Plataformas para te ajudar a encontrar influenciadores

Nem sempre pessoas que estão à frente de marcas sabem exatamente quem vão contratar para serem representantes de suas empresas. Essa busca não pode ser feita de maneira aleatória, a partir de lugar algum.

Os critérios que já citamos ao longo deste conteúdo são fundamentais, mas é preciso também ter uma preocupação na hora de ir em busca de pessoas que são realmente influenciadores profissionais. Isso é o que vai garantir comprometimento com as diretrizes da sua marca, além de entregas altamente alinhadas com o que sua marca realmente precisa.

Na hoa de fazer a contratação, uma das melhores opções é procurar por pessoas influenciadoras em plataformas especializadas no assunto. Nesses sites, você pode filtrar sua busca para encontrar alguém que dê o match que você busca com sua marca e público-alvo. Entre as melhores plataformas existentes no momento, vale o destaque para estas:

Como escolher os melhores influenciadores

Os melhores influenciadores são aqueles capazes de entregar o que sua empresa realmente precisa. Não coloque o foco tanto em números, como já falamos, nem sempre eles vão ser o indicador de sucesso ideal. Você precisa pensar em outras questões que são importantes e que vão garantir a comunicação exata com seu público-alvo.

Tom

O tom que essa pessoa influenciadora utiliza para se comunicar é um detalhe de grande importância. É fundamental que seja uma forma adequada de falar com os seguidores, já que estará levando o nome de sua empresa a essas pessoas. Portanto, considere apenas influenciadores que mantêm uma comunicação clara e adequada à mensagem desejada.

Engajamento

É importante ter engajamento. Nesse caso, não bastam as interações, mas também os resultados passados que essas pessoas geraram para campanhas. Peça essas informações na hora de solicitar orçamentos, assim você consegue ter uma base histórica e saber se essas pessoas vão conseguir o mesmo para a sua empresa.

Adequação com sua marca

Essa pessoa influenciadora tem a ver com sua marca? Mesmo falando com o público que você quer atingir, nem sempre isso vai significar a adequação necessária para que a estratégia realmente dê certo. Preste atenção nesse detalhe e garanta que o influenciador escolhido tenha realmente características que combinem com a marca.

Qualidade de conteúdo

Bons conteúdos são capazes de fazer qualquer pessoa prestar atenção no que você vende. Você pode ter o melhor dos influencers como parceiro, mas se essa pessoa não é criativa e dedicada ao conteúdo de publi, não adianta, ninguém vai se interessar. Então, dê atenção a essa questão!

Cases de sucesso

Que tal conhecer alguns cases de sucesso que mostram como escolher a pessoa certa faz com que sua marca cresça? Separamos dois de impacto. Acompanhe e se inspire!

Kanye West e Adidas

A linha Yeezy é um sucesso na moda urbana, principalmente nos tênis. Os produtos desenvolvidos pelo rapper Kanye West chegaram a Adidas em 2013, com a primeira linha de produtos sendo lançada em 2015.

Case de sucesso de Marketing de Influência: Yeezy

Em 2012, último ano da era pré-Kanye, a Adidas faturou US$ 14,883 bilhões, enquanto em 2015, com o lançamento dos primeiros tênis, esse faturamento subiu para US$ 16.915 bilhões.

Ponto (antiga Ponto Frio)

A varejista decidiu fazer um rebranding, ou seja, repensar sua marca para se tornar mais jovem, moderna e capaz de se comunicar com um público digital, ou seja, pessoas que estão na internet.

Case de sucesso de Marketing de Influência: Ponto

Para isso, a Ponto criou um grande campanha com vários rostos conhecidos, selecionando vários entre os principais influenciadores e personalidades da internet dos últimos tempos.

O marketing de influência é um ótimo caminho para empresas que querem alcançar resultados de destaque, entrar em novos mercados ou reforçar sua presença. Essa é uma das melhores formas de mostrar a um público-específico a relevância da sua empresa.

Se a sua empresa não está só na internet, então você precisa se preocupar também em como promover um negócio local. Saiba mais sobre o assunto!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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