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Marketing

Marketing sazonal: as vantagens e como aplicar essa estratégia para vender o ano todo

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda a aplicar estratégia de marketing sazonal

O marketing sazonal é uma estratégia de marketing que ajuda o lojista a aumentar suas vendas de maneira assertiva em determinados períodos do ano. Para alcançar resultados positivos, é preciso ser consistente e organizado.

Todos nós sabemos que em certos períodos do ano, existe um aumento no número das vendas de determinados produtos. Podemos ver, por exemplo, que no verão o público procura comprar mais ventiladores, e que em datas comemorativas, como o Natal, é comum ver as pessoas comprando mais presentes.

Este fenômeno é conhecido pelos lojistas como sazonalidade, onde existe uma procura maior de certos produtos durante uma temporada específica do ano. Por conta dela que os lojistas mais experientes ficam sempre atentos ao calendário comercial, para aproveitar os períodos e criar estratégias para aumentar as suas vendas.

Para atingir esse objetivo, a estratégia mais utilizada pelos lojistas é o marketing sazonal, que permite a criação de campanhas bem planejadas e que promovam resultados constantes para o negócio.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa estratégia, suas vantagens e como você pode começar a criar uma estratégia de marketing sazonal para a sua loja virtual ou física, é só continuar lendo este post para aprender tudo sobre ela!

O que é marketing sazonal?

Todos os lojistas estão sempre buscando novas formas de conseguir vender mais e aumentar o faturamento do seu negócio. Para isso, eles podem empregar diversas estratégias de vendas, mas a que eles mais utilizam, muitas vezes sem saber, é o marketing sazonal.

Essa estratégia se utiliza das principais datas comemorativas ou até mesmo as estações do ano, para criar um conjunto de ações que aumentam a venda dos produtos que o público tem o costume de comprar nesses períodos.

Dessa forma, uma loja que vende roupas, por exemplo, pode criar estratégias de marketing sazonal no inverno para aumentar a venda de casacos e blusas de frio. Enquanto isso, uma loja que trabalha com a venda de eletrônicos, pode criar campanhas para o Dia das Mães com o objetivo de aumentar a venda de celulares como um presente.

Ao utilizar o marketing sazonal, o lojista consegue aproveitar melhor o período e colher boas vendas, além de sempre deixar o estoque movimentado, evitando que muitos produtos fiquem parados perdendo seu valor.

E o mais interessante é que a estratégia do marketing sazonal é fácil de ser desenvolvida, e quando você conhece a fundo o seu público-alvo e seus comportamentos de compra, é possível utilizar a criatividade para criar uma campanha com custo baixo para poder aproveitar ao máximo a sazonalidade de mercado!

Quais são as vantagens de investir no marketing sazonal?

O marketing sazonal consegue ir muito além do que aumentar as vendas. Ele também consegue fazer com que o negócio cresça no mercado e alcance uma consistência de vendas que o deixe mais estável e com bons resultados no longo prazo.

Quer saber como tudo isso é possível? A seguir separamos em mais detalhes 5 grandes benefícios que o marketing sazonal consegue oferecer a sua loja virtual!

Oportunidade de impulsionar as vendas do negócio

Quando trabalhamos com o marketing sazonal, conseguimos aproveitar melhor os nossos esforços de vendas e assim direcioná-los para o caminho que vai nos permitir fazer mais vendas.

Sendo assim, quando você conhece seu público e o que ele costuma comprar em determinados períodos do ano, você consegue criar uma estratégia de vendas mais assertiva e assim impulsionar as suas vendas dentro daquele período.

Além disso, caso você trabalhe com o lançamento de produtos, é possível se beneficiar do marketing sazonal para escolher os períodos do ano que ele tem mais chances de ser comprado por muitas pessoas, fazendo com que seus resultados sejam ainda melhores!

Planejamento de campanhas e promoções com antecedência

Quem trabalha com a criação de campanhas de marketing, sabe que quanto mais planejadas elas forem, mais resultados elas conseguem alcançar. 

E isso nos leva a outro grande benefício do marketing sazonal, pois com ele é possível se programar melhor e planejar suas estratégias de vendas com antecedência, podendo colher as melhores ideias para utilizar no momento e desenvolver uma campanha mais assertiva.

Com esse tipo de planejamento, você consegue programar as compras com seus fornecedores, pensar em promoções atrativas ou então economizar para investir mais na logística de envio de pedidos durante o período. Dessa forma, você garante que o seu negócio terá um ótimo resultado de faturamento com a campanha sazonal.

Adaptação à realidade do negócio

Outro ponto interessante do marketing sazonal é que ele consegue se adaptar a realidade atual enfrentada pela sua loja virtual ou física. Às vezes o seu negócio pode estar precisando faturar mais, captar novos clientes ou até mesmo melhorar seu alcance no mercado.

Para isso, o lojista pode optar pelas estratégias de marketing sazonal para ajudar a resolver algum problema, ou então continuar vendendo mesmo com poucos recursos. Como essa é uma estratégia que permite mais planejamento, você pode desenvolvê-la pensando no que o seu negócio quer alcançar e pode oferecer hoje.

Estabilidade e consistência nas vendas

Sabe qual é a parte mais interessante de se trabalhar com o marketing sazonal? Ele pode ser facilmente replicado, fazendo com que o seu negócio tenha a oportunidade de crescer mais a cada ano!

Isso é possível porque ao trabalhar com a sazonalidade, o seu negócio consegue ter uma consistência de vendas muito melhor nos período trabalhados, permitindo que você realmente planeje o crescimento dele.

E isso é ótimo para as lojas virtuais ou físicas, porque ao aplicar estratégias pensando na sazonalidade do ano, é possível adquirir certa estabilidade no seu lucro e faturamento de todos os anos.

Criação de estratégias para alcançar objetivos

Por fim, mas não menos importante, o marketing sazonal oferece mais oportunidade para o lojista conseguir atingir seus principais objetivos com o negócio quando tem uma boa campanha sazonal em andamento.

Ao planejar melhor suas estratégias de vendas, é possível torná-las mais assertivas para ir de encontro a um resultado específico que ajude o negócio a crescer no mercado e alcançar novos horizontes.

Como fazer marketing sazonal no seu negócio?

Agora que você conheceu as vantagens de trabalhar com o marketing sazonal, com certeza deve estar ansioso para começar a implantar essa estratégia na sua loja virtual, não é mesmo?

Para fazer isso, será necessário criar um bom planejamento e colocar todo o seu time para trabalhar juntos e fazer com que a estratégia dê ótimos resultados. Para ajudar você nessa empreitada, separamos abaixo as principais práticas que você pode aplicar para começar a trabalhar com o marketing sazonal de forma eficaz!

Defina as datas importantes para o seu negócio

Para começar a praticar o marketing sazonal, você precisa identificar os períodos do ano mais importantes para o seu negócio e listar os produtos que são mais vendidos nessas épocas.

Fazer esse pequeno levantamento é o que vai ajudar você a se programar para essas datas e definir qual é o melhor momento para começar a se planejar para ela, assim você conseguirá colocar a campanha no ar com sucesso.

Elabore um planejamento com antecedência

Você quer que as suas vendas sazonais aconteçam com falta de produtos no estoque, funcionários passando informações erradas e a divulgação saindo fora de ordem? Provavelmente não. 

Para evitar toda essa confusão, é necessário se planejar com antecedência. Afinal de contas, você quer conseguir ótimos resultados de vendas e deixar seus clientes satisfeitos, não é mesmo? 

Por isso, depois que definir as datas importantes para o seu negócio, é fundamental que você já comece a pensar em quando será o melhor momento para se planejar para a data em questão e garantir que tudo esteja preparado e alinhado durante o período que a campanha durar.

Faça o panorama histórico sobre o mercado

No mundo digital, os lojistas têm a incrível oportunidade de poder observar de perto o movimento dos seus concorrentes sem eles perceberem. Por isso, quando estiver trabalhando com seu marketing sazonal, tente observar o que os seus concorrentes fizeram no período.

Geralmente, as datas que você selecionou como importantes para o seu negócio, são as mesmas que todo o mercado que você está inserido usa para fazer o marketing sazonal deles.

E isso é muito bom, porque você pode tirar muitos insights da experiência deles. Veja o que eles fizeram no mesmo período que você quer vender e como o público se comportou. Observe as campanhas criadas, materiais de divulgação e produtos selecionados.

Isso vai ajudar você a ter uma ideia de como uma campanha de marketing sazonal funciona no seu mercado, e também vai mostrar o que a sua estratégia precisa ter para ela dar certo.

Invista no engajamento da sua equipe

Uma equipe engajada e alinhada acerca dos objetivos a serem alcançados é a chave para qualquer estratégia da sua loja virtual dar certo, e o mesmo vale com o marketing sazonal.

Por isso, quando for aplicar a estratégia, não se esqueça de avisar a sua equipe sobre ela, oferecendo informações sobre como ela vai funcionar, porque está sendo feita e qual resultado a loja espera alcançar.

Ao incluir as pessoas, você consegue fazer com que elas se sintam mais motivadas para trabalhar ativamente durante a estratégia e garantir que os melhores resultados sejam alcançados.

Defina um tom de voz para as campanhas

O seu público está mais habituado a lidar com pessoas que possuem suas próprias personalidades e se tornam únicas por causa delas. Por conta disso, quanto mais você conseguir deixar sua campanha humanizada, melhor será para as vendas.

E você pode fazer isso ao saber expressar corretamente a personalidade da sua marca em cada material de divulgação da campanha sazonal. Para isso, é necessário que você pense no tom de voz que usará nessas comunicações, que permita que um diálogo seja criado entre a sua loja e o público.

Nessa etapa do planejamento, ter feito o panorama histórico do mercado pode ajudar você a ter mais ideias de como realizar essas definições.

Estabeleça as melhores estratégias de divulgação

Com a internet, as nossas possibilidades de divulgação aumentaram consideravelmente e hoje contamos com diversos canais somente para esse objetivo. Mas, quando trabalhamos com uma estratégia, precisamos saber adaptar ela para os canais mais relevantes que ajudarão a atingir o objetivo.

Pensando nisso, é importante que no seu planejamento, você defina quais serão os canais utilizados para divulgar sua campanha. Para isso, é importante considerar a sua persona e escolher os canais que ela está mais ativa.

Ao definir o canal, ficará mais fácil para montar uma mensagem coerente que mostre a personalidade da sua marca e faça com que as pessoas se engajem com a campanha.

Analise os resultados

As campanhas de marketing sazonal sempre podem ser replicadas para os próximos anos, mas para isso acontecer é preciso realizar uma análise dos resultados das campanhas anteriores.

Por isso, quando o período da campanha terminar, é fundamental que você pare para analisar o desempenho dela. Nesse momento, você vai verificar quais ações deram certo e quais não funcionaram para saber o que pode ser replicado para o próximo período.

Dessa forma, a cada ano você consegue evoluir as suas estratégias e aumentar seus resultados de vendas no período, ajudando o seu negócio a crescer no mercado.

Até aqui você pôde conferir como o marketing sazonal ajuda as empresas a alcançarem ótimos resultados de vendas durante um período do ano em que seu público está mais ativo nas compras.

Ao aproveitar essa oportunidade, as lojas conseguem escalar e crescer o seu negócio, aumentando suas vendas a cada ano e conquistando certa estabilidade e consistência nelas.

No entanto, por mais que realizar muitas vendas durante um período seja uma boa ideia, todos sabemos que o objetivo que os lojistas mais querem alcançar é o de conseguir vender bem o ano todo.

E isso pode ser alcançado quando aprendemos e aplicamos no negócio novas metodologias que façam com que ele tenha vendas recorrentes todo o ano. 

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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