Investir em uma loja de bebê online pode ser muito vantajoso para quem está começando a empreender agora. Confira as informações completas do que você precisa fazer, como efetuar pesquisa de mercado e contar com uma boa plataforma de e-commerce, e conquiste o seu espaço no mercado!
Quem está com vontade de começar a empreender na internet, muitas vezes não sabe direito com o que trabalhar. Por existir diversas possibilidades, muitas vezes o empreendedor não sabe ao certo por onde começar – e é por isso que estamos aqui: para te ajudar.
Montar uma loja de bebê online pode ser uma das melhores oportunidades para quem está começando, pois as crianças estão em constante crescimento e, com isso, perdem roupa muito fácil. Além disso, por conta das brincadeiras diárias, suas roupas acabam estragando mais rápido também, o que é uma ótima oportunidade de venda para a área.
No artigo a seguir, nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber para abrir o seu site de roupas de bebê, até porque vender pela internet tem sido uma das melhores apostas dos últimos anos.
E engana-se quem pensa que é preciso ser grande para ter sucesso. De acordo com o Sebrae, cerca de 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos que existem em nosso país são compostos por micro e pequenas empresas, sejam onlines ou não.
Um cenário promissor, não acha? Então, continue aqui com a gente e saiba tudo sobre loja de roupa de bebê online!
Como montar uma loja de bebê online
Começar a empreender na internet pode até parecer fácil, mas precisa de alguns cuidados antes de colocar tudo em prática.
Veja o passo a passo que elaboramos para você abrir a sua loja de roupa de bebê online:
Pesquisa de mercado
Antes de abrir uma empresa, é preciso conhecer bem o mercado que você vai se inserir. Por isso, faça uma pesquisa de mercado bem detalhada, a fim de verificar como é seu público-alvo e qual o ticket médio que ele possui.
Além disso, essa etapa também é fundamental para quem quer acertar sempre, seja na hora de se comunicar ou nos produtos oferecidos. Então, analise bem o que seus concorrentes fazem, bem como quais são as principais tendências do momento.
Fornecedores
O segredo do sucesso é contar com bons parceiros na hora de vender. Portanto, busque criar laços com fornecedores que possuem produtos de qualidade e que têm preços mais atrativos para você.
Frete
Prestar atenção no frete da sua loja virtual é imprescindível, pois a taxa de abandono de carrinho é extremamente alta depois que o cliente verifica o valor da entrega. Inclusive, essa taxa aqui no Brasil é de 82%, uma das mais elevadas do mundo (fonte: E-commerce Radar).
Plataforma de venda
Ter uma loja de bebê online pode ser muito lucrativo, especialmente se você contar com uma plataforma virtual que te ajude nas estratégias de vendas, atendimento e criação de promoções.
Além do mais, contar com um espaço que te deixe modificar o que for necessário quando precisar é muito importante também.
Divulgação
Como existem diversos empreendimentos na internet, é preciso um esforço maior na hora de divulgar a sua loja para os clientes. Com isso, a dica é investir na otimização do seu e-commerce (o que envolve técnicas de SEO), bem como em anúncios patrocinados em buscadores online ou redes sociais.
Qual a diferença entre uma loja de bebê online e física?
Por muito tempo, não se imaginava que era possível empreender pela internet – e é até por isso que muita gente ainda tem dúvidas se abrir uma loja física ainda compensa.
Veja abaixo quais as principais diferenças entre uma loja de bebê virtual e física.
Abertura
Em primeiro lugar, abrir uma loja física requer algo bastante específico: um local. Para isso, alguns gastos são necessários, desde o aluguel do ponto até a regularização da documentação.
Já no ambiente online, abrir uma loja é muito mais simples, pois, muitas vezes, basta apenas o CNPJ para começar a empreender. Porém, se você quiser algo mais profissional, alguns outros custos entram na equação também, como criação de site e hospedagem.
Localização
Quando uma empresa investe num ponto físico, é preciso analisar bem a localização, principalmente porque, para se sustentar, uma loja precisa de um grande fluxo de pessoas.
Essa preocupação não existe para quem abre uma loja virtual, pois ela pode estar em diferentes lugares ao mesmo tempo – basta que o usuário tenha acesso a internet. E, ao que tudo indica, essa realidade tem melhorado no Brasil.
Segundo uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, cerca de 152 milhões de pessoas tinham acesso à web em 2020. Logo, com um bom trabalho no online, sua loja terá muitos acessos.
Disponibilidade
Para trabalhar de maneira física, normalmente o expediente é em horário comercial. Contudo, quando se aposta em uma loja de bebê online, sua disponibilidade para seus clientes é de 24/7 (24 horas por dia e 7 dias na semana).
Essa realidade é muito vantajosa para aqueles que não podem se deslocar até um determinado local, seja pela distância ou pelo horário. Portanto, ter a possibilidade de acessar um e-commerce pode aumentar as chances dessas pessoas comprarem algo com você.
Alcance
Por estar hospedada em um ambiente da web, o alcance de uma loja virtual é muito maior que o de uma loja física, visto que clientes de todas as partes do mundo podem acessar o seu trabalho e realizar uma compra com apenas um clique.
Pagamento
Hoje em dia, as pessoas buscam empresas que proporcionem diferentes meios de pagamento ao seu consumidor, como cartão, boleto, dinheiro ou PIX.
Em uma loja física, como os custos são mais altos, muitas vezes o valor dos produtos precisam ser mais altos também para que a conta feche no final do mês. Já em uma loja online, esse custo é bem menor, o que possibilita um preço bem mais atrativo ao consumidor.
Entrega
Apesar de já existirem diversas maneiras de realizar entregas dentro de uma mesma cidade, muitos estabelecimentos físicos ainda não a praticam. Sendo assim, as lojas online se destacam nesse quesito, pois elas necessitam de uma boa entrega para continuarem funcionando.
Vale a pena investir em uma loja de bebê virtual?
Quando tiver alguma dúvida sobre se você deve abrir ou não uma loja de bebê online, sempre pense que a resposta é sim. Investir em um e-commerce é garantia de facilidade e agilidade na hora dos seus clientes efetuarem uma compra.
Confira alguns pontos positivos dessa modalidade de negócio:
Investimento
Abrir um e-commerce requer bem menos gastos do que uma loja física. Normalmente, os investimentos iniciais são para:
- Hospedagem de site;
- Registro de domínio;
- Plataforma da loja virtual.
Funcionamento
Quando a sua plataforma de e-commerce é boa, seu site de roupa de bebê tem funcionamento de 24h por dia. Em outras palavras, isso quer dizer que, independentemente do horário que seu cliente acessar o site, ele vai estar aberto.
Manutenção
Quando se empreende no online, o custo com infraestrutura e manutenção é muito menor do que em um ponto físico. Com uma loja física, você precisaria gastar com aluguel, contas básicas, funcionários, etc. – e nada disso é garantia de que será eterno ou sem nenhum tipo de problema.
Logística
Uma boa logística garante o bom funcionamento de um negócio – e o mesmo ocorre para lojas virtuais.
Por isso, invista em entregas ágeis e parceiros que sejam responsáveis com seus produtos. Isso faz com que seus clientes criem maior engajamento com a sua marca, além de você ter mais credibilidade no mercado.
Agilidade
Com as novidades surgindo a todo momento, você pode fazer com que o processo de compra em seu e-commerce seja muito ágil com um simples API. Exemplos dessas aplicações são os checkouts transparentes para pagamento ou a atualização de status da compra via e-mail.
O que fazer para aumentar as vendas?
Uma vez que sua loja virtual esteja ativa, é preciso criar algumas estratégias para que suas vendas cresçam cada vez mais. Afinal, é visando o lucro que as pessoas empreendem também, certo?
Separamos algumas dicas de como aumentar suas vendas, veja!
Use as redes sociais
Atualmente, contar com o apoio das redes sociais para promover um negócio tornou-se algo quase indissociável de uma loja online. Portanto, esteja presente nas principais mídias, principalmente se elas são usadas pelas pessoas que compram o seu produto.
Além de criarem um relacionamento mais próximo com os clientes, as redes sociais são excelentes também para que uma ação promocional seja feita. Um bom exemplo disso é oferecer cupons de descontos exclusivos para quem é seguidor do seu perfil.
Outro ponto bem importante aqui é o marketing de conteúdo. Se você aposta nessa ferramenta de marketing, não deixe de divulgar o seu trabalho nas redes também.
Faça promoções
Nada melhor do que poder comprar alguma coisa com aquele desconto, não é mesmo? Então, pense em algo que você possa fazer pelas pessoas que sempre estão com você.
Alguns exemplos do que pode ser trabalhado são:
- Descontos para quem abandonou o carrinho;
- Descontos progressivos (quanto maior a compra, maior o desconto);
- Cupons para aniversariantes;
- Etc.
Aqui, vale a criatividade!
Proporcione uma boa experiência
Se a primeira impressão é a que fica para um cliente, faça com que a sua seja excelente!
Investir em uma boa experiência na sua loja virtual é regra para todo empreendedor. Aqui, a satisfação do seu cliente precisa vir em primeiro lugar – e, para que isso ocorra, alguns pontos são fundamentais:
- Descrições detalhadas do produto, a fim de não deixar seu cliente com qualquer tipo de dúvida;
- Imagens em boa qualidade, para que todos os detalhes possam ser observados antes da compra e evitar, assim, uma desistência ou solicitação de troca;
- Checkout transparente para o pagamento, evitando a abertura de páginas desnecessárias;
- UX design bem trabalhado, garantindo que a pessoa entenda exatamente o que precisa fazer.
Preze pelo atendimento de excelência
Mesmo que a sua loja esteja em ambiente virtual, o seu atendimento precisa ser muito bom, pois ele é um dos critérios que fazem uma pessoa comprar de novo com você ou não.
Dessa forma, atenda bem os seus clientes, tire todas as dúvidas que eles possam ter e, é claro, deixe bem claro que ele é único para a sua empresa.
Demonstrar empatia e conseguir encontrar uma solução para o problema de uma pessoa é um dos objetivos que todo empresário precisa alcançar.
Mensure seu desempenho
Todas as ações realizadas em um e-commerce precisam ser analisadas. Por essa razão, esteja sempre de olho no seu Google Analytics, para saber quais são os produtos mais buscados e o perfil exato das pessoas que acessam a sua loja. Além do mais, observe também as suas taxas de carrinho abandonado, assim como as avaliações dos seus produtos.
Todas essas informações podem te ajudar na hora de corrigir eventuais problemas que você possa vir a ter.
No texto de hoje, você pode observar que investir em uma loja de bebê online pode ser muito vantajoso, correto? No contexto em que o Brasil vive hoje, ter um e-commerce pode ser muito mais do que um complemento de renda, basta saber utilizá-lo.
E para que o seu negócio seja sempre um sucesso, seguir as dicas que trouxemos aqui é muito importante, sobretudo se você quer que seu saldo esteja no azul todos os meses.
Agora que você sabe tudo sobre loja de bebê online, que tal colocar nossas dicas em prática e montar a sua? Confira mais detalhes sobre a nossa plataforma e faça sucesso nas vendas com a Bagy!