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Marketing

Como fazer um e-book para aumentar as suas chances de vender

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa como fazer um e-book

Não há como fazer um e-book de sucesso, sem antes investir em muito estudo e organização. Existem diversas ferramentas para criar, editar e comercializar livros digitais, mas só uma boa divulgação é capaz de fazê-lo vender.

Até algum tempo atrás as pessoas não entendiam exatamente a proposta dos e-books e em que tipo de negócio ou estratégia esse tipo de conteúdo se encaixava.

Como você sabe, os e-books nem sempre são obras literárias em formato digital. Eles podem ser materiais profissionais ou educativos, por exemplo, e, por isso, vários deles trazem elementos visuais que ajudam a tornar o material mais didático, mesmo quando o texto é denso.

O fato é que existem diversos tipos de obras neste formato e elas representam uma excelente oportunidade de negócio, sejam elas criadas como produtos, sejam elas parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Quer entender isso melhor? É só continuar a leitura!  

O que é um e-book?

Por definição, um e-book nada mais é do que um livro criado em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares, tablets e Kindles (os dispositivos de leitura da Amazon).

Eles podem ser peças literárias (como romances, biografias e obras de desenvolvimento pessoal), mas também manuais, revistas, guias, listas ou qualquer outro formato que ajude a apresentar e desenvolver um tema com mais facilidade. 

Os e-books podem ser produtos comercializáveis, mas também “iscas digitais” — quando os criadores o oferecem por um valor baixo ou gratuito com o objetivo de criar relacionamento e vender algo mais valioso no futuro.

Confira, a seguir, as características dessas duas possibilidades.

E-book como produto digital

Quem deseja fazer um e-book para vender pode atuar tanto como escritor profissional, quanto como infoprodutor. Em ambos os casos, a produção do conteúdo requer estudo e prática de escrita, assim como boa diagramação e revisão.

No primeiro caso, o caminho mais procurado é a plataforma da Amazon, o Kindle Direct Publishing, que não exige registros e permite converter arquivos do Google Docs diretamente para formatos compatíveis com o Kindle. 

Uma vez aprovado, o livro ficará disponível para compra no marketplace da empresa ou será disponibilizado com acesso livre para usuários do serviço Kindle Unlimited, uma espécie de “Netflix” de livros. Na segunda opção, o autor recebe pagamentos de acordo com o número de páginas lidas.

É também possível, porém, desenvolver o trabalho de maneira independente, criando tudo por conta própria e comercializando o livro em seus próprios canais de venda. Há também a possibilidade de criar um projeto literário formal com a ajuda de uma editora especializada em livros digitais.

E-book como estratégia de Marketing Digital

No Brasil, os e-books ganharam uma grande popularidade com as estratégias de Marketing Digital. Geralmente disponibilizados gratuitamente em troca de um endereço de e-mail ou telefone, eles são um tipo de conteúdo tratado pelos profissionais de comunicação como “material rico”, pois trazem informações mais aprofundadas sobre um assunto, além de complementos visuais.

Por se tratar de algo que exige maior tempo e atenção para ser consumido, espera-se que as pessoas que o adquirem estejam realmente interessadas no tema tratado. É, por isso, que esses livros são tão eficazes na geração de leads.

Nesse caso, como os e-books fazem parte do conjunto de materiais disponibilizados pela empresa (tal como e-mails, blogposts e postagens de redes sociais), eles também podem ser produzidos por sua equipe de produtores de conteúdo, caso você trabalhe com uma.

Quais vantagens os e-books oferecem?

Antes de explicar como fazer um e-book de forma profissional, vale destacar as diversas vantagens que esse tipo de conteúdo oferece. Veja só!

Baixo custo de produção

A maior vantagem que os e-books oferecem é que é possível criar um material de altíssima qualidade gastando muito pouco ou até mesmo nenhum dinheiro. Se você tem um computador com acesso a internet, pode usar ferramentas online gratuitas, como o Google Docs, para produzir o seu livro.

É claro que você pode ter um resultado melhor investindo em plataformas mais robustas ou contratando editores e diagramadores profissionais. Entretanto, o fato é que é possível entrar no mercado sem muitos recursos.

Fácil acesso em diferentes dispositivos

Outra grande vantagem dos e-books é que, como são arquivos digitais, eles podem ser acessados em diversos dispositivos diferentes. Até mesmo formatos mais restritos, como o MOBI, utilizado nos livros digitais da Amazon, podem ser abertos com aplicativos em celulares e tablets.

O formato mais utilizado em e-books, porém, é o PDF, que é facilmente exportado e não pode ser editado sem ferramentas específicas e permissões. É, portanto, um arquivo muito eficiente para disponibilizar livros digitais.

É um ativo escalável

O investimento na produção de um e-book limita-se à criação da obra, uma vez que o arquivo pode ser copiado livremente de forma instantânea e gratuita. Isso confere plena escalabilidade a esse ativo, seja ele um produto, seja ele uma peça de divulgação.

É claro que isso também pode ser visto como um ponto negativo, afinal, pessoas podem comprá-lo e distribuí-lo para outras pessoas livremente. A plataforma da Amazon adota recursos de proteção para prevenir cópias não autorizadas, mas quem vende arquivos digitais em canais próprios realmente corre esse risco.

Essa situaação, porém, só costuma ser um problema para profissionais que vendem ou disponibilizam grandes volumes de e-books. Autores e empresas que oferecem materiais focados em nichos costumam contornar essas fragilidades com boas práticas de relacionamento.

Oportunidade de transformar o que você sabe em lucro

E-books são uma grande oportunidade de sintetizar em palavras, imagens e ilustrações algum conhecimento, opinião ou habilidade que você tem e que pode interessar outras pessoas. E o melhor é que não existe nenhuma regra ou parâmetro para isso.

Não precisa ser uma atividade formal ou uma profissão regulamentada, até saberes corriqueiros podem ser transformados em livros e ajudar pessoas. O que você sabe, que ninguém que você conhece faz e que muitos perguntam como fazer?

Isso vale tanto para quem deseja atuar como empreendedor, quanto para o gestor ou lojista que deseja compartilhar alguma dica ou conhecimento relacionado ao que vende. Em algum lugar, existe alguém muito interessado no que você tem a oferecer. 

Aprenda passo a passo como fazer um e-book

Chegou a hora de colocar a mão na massa! No passo a passo, a seguir, você aprenderá como fazer um e-book de forma profissional, seja para se lançar no mercado como autor ou infoprodutor, seja para turbinar a estratégia de divulgação do seu negócio. Confira!

1.  Defina um tema e se aprofunde

Vamos começar pelo básico? O jeito mais fácil de começar um livro é deixar bem claro em sua mente o tema sobre o qual pretende escrever. Isso também te dará um norte sobre o que você deve estudar ou revisar para produzir um material de qualidade.

Mesmo que você ou seu produtor de conteúdo seja um expert no assunto, é interessante procurar informações novas para se contextualizar e enriquecer seus argumentos e explicações. 

2. Separe os assuntos em tópicos

Essa recomendação é uma exceção apenas para quem deseja desenvolver obras literárias, como contos e romances. Para os demais tipos de projetos, é fundamental estruturar o seu conteúdo em tópicos de tamanhos pequenos a médios.

Isso ajudará a organizar o texto na hora de escrever e facilitará a diagramação, além de simplificar a descoberta de informações pelo leitor. É também consenso que as pessoas tendem a evitar trechos muito longos e densos. Logo, ao “quebrar” seu livro em vários blocos, você também torna o conteúdo mais atraente. 

3. Escolha as imagens ou ilustrações

Elas não são obrigatórias, mas as imagens podem ajudar muito o seu e-book a vender e a ser, de fato, lido por seus leads ou compradores. A depender do tema e da proposta do livro, é possível usar fotos, figuras, ilustrações ou infográficos, por exemplo.

O melhor de tudo é que existem vários bancos de imagens gratuitos na internet que permitem o download e o uso de arquivos sem restrições. As plataformas mais famosas são:

  • flickr.com;
  • pixabay.com;
  • unsplash.com;
  • pexels.com;
  • freepik.com.

4. Produza o texto

Essa é a hora que muita gente trava, especialmente os menos experientes. A maior dica de todas é ler e-books semelhantes ao que deseja produzir para se familiarizar com a linguagem e obter ideias.

Outra recomendação é não procurar a perfeição de imediato. O importante é começar e manter um ritmo. Correções, exclusões e adições são naturais em qualquer produção de texto, por isso, não há porque se prender em parágrafos buscando frases impecáveis.

5. Formate o material em uma plataforma de diagramação

Você pode escrever o seu texto em qualquer editor tradicional, como Word, Libreoffice ou Google Documentos. Entretanto — exceto para quem pretende exportar o material cru para plataformas de livros digitais, como a Amazon —, o ideal é levar o conteúdo para uma ferramenta com mais opções de layout e edição para finalizá-lo. (No fim do artigo listamos algumas opções em detalhes.)

O que deve ficar claro aqui é que a diagramação deve obedecer um padrão visual ao longo de todo o livro. Utilizando modelos, figuras e fontes muito misturadas, você dificulta a familiarização do leitor que acaba se distraindo com mais facilidade. Outra dica é procurar usar cores e elementos que ilustrem o seu tema, a sua marca e a proposta do livro.

6. Faça uma revisão cuidadosa

Em projetos profissionais, geralmente são contratados revisores para realizar este serviço. O olhar de uma segunda pessoa pode revelar detalhes que passam despercebidos aos olhos do produtor e até revelar oportunidades de tornar a obra ainda melhor.

Entretanto, se isso não for viável, a recomendação é dar um tempinho para se desprender do material e relaxar. Só então execute a revisão de maneira minuciosa, comparando a qualidade do seu trabalho com os e-books que te inspiraram a fazer o seu.

7. Defina a plataforma de comercialização

Além de aprender como criar, é também necessário saber como vender um e-book, certo?

Embora você possa compartilhar o arquivo pronto de maneira manual por meio de e-mails, redes sociais e aplicativos de chat, isso não é recomendável. O primeiro problema ao fazer isso é que você não terá uma visão e um controle comercial dessa operação. Além disso, não poderá disponibilizar caminhos de compra ou divulgação simplificados.

Se você deseja vender o seu e-book de forma profissional, vai precisar integrá-lo a uma plataforma especializada. Esses serviços cobram apenas taxas sobre as transações e as vantagens que oferecem são muitas, como diferentes opções de pagamento e envio automático do arquivo após a compra. Ou seja, seu negócio rodará sozinho!

As plataformas brasileiras mais utilizadas para comercializar livros digitais atualmente são:

  • Amazon;
  • Hotmart;
  • Flipbuilder;
  • Eduzz;
  • Monetizze.

A maioria delas também disponibiliza programas de afiliados com vendedores comissionados que podem te ajudar a promover o seu e-book.

Já quem deseja utilizar o livro como isca digital, precisará utilizar um CRM, que são as ferramentas que geralmente contam com essa funcionalidade. As mais famosas são:

  • Mailchimp;
  • RD Station;
  • Pipedrive;
  • Salesforce;
  • Zoro.

8. Divulgue seu e-book

Por fim, é preciso adotar uma estratégia para vender o seu e-book ou inseri-lo dentro da sua divulgação atual. O marketing para infoprodutos não é tão diferente quando o direcionado para produtos físicos, sendo possível, inclusive, investir em eventos presenciais, como palestras, feiras e exposições.

O caminho mais adotado pelos autores e empresas, porém, são as mídias sociais e as landing pages (páginas de vendas criadas especificamente para cadastros ou venda de produtos, serviços e eventos).

Independentemente dos canais e ferramentas, não há como vender um e-book sem um bom plano de promoção. Ter uma presença forte nas redes sociais, produzir conteúdos e investir em anúncios online é recomendável em todos os casos.

Conheça algumas ferramentas para criar o seu e-book

Para finalizar o artigo, separamos algumas ferramentas para você criar um e-book maravilhoso para seu projeto ou negócio.

Canva

O Canva é muito conhecido por permitir criar artes para redes sociais facilmente. A mesma ferramenta oferece também templates para e-books e permite editá-los com a mesma facilidade.

O acesso ao serviço é gratuito, mas para usar todos os seus recursos é preciso contratar um plano Pro.

Calibre

O Calibre é um clássico criador e editor de e-books. O seu maior atrativo é que a ferramenta é totalmente gratuita e funciona em diversas plataformas. 

Suas opções de design e diagramação são mais limitadas e a curva de aprendizado um pouco maior, mas ainda assim é possível fazer e-books profissionais sem precisar se aprofundar em ajustes técnicos.

Adobe inDesign

Para quem busca uma solução mais avançada, o inDesign é a opção certa. A ferramenta é uma das mais utilizadas por empresas que trabalham com esse tipo de conteúdo, pois seus recursos de edição são muito variados e interessantes.

O ponto negativo fica só por conta do investimento obrigatório. Não há versão gratuita, sendo necessário assinar um dos planos do Creative Cloud da Adobe para acessá-la.

Profissionalize o seu negócio

Google Docs

Para quem não se importa com simplicidade, uma boa alternativa é o próprio Google Docs. No próprio editor do Documentos você pode salvar o seu texto em PDF, mas, para ter mais opções de design, muitos produtores optam por criar seus e-books como uma apresentação de slides no Apresentações (Google Slides).

Agora você sabe como fazer um e-book de alta qualidade usando diferentes práticas e estratégias. Como discutimos, existem muitas formas de trabalhar esse tipo de conteúdo, que pode ser tanto um produto, quanto um poderoso complemento da sua divulgação.E por falar nisso… Que tal conferir o nosso e-book de como ter um Instagram vendedor para faturar na internet todos os dias? Aproveite que chegou até aqui e aproveite para conferir esse conteúdo completo.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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