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O que é um e-book e por que você deve usar na sua estratégia de marketing?

Imagem ilustrativa do e-book

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Um e-book é um livro digital que geralmente é um material educativo disponibilizado em formato PDF ou EPUB. A maior diferença entre ele e um post de um blog é que o seu conteúdo é bem mais extenso e mais completo.

Você sabe o que é e-book e por que é importante utilizá-lo em uma estratégia de marketing? Para se destacar no ambiente online, é preciso se diferenciar da concorrência e uma ótima maneira de alcançar esse feito é ao disponibilizar materiais ricos para o seu público.

Mais do que ajudar na nutrição de leads, o e-book ajuda a resolver uma dor ou problema dos seus clientes ou potenciais consumidores ao tratar de algum assunto específico de maneira mais aprofundada. Neste post, além de falarmos mais um pouco sobre ele, mostraremos como fazer um na prática. Acompanhe!

O que é e-book?

Um e-book é, basicamente, um livro digital. Geralmente, é um material educativo disponibilizado em formato PDF ou EPUB. A maior diferença entre ele e um post de um blog é que o seu conteúdo é bem mais extenso — e mais completo. Normalmente, nele o autor abrange os problemas do público e as soluções de uma maneira mais aprofundada.

Em comparação a um livro tradicional, a principal diferença entre os dois é que o e-book é um material digital em vez de impresso. Outro ponto que os difere é o fato de que a leitura em um livro digital geralmente é mais dinâmica e menos linear — ou seja, é possível ler trechos fora de ordem sem que prejudique o entendimento.

Qual a estrutura do e-book?

A estrutura de um e-book também se assemelha bastante a de um livro físico. Ele tem alguns elementos que não podem faltar e, por isso, você precisa conhecê-los. São eles:

  • capa;
  • resumo — ou, pelo menos, do que se trata o e-book;
  • página sobre a sua loja online;
  • índice — para que o leitor saiba de antemão sobre o que vai ler;
  • introdução, ou seja, onde começa o texto do material propriamente dito;
  • desenvolvimento — ou a parte em que você vai solucionar a dor do leitor;
  • conclusão ou fechamento do e-book.

Lembre-se de que não existe nenhum segredo para elaborar a estrutura do e-book. Os elementos, como você viu, são simples. Então, para ter sucesso com o material, basta ter em mente as necessidades da sua persona e a solução para elas.

Onde o e-book pode ser acessado?

Como o e-book tem um formato digital, ele é um arquivo que pode ser acessado em diversos dispositivos diferentes. Entre eles, os mais utilizados são:

  • smartphone;
  • desktop — ou computador de mesa;
  • tablet;
  • notebook;
  • leitores de livro eletrônico — como o Kindle.

Isso significa que os e-books sempre estão literalmente na palma da mão dos leitores. Até mesmo quem não tinha o hábito de ler passou a se sentir mais estimulado a consumir esse tipo de conteúdo por conta de toda essa facilidade.

Qual a importância do e-book para a estratégia de marketing?

Uma das funções primordiais dos e-books em uma estratégia de marketing é que eles ajudam a educar o público. Porém, existem outras funções que são igualmente importantes. Confira quais são elas a seguir.

Atração de leads

Disponibilizar um e-book de maneira gratuita em troca de informações, como o e-mail do leitor, é uma ótima maneira de ampliar a base de contatos com pessoas que estejam realmente interessadas na sua loja virtual — ou seja, os leads propriamente ditos. Com o endereço eletrônico em mãos, é extremamente possível estreitar esse relacionamento.

Isso pode ser feito, a princípio, por meio de campanhas de e-mail marketing. Depois, você pode continuar nutrindo o cliente em potencial com informações sobre a sua empresa até o momento em que ele estiver preparado para tomar a decisão da compra.

Autoridade

Com a produção de um e-book, você alcança autoridade para a sua loja virtual. Isso porque, esse material é considerado como um conteúdo rico — ou seja, é mais aprofundado que posts escritos em blogs ou nas redes sociais. Além disso, você pode trabalhar o posicionamento de marca da sua loja virtual com a utilização de um.

Assim, à medida em que os leitores baixarem o seu e-book por estarem interessados na informação e, com a leitura, perceberem o quão valioso é, o seu negócio ganhará muito mais autoridade naquele assunto. Como consequência, conquistará mais leads e clientes em potencial.

Como criar um e-book?

Agora que você já sabe o que é um e-book, a sua estrutura e a importância desse material digital para a sua estratégia, precisa aprender como criar um na prática. A seguir, listamos algumas dicas.

Considere a sua persona

O primeiro passo que você deve considerar para escrever o seu e-book é levar em conta quem é a sua persona. À princípio, o nome pode parecer complicado, mas na prática ela é um personagem fictício que representa o seu público-alvo. O ideal é que ela tenha vários dados, como características pessoais, desejos, interesses e tudo mais que for relevante.

Suponha que você tenha um brechó online. A sua persona poderia ser a Alice, uma mulher de 27 anos de classe média, solteira, sem filhos, adora moda e se preocupa com assuntos relevantes para a saúde do planeta, como a sustentabilidade.

Ela geralmente procura por conteúdos que a ajudem a ser uma pessoa mais sustentável. Ao mesmo tempo, ela gosta de saber quais são as novidades do mercado fashion e deseja conseguir consumir com mais consciência.

Então, quando você começar a criar o seu e-book, precisará pensar no conteúdo que mais agrada e fará sentido para a Alice. Isso possibilitará que você elabore algo que atraia o seu público e, além disso, os convencerá a deixar os dados dele com você — o que poderá ser utilizado para estratégias futuras.

Defina o tema

Depois de pensar e definir a sua persona, o próximo passo é definir o tema do seu e-book. Para isso, você pode procurar por ferramentas online que trazem ideias de palavras-chave relacionadas ao assunto que será abordado. O KeyWord Planner, por exemplo, ainda mostra quantas buscas cada termo tem por mês nos idiomas e países que você selecionar.

Seguindo com o exemplo dado acima, você poderia inserir o termo “sustentabilidade e moda” na ferramenta. Ela oferecerá algumas palavras-chave relacionadas e ideias como “moda sustentável” e “moda consciente”.

Com isso, no que diz respeito ao tema do e-book talvez pudesse ser interessante mostrar como a sustentabilidade vem transformando a moda e dar dicas de como a persona pode fazer para comprar roupas de maneira mais consciente — já fazendo um link para os brechós.

Estruture o conteúdo

Estruturar o conteúdo é extremamente importante porque começar a escrever sem um planejamento não é uma boa ideia. Além disso, se você não tiver um objetivo claro, poderá se perder pelo caminho e o resultado não será de qualidade.

Além disso, você precisa se assegurar de que seguirá o tema. Por isso, antes de começar, pode ser interessante se perguntar:

  • Quais problemas do público serão solucionados com o e-book?
  • Quantos capítulos ele terá?
  • Qual será o título desses capítulos?
  • O e-book terá subtítulos?
  • Quais textos serão utilizados como referência?

Depois de responder esses questionamentos, já terá a mínima estrutura para começar a escrever. A partir daí, mãos à obra!

Utilize imagens e ilustrações

Para que o seu público possa ter uma boa experiência ao ler o e-book da sua loja virtual, você pode incluir imagens e até mesmo ilustrações ao longo do conteúdo. Com isso, o aspecto visual dele ficará mais atrativo e a leitura fluirá mais naturalmente.

Aqui, você tem duas opções: a primeira é tirar as fotos. Essa é uma boa estratégia porque você será o dono das imagens e não será necessário pagar pelos direitos de imagem. A segunda é utilizar sites que disponibilizam fotos gratuitas.

Existem diversas opções pela internet, como o Pixabay, Pexels e o Unsplash. Porém, se você tem dinheiro para fazer esse investimento, pode comprar as fotos que quiser em sites especializados.

Formate adequadamente

Tão importante quanto a escrita do e-book é a sua formatação. Isso porque essa parte cuida de todo o visual do material — como o tipo de fonte utilizada, o espaçamento, a posição das imagens, tamanho dos subtítulos e quaisquer outros detalhes que interfiram esteticamente no produto.

Aproveite também para explorar as técnicas de marketing de conteúdo para deixar a leitura do e-book mais fluida. Evite parágrafos muito grandes, utilize marcadores — ou bullet points —, negrito, itálico… Capriche para que o seu leitor não chegue ao final do e-book com uma sensação de cansaço causado pela má diagramação.

Revise

Depois de escrever todo o seu material, é necessário fazer uma revisão. Além de verificar se as informações estão corretas e se os dados incluídos estão atualizados, você também precisa se preocupar com a ortografia e com a gramática.

Um texto cheio de erros passa a ideia de ser pouco profissional. Também pode ser que esse aspecto interfira negativamente na leitura e a torne pedante. Por isso, uma boa dica é reler o texto com atenção. Os próprios programas de edição de texto — como o Word ou o Google Docs — apontam os erros e sugerem mudanças no texto.

Como divulgar o e-book?

Depois que o e-book já estiver pronto, é preciso iniciar a próxima etapa. Tão importante quanto escrever sobre um assunto relevante e prezar pela boa estética do material é fazer a divulgação estratégica e correta dele. Para fazer isso, você pode:

  • criar uma landing page — que é uma ótima alternativa para coletar as informações necessárias de quem deseja baixar o material;
  • promovê-lo no seu blog ou site, seja de uma maneira mais direta, como um post sobre ele ou uma página em destaque ou por meio de CTAs em outros posts que tratam da mesma temática;
  • divulgar nas redes sociais — você pode montar um cronograma de divulgação com os dias e os horários de cada postagem;
  • utilizar mídia paga para alavancar a divulgação rapidamente e conseguir leads ainda mais qualificados. A principal vantagem de utilizar esse recurso é a segmentação — ou seja, o seu material só será entregue para o público que você deseja atingir.

Conseguiu entender o que é e-book e qual a importância dele para uma estratégia de marketing? A utilização desse material não só aumenta a autoridade da sua loja online no mercado como também proporciona a captação de leads extremamente qualificados. Por isso, considere utilizá-lo no futuro do seu negócio!!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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