Webinar são seminários, aulas e reuniões gravadas ou com exibição ao vivo. Geralmente, permitindo a interação dos usuários durante ou ao final das exibições.
Com a pandemia, as pessoas passaram a fazer e assistir mais eventos ao vivo, fazendo com que os webinars, workshops e live commerce se tornassem mais populares e fizessem as empresas crescerem mesmo em um momento delicado.
Hoje em dia, esse formato de conteúdo ainda funciona super bem, e ajuda diversas empresas a conhecer melhor seu público, converter visitantes em clientes e aumentar as suas vendas!
Se você quer alcançar isso para a sua loja virtual, continue conosco e aprenda mais sobre o webinar o que é, como funciona e de que forma você pode planejar o seu!
O que é webinar?
Para entender melhor o webinar, precisamos conhecer a origem de sua palavra. O webinar é uma abreviação do termo web-based seminar, que basicamente significa seminário baseado em rede.
O termo é utilizado para descrever seminários, reuniões ou aulas online que são exibidos ao vivo para um público específico assistir. Neste formato de conteúdo, tem um apresentador explicando sobre algum conceito e um público que assiste e pode interagir no final com perguntas.
O webinar é muito confundido com outros formatos de conteúdo parecidos, como lives, palestras e workshops. Mas cada um deles possui suas próprias características que os diferenciam um do outro, por exemplo:
- Uma live geralmente tem uma duração menor que um webinar e conta com a interação do público todo o tempo em que está ativa;
- As palestras podem acontecer tanto no meio físico como online, enquanto que o webinar só ocorre no meio online;
- Os workshops são basicamente oficinas onde o público vai colocar a mão na massa, enquanto que o webinar mostra um conteúdo mais teórico.
Compreender essas diferenças é fundamental para saber qual formato de conteúdo é o melhor para utilizar com seu público.
Como funciona um webinar?
Um webinar funciona a partir de uma videoconferência onde o apresentador passa o acesso a várias pessoas que demonstraram interesse em assisti-lo. Durante o webinar, o apresentador pode mostrar ao público suas ideias sobre determinado tema.
Uma parte interessante do webinar, é que ele é um formato de conteúdo muito versátil. Nele, é possível apresentar as suas ideias de diversas formas, como:
- compartilhando uma apresentação sobre o tema;
- mostrando um vídeo que fale mais sobre o assunto;
- realizando a demonstração de produtos ou serviços.
Após mostrar as suas ideias, o apresentador pode separar cerca de 10 a 20 minutos do final do webinar para responder às dúvidas que o público teve enquanto o assistia.
Em alguns casos, quando se tem uma equipe estruturada, tem uma pessoa além do apresentador que lê as dúvidas do público e as responde no chat no mesmo instante em que são feitas.
Vale a pena realizar webinars?
Quando vamos investir em um formato de conteúdo diferente na nossa estratégia, é normal surgir a dúvida se ele realmente vale todo o tempo e esforço que será investido.
No caso dos webinars, conseguimos ver que muitas empresas têm alcançado sucesso ao utilizar esse formato de conteúdo para atrair e nutrir seu público.
Isso acontece porque a maioria das empresas utiliza esse formato de conteúdo para ajudar a resolver um problema comum do seu público, enquanto interage com eles ao vivo.
Ao fazer isso, fica mais fácil aumentar o engajamento do seu público com o negócio, pois as pessoas se sentem mais à vontade para interagir quando vêem que tem uma pessoa real por trás do negócio.
Além do engajamento, é possível mostrar ao público como você conhece sobre determinado tema, trazendo assim mais autoridade para a sua marca. Isso faz com que o público se sinta mais confortável e confiante de realizar uma compra de você no futuro.
Por fim, com os webinars é possível gerar mais tráfego para a sua loja e, consequentemente, melhorar as suas vendas fazendo você faturar mais.
Como fazer um webinar? Confira o passo a passo
Até aqui você já viu que investir em um webinar é algo que beneficia e muito o seu negócio. Mas agora, está na hora de você saber como fazer seu webinar na prática e conseguir as vantagens listadas acima.
O primeiro item que você deve fazer é planejar. Para obter sucesso nesta estratégia, é fundamental trabalhar com um objetivo definido e um plano para realmente alcançá-lo utilizando o webinar.
Para ajudar você com isso, separamos a seguir alguns pontos importantes de se considerar quando estiver planejando seu webinar.
Plataforma
Para fazer seu webinar ir ao ar, é necessário trabalhar ao lado de uma boa plataforma de streaming, que permitirá que você seja assistido por todo o público que demonstrou interesse em participar.
Na hora de escolher a plataforma ideal para você, é importante considerar o que você espera desse webinar. Se você almeja fazer algo mais simples, onde você possa apresentar suas ideias para o público e interagir com eles por chat, ferramentas como Youtube Live e Google Hangouts conseguem ajudar você.
Mas caso você queira algo mais avançado, que permita personalizar o seu webinar ou então que ofereça relatórios sobre o engajamento do público, pode ser mais interessante investir em uma ferramenta mais robusta, como a GoToWebinar.
A escolha da plataforma de streaming vai ser totalmente baseada naquilo que você quer entregar ao seu público e os objetivos que deseja alcançar.
Tema
Para definir o tema, é importante entender seu público a fundo e saber que tipo de assuntos ele gostaria que fosse abordado de forma mais profunda. Para saber qual é esse tema, você pode:
- Verificar as principais dúvidas que seu público já enviou para você;
- Escolher a partir do tema de um post no blog ou nas redes sociais que bombou;
- Perguntar para seu público o que ele gostaria de conhecer mais.
Na hora de escolher o tema, também é essencial que ele tenha sentido com a ação que você quer que seu público faça após assistir o webinar. Por exemplo, se você quer que as pessoas comprem na sua loja, o tema precisa ser bem relacionado ao seu produto.
Desenvolva um roteiro
Um webinar é um evento ao vivo, então é fundamental que você já saiba o que vai falar para seu público. Para isso, é interessante criar um roteiro logo após ter escolhido o tema.
Mas não se preocupe em criar um roteiro de cinema! Aqui você pode somente listar alguns pontos que você gostaria de falar, e deixar eles na ordem em que cada um deve ser falado para criar sentido e fazer seu público entender a sua mensagem.
Para que seu webinar fique ainda mais interessante, pode ser legal criar uma apresentação, seja ela no PowerPoint ou no Canva, onde você colocará os principais pontos do assunto e fará com que o público preste mais atenção.
Dia e horário
Essa é a etapa mais importante do seu planejamento do webinar, e a primeira coisa que deve ser levada em consideração é a disponibilidade do seu público.
Se a maioria da sua audiência trabalha em horário comercial, fazer o webinar no meio da tarde pode não ser muito interessante.
Aqui é importante considerar os hábitos cotidianos que seu público costuma ter e também possíveis feriados que estão perto, para tentar encontrar os horários e dias da semana mais propícios para o evento.
Assim como a escolha do tema, a definição do dia e horário é algo que você pode perguntar para seu público.
Divulgação
Com plataforma, tema e data escolhidos, você já pode começar a planejar como será a divulgação do seu webinar! Geralmente, os webinars trabalham utilizando três canais de comunicação essenciais, são eles:
- As landing pages, onde seu público saberá o que é falado no webinar e poderá realizar o cadastro para acessá-lo;
- O e-mail marketing, onde você lembrará seu público de assistir o webinar e também poderá enviar materiais relacionados ao tema que são interessantes de consumir antes;
- As redes sociais para divulgar seu webinar, tanto de forma paga quanto orgânica, e criar o interesse do público de assisti-lo;
Quando for fazer a divulgação do webinar, tenha em mente esses três canais e crie um planejamento de conteúdo alinhado entre eles para fazer sentido a sua persona.
Monitore sua audiência
Essa é uma atividade que deve ser feita antes, durante e após o seu webinar o que é fundamental se você quer visualizar melhor se o seu objetivo está sendo alcançado.
Antes do webinar começar, quando ele estiver na etapa de divulgação, é importante observar seu público e já ver quantas pessoas estão se inscrevendo, abrindo os e-mails e interagindo nas publicações nas redes sociais. Caso os números não estejam de acordo com o esperado, ainda é possível otimizar muitas coisas antes do webinar chegar.
Durante o webinar, quando seu público estiver assistindo você, é interessante prestar atenção não só na quantidade de pessoas que tem ao vivo, mas também nas perguntas e dores que eles podem compartilhar no chat. Muitas vezes, esse momento consegue gerar novos insights que ajudam você a melhorar algum produto ou serviço.
Depois, quando o terminar o webinar, é importante que seja enviado um e-mail agradecendo o público e os lembrando de realizar a ação que você definiu antes. Aqui, você também pode enviar pesquisas de satisfação, para ver se o público gostou do webinar, e também analisar o desempenho geral do evento e se você conseguiu alcançar seu objetivo.
Agora que você já conhece melhor o webinar o que é e como funciona, o que acha de saber como aumentar as suas vendas pelo Instagram? Confira as dicas para aproveitar melhor essa rede social!