Redes Sociais

Você sabe como fazer live no TikTok? Aprenda tudo que precisa para aumentar seu engajamento

Imagem ilustrativa de como fazer live no Tiktok

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Como fazer live no TikTok? Para entrar ao vivo no Tiktok é preciso ter no mínimo 1000 seguidores. Produzir conteúdo que atraia seu público, ter um aparelho de boa qualidade e escolher o melhor horário, estão entre as dicas para ter sucesso nas lives no Tiktok.

Você vai aprender agora mesmo o por que, e como fazer live no TikTok para começar a ganhar dinheiro e viralizar na internet. Neste passo a passo, te explicamos tudo que você precisa saber!

O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas por todo o mundo desde o ano de 2020, e vem sendo muito útil para empresas e influenciadores digitais como fonte de renda com divulgação de produtos e serviços através de vídeos e lives.

Será que basta ter um perfil criado na rede social TikTok pra fazer live? Será que pode pode começar uma live sempre que quiser? Existem regras para isso. 

Aprenda tudo como fazer live no TikTok, neste artigo que preparamos com muito carinho para lhe ajudar.

Continue a leitura.

O que são lives no TikTok?

Lives no TikTok são vídeos ao vivo, transmitidos pelo aplicativo que os seguidores participam simultaneamente interagindo com o anfitrião da transmissão em algum momento do dia.

A rede social que já conta com mais de 800 milhões de usuários ativos pelo mundo inteiro, tem pelo menos 7 milhões de brasileiros cadastrados nesse montante, querendo aprender como fazer live no TikTok e ter presença marcante na internet.

Por que fazer lives no TikTok?

Com as lives no TikTok, os usuários da rede social podem aumentar o engajamento interagindo com os seguidores e criar conteúdos exclusivos.

Contando com estratégia de marketing certa e um pouco de sorte, o seu vídeo pode viralizar e lhe deixar famoso da noite para o dia.

Mas como essa sorte vem para poucos, o melhor é contar com muito trabalho e dedicação nas postagens e fazendo lives no TikTok para criar um poder de conversão no seu perfil.

As marcas sempre dão preferência para os perfis mais engajados na hora de contratar um influenciador digital para dar visibilidade a uma campanha de vendas, por isso é tão importante o usuário aprender como fazer live no TikTok.

Como ganhar dinheiro fazendo lives do TikTok?

Há várias formas de criar posts de vendas para ganhar dinheiro na internet e nas redes sociais. As lives no TikTok podem ajudar de fato a engajar esses posts e a divulgação dos produtos.

Mas não é apenas com criação de posts de vendas que um tiktoker pode ganhar dinheiro, e é por isso que as pessoas querem tanto saber como fazer live no TikTok.

Durante as lives é possível receber moedas das pessoas que estão assistindo. São moedas virtuais que podem ser convertidas em moedas reais para a chegada do dinheiro à conta cadastrada pelo usuário.

Quais são as regras para começar a fazer live no TikTok?

É importante saber inicialmente que para fazer live no TikTok existem regras como mínimo de seguidores, idade mínima, entre outras atribuições para ter acesso liberado para fazer live e não ser banido da plataforma.

Vamos saber quais são essas regras antes de colocar a mão na massa e ligar a câmera do seu smartphone.

Número de seguidores

A primeira regra para começar a fazer live no TikTok, é ter no mínimo 1000 seguidores. Antes de chegar a essa marca, a opção de live nem aparece no perfil do usuário.

Apesar de algumas pessoas acharem forma de burlar isso, não recomendamos, já que vai de contra com as diretrizes da plataforma e pode ocasionar a perda da sua conta.

Se você ainda não possui esse número de seguidores no TikTok, recomendamos que continue criando conteúdo e interagindo nos perfis das outras pessoas, para ganhar credibilidade e seguidores.

Outra alternativa é fazer lives no Facebook e Instagram que não delimitam um número mínimo de seguidores, e você pode utilizar essa estratégia para divulgar o seu perfil no TikTok, chamando as pessoas para lhe seguir lá.

Idade mínima

Para fazer lives no TikTok, além de no mínimo 1000 seguidores, a plataforma também exige que o usuário da conta tenha pelo menos 16 anos.

Vale lembrar também que para entrar no TikTok, é preciso que a pessoa tenha no mínimo 13 anos.

Respeitar as leis e diretrizes da comunidade

Como todas as redes sociais, o TikTok também tem leis que precisam ser respeitadas pelos seus usuários, caso contrário a conta poderá ser banida.

Os principais pontos da política de privacidade do TikTok se baseia heim:

  • Proibido conteúdo com comportamento de ódio e violência contra qualquer grupo de pessoas incluindo raça, gênero, orientação sexual, religião ou etnia;
  • Proibido assédio ou bullying e qualquer tipo de comportamento abusivo que possa constranger qualquer grupo de pessoa ou grupo;
  • Proibido qualquer conteúdo que contenha nudez, pornografia ou conteúdo com comportamento sexual explícito;
  • Proibido qualquer conteúdo de violência contra pessoas ou animais;
  • Segurança de menores: o TikTok preza pela segurança das pessoas menores de idade combatendo o crime infantil e delimitando conteúdos que não são para sua faixa etária.
  • Todo vídeo que incite ou mostre qualquer ato contra menores, serão banidos e levados a tomar providências pelas autoridades competentes;
  • Autenticidade: é necessário que os conteúdos postados sejam originais e sem cópias. Caso o faça, é importante dar créditos ao original para não ser banido por plágio e ter a sua conta derrubada pelo TikTok.

Passo a passo para começar uma live no TikTok

Lembrando que para fazer live no TikTok, você precisa acessar o aplicativo pelo celular ou tablet, e pode ser sistema Android ou IOS (Iphone).

Siga o passo a passo:

1° Abra sua o conta do TikTok

2° Pressione o botão (+) na parte inferior da tela inicial do aplicativo

3° Selecione a opção “AO VIVO”

4° Escreva o assunto que vai abordar na live no campo “TÍTULO”

5° Inicie a transmissão apertando o botão “Go Live”, e aguarde a contagem para começar a interação com os seus seguidores que estiverem online.

Dicas para fazer uma live perfeita no TikTok

As lives no TikTok são uma ótima oportunidade para crescer na internet e se tornar famoso, além disso, você pode utilizá-las com muita criatividade para realizar grandes negócios.

Veja algumas dicas para acertar em cheio no melhor conteúdo e fazer uma live que vai te trazer retorno.

Faça um conteúdo que atraia o seu público

Toda pessoa que deseja trabalhar na internet, é necessário saber quem é o seu público, e pode fazer isso criando uma persona, assim aumentará as chances de viralizar o seu perfil.

Tenha um aparelho de qualidade

Quanto mais qualidade tiver o seu aparelho de celular, melhor para sua live no TikTok,que terá qualidade de imagem no vídeo e vai rodar sem travar a conexão.

Além disso, qualidade de imagem é fundamental para que os seus vídeos curtos na plataforma tenham um maior alcance, já que o algoritmo da plataforma consegue fazer uma leitura melhor do conteúdo, entregando-o para mais pessoas.

Não faça lives muito longas

As lives longas são cansativas para quem está assistindo e a tendência é que ela saia da live quando isso acontece, mesmo que o seu conteúdo seja bem atrativo.

A própria plataforma indica que os vídeos ao vivo sejam em média 30 minutos.

Faça lives com outras pessoas

A plataforma permite que duas pessoas estejam conectadas na mesma live, ou seja, você pode convidar alguém para entrar pela conta dela e a live será dividida em duas telas, e será transmitida para os seguidores da sua conta e da conta do seu convidado.

Para adicionar participante na sua live do TikTok, quando já estiver transmitindo clique em “adicionar co-anfitrião” ou “adicionar convidados”, na parte inferior da tela.

Escolha o melhor horário

Cada dia da semana tem um melhor horário para fazer publicações no TikTok, isso serve também para realização de lives.

O importante é você analisar os dados da sua conta e identificar junto com o seu melhor engajamento de cada dia, o horário que os seus seguidores estão mais ativos e disponíveis na plataforma, e este será o melhor horário para fazer sua live no TikTok.

Faça TikTok Live Events

Se trata de Live de Eventos, e você pode criar uma estratégia de conteúdo fazendo chamadas para esta ação, avisando aos seus seguidores o que ocorrerá, assim eles terão curiosidades e vão se interessar pela live evento.

Os interessados podem ativar lembretes para serem avisados quando o evento começar.

Saiba como criar uma Live Events no TikTok

1° Selecione o ícone “Eventos Ao Vivo” no canto superior direito da página de seu perfil

2° Dê um nome para o evento, defina o horário e escreva uma breve descrição do que irá acontecer, para que chame atenção dos seus seguidores e se torne um evento atrativo;

3° Por último clique em “Criar”. O evento ao vivo passará por uma revisão pela plataforma antes de ficar visível aos outros usuários do TikTok.

Faça análise dos dados das suas lives no TikTok

O Tik Tok te dá a opção de analisar os dados da suas suas lives, assim você pode saber e repetir o que deu certo e excluir da estratégia o que não foi muito bom.

As análises permitem que você acesse todas as informações de dados entre 7 a 28 dias da sua conta.

É importante acompanhar para criar estratégias em cima disso e monetizar a sua conta da melhor forma.

É importante aprender como fazer live no TikTok sendo marca, loja, empresa ou influenciador digital para aumentar a estratégia de vendas e ampliar os seus negócios.

Aprenda e entenda como utilizar o TikTok para marcas, utilizando a rede social como estratégia de vendas.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!