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Vendas

Live Shop: descubra como essa tendência pode impulsionar o seu negócio!

Por Jessica Azevedo

1 ano atrás

Live Shop é uma transmissão ao vivo que busca detalhar e apresentar os seus produtos para efetuar vendas e estreitar os laços com consumidores. Para vender no Live Shop, é interessante disponibilizar descontos em tempo real, dar dicas e tirar dúvidas sobre as peças apresentadas.

Se você deseja impulsionar o seu negócio nas redes sociais, vale aprender como vender no Live Shop. Como a tecnologia de transmissão ao vivo se tornando mais acessível, as compras no stream se tornaram uma nova tendência no comércio eletrônico.

Essa técnica permite apresentar produtos aos clientes por meio de uma experiência virtual ainda mais completa, além de disponibilizar descontos em tempo real, uma estratégia interessante para quem quer vender mais.

No entanto, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre o funcionamento do live commerce e como ter sucesso com essa ferramenta.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com algumas dicas sobre como o formato funciona, além das principais vantagens e um passo a passo para realizar uma transmissão de sucesso.

O que é Live Shop?

Live shop é uma estratégia de vendas que gera entretenimento, vendas e divulgações produtos por meio de transmissões ao vivo, ou seja, em tempo real, que pode ocorrer por meio de plataformas de e-commerce ou nas redes sociais da empresa, como no Instagram, por exemplo.

Assim, durante a transmissão, o vendedor faz a divulgação dos seus produtos, além interagir,  esclarecer dúvidas e orientar o cliente até o processo final da compra.

Seu principal diferencial de uma live tradicional para uma live shop é que esse modelo é disponibilizado o checkout durante o evento online, onde o consumidor pode fechar a sua compra no mesmo ambiente digital.

Vantagens da Live Shop: entenda por que essa tendência pode impulsionar seus negócios

Para saber se organizar uma Live Shop combina com o seu negócio, é essencial conhecer as vantagens que a plataforma apresenta. Veja mais:

Melhor engajamento

Atualmente a internet disponibiliza diversos tipos de conteúdos, e os seus clientes provavelmente estão recebendo atualizações de novas marcas, anúncios e e-mails promocionais com muita frequência.

Nesse caso, ao diminuir a atenção e a demanda por experiências personalizadas, as empresas podem manter o seu público engajado.

A crescente popularidade das compras por meio de transmissões ao vivo pode alcançar consumidores que estão em busca por novas experiências. 

Além disso, vale a pena reforçar que esse modelo de vendas conta com taxas de engajamento mais altas do que a maioria dos outros tipos de conteúdo, uma vez que as pessoas têm duas vezes mais chances de compartilhar o vídeo com amigos.

Ainda, uma Live Shop ainda permite que seus espectadores conversem com o vendedor em tempo real, fator que contribui para taxas de engajamento mais altas, aumentando as chances de fechar negócio.

Gera Vendas Massivas Rapidamente

Ao comercializar um evento de Live Shop, é possível expor produtos e alcançar muitas pessoas em apenas alguns minutos. Ao gerar entretenimento para os espectadores, vale a pena mencionar que eles podem convidar outras pessoas para participar da transmissão.

Dessa forma, potencializa as chances de negociar rapidamente com usuários interessados, usando o dinamismo e instantaneidade das redes sociais a seu favor.

Constrói conhecimento da marca

Para construir o reconhecimento de uma marca de maneira eficaz, o empreendedor precisa alcançar o seu público-alvo

Nesse sentido, as transmissões de compras ao vivo poderão auxiliar nessa tarefa, além de aumentar a probabilidade de seu público se lembrar de uma marca com mais facilidade.

Além disso, optar por um influenciador se hospedando em uma Live Shop pode tornar uma empresa mais popular entre os consumidores e melhorar a credibilidade dos produtos de um empreendimento.

Incentiva compras por impulso

As compras realizadas por meio de uma Live Shop diferem do comércio eletrônico, uma vez que fazem com que o consumidor se sinta parte de algo grande, como, por exemplo, um evento personalizado.

Assim, para fazer durar esse sentimento de pertencimento, muitas vezes um cliente compra algo que não achava que compraria. Isso porque, em uma transmissão ao vivo, muitos acabam agindo por impulso ao se deparar com descontos exclusivos em tempo real.

Possibilidade de tirar dúvidas

Uma Live Shop apresenta diversas vantagens tanto para os vendedores quanto para os compradores.

Durante a transmissão ao vivo é possível interagir com a marca e esclarecer dúvidas acerca de produtos, além de vê-lo em ação e saber como funciona, trazendo maior confiança antes de finalizar as compras e encontrando o que realmente atenderá às suas necessidades.

Como funciona uma Live Shop

Para preparar uma Live Shop de sucesso, é essencial saber como funciona o seu processo de organização, desde o seu horário, local, as orientações para os clientes, dentre outros fatores. Confira o passo a passo desse evento:

1. Preparação

O primeiro passo para organizar uma Live Shop de sucesso é preparar a logística do evento com antecedência. Dessa forma, é fundamental escolher:

  • Local;
  • Definir o horário;
  • Preparar o estoque;
  • Divulgar o evento.

Além disso, conhecer o público-alvo da marca é uma alternativa interessante para preparar o evento, uma vez que uma Live Shop precisa ter uma audiência engajada. Ou seja, estudar os consumidores e potenciais compradores é essencial para obter táticas de sedução e persuasão.

Ainda, escolher um influenciador que dialogue com o público pode ser interessante para ter maior audiência e números expressivos de vendas.

2. Transmissão ao vivo

A ferramenta para realizar live no Instagram é simples, e vem ganhando recursos interessantes para empreendedores que desejam elaborar uma transmissão ao vivo.

Nesse sentido, saber como iniciar uma Live Shop no Instagram é fundamental para interagir com a audiência de forma eficaz, já que pode ser considerado um procedimento relativamente simples.

Para fazer uma transmissão ao vivo na rede social é necessário ter uma conexão de internet estável, e um celular compatível com a versão atual do aplicativo.

3. Demonstração de produtos

Ao realizar uma Live Shop, é essencial escolher os produtos que deseja promover. Nesse caso, a recomendação é apresentar no máximo 10 itens. Uma dica é iniciar com os melhores produtos, ou lançamentos mais recentes, visto que isso ajudará a marca a criar uma mensagem em torno da venda para promover o evento.

Além disso, separe um espaço para transformar itens de baixo desempenho em destaque. Essa pode ser uma estratégia para vender mercadorias que estão parados há muito tempo.

Outra alternativa é apresentar cada oferta de maneira atrativa durante a transmissão, demostrando as vantagens de cada um para despertar mais interesse nos consumidores.  

4. Fechamento de vendas

O fechamento das vendas é a etapa mais decisiva do Live Shop, uma vez que a compra pode ser finalizada ou não pelo consumidor. Dessa forma, a maneira como esse processo é conduzido pode ser crucial para a venda ser concluída, impactando nos resultados da empresa.

Para finalizar uma venda em uma Live Shop é fundamental disponibilizar diversas formas de pagamento, sendo uma estratégia para sair a frente de outras empresas.

Ainda, vale a pena ressaltar que essa também é uma etapa importante para coletar informações dos clientes, como as suas preferências e dados pessoais, como idade e endereço.

4 dicas para realizar uma Live Shop de sucesso

Além de saber como preparar uma Live Shop, é fundamental conhecer algumas estratégias para ter sucesso durante a transmissão. Pensando nisso, preparamos algumas dicas, veja a seguir:

1.  Planejamento

Um planejamento prévio para preparar uma Live Shop é essencial para atingir o público alvo e ter sucesso nas suas vendas. Nesse sentido, é indispensável:

  • Definir objetivos: quais interações deseja fazer, qual a meta de venda, além da duração e maneira de oferecer os produtos;
  • Conhecer o público-alvo: para ter sucesso é essencial saber quem será o público da Live Shop. Esse fator ajudará a planejar qual conteúdo deverá ser apresentado e a linguagem adequada;
  • Organizar os temas e produtos a serem apresentados: organizar a apresentação da Live Shop é indispensável para realizar uma transmissão clara. Para isso, prepare um checklist do conteúdo que será apresentado, além da ordem dos itens que serão vendidos.

Ainda, ter um plano de marketing pensado do início ao fim da apresentação, definir um calendário promocional, e escolher os influenciadores também são estratégias interessantes para alcançar sucesso.

2. Interatividade

Interagir com o público é indispensável para ter sucesso em uma Live Shop. Afinal, o objetivo é envolver os consumidores, visando aumentar a satisfação com a marca e vender mais.

Para isso, durante a transmissão ao vivo vale responder perguntas, fazer enquetes e realizar sorteios.

3. Ofertas exclusivas

A competitividade na internet pode dificultar o processo de vendas, uma vez que muitas marcas oferecem produtos, anúncios e promoções ao mesmo tempo

Nesse sentido, para ter sucesso nas vendas em uma Live Shop é importante criar estratégias como, por exemplo, promoções especiais e descontos exclusivos para os espectadores.

4.  Divulgação

A divulgação é uma estratégia indispensável para uma marca ter sucesso em uma Live Shop. Dessa maneira, é essencial utilizar todos os recursos disponíveis para alcançar o público alvo e ter boa audiência durante a transmissão ao vivo.

Para promover o evento, além do Instagram vale utilizar as redes sociais da empresa, como, Facebook, LinkedIn e YouTube para divulgar a live e utilizar e-mail e parcerias com influenciadores também auxiliam a marca a alcançar mais pessoas e seguidores, estratégia ideal para ter boa audiência no evento. 

5. Interação pós-live

Lembre-se de ser participativo na rede social. Não apenas fazendo anúncios, mas também interagindo com os seguidores, respondendo mensagens e criando enquetes.

Dessa forma, desenvolverá um espaço de relação com o público, aumentando as chances de sucesso e vendas na Live Shop.

Além disso, interagir com os clientes em outras redes sociais da empresa, saber as suas sugestões e críticas auxilia a marca a ter uma visão sobre as suas necessidades e no que precisa melhorar.

Como fazer uma Live Shop no Instagram

Fazer uma Live Shop no Instagram é uma tarefa simples e acessível. Para isso, basta o empreendedor ter uma conta na plataforma e seguir o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Na página inicial, deslize a tela para a esquerda ou toque no ícone de câmera;
  3. Ao entrar na opção de gravação de stories, selecione na barra inferior à opção Ao Vivo;
  4. Clique em Iniciar Vídeo Ao Vivo.
  5. O Instagram checará se a conexão está adequada para iniciar a transmissão.

Após iniciar a Live Shop, o vendedor terá 59 minutos para realizar a sua transmissão. Durante o evento, é possível visualizar quantas pessoas estão assistindo e quem acessou.

Além disso, dentre outros recursos está a possibilidade de enviar uma notificação para avisar seus seguidores, responder e receber comentários e curtidas, além de chamar um usuário para participar da transmissão ao vivo.

Ainda, durante a apresentação, o público poderá enviar perguntas por meio de um campo especial que possibilita ao apresentador conferir as questões enviadas sem perdê-las no chat ao vivo.

E vale mencionar que esses canais permitem estabelecer parcerias e maior visibilidade no mercado. Por isso, explore as possibilidades e recursos de todas as redes, e saiba qual a necessidade do seu público alvo para preparar uma Live Shop de sucesso.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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