A apresentação de uma loja é o primeiro contato entre uma marca e o consumidor, o que exige muito cuidado para garantir que a experiência seja positiva logo na primeira etapa da jornada de compra. Por isso, pensar na apresentação do seu e-commerce é essencial e isso passa diretamente pela utilização da estratégia de visual merchandising para a sua loja virtual.
O ditado “a primeira impressão é a que fica” é muito comum e, na prática, também muito verdadeiro, não é mesmo? Quantas vezes você não entrou em uma loja e não se sentiu tão à vontade por conta da sua comunicação visual, por exemplo? Ou mesmo da decoração ou disposição dos produtos. Mas isso não acontece só nas lojas físicas e, por isso, você precisa entender mais sobre a importância do visual merchandising para o seu e-commerce.
Sim, o consumidor está sempre de olho em preços mais atrativos ou os produtos de melhor qualidade, mas não são apenas esses fatores que vão garantir mais chances de vendas, certo? É preciso analisar toda a experiência oferecida e o primeiro ponto de contato é, sem dúvidas, visual. Entrar em um site e se deparar com um design pouco atrativo, por exemplo, pode significar uma venda a menos para o seu negócio.
Sendo assim, mais do que focar em encontrar bons fornecedores e atrair clientes para as suas páginas com estratégias de marketing, é preciso focar também na apresentação da sua loja. Mas como fazer isso na prática? E quais são os benefícios para o seu negócio ao investir em visual merchandising? O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Continue a leitura para saber mais!
O que é visual merchandising?
O visual merchandising é um conceito muito popular no comércio que se refere ao apelo visual de uma loja em relação aos seus clientes. Como uma loja vai conquistar a atenção daquele consumidor sem nem mesmo precisar de um anúncio ou um vendedor? Como a disposição dos produtos na vitrine vai ser o suficiente para que o cliente em potencial entre na loja e queira saber mais sobre o produto?
Todas essas respostas passam pelo visual merchandising, que busca construir uma experiência visual positiva e de acordo com o perfil do seu público. Com isso, as chances de conseguir uma conversão aumentam consideravelmente. Afinal, sem nenhum esforço extra, você já conseguir captar a atenção do consumidor e, agora, são outras áreas que vão garantir ou não uma venda.
Preço e qualidade de um produto são elementos fundamentais na hora da tomada de decisão entre comprar ou não um produto, mas o visual merchandising também tem um impacto positivo nessa etapa de venda. Além de conquistar a atenção daquele cliente em potencial, uma apresentação bem feita pode ser o suficiente para tirar dúvidas de um consumidor que nunca comprou na sua loja, por exemplo.
Apesar de muito utilizado no conceito de lojas físicas, o visual merchandising pode — ou melhor, deve! — ser utilizado também por e-commerces. Assim como uma vitrine bem estruturada capta a atenção de alguém passando na rua, um site com um layout agradável aumenta as chances de que um usuário se interesse ainda mais pela sua loja online e os produtos que estão sendo vendidos.
Quais são os benefícios em investir no visual merchandising?
Mas, na prática, como o visual merchandising beneficia a sua loja virtual?
Destacar melhor o produto
Quando uma loja pensa na apresentação dos seus produtos, ela não está fazendo isso apenas para deixar o site ou o espaço físico mais bonito. A ideia por trás do visual merchandising também é destacar melhor os seus produtos. Imagine que você entrou em uma loja para comprar um tênis e o site era confuso, escuro e com poucas informações para saber quais deveriam ser os seus próximos passos?
Quais são as chances de você continuar com a compra após uma experiência inicial ruim dessa forma? Para começar, você provavelmente deixaria a página por não achar o produto que estava procurando facilmente ou nem mesmo um campo para pesquisar o item no site. Ao investir na apresentação, você aumenta as chances de que cada usuário consiga encontrar o que está querendo ao visitar o seu e-commerce.
Definir a identidade da marca
Outro ponto importante que o visual merchandising proporciona para um negócio virtual está na definição de uma identidade da marca. O consumidor passa a reconhecer um determinado estilo de comunicação visual, sempre relacionando as cores, os estilos ou até mesmo os botões de um site com uma marca. Isso é essencial para o empreendedor que deseja se diferenciar da concorrência.
Quando toda a jornada de compra do consumidor está conectada do ponto de vista visual, isso fortalece ainda mais a marca que está vendendo os produtos. É a melhor maneira de estruturar um fortalecimento da marca, fazendo com que a sua loja não seja vista apenas como mais uma que está tentando vender dentro daquele segmento específico, mas sim um negócio com um propósito bem definido.
Estabelecer pontos de contato
O visual merchandising também ajuda a estruturar os pontos de contato entre a marca e o seu consumidor. Ao pensar em todos os pequenos pontos de contato que o usuário vai ter ao visitar o seu site, você garante que cada um deles seja positivo. No cenário macro, isso vai ser um ponto favorável para a construção de uma experiência completa e satisfatória para o cliente da sua loja.
Afinal, ele vai saber como procurar um produto no seu site, como tirar uma dúvida em algum dos canais de atendimento, como fazer um pagamento, enfim, é possível construir um roteiro eficiente de todos os pontos de contato que o consumidor pode ter com o seu e-commerce. Na prática, isso vai significar uma jornada de compra muito mais fluída e simples para o usuário.
Aumentar as vendas
Por fim, todos os benefícios listados acima acabam resultando em uma grande vantagem competitiva que o visual merchandising proporciona: o aumento das vendas de um e-commerce. A lógica é simples: basta somar todas as informações que foram apresentadas anteriormente para chegar à conclusão de que as chances de uma conversão com todos esses aspectos positivos se tornam muito maiores para a sua loja.
Em primeiro lugar, o consumidor vai visualizar melhor os produtos do seu site, vai assimilar as apresentações aos outros componentes da sua marca, o que vai ajudar a fortalecer a reputação do seu negócio e, por fim, ele vai ter todos os pontos de contato bem definidos ao final dessa jornada. Lógico que existem outros fatores que impactam na decisão final, mas o visual merchandising ajuda a potencializar as suas vendas.
Como aplicar o visual merchandising na sua loja virtual?
Já entendeu como o visual merchandising é importante para a sua loja virtual? Ótimo, mas agora é preciso saber como aplicar esse conceito, certo? Confira!
Entenda o seu público
O visual merchandising é um conceito muito particular, ou seja, o que funciona para uma loja não vai, necessariamente, funcionar para outra. E muito disso é causado pela percepção do público. Dessa forma, é fundamental que você entenda ao máximo sobre o perfil dos seus consumidores. Quais são as suas dores, preferências e necessidades? Tudo isso vai ajudar a direcionar melhor as suas estratégias.
O mais importante para esse público é destacar o preço? Ou o foco deve ser na descrição e nas imagens dos produtos? E os botões para compra? Devem ter mais cores vivas ou neutras? Tudo isso vai impactar diretamente no resultado final do seu trabalho de visual merchandising e, por isso, é muito importante ter um conhecimento amplo sobre qual é a audiência que você quer captar a atenção.
Defina os produtos de destaque
As estratégias de uma loja podem ser sazonais, não é mesmo? Mas isso não significa que você não deva ter produtos ou campanhas em destaque durante um período. Utilizando diferentes recursos da ferramenta usada pela sua loja, você deve encontrar formas de facilitar a experiência do usuário. Um exemplo disso é entender quais são os itens mais buscados pelos consumidores e deixá-los em destaque.
Utilizando um banner no seu site, por exemplo, você também dar mais destaque a outros elementos, como uma promoção ou oferta específica. Essas escolhas, porém, devem ser feitas de acordo com o perfil e comportamento do seu cliente. Além disso, é preciso definir quais são as prioridades estratégicas do seu negócio, garantindo que elas façam sentido para vender mais.
Use as cores mais eficientes
A psicologia também tem um trabalho importante dentro do visual merchandising e você focar em cores que estimulem a conversão. Se você quer que o seu cliente encontre facilmente o método de pagamento, tenha um botão com cores fortes que indicam a possibilidade de fechar a compra ali. O ideal aqui é ter níveis de prioridade sobre o que deve ser feito ao longo da jornada do cliente.
Você quer que ele feche uma venda ou conheça mais produtos? A partir dessa decisão, você pode colocar um botão antes do outro. São exemplos do que pode ser feito para aumentar a propensão ao cliente e, consequentemente, que ele tome o caminho mais adequado para a estratégia do seu negócio.
Monitore e corrija
Outro ponto importante para a eficiência do visual merchandising está na correção e melhoria das estratégias, certo? Por isso, é interessante monitorar de perto o desempenho do seu site e a satisfação dos usuários. As vendas podem cair não apenas por conta do preço mais alto, mas também pela forma de apresentação dos produtos dentro do seu site.
Faça pesquisas regulares, cruze com os números de vendas e busque sempre por referências de concorrentes e marcas de outros segmentos. A ideia aqui é não deixar que o seu site afaste os consumidores. Mesmo quando os números estiverem positivos, é sempre importante procurar por maneiras de aprimorar o seu trabalho e garantir que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível.
Como a Bagy pode ajudar nisso?
A boa notícia é que você pode contar com algumas ferramentas na implementação de uma estratégia de visual merchandising. Um exemplo é o Bagy, que torna toda a sua jornada muito simples para a construção de um e-commerce eficiente e atrativo para os seus consumidores. A partir das dicas que listamos acima, você consegue montar uma página que ajude a tornar a experiência de compra positiva para todos os usuários.
Para começar, você consegue criar o seu site em apenas 15 minutos e fazendo tudo pelo celular. Fácil, não é mesmo? Além disso, você conta com recursos que vão tornar a apresentação dos seus produtos muito mais eficiente. Começando pela divisão por categorias no seu site, mas passando também pelo uso de fotos para destacar os itens e, é claro, o recurso de banner para destacar ofertas e promoções, por exemplo.
Ou seja, com um único aplicativo, você consegue reunir todas as ferramentas necessárias para estruturar melhor uma estratégia de visual merchandising. E o melhor: você não precisa entender nada de tecnologia. O aplicativo do Bagy é totalmente intuitivo e você pode modificar a sua loja sem complicações, com praticidade e facilidade para otimizar o seu dia a dia.
Produtos de qualidade, fornecedores confiáveis, logística eficiente e preços atrativos. Sim, todos esses são fatores fundamentais para vender mais, mas também é preciso pensar na apresentação da sua loja virtual. É o primeiro contato que pode garantir o início de uma experiência positiva para o consumidor e fazer com que toda a sua jornada de compra seja prazerosa dentro do seu e-commerce.
Agora que você já entendeu mais sobre a importância do visual merchandising e como ele pode ser implementado no seu e-commerce, o que acha de dar mais um passo na profissionalização do seu negócio? Conheça a Bagy e saiba como compor layout e tornar a experiência de compra satisfatória!