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E-commerce

Tráfego para e-commerce: descubra 11 estratégias para aumentar os cliques da sua loja online

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda a atrair tráfego para seu e-commerce

Tráfego para e-commerce corresponde ao número de pessoas que entram no site da sua loja online. Todos aqueles que entram no seu negócio, seja para conferir um produto ou uma promoção, são considerados tráfego. É preciso ter estratégias bem definidas para atrair tráfego qualificado para realizar vendas.

Nas lojas físicas, os lojistas sempre aplicam estratégias para fazer com que o movimento do negócio aumente e assim gere mais vendas, seja colocando banners de promoções, ou então destacando na vitrine as principais ofertas do dia.

Mas e com as lojas virtuais? Como é possível gerar mais tráfego para e-commerce? No meio digital, também existem diversas estratégias para fazer com que o seu número de visitantes aumente, e faça com que a loja seja mais conhecida pelo público e realize mais vendas.

Se você quer saber como gerar mais tráfego para e-commerce, é só continuar neste post, onde vamos mostrar para você tudo sobre como gerar mais visitas no seu site a partir de 11 estratégias testadas!

O que é tráfego para e-commerce?

Antes de saber como gerar tráfego, é importante entender o que isso significa para as lojas virtuais. O tráfego para e-commerce nada mais é do que o número de pessoas que entram no seu site.

A cada dia, milhares de pessoas podem acessar a sua loja virtual para conferir os produtos, promoções ou outras informações que existem no site. Todas essas pessoas são consideradas como o tráfego do seu e-commerce, e são muito valiosas para o seu negócio.

Quanto mais pessoas acessarem sua loja, maiores são as suas chances de realizar mais vendas, fidelizar clientes e assim crescer no mercado em que você está inserido!

Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?

Para fazer com que as pessoas acessem sua loja, é preciso trabalhar com estratégias de tráfego que atraiam o seu público. Essas estratégias podem ser trabalhadas hoje com dois tipos diferentes de foco: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

O tráfego orgânico engloba todas as estratégias que vão atrair seu público até a sua loja virtual de forma natural, ou seja, sem investir em anúncios. Esse tipo de tráfego é aquele que acontece quando o próprio usuário pesquisa pela sua loja ou produto, e acaba encontrando o seu negócio.

Já o tráfego pago são todas as estratégias que visam atrair o público a partir de anúncios. Nesse meio, você precisa pagar para fazer com que as pessoas conheçam o seu negócio e, geralmente, é um método mais rápido do que o orgânico.

O tráfego pago pode acontecer ao patrocinar uma publicação nas redes sociais ou ao criar um anúncio no Google Adwords para aparecer nas pesquisas ou sites.

Em uma estratégia de geração de tráfego, é bem comum os negócios utilizarem os dois caminhos e investirem tanto no tráfego pago como no orgânico para ter mais visitantes no site. A escolha de cada tipo dependerá unicamente dos objetivos que você quer e quanto pode investir atualmente.

Por que definir estratégias para aumentar o tráfego?

Apostar em estratégias que ajudem a aumentar o tráfego para e-commerce é algo que traz muito resultado e ajuda a sua loja a ser mais conhecida no mercado, já que quanto mais visitas você receber, maiores são as chances das pessoas recomendarem sua loja e ela pode ficar melhor posicionada nos resultados de buscas do Google.

Toda essa movimentação pode ajudar a aumentar as vendas e o faturamento do seu negócio, já que com mais pessoas entrando na sua loja, as chances de conseguir realizar uma venda ficam bem maiores.

Por conta disso, investir nessa estratégia é algo muito positivo para o seu negócio. Mas é preciso definir muito bem como a sua estratégia será feita e que tipos de ações serão implantadas para aumentar o seu tráfego.

Como aumentar o tráfego do e-commerce?

Agora que você já sabe como o tráfego para e-commerce pode ajudar o seu negócio, chegou o momento de conhecer melhor as principais estratégias utilizadas para fazer com que o número de visitantes da sua loja virtual aumente! Separamos abaixo 11 táticas para você seguir.

Segmente o público

Quando estamos nos comunicando com os clientes, precisamos criar mensagens personalizadas para cada um deles, focando em mostrar aquilo que eles têm mais interesse, para que a comunicação seja mais assertiva.

E para criar algo personalizado, é importante conhecer a fundo o seu público-alvo. Mas, em alguns casos, quando o negócio trabalha vendendo produtos de diferentes categorias, ele pode acabar atendendo um público muito diverso com interesses diferentes.

Para conseguir atender todo esse público e ainda criar uma comunicação personalizada, pode ser necessário segmentar ou dividir esse público a partir dos interesses deles, pois dessa forma você conseguirá criar algo mais atrativo que faça com que eles acessem sua loja virtual.

Invista em SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que é um conjunto de técnicas para fazer com que o seu site apareça nos primeiros resultados dos principais motores de buscas. Para quem quer gerar tráfego para e-commerce, precisa contar com essa estratégia, que ajuda a trazer mais visitas de forma orgânica para a sua loja virtual.

Para trabalhar com ela, é preciso se atentar ao uso de palavras-chaves que sejam termos que seu público usa quando vai pesquisar sobre seu produto, além de se atentar a forma que cria os títulos dos produtos, a descrição a as URLs deles, que precisam ser fáceis de ser entendidas.

Produza conteúdo relevante

Se você está pensando em focar mais no tráfego orgânico, pode ser uma boa se dedicar em criar conteúdo de qualidade e que seja realmente relevante para o seu público-alvo.

Ao criar conteúdo, seja para as redes sociais, blogs ou outro canal, você consegue puxar a atenção do público para o seu negócio, e dependendo do conteúdo, pode ativar o gatilho da curiosidade, que fará com que eles queiram conhecer mais sobre sua loja e acabem acessando o seu site.

Para criar conteúdo relevante, foque nas principais dores e desafios que o seu público pode passar e que o produto que você vende pode resolver, para assim ser uma referência ao seu público na hora de encontrar soluções para seus principais problemas.

Descreva os produtos detalhadamente

Um dos principais erros que muitos lojistas cometem quando vão cadastrar seus produtos é não se dedicar no momento de escrever a descrição deles. Se você está pensando em gerar tráfego de forma orgânica, deve começar a pensar nisso.

A descrição dos produtos é um trabalho que envolve técnicas de SEO que se não forem seguidas, podem fazer com que seu site seja penalizado pelos buscadores e não tenha uma posição boa nas buscas.

Adicionar informações repetidas em muitos produtos, ou criar descrições muito simples podem prejudicar e muito a sua loja virtual. Por isso, na hora de criar as descrições dos seus produtos, foque em colocar os principais detalhes que o público mais busca e crie algo diferente para cada produto cadastrado.

Marque presença nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é praticamente obrigatório caso você queira que seu negócio realize muitas vendas e cresça. O motivo para isso é simples: lá é o lugar onde seu público está.

A maioria das pessoas utiliza as redes sociais todos os dias, por isso é importante que você deixe o seu negócio presente nelas para mostrar ao mundo que você existe. Aqui é sempre bom investir em novas estratégias para fazer o seu perfil crescer e se tornar mais conhecido, pois isso ajudará a trazer mais tráfego para e-commerce.

Aposte em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias de relacionamento com o cliente que você pode implantar. Com ele, você consegue criar mensagens mais personalizadas de acordo com o interesse do seu público.

Para conseguir ótimos resultados com o e-mail marketing, é importante que você já tenha definido que tipo de público você gostaria de estreitar o relacionamento, e que tipo de conteúdo será enviado de forma que atraia eles para a sua loja virtual.

Apresente informações de qualidade

Quando uma pessoa entra no seu site, ela espera encontrar ali o máximo de informações possíveis, seja sobre a sua loja ou sobre o produto que você vende.

Sabendo disso, é importante caprichar nas informações que você adiciona nas páginas da sua loja virtual, principalmente nas de produtos. Adicione todas as informações que o cliente precisa saber como modelo, cor, tamanho, marca entre outros atributos que seu cliente costuma buscar.

Trabalhe nomes nas imagens

Outro ponto importante no momento de cadastrar os produtos na sua loja virtual, é o nome que você adiciona nas imagens.

Quando trabalhamos com as técnicas de SEO, é importante que o nome das imagens sejam relacionadas ao produto, mas também é fundamental trabalhar com os termos que seu público utiliza para pesquisar ele.

Ao fazer isso, você garante que quando o público pesquisar sobre o produto ele apareça na guia de “Imagens” do Google. Dessa forma, você estará colaborando para que o tráfego da sua loja virtual aumente.

Tome cuidado com a estrutura do site

Um ponto muito importante ao criar o seu e-commerce é ter certeza que a estrutura dele segue boas práticas que garantam uma melhor performance da sua loja online. Os principais pontos que você deve se atentar são:

  • ao servidor da sua loja, ele precisa ser potente o suficiente para manter ela no ar 24 horas por dia;
  • ao domínio da sua loja, é importante que ela tenha um endereço próprio na internet para facilitar na hora do seu público buscar por ela;
  • a plataforma em que sua loja foi construída, tenha certeza de que ela consegue fazer seu site carregar rápido e que seja responsiva.

Análise estes itens e aplique as correções necessárias para fazer com que a estrutura da sua loja virtual esteja em dia para receber o seu público.

Uma boa forma de trabalhar com o tráfego pago e conseguir mais visitas para sua loja virtual é apostar na criação de anúncios pagos!

Hoje você pode criar anúncios no Google, Instagram, Facebook, Youtube entre outros canais, onde você paga um valor específico por dia e as ferramentas se encarregam de fazer sua loja virtual aparecer para o seu público ideal.

Ao investir em anúncios e links patrocinados, você consegue atrair visitas para a sua loja virtual de forma mais rápida e assertiva, e conseguir fazer o seu negócio crescer.

Use referências e avaliações

Quando uma pessoa faz uma compra online, é normal que ela passe por diversas etapas de pesquisa, tanto sobre o produto quanto sobre a loja virtual. E uma maneira que ela utiliza para saber se a sua loja presta um bom serviço é a partir das avaliações que ela recebe.

Por conta disso, deixar as principais avaliações da sua loja virtual de forma destacada pode ser uma boa forma de atrair mais visitantes para o seu e-commerce e conseguir realizar boas vendas por este meio.

Como mensurar os resultados das estratégias?

Se você quer gerar mais tráfego para o seu e-commerce é importante que além de implantar as estratégias acima você saiba como mensurar os resultados que elas trazem ao seu negócio. Para isso, existem várias maneiras de medir o sucesso delas, como:

  • acompanhar taxas de cliques pela métrica Click Through Rate (CTR) nas suas estratégias;
  • analisar o custo por clique dos seus anúncios pagos pela métrica CPC (Custo Por Clique);
  • verificar a taxa de conversão, para ver se a sua estratégia está convertendo o público em clientes;
  • observar o retorno sobre investimento que suas ações estão trazendo para o negócio.

E você sabe onde é possível visualizar todas essas métricas e gerenciar todas as suas vendas? Na plataforma da Bagy! Com a gente você consegue criar sua loja virtual e começar a vender online.

Conheça mais sobre a nossa plataforma, e veja como podemos ajudar a sua loja a crescer na internet e ser mais conhecido!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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