E-commerce

Quanto custa um site de vendas? Confira o guia completo antes de criar o seu

Imagem ilustrativa sobre quanto custa um site de vendas.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Se você quer saber quanto custa um site de vendas, ele pode variar de R$59 até R$999 para quem está iniciando. Neste caso, o custo está reduzido à contratação de uma plataforma de e-commerce, o que facilita o seu trabalho.

Para quem quer empreender na internet, saber quanto custa um site de vendas é essencial. Afinal, atualmente, estar no mercado digital é sinônimo de ser encontrado por seu potencial público com maior facilidade.

Quem já vende pela internet muito provavelmente tem aproveitado o grande crescimento do setor. Em 2022, o e-commerce brasileiro apontou o maior crescimento entre os países da América Latina.

Segundo a ABComm Forecast, através de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor teve um faturamento de R$169,59 bilhões no Brasil apenas no último ano, um crescimento de 5% em relação a 2021.

Ainda segundo o levantamento, foram mais de 368 milhões de pedidos com um ticket médio de R$460. 

Então, se você ainda não está inserido nesse mercado e quer começar, ter um site de vendas pode ser um ótimo investimento. Porém, é preciso ter a noção de que existem gastos comuns para todos os empreendedores.

E, claro, ao longo deste conteúdo você saberá mais sobre a Bagy, a plataforma de criação de lojas virtuais mais moderna do mercado. Com a Bagy você pode criar sua loja virtual profissional mesmo sem ter conhecimento em programação e design. É simples, rápido e fácil!

Chegou a hora de descobrir quanto custa fazer um site de vendas!

Quanto custa um site de vendas: fatores determinantes

O custo de um site de vendas pode variar amplamente através de diversos fatores, como o tipo de plataforma escolhida, recursos e personalizações adicionais, além da escolha por trabalhar com um desenvolvedor ou criar o site você mesmo.

Por isso, avalie cuidadosamente seus recursos, orçamento e objetivos antes de realizar sua escolha.

Confira alguns dos fatores que podem influenciar o custo de um site de vendas!

Plataforma de e-commerce

Uma das escolhas mais importantes e que afetam diretamente o custo de um site de vendas é a plataforma de e-commerce.

Algumas plataformas cobram taxas mensais, outras cobram, além disso, taxas sobre vendas. Também existem plataformas gratuitas, mas que costumam contar com funcionalidades limitadas.

Se você quer criar o seu site de vendas sem qualquer preocupação, aproveitando diversas funcionalidades e contando com um suporte extremamente qualificado para ajudar no que for preciso, a Bagy pode ser a sua solução.

Com planos a partir de R$89 por mês, a Bagy oferece diversos recursos que ajudam lojistas de todo o Brasil a venderem muito todos os dias. Confira os planos e suas funcionalidades, crie sua loja virtual com a gente e aproveite!

Domínio e hospedagem

O custo de hospedagem para um site de vendas pode variar bastante, pois existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como a plataforma escolhida, o tamanho do site, o tráfego esperado e as funcionalidades necessárias.

Algumas opções de hospedagem são gratuitas e outras pagas, porém mais avançadas. As opções mais populares incluem hospedagem compartilhada, Servidor Virtual Privado (VPS) e hospedagem em nuvem.

O gasto com hospedagem pode custar de R$6 até R$2.000 por mês, onde a hospedagem compartilhada costuma ser a mais barata.

Além disso, para criar um site de vendas qualificado, é necessário registrar um domínio exclusivo. O domínio é o endereço da web que identifica o seu site e seu custo pode variar dependendo de sua extensão (Exemplos: .com, .br, .net) e da empresa prestadora do serviço.

A Locaweb, empresa que possui serviço de registro de domínios nacionais e internacionais, possui ofertas que variam de R$26,90 até R$42,90 ao ano.

A empresa conta com um serviço ágil, uma equipe qualificada e um suporte em português 24 horas por dia durante os sete dias da semana.

E o melhor: você pode usar o seu domínio Locaweb junto à sua loja virtual na Bagy. É uma maneira de deixar o seu site ainda mais profissional e, claro, transmitindo segurança para seus clientes.

Certificado SSL

Um certificado SSL é um certificado de segurança que serve para proteger a privacidade dos dados de clientes que realizam transações em seu site de vendas. 

Ele ajuda a criptografar informações como nome, endereço e dados de pagamento, impedindo que terceiros possam interceptá-los.

Ao criar sua loja virtual com a Bagy, você recebe o certificado SSL sem pagar nada mais por isso. É mais segurança para você e seus clientes!

Porém, quem não é lojista Bagy pode pagar cerca de R$400 ao ano (R$33,33 ao mês) para contar com o recurso em outras plataformas ou, até mesmo, ao criar um site do zero com um programador.

O investimento em um certificado SSL pode variar dependendo do seu modelo, da autoridade de certificação e da quantidade de tempo de aquisição do mesmo.

Alguns provedores de hospedagem de sites de vendas oferecem esse recurso de forma gratuita ou em seus planos, mas outros podem acabar cobrando um valor adicional pelo mesmo.

O certificado SSL melhora a confiança do cliente, pois transmite a ideia de confiança e segurança na hora de comprar. Além disso, ele garante que o seu site atenda os requisitos de segurança cibernética necessários, conforme regulamentação.

Outro ponto muito importante é que esse recurso influencia na sua posição nos motores de busca, como o Google. Quem conta com um certificado SSL em seu site de vendas pode melhorar o seu ranking nas pesquisas, aumentando o tráfego do seu negócio e as vendas.

Embora possa ter um custo adicional, esse mecanismo é de grande importância para o sucesso do seu site de vendas, sendo praticamente obrigatória a sua adição nos seus custos gerais de manutenção.

Segurança

O custo de segurança para um site de vendas depende do nível de proteção desejado. Esse é um aspecto crítico de um site de vendas, já que os clientes inserem informações sensíveis no momento da compra, como dados de pagamento e endereços de entrega.

A Bagy, por exemplo, trabalha com o servidor AWS, da Amazon, que oferece estabilidade e segurança para lojistas e clientes. Além de contar com o sistema antifraude do BagyPay, intermediador de pagamentos exclusivo da nossa plataforma.

Agora, se você está montando um site de vendas de forma independente e sem o auxílio de uma plataforma de e-commerce, seus custos com segurança podem variar de R$5 até R$25.000 por mês, a depender da escala do seu negócio.

Já para quem adota o uso de uma plataforma de e-commerce para criar sua própria loja virtual, você não precisa se preocupar em investir com isso, visto que muitas oferecem serviços de segurança em seus planos.

Proteção contra malware, monitoramento de segurança, proteção contra ataques de navegação por serviço (DDoS) e atualizações de software estão incluídos nesta conta.

Malware é um software malicioso que rouba informações de usuários ou, até mesmo, pode controlar o seu site. Algumas empresas incluem em seus planos a proteção contra este tipo de ataque, mas outras podem cobrar um valor adicional pelo serviço.

Já o monitoramento de segurança, como o próprio nome diz, é essencial para identificar e responder possíveis ameaças de segurança em tempo real. Neste caso, o nível de serviço e recursos necessários fará a diferença no preço.

Por sua vez, os ataques DDoS envolvem o envio de tráfego excessivo para um site, tornando o mesmo inacessível para os usuários.

Por fim, mas não menos importante, manter o software do seu site de vendas atualizado é necessário para garantir que as vulnerabilidades sejam revertidas. Em alguns casos, a contratação de uma equipe de desenvolvimento pode se fazer necessária.

É importante avaliar os custos associados para as medidas de segurança citadas, priorizando as mais críticas e garantindo a proteção das informações dos clientes.

E lembre-se: a segurança é um investimento necessário não só para seus clientes, mas também na luta contra ameaças cibernéticas do seu site de vendas.

Design

Alguns sites de vendas disponibilizam opções de personalização fáceis e intuitivas, enquanto outros exigem que você tenha grande conhecimento da área.

Existem plataformas, como a Bagy, que contam com diversas opções de temas, seções, banners e outros recursos que podem melhorar o design do seu site, seja de forma gratuita ou paga.

Porém, caso você queira ter um design único e personalizado no seu site de vendas, a contratação de designer ou uma agência pode ser levada em consideração, caso a plataforma escolhida não tenha tantas opções nesse quesito.

Então, para quem quer saber quanto custa o design de um site de vendas, ele pode variar entre R$1.000 até R$15.000 para pequenas e médias empresas, em um cenário onde você contrata um profissional especializado no assunto.

Não se esqueça: o design do seu negócio pode ser o diferencial no momento da compra do cliente.

Integrações e aplicativos adicionais

Dependendo das necessidades do seu negócio, contar com recursos adicionais como integrações de pagamento, envios e e-mail marketing pode se fazer necessário.

Nunca se sabe quando seu site de vendas precisará de novas funcionalidades. Aliás, algumas delas podem não estar disponíveis na plataforma de e-commerce que você escolheu, sendo necessária a contratação de um desenvolvedor para criar este recurso. 

A Bagy conta com centenas de integrações e aplicativos que podem alavancar o seu negócio. Consulte a disponibilidade de cada uma conforme os nossos planos!

Além disso, muitos aplicativos cobram taxas mensais ou anuais, então o seu orçamento deve cobrir esses valores caso você opte por contratar outras ferramentas.

Existem integrações e aplicativos gratuitos, mas também há opções mais robustas que podem custar de centenas a milhares de reais.

Por isso, analise a capacidade da plataforma escolhida de se integrar com outros serviços e aplicativos, pois isso pode afetar os seus gastos no futuro.

Marketing e publicidade

Podendo influenciar diretamente no preço de um site de vendas, marketing e publicidade são grandes aliados de qualquer lojista do meio digital.

Essas atividades têm como objetivo atrair tráfego, gerar conversões e aumentar as vendas.

Ações como estratégia de marketing, conteúdo do site e otimizações estão relacionadas a esse cenário.

A Bagy possui diversos recursos de marketing que devem ajudar o seu negócio a vender muito, como promoções, otimização para SEO, blog, cupons de desconto e muito mais!

A estratégia de marketing adotada pelo seu negócio deve influenciar significativamente no preço do site de vendas, pois ao investir em publicidade paga e campanhas de e-mail marketing, o custo total do projeto tende a aumentar.

A criação de conteúdo de qualidade também influencia no custo do projeto, já que algumas vezes pode ser necessário investir na criação de páginas de produto atraentes, descrições detalhadas de produtos e conteúdo para blog.

Otimizar seus conteúdos para os mecanismos de pesquisa (SEO) também é uma tarefa que pode influenciar no investimento para ter um site de vendas bem-sucedido. Essa é uma parte importante do marketing e pode ajudar o seu negócio a ganhar relevância e aparecer nos primeiros resultados de pesquisas no Google.

A otimização não para por aí! O seu site também deve estar sempre atualizado, garantindo um melhor desempenho do mesmo e uma ótima experiência de compra para os seus clientes.

Isso pode exigir investimentos em ferramentas de análise e especialistas no assunto, algo que será recompensado com ainda mais conversões.

A longo prazo, o marketing e a publicidade são muito importantes para qualquer negócio, então considere investir nisso para garantir o sucesso do seu site de vendas.

A Bagy conta com uma equipe de especialistas na criação de sites de vendas e você pode aproveitar nossos serviços agora mesmo.

Entre em contato com a gente para colocar sua loja virtual no ar, aumente o tráfego do seu e-commerce e participe do programa Aceleração de Vendas para ter um negócio de sucesso!

O que você precisa saber antes de abrir um site de vendas

Agora que você conhece os principais fatores que influenciam e quanto custa um site profissional, existem algumas etapas que devem ser definidas antes de começar.

Definir o seu nicho de mercado, conhecer e colocar em prática o conceito de capital de giro, assim como estruturar detalhes de estoque e logística são ações que devem ser realizadas para ter sucesso.

Saiba mais informações sobre esses temas a seguir!

Nicho de mercado

Antes de abrir o seu site de vendas, é importante entender o que é um nicho de mercado e como ele pode influenciar no sucesso do seu negócio.

Um nicho de mercado é uma parte específica do mercado que engloba um grupo de consumidores e suas necessidades, desejos ou interesses. Ele pode ser baseado em fatores como: idade, gênero, localização, estilo de vida, hobby e necessidade específica.

Antes de abrir um site de vendas, é importante seguir alguns passos para não colocar tudo a perder.

Escolher um nicho de mercado que você conheça e se identifique tornará mais fácil o seu trabalho, já que você conseguirá identificar as necessidades e desejos dos seus clientes sem tanta dificuldade. Com isso, você poderá criar uma marca ainda mais atraente para eles.

Também é extremamente importante fazer uma pesquisa de mercado para avaliar a sua demanda, a concorrência e as tendências. Isso deve ajudar na identificação de necessidades e desejos dos clientes.

Falando em avaliar a concorrência, é necessário fazer isso tanto como os concorrentes diretos quanto indiretos, assim como seus desempenhos. Dessa forma será possível detectar a forma para você se diferenciar deles e se destacar.

Identificar o seu público-alvo também pode fazer toda a diferença no seu sucesso. Ao fazer isso, estruturar uma estratégia de marketing eficaz será muito mais fácil.

Além disso, não deixe de considerar a sazonalidade, pois muitos mercados dependem de determinados períodos do ano para performar bem. Isso deve ajudar a gerenciar ainda melhor o seu fluxo de caixa.

Por fim, contar com um fornecedor confiável para seus produtos deve ser uma de suas prioridades. O fornecedor deve atender às suas necessidades e demandas dos clientes.

Escolher um nicho de mercado é um fator crítico para o sucesso do seu negócio, colocando seu site de vendas no caminho certo e tornando-o bem-sucedido e lucrativo.

Capital de giro

O capital de giro é o dinheiro que uma empresa precisa para financiar suas operações diárias, como a compra de estoque, o pagamento de fornecedores e as despesas operacionais, até começar a gerar receita suficiente para cobrir seus custos.

Ou seja, ele é a diferença entre recursos disponíveis e a soma de despesas e contas que devem ser pagas.

Antes de abrir seu site de vendas, calcule suas necessidades de capital de giro, assim você saberá quanto dinheiro é preciso para financiar suas operações diárias e o tempo necessário para sua empresa gerar receita suficiente para cobrir custos como estoque, salários e despesas operacionais.

Considere o fluxo de caixa, que é o dinheiro que entra e sai da sua empresa, pois ele pode afetar o pagamento de fornecedores e outras despesas.

Planeje suas compras de estoque, pois esta é uma das maiores despesas que um site de vendas pode enfrentar. É importante planejar suas compras com cuidado, avaliando a demanda do produto e o tempo que levará para ele chegar até você.

Assim você garante que o estoque será suficiente para atender às necessidades dos seus clientes e, ao mesmo, ele não ficará parado.

O prazo dos fornecedores também deve ser levado em consideração ao calcular suas necessidades de capital de giro, pois alguns deles exigem que você pague seus produtos no momento da compra, enquanto outros oferecem prazos maiores.

Por isso, faça uma análise dos prazos e garanta que você terá dinheiro suficiente para pagar todos seus fornecedores dentro do período combinado.

Estar preparado nunca é demais, então monte um plano de contingência para ter uma válvula de escape quando as coisas não saírem conforme o planejado. Afinal, nunca se sabe quando seu estoque será danificado ou perdido, por exemplo, e é aí que o dinheiro em caixa se faz importante.

É muito importante considerar o capital de giro antes de abrir um site de vendas, pois esse é um fator que vai ajudar a garantir o sucesso do seu negócio.

Estoque e logística

Entender sobre logística e estoque é fundamental para qualquer site de vendas, pois é a partir disso que você irá gerenciar o processo de envio dos seus produtos, desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente.

Por isso, se você não quer contar apenas com os Correios, escolha uma empresa de transporte confiável para garantir que suas vendas chegarão ao destino em boas condições e dentro do prazo determinado.

Estude a reputação da empresa, assim como seus serviços, preços e opções de envio disponíveis.

Definir suas políticas de envio também é uma tarefa importante, assim os seus clientes podem saber mais detalhes sobre o prazo de entrega, métodos de envio, custos e restrições.

Não deixe de determinar, também, suas políticas de devolução e outras informações que achar necessário.

Aliás, os custos de envio também devem ser estipulados com cuidado, pois eles devem estar alinhados com as expectativas do cliente e com a concorrência.

Lembre-se que o peso e o tamanho dos produtos, assim como as opções de envio e o destino influenciam neste valor.

Outra parte importante da logística é o gerenciamento de estoque, que deve ser realizado de forma eficiente para garantir que você tenha produtos disponíveis para envio imediato.

Neste cenário, algumas ferramentas podem ajudar, como um sistema ERP. O Bling é um grande exemplo, pois ele facilita o monitoramento dos níveis de estoque, entre outros processos importantes para o seu negócio.

Então, planeje bem a sua capacidade de estoque, avaliando o espaço disponível no seu ambiente de trabalho. Além disso, esse espaço precisa ter boas condições de armazenamento, como temperatura e umidade adequadas.

Também é preciso ter uma estratégia bem definida para o processamento e a separação dos pedidos. Por isso, implementar processos eficientes também pode fazer a diferença na logística do seu site de vendas. 

Estabeleça padrões de qualidade e atendimento ao cliente para que cada etapa do processo de envio seja bem-sucedida.

E já que estamos falando de tecnologia, por que não usá-la a seu favor?

Use ferramentas de rastreamento de envios e não deixe de automatizar seus processos e outras tecnologias que possam resultar em uma maior eficiência dessa etapa.

Trabalhando com um processo de logística bem definido e organizando o seu estoque, seu negócio acaba garantindo uma maior satisfação dos clientes, melhorando sua imagem para o público e, consequentemente, aumentando suas vendas futuras.

Como montar um site de vendas profissional

Montar um site de vendas profissional requer esforço e planejamento. Além disso, é necessário seguir alguns passos importantes para ter sucesso no seu negócio.

Confira tudo que você precisa saber sobre o assunto a partir de agora!

Defina seu negócio

Antes de começar a criar seu site de vendas, é importante compreender os seus objetivos e o seu público-alvo.

Por isso, não deixe de estruturar as principais etapas de preparação antes de tirar o seu negócio do papel. Isso pode representar a diferença entre o fracasso e o sucesso do negócio.

Escolha uma plataforma de e-commerce

Existem muitas plataformas de e-commerce no mercado, desde gratuitas até soluções avançadas. Considere suas necessidades, o custo e a facilidade de uso ao escolher a plataforma ideal.

Com a Bagy você pode criar sua própria loja virtual de forma rápida e otimizada. Conheça mais sobre a nossa plataforma e veja suas vendas aumentarem!

Configure sua loja

Após escolher sua plataforma, será necessário configurar o seu site de vendas. Crie o design, configure as formas de pagamento e envio e, finalmente, liste seus produtos.

Aqui, estudo, criatividade e atenção devem ser valorizados, pois este momento equivale a preparação de uma loja física, onde a aparência, a facilidade e a experiência do cliente são muito importantes.

Foque no conteúdo

Inclua informações detalhadas sobre seus produtos, como descrições, imagens e preços. Também considere criar um blog ou uma seção de notícias para fornecer informações úteis e engajar o seu público.

Ao fazer isso, mostre que você possui um conteúdo relevante e que o seu negócio tem ainda mais formas de ajudar os clientes além de vender produtos ou serviços.

Defina suas estratégias de marketing

Ao criar suas estratégias de marketing, inclua ações para atrair tráfego para seu site de vendas, aumentar as conversões e, por fim, a retenção de clientes.

Ações como busca por tráfego pago e e-mail marketing são muito comuns nessa etapa, mas também é possível colocar a criatividade em jogo e estruturar campanhas com influenciadores digitais, por exemplo.

Teste e otimize

Testar nunca é demais. Quanto antes você entender e aplicar essa ideia, melhor será para o seu negócio.

Então, antes de lançar a sua loja online, teste e otimize tudo que for possível, incluindo a navegação, o checkout e o pagamento na hora da compra.

Lançamento

Após completar esses passos, seu site de vendas estará pronto para ser lançado para o grande público.

Porém, isso é apenas o começo, pois para ter sucesso é preciso ter dedicação, esforço e uma estratégia de marketing sólida.

Além disso, fique sempre de olho em tudo que está ocorrendo no seu negócio, garantindo que ele funcione da melhor maneira possível e entregando uma ótima experiência de compra aos seus clientes.

Conheça a Bagy e tenha seu próprio site de vendas

A previsão de faturamento estimado para o e-commerce brasileiro é de R$185,7 bilhões em 2023, segundo a ABComm. Este dado, por si só, já é um grande indicativo de que você pode estar deixando de ganhar dinheiro.

Então, agora que você sabe quanto custa para fazer um site de vendas, como montar um e-commerce de sucesso e está por dentro do que o setor guarda para os empreendedores nos próximos anos, chegou a hora de colocar em prática as nossas dicas.

E aí vai uma ótima notícia: você pode contar com todos os benefícios da Bagy! Crie sua loja virtual com a gente e venda muito para todo o Brasil!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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