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Produtos e Nichos

Saiba o que são produtos sustentáveis e como eles são uma aposta do mercado

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de produtos sustentáveis

Produtos sustentáveis são aqueles itens que tem um melhor desempenho ambiental e qualidade quando comparados a um produto-padrão desse seguimento.

Produtos sustentáveis são itens simples de produzir ou revender e vêm apresentando um crescimento no mercado. Cada vez mais clientes estão buscando essas alternativas na web. 

As tendências do mundo moderno estão se direcionando para a consciência e preservação ambiental, além da busca pela manutenção da saúde. 

Outro ponto interessante é que muitos consumidores vêm desenvolvendo ou apresentando alergias ou intolerâncias alimentares de muitos produtos vendidos pela indústria tradicional. 

Com isso, a procura por alimentos sem lactose, produtos sem glúten ou veganos está expandindo. 

Em paralelo, cresce a busca por itens e serviços que se alinhem a esses valores de consciência ecológica, sustentabilidade e consumo consciente. 

Por isso, esse meio pode ser bastante promissor para pessoas que querem começar a empreender, ou mesmo para lojistas que já atuam no setor de vendas e querem desenvolver seus negócios. 

Entenda melhor o que é um produto sustentável, o que motiva os consumidores nessa busca, os movimentos deste mercado e como se inserir no meio: 

O que são produtos sustentáveis?

Produtos sustentáveis são itens desenvolvidos por meio de recursos renováveis, que não possuem substâncias potencialmente tóxicas em sua composição e feitos com o mínimo de impacto ambiental. 

Para assimilar completamente o que é um produto sustentável e a sua importância no mercado, é preciso entender mais sobre o conceito por trás desses itens. 

A sustentabilidade envolve a busca pela exploração consciente e equilibrada dos recursos naturais, aliada à preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida da população. 

Cada vez mais pessoas vem se alinhando a esse conceito e estão buscando por itens e serviços que se relacionem com essas práticas de conservação ambiental. 

O conceito de sustentabilidade também se alinha ao modelo ESG de práticas ambientais e industriais. 

O termo ESG é uma sigla em inglês que significa  environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

A ideia surgiu por meio da criação e divulgação do Pacto Global, em 2004, fruto de uma provocação feita pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, a diretores de grandes instituições. 

O desafio proposto envolvia a reflexão sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. 

Agora, cada vez mais empresas têm se alinhado à proposta ESG para desenvolver seus produtos e serviços com custos mais baixos, consciência socioambiental e resiliência diante dos desafios do presente e futuro. 

Outro aspecto importante no desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. 

Esses ODS buscam promover o desenvolvimento social em parceria com o cuidado com o meio ambiente, alinhando a indústria e o comércio com esse propósito. 

Portanto, produtos sustentáveis inovadores são parte da solução para o problema da relação entre a sociedade moderna e a conservação social e do planeta. 

Logo, essa pode ser uma porta de entrada para lojistas que buscam ingressar no mundo dos negócios, empreender conscientemente e aumentar seus lucros. 

Como se dá o consumo de produtos sustentáveis no Brasil?

Os consumidores brasileiros estão aderindo à nova onda de produtos sustentáveis, especialmente os vendidos online. 

O Mercado Livre realizou uma pesquisa sobre o consumo de produtos sustentáveis nos países onde atua e o resultado foi muito interessante.

Desde 2021, o consumo de produtos sustentáveis no Brasil mais que dobrou. Além disso, o número de compradores de produtos com impacto positivo cresceu 32% no último ano.

O número de compradores e novos compradores também apresentou um aumento expressivo, que destaca o espaço nesse nicho de mercado para lojistas interessados. 

É possível aderir às vendas de produtos sustentáveis com um bom planejamento e organização, que vão te ajudar a se situar ainda mais neste meio. 

O mercado está em processo de crescimento e aquecimento, portanto essa é uma grande possibilidade para lojistas que buscam aumentar seus ramos de atuação, potencializar vendas e maximizar lucros. 

Qual o comportamento do consumidor em relação aos produtos sustentáveis?

Os brasileiros estão, cada vez mais, consumindo produtos sustentáveis inovadores. 

Isso porque esses itens têm um potencial de uso muito positivo e entregam a responsabilidade socioambiental que muitos clientes estão procurando. 

Para os consumidores, é importante saber que estão comprando de marcas que contribuem para a promoção do bem-estar ambiental e humano. 

Entre abril de 2021 e março de 2022, segundo a pesquisa do Mercado Livre, as tendências de consumo com impacto positivo aumentaram. 

Isso significa que os clientes do Brasil estão procurando produtos que se alinhem aos seus ideais e contribuam para a redução de danos ao meio ambiente. 

Então, estão migrando suas compras para setores e empresas que entreguem esses produtos sustentáveis e práticas ecológicas. 

Além disso, no Brasil, o crescimento acumulado de vendedores e marcas de produtos sustentáveis e com impacto positivo foi de 45% em um comparativo entre 2022 e 2020. 

Os consumidores e lojistas estão se voltando para esse meio, portanto você pode se atualizar e ingressar nesse ramo. 

Dessa forma, vai conseguir oferecer produtos e serviços que se conectam às expectativas dos clientes e contribuir para o desenvolvimento sustentável. 

Por que vender produtos sustentáveis?

Se você entendeu o que é um produto sustentável, certamente pôde identificar o potencial desse meio. 

Com a crescente procura dos consumidores por esses itens, existe um potencial de venda enorme. Tudo isso pode ser convertido em lucros, que vão contribuir para seu fluxo de caixa

O perfil do comprador de produtos sustentáveis e com impacto positivo é bem diverso, existem públicos de variadas idades que se interessam por esses itens. 

Assim, você pode vender uma diversidade de artigos que consigam se adequar aos interesses e perfis dos clientes que deseja alcançar. 

Segundo a pesquisa do Mercado Livre, 90% dos usuários acreditam que a situação ambiental atual é muito preocupante

Imagine se você conseguir alcançar essas pessoas? Certamente a sua empresa estaria alinhada às expectativas dos mesmos e, claro, teria uma boa margem de lucro com as vendas.

A pesquisa também aponta uma ampliação da oferta dos produtos sustentáveis, portanto é interessante que você se capacite e prepare para fazer parte desse grupo. 

Dessa forma os seus negócios se voltarão para os desejos e tendências do mercado, impactando os consumidores que estão procurando por esses artigos e consolidando a sua empresa no meio. 

É possível determinar o seu posicionamento de marca nesse nicho, aproveitando a oportunidade para desenvolver os seus negócios.

Qual a diferença entre produtos sustentáveis e ecológicos?

Os produtos sustentáveis são aqueles produzidos usando recursos renováveis, com um processo em que se reduz o impacto ambiental e promove o desenvolvimento social. 

Já os produtos ecológicos são aqueles que têm como princípio a preservação e cuidados com o meio ambiente. 

Os produtos sustentáveis são produzidos e revendidos com uma cultura de respeito aos pilares social, ambiental e trabalhista. Englobando, assim, diversos setores além do fator ambiental, diferente dos ecológicos. 

Alguns produtos podem ter as duas características, contudo a principal diferença entre eles é o seu processo de fabricação, venda e a proposta com que são desenvolvidos. 

Os produtos sustentáveis são criados usando os ideais propostos pela biologia da conservação, alinhados aos ODS e orientados pela proposta ESG. 

Os produtos sustentáveis atendem aos requisitos de um ‘produto verde’, desenvolvidos com preocupações que vão além de não prejudicar o ecossistema à nossa volta. 

Eles são produzidos com menor consumo de água, redução dos desperdícios de matérias-primas e eficiência energética. 

Buscam e propõem a minimização de uso dos recursos, têm um ciclo de produção que não agride ou provoca mínimos danos ao meio ambiente com boa durabilidade e um descarte correto. 

Dessa forma, produtos sustentáveis contribuem para a redução dos efeitos do consumo humano sobre a natureza. 

Ideias de produtos sustentáveis

Os produtos sustentáveis estão na lista de produtos para revender com 100% de lucro. Por isso, são excelentes itens para o lojista vender. 

Existe uma variedade no mercado, o que pode ser muito vantajoso para novos empreendedores ou, ainda, viabilizar a transição ou incorporação de itens inéditos no estoque de vendedores consolidados. 

São muitas possibilidades, as quais você deve estudar e avaliar para, então, começar a investir e vender. Confira algumas boas sugestões: 

  • Roupas sustentáveis

Muitas marcas têm aderido à cultura de desenvolvimento e preservação socioambiental. 

Com isso, você pode aproveitar esse movimento da moda sustentável para revender itens dessas empresas que seguem essa linha e empregam responsabilidade ambiental à sua linha produtiva. 

Outra possibilidade é atuar com brechó, que fortalece o movimento upcycling e pode ser bem interessante para os clientes que seguem essa linha de consumo. 

Também é possível investir em uma marca autoral, produzindo os itens de forma artesanal, seguindo o movimento slow fashion.

Para isso, você vai precisar ter conhecimentos em costura ou estabelecer boas parcerias com profissionais da área que se dedicam à prática de maneira consciente e sustentável. 

Caso o ramo da moda te pareça uma boa alternativa entre os produtos sustentáveis, estude as possibilidades e decida qual melhor se adequa ao perfil da sua empresa. 

  • Lixeira seletiva

As lixeiras seletivas são produtos sustentáveis que auxiliam na limpeza e manutenção da coleta seletiva e processamento adequado do lixo. 

Muitas pessoas praticam a separação do lixo, sendo essa uma proposta vital para o desenvolvimento e conservação da natureza e da sociedade.

Separar o lixo reduz os danos ao meio ambiente, visto que parte dos descartes é resgatada e reaproveitada na indústria dos recicláveis. 

O serviço de coleta seletiva já está disponível em muitas regiões do Brasil; por isso, existe uma demanda para as lixeiras que seguem essa proposta. 

Logo, você pode trabalhar com a revenda desses produtos para pessoas, lojas, empresas ou instituições que pratiquem a coleta seletiva. 

Contribuindo, assim, com a melhor separação e aproveitamento dos descartes de itens recicláveis e orgânicos. 

  • Embalagens de vidro

As embalagens de vidro eram muito utilizadas no passado, quando ainda não existia o plástico. Essa alternativa veio para substituir as embalagens pesadas, quebráveis e volumosas de vidro. 

Contudo, o plástico se tornou um grande problema, porque nem sempre o seu reaproveitamento é possível e viável. E, assim, ele passou a acumular no solo e nos oceanos. 

Por isso, o uso de embalagens de vidro está sendo retomado e vem crescendo no mercado. Tanto entre consumidores, quanto na indústria de produtos sustentáveis. 

Logo, você pode (e deve) aproveitar essa retomada para investir no ramo das embalagens de vidro e, dessa forma, contribuir para a redução do consumo de plásticos em nosso país. 

  • Ecobags

Ecobags são produtos sustentáveis que vieram como alternativa às sacolinhas plásticas. Elas são bolsas feitas de material resistente, que permitem guardar e transportar compras. 

As sacolas plásticas, assim como diversos outros itens produzidos com esse material, se tornaram um problema por prejudicar a vida animal e interferir no ecossistema à nossa volta. 

Em algumas regiões e cidades brasileiras, o uso e distribuição de sacolinhas plásticas foi restringido ou proibido, justamente pelo prejuízo ao meio ambiente. 

Dessa maneira, muitos consumidores passaram a reduzir ou zerar o seu uso, substituindo-as pelas ecobags. 

Logo, você tem um potencial muito grande a explorar nesse meio, podendo ser o revendedor desses itens que farão parte do cotidiano de boa parte dos compradores brasileiros. 

  • Canudo de metal ou bambu

Assim como as sacolinhas, os canudos também costumam ser feitos de plástico. Por serem muito finos, é difícil promover seu reaproveitamento. 

Outro ponto importante é que os canudos plásticos são muito leves, podendo ser carregados pelo vento e pela água. 

Com isso, eles acabam indo parar nos rios, mares e florestas e interferem na vida ao seu redor, porque alguns animais podem confundi-los com comida, ou ficarem presos a esses produtos. 

Então, você pode vender canudos de metal ou bambu para seus clientes. Porque os produtos feitos desses materiais são muito duráveis e podem ser higienizados. 

No caso dos canudos de metal, é possível reciclá-los conforme perecerem. Já os canudos de bambu são biodegradáveis, então, se forem parar na natureza, não prejudicam aquele ecossistema. 

  • Casa de passarinhos

As casas de passarinhos também são ótimos produtos sustentáveis para a venda, isso porque aproximam os clientes da natureza e podem ser produzidas por meio de reciclagem. 

Caso você tenha habilidades, é possível reciclar latas ou cortes de madeira para produzir as casas de passarinhos e vender como itens personalizados

Se não for o caso, você também pode estabelecer boas parcerias com artesãos que o façam e, assim, vender esses itens. 

Esses são produtos sustentáveis que te permitem exercer seu lado artístico ou empregar pessoas que tenham esses conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento trabalhista sustentável. 

  • Pulverizador natural contra insetos

Os pulverizadores contra insetos vendidos pela indústria possuem ingredientes tóxicos e potencialmente alérgenos. Por isso, diversos consumidores estão buscando alternativas a eles. 

Assim, o pulverizador natural contra insetos pode ser uma solução para essa demanda, visto que é produzido artesanalmente com insumos que não prejudicam a saúde humana e animal. 

Essa é uma forma de promover o controle biológico das pragas, que são naturais e estão à nossa volta. Sendo uma solução leve e eficaz contra a proliferação de insetos em casa. 

Você pode produzir os inseticidas naturais usando ingredientes que tenham essas propriedades, como alho, casca de limão, cravo-da-índia, vinagre, entre outros. 

Além de serem ótimos produtos sustentáveis para o controle de pragas, esses pulverizadores também aromatizam o ar. Legal né? 

  • Vela perfumada sustentável

As velas tradicionais são produzidas com parafinas, um material derivado de petróleo que pode ser tóxico para algumas pessoas. 

Usar uma vela de parafina pode ser comparado à queima de combustíveis fósseis, o que leva diversos consumidores a procurar uma alternativa saudável, como as velas sustentáveis.

Especialmente porque você pode fabricá-las com essências e ingredientes naturais, que aumentam seu valor agregado e, consequentemente, a margem de lucro. 

Além disso, você pode construir uma estratégia de embalagem e entrega das velas perfumadas sustentáveis que vai proporcionar uma experiência de compra diferenciada aos consumidores. 

Seja inovador! Use diferentes texturas, materiais e perfumes na fabricação desses produtos sustentáveis.

  • Composteira

As composteiras são produtos sustentáveis inovadores e revolucionários, que permitem o aproveitamento do lixo orgânico doméstico. 

Por meio delas é possível realizar a compostagem, que é a reciclagem do lixo orgânico. Com isso, se produz adubo, que pode ser reaproveitado e vendido. 

Muitas pessoas buscam composteiras justamente porque elas solucionam o problema do lixo orgânico. Logo, você pode aproveitar essa onda para se inserir nesse mercado! 

  • Escovas de bambu

As escovas de dente são produtos descartáveis, trocados periodicamente. Por serem compostas de plástico e conterem cerdas bem fininhas, nem sempre é possível fazer a sua reciclagem. 

Com isso, surgiram as escovas de bambu, que são biodegradáveis e possuem uma maior durabilidade. 

Elas são ótimos produtos sustentáveis para revender, porque têm baixo custo de aquisição do estoque e podem ser vendidas com preços que proporcionam boa margem de lucro. 

  • Itens de decoração

Existem diversos itens de decoração entre a lista de produtos sustentáveis, eles podem ser produzidos por meio de aproveitamento de resíduos e materiais – como plástico, metal, madeira, tecidos, etc.

Com a pandemia, muitas empresas aderiram ao sistema de home office e as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Por isso, buscam meios de tornar seus ambientes domésticos mais agradáveis e acolhedores. 

Logo, existe um mercado potencial entre os consumidores, e você pode aproveitar esse momento para vender produtos sustentáveis decorativos! 

  • Calendários

Os calendários de mesa são produtos decorativos e funcionais, que podem ser produzidos por meio de papel reciclado. 

É possível, ainda, inserir sementes em seu interior, de modo que o consumidor possa plantar o produto e colher frutos de sua compra. Interessante, não é mesmo? 

Esses são produtos recicláveis utilitários que fazem parte do cotidiano das pessoas, logo existe um grande mercado disponível. Aproveite! 

  • Blocos de notas

Assim como os calendários, os blocos de notas podem ser produzidos usando insumos de reciclagem. 

Logo, contribuem para a diminuição do descarte e aumento do reaproveitamento de papel em nosso meio ambiente. 

É possível produzir esses bloquinhos usando retalhos de tecidos, plásticos reciclados e outros materiais na capa. Tudo isso agrega valor ao produto, aumentando os seus lucros. 

Como vender produtos sustentáveis?

Você pode vender produtos sustentáveis por diversos meios, como: 

Avalie as possibilidades para decidir qual é a melhor para o seu negócio e comece a trabalhar, assim você consolida a presença da sua marca no mercado. 

Profissionalize o seu negócio

Como fazer uma boa divulgação?

Para fazer uma boa divulgação da sua loja de produtos sustentáveis, é interessante estudar o mercado e as expectativas dos consumidores. Além disso, você deve investir na ideia por trás dos seus produtos. 

Pesquise estratégias de marketing digital, crie as redes sociais da sua marca e se comunique com os potenciais clientes. 

Desse modo, você começa a consolidar a sua presença na web e vai se conectar com o público, que serão os seus consumidores. 

É importante traçar meios e usar ferramentas de divulgação que conversem com a proposta dos produtos sustentáveis, por isso você deve se preocupar em engajar os compradores nessa proposta. 

Não adianta tentar vender produtos sustentáveis para pessoas que não se importam com a preservação do meio ambiente.

Por isso, construa uma identidade visual que entregue esse conceito para o público e, ainda, se faça presente na web — a qual é o maior mecanismo de busca e meio para vendas da atualidade. 

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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