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Mercado Digital: o que é, principais nichos e tendências

Imagem ilustrativa de mercado digital

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O mercado digital nada mais é do que um espaço para transações comerciais via celular, tablet, notebook ou computador.

Se você ainda não está aproveitando as oportunidades do mercado digital, saiba que pode estar perdendo dinheiro. A internet já faz parte da rotina de boa parte da população, e pode ser usada para expandir o seu negócio.

Segundo a ONU, mais da metade da população mundial já está conectada, com a grande maioria dos acessos sendo realizados através de dispositivos móveis.

Mudanças na forma como assistimos filmes e séries já podem ser notadas, alterações nos hábitos de locomoção não ficam para trás, adaptações no acompanhamento de esportes também são mais do que realidade.

Porém, todo esse cenário de invocação não é positivo apenas para quem busca entretenimento, informações ou novidades, mas também para quem enxerga a possibilidade de trabalhar neste ambiente.

A venda de produtos na internet já está estabelecida, diversos cursos já podem ser feitos à distância e as formas de interação entre as pessoas também passaram por mudanças, principalmente com a força das redes sociais.

O mercado digital já é um ambiente consolidado e deve crescer ainda mais nos próximos anos. Então, se você não sabe como trabalhar no mercado digital, chegou o momento de descobrir.

O que é mercado digital?

O mercado digital engloba uma série de ambientes próprios para vender e comprar coisas, mas é necessário estar atento às oportunidades, tendências e, claro, à sua concorrência.

Ele oferece grandes oportunidades, priorizando as compras e vendas online. Ou seja, se você quer ganhar dinheiro, não é necessário ter uma loja física para vender seus produtos, pois com a internet você consegue fazer isso de forma fácil e rápida.

Esse grande ecossistema de pessoas entrega soluções com a necessidade de poucos cliques, dando a oportunidade para todos se destacarem.

Para que você tenha uma real noção do potencial desse mercado, o e-commerce brasileiro alcançou o total de R$182,7 bilhões em vendas, segundo a Ebit Nielsen.

Além disso, o relatório The Global Payments Report 2022 informa que o setor terá um crescimento anual de 18% até 2025.

Agora que você sabe que o mercado digital é confiável e tem um grande potencial, confira os principais nichos no mercado digital e como eles podem alavancar o seu negócio.

Os principais nichos para ganhar dinheiro no mercado digital

A internet já é parte do nosso dia a dia, tendo alterado a cultura de boa parte da população mundial. Com isso, diversas oportunidades para ganhar dinheiro surgiram, basta saber se destacar e conhecer as melhores áreas para isso.

Chegou a hora de descobrir as principais áreas e como entrar no mercado digital. Confira a partir de agora!

E-commerce

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar uma pessoa que nunca tenha comprado algo pela internet.

O e-commerce é um ambiente incrível e que carrega inúmeras oportunidades. Este mercado não para de crescer e, com ele, você tem uma grande oportunidade de vender seus produtos com segurança.

Para que você tenha noção do potencial desta área, o e-commerce cresceu 27% apenas em 2021, segundo dados da Neotrust.

Ainda, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico prevê que o faturamento estimado do e-commerce escale ao longo dos próximos anos e chegue a marca de R$232,51 bilhões em 2026.

O interessante é que, pensando no consumidor final, o e-commerce funciona exatamente como o mercado físico. É possível conferir em diversas lojas virtuais os produtos disponíveis, assim como diferentes modelos, cores e tamanhos.

Viu como este mercado é idêntico ao ambiente físico? Além de tudo, não é necessário sair de casa para isso, poupando o tempo e o dinheiro dos consumidores. E para os lojistas, o aluguel ou compra de um espaço físico não se faz necessário. Todos saem ganhando!

Marketing Digital

Com o alto uso da internet em todo o mundo, a publicidade também passou por mudanças. O marketing digital surgiu, revolucionando o modo de fazer propagandas e divulgar produtos e serviços.

É importante destacar que o marketing digital não é igual ao marketing tradicional, ou seja, na internet a maneira de vender algo é diferente da que já estamos acostumados.

E é aí que entra o profissional de marketing digital! Essas pessoas planejam e executam ações para engajar e fidelizar o público, o que pode ser feito com a produção de conteúdos para sites ou redes sociais.

É uma maneira mais eficiente de divulgar produtos e serviços no ambiente online. Então, todo negócio que deseja entrar nesse mercado precisa do auxílio de profissionais em marketing digital.

Para ter uma ideia de como esse mercado tem grandes possibilidades, confira as principais estratégias que você pode se especializar:

De todas as estratégias citadas, confira a seguir com mais detalhes uma que tem grande destaque.

Imagem com as principais estratégias de marketing digital.

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é um dos mercados mais promissores e simples de se ganhar dinheiro na internet. Mas claro, isso não significa que seja fácil. Essa é uma boa alternativa para quem deseja empreender, mas não tem dinheiro para investir. 

Ele consiste em trabalhar com o ganho de comissões por vendas, podendo ser destinado para produtos físicos ou digitais.

Geralmente, para começar a trabalhar na área, é necessário criar um acesso em uma plataforma dedicada, onde todos os processos de afiliação e recebimento de comissões é feito. Porém, é necessário ter atenção, escolhendo uma plataforma segura e que trabalhe de forma correta.

Confira algumas das plataformas mais famosas para quem quer trabalhar com marketing de afiliados:

  • Monetizze;
  • Udemy;
  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Amazon.

Dedicação e boa vontade vão ser mais que necessárias nesse ramo. E o lado bom é que essas plataformas oferecem treinamento para guiar os afiliados. Então, antes de sair vendendo, dedique um tempo para estudar o mercado digital de afiliados.

Produção digital

Se você quer se aventurar no mercado digital, mas não tem interesse em trabalhar com produtos físicos, os produtos digitais são a sua solução. O objetivo, através desses materiais, é educar e oferecer algo de valor aos consumidores.

Conhecidos como infoprodutos, eles são materiais produzidos especificamente no formato digital, como e-books, cursos online, vídeos, aplicativos e sites.

Se você entende muito de um assunto, é possível criar seu próprio curso para ajudar outras pessoas que gostem da mesma área, mas não possuem tanto conhecimento.

Você pode complementar esse curso com um e-book ou vídeos, por exemplo, diversificando o seu produto digital.

Tendências do mercado digital

Você acabou de conhecer as principais áreas para ganhar dinheiro no mercado digital e agora chegou o momento de saber mais sobre as principais tendências do setor.

Seja sobre atendimento, experiência do cliente e jornada mobile, existem muitos destaques para o mercado digital nos próximos anos.

Chegou a hora de conferir!

Consumo online em crescimento

Antes mesmo da pandemia da Covid-19, o mercado digital já estava em pleno crescimento.

A facilidade de comprar em poucos minutos e não precisar sair de casa para isso é um atrativo difícil de ser superado. Então, há anos, esse cenário já vem mudando os rumos do comércio.

De qualquer forma, não é surpresa para ninguém que a pandemia obrigou muitos comerciantes a se reinventarem e adaptarem seus negócios. E mesmo após o fim desse episódio, muitas dessas mudanças continuam em destaque.

O consumo continua aumentando, e a tendência é que isso não mude nos próximos anos. E mesmo que hoje o mercado digital seja concorrido, este é um ambiente de muitas oportunidades, basta saber aproveitá-las. 

Atendimento online de qualidade

Ao ir em uma loja física, existem algumas coisas que nos chamam a atenção na hora de efetuar uma compra, não concorda?

Preço, ambiente, qualidade do produto, logística e, não menos importante, o atendimento. Este último também é um grande atrativo para quem está procurando algo para comprar na internet.

Sabendo disso, existem algumas ações simples que podem fazer uma grande diferença e, principalmente, garantir mais vendas.

Você já deve saber que a qualidade do atendimento deve ser alta, tirando todas as dúvidas dos seus clientes e mostrando que sua marca se importa com os compradores.

Então, para facilitar o seu trabalho, o uso de um chatbot é muito importante. 

CS e UX

Agora é a hora de conhecer dois conceitos que fazem muita diferença nos negócios digitais: Customer Success (CS), no português Sucesso do Cliente, e User Experience (UX), no português Experiência do Usuário.

Levando em consideração o aumento de interações em plataformas, a ferramenta que sua empresa utilizará para fazer isso deve estar preparada para oferecer uma ótima experiência para os consumidores.

É preciso levar em conta as boas práticas de UX e usabilidade, assim a sua chance de ter melhores resultados aumentará consideravelmente.

Humanização

O mercado digital encurta a distância no relacionamento entre marcas e clientes, algo muito positivo e que permite diversas possibilidades.

Porém, não podemos deixar de lado algumas atitudes básicas que costumam ser valorizadas no ambiente físico, como a adaptabilidade, a empatia, a inclusão e a humanização.

Um bom relacionamento entre clientes e marcas começa com a confiança. E adotando essas ações, a confiança tende a aumentar.

Isso significa, também, usar um tom de voz adequado para transmitir suas mensagens, adotar uma linguagem coerente e expressar os seus propósitos da melhor forma possível.

Uma marca humanizada costuma ter resultados muito superiores ao de marcas que não dão a devida atenção a esse detalhe.

Mobile marketing

Que estamos na era dos smartphones, isso não é segredo. Afinal, é raro conhecer alguém que não use essa ferramenta nos dias atuais.

E por que não pensar nisso antes de entrar no mercado digital? O usuário mobile é muito importante e pode trazer mais lucro para você.

Use aplicativos, redes sociais e e-mails para chegar nesses consumidores, seja com ofertas especiais ou campanhas.

Se você quiser montar uma loja virtual para atuar no e-commerce, por exemplo, escolha uma plataforma especializada que conte com um layout responsivo para smartphones, entregando uma experiência ainda melhor para os usuários.

E um detalhe importante é que os buscadores (como o Google) priorizam sites com uma experiência mobile qualificada.

Portanto, a dica é: pense no usuário mobile.

A importância de estar presente no mercado digital

Agora que você conhece as principais áreas para ganhar dinheiro no mercado digital e as principais tendências do setor, chegou a hora de saber mais sobre a importância de estar presente nesse setor.

Relacionamento com o cliente

O mercado digital é incrível não só por todas as oportunidades de vendas, mas também por aproximar os clientes das marcas.

Fortalecer o relacionamento com essas pessoas é uma possibilidade real e deve ser aproveitada ao máximo.

Pense que você tem uma grande ferramenta a seu alcance, além da chance de atrair novos consumidores para o seu negócio.

Portanto, aproveite bem essa oportunidade para fortalecer o seu relacionamento com seu público-alvo.

Publicidade de baixo custo

O conceito de publicidade, como você já sabe, passou por alterações dentro da internet.

Existem muitas formas de divulgar seus produtos e serviços, a começar pelas redes sociais, em sua maioria gratuitas. Seja no Instagram, TikTok, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social, é possível destacar suas ofertas sem gastar nada.

A criatividade, nesse caso, é essencial. Participe de trends, faça Reels, enfim, esteja sempre por dentro das novidades das redes e use todas as possibilidades dessas ferramentas para apresentar seus produtos e serviços.

E, caso você queira investir dinheiro para ter um retorno financeiro mais rápido e ainda mais assertivo, é possível criar campanhas detalhadas para alcançar o público-alvo certo do seu negócio.

Alcance

Se você pensa que a vitrine de uma loja física chama a atenção, imagine ter sua própria vitrine em um mercado que conta com bilhões de possíveis clientes.

Segundo o estudo Webshoppers de 2021, realizado pela NielsenQ Ebit em parceria com a Bexs Pay, mais de 87 milhões de brasileiros foram responsáveis por 400 milhões de pedidos online naquele ano, com 13 milhões de pessoas comprando pela primeira vez na internet.

O mercado digital tem um alcance incrível, e saber usá-lo a seu favor pode fazer com o seu negócio chegue a resultados inimagináveis.

Vantagem competitiva

Se você ainda não está no mercado digital e ainda está em dúvida se vale a pena ou não se aventurar no setor, saiba que seus concorrentes estão na sua frente na corrida pelas vendas.

Pare para pensar: se as pessoas buscam informações através dos seus smartphones, computadores ou tablets, por que isso seria diferente quando falamos de produtos e serviços?

Quem já está marcando presença nesse mercado tem vantagem competitiva em relação aos concorrentes, mas isso não significa que seja tarde para começar, afinal, o mercado digital está em plena expansão e o cenário deve se manter igual nos próximos anos.

E se você quer vender seus produtos para todo o Brasil, conquistar novos clientes, fortalecer sua base atual e escalar o seu negócio, a BagyPro é a escolha certa.

Com a BagyPro você pode criar sua loja virtual em poucos minutos, cadastrar os seus produtos e aproveitar diversas integrações para ter um negócio profissional e que vende todos os dias. Aproveite e comece agora mesmo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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