As melhores plataformas de vendas online são Bagy, Loja Integrada, Tray, WooCommerce, VTEX, OpenCart, Shopify, NuvemShop, Magento e JET.
As melhores plataformas de vendas online do mercado oferecem recursos de ponta e performance para converter mais. Na hora de escolher a solução certa, é importante avaliar fatores técnicos decisivos para seu e-commerce.
Ter um bom produto ou uma boa ideia de negócio é o ponto de partida que todo mundo precisa para entrar no mercado varejista. Hoje, as lojas virtuais são onde tudo acontece no mundo digital, dispensando a necessidade de ter um local físico. Portanto, é importante pensar que esse ambiente internet precisa oferecer ótima experiência, o que depende do uso das melhores plataformas de venda online.
Escolher um site para vender gera sempre muitas dúvidas em pessoas empreendedoras, principalmente aquelas que nunca venderam pela internet. Em alguns casos, estamos falando de quem já vende no Instagram, ou no WhatsApp, mas ainda não tem uma loja oficial e profissional. Nesses casos, escolher um bom serviço faz toda diferença.
O sucesso do seu negócio vai depender do seu site, seja para vender mais, seja para ter um ambiente de fácil gestão. Entre as melhores plataformas de vendas online estão:
- Bagy;
- Loja Integrada;
- Tray;
- WooCommerce;
- VTEX;
- OpenCart;
- Shopify;
- Nuvemshop;
- Magento;
- JET.
Vídeo de Instrução
O que procurar em uma plataforma de e-commerce?
As melhores plataformas de venda online apresentam recursos e funcionalidades em comum. Quando se chega ao melhor nível de oferta ao consumidor, essas empresas se diferenciam pouco, o que torna essa busca pela melhor plataforma ainda mais difícil. Contudo, na hora de começar a buscar um site para vender, não dá para ignorar as exigências principais que esses serviços precisam oferecer.
A seguir, listamos alguns dos principais recursos e mostramos por quais motivos são tão importantes. Acompanhe e entenda melhor.
Integrações
A gestão de uma loja online é um trabalho feito a partir de muitas demandas, todas elas de grande importância para o sucesso de um negócio. Entre as rotinas mais importantes estão a logística, o monitoramento de resultados e a capacidade de oferecer meios de pagamentos para as vendas. Todas essas tarefas dependem diretamente de softwares.
Não basta, no entanto, ter essas ferramentas. Elas só vão funcionar para sua loja online se puderem ser integradas à plataforma que você usa. Assim, essas soluções poderão captar as informações necessárias do seu site para poderem funcionar. Portanto, as integrações devem ser consideradas prioridade quando falamos de loja virtual.
Atualmente, não é difícil encontrar plataformas que tenham integração facilitada a ferramentas de envio, pagamento, analytics e de marketing. O que as diferencia é a quantidade de opções de integração. Portanto, quanto mais vasta for essa oferta, melhor. Busque uma plataforma com um leque amplo e que, principalmente, se integre com as principais ferramentas do mercado.
Navegabilidade
Um bom produto faz toda diferença, assim como um preço competitivo chama atenção do seu consumidor. O problema é que seus concorrentes também vão conseguir oferecer esses fatores mais simples de maneira fácil. Hoje, o que realmente faz seu negócio online se destacar de concorrentes é a capacidade de oferecer uma experiência de compra destacada.
A navegabilidade é um dos pontos principais quando falamos de experiência. Em palavras mais simples, se trata da facilidade que seu consumidor terá na hora de acessar seu site, navegar por menus, entrar em páginas de produtos, solicitar atendimento e, claro, finalizar compras. É fundamental que tudo isso ocorra sem nenhuma dificuldade técnica ou causada por um site que não tenha informações claras.
Se a navegação é ruim, a experiência também será. Isso também tem relação com a velocidade de carregamento da sua página, algo que também pode afetar a visibilidade do seu site dentro do Google quando alguém pesquisa um termo relacionado ao seu negócio. Portanto, garanta que essa plataforma que você escolher vai resultar em um site rápido, com uma estrutura visual clara e que seja de fácil navegação.
Análise de dados
Dados são a maior riqueza que você pode ter na hora de cuidar da sua loja virtual. São essas informações que vão dizer a você quais produtos fazem mais sucesso, quais banners têm mais cliques, quanto tempo as pessoas passam no seu site, entre muitas outras métricas essenciais. A partir disso, você poderá entender seu consumidor e preparar uma loja virtual mais adaptada a essas pessoas.
As melhores plataformas de venda online têm recursos de análise de dados já integrados a si, o que permite não só checar essas informações, mas monitorá-las em tempo real. Assim, sempre que você tiver alguma dúvida ou curiosidade, pode acessar essas informações a hora que quiser e validar ideias e hipóteses que tenha sobre o negócio com ajuda dos dados.
Esse recurso é altamente interessante porque dá destaque aos dados que são estratégicos, ou seja, que fazem toda diferença para a gestão da loja virtual. A partir disso, você pode tomar decisões, fazer melhorias ou providenciar mudanças no seu negócio com a certeza de que elas vão realmente surtir efeito.
Personalização
Sua loja online precisa ter a cara da sua marca e, como você já deve saber, toda empresa deve definir muito bem essa “personalidade”. Isso se chama posicionamento de marca e é justamente essa questão que fará pessoas se identificarem mais com a sua empresa. O trabalho em questão é feito para garantir que a marca se conecte com pessoas mais propensas a se interessar por ela.
Portanto, as melhores plataformas de venda online devem oferecer recursos de personalização para a sua empresa. Essas funcionalidades permitirão que você edite o site e o coloque com a aparência que deseja. Você poderá mudar headers, menu, cores, banners, planos de fundo, fontes, inserir imagens e mudar a disposição dos produtos e itens na sua página inicial.
A personalização, no entanto, precisa ser parte de um processo facilitado de edição. Do contrário, vai demandar muito tempo e esforços. Portanto, na hora de buscar a sua plataforma de loja virtual, certifique-se de que há recursos voltados para uma operação simplificada e, de preferência, que não exija que você saiba fazer alterações no código do site.
Versão mobile
Por fim, a versão mobile em sites é essencial, principalmente no Brasil, em que o acesso à internet usando smartphones é maior em relação a computadores. Ou seja, são muito grandes as probabilidades de que seus consumidores estejam acessando sua loja virtual utilizando celulares. O mínimo que você pode fazer é garantir que essa experiência seja bem-sucedida.
Para isso, contrate uma plataforma de vendas que tenha total adaptação para smartphones, com uma versão mobile em que nada se perca em relação à voltada para computadores. Na linguagem técnica, chamamos isso de responsividade, ou seja, a capacidade de um site em se adaptar para diferentes telas e permitir uma experiência de navegação impecável.
Essa otimização pensando nos dispositivos móveis é também um requisito importante do Google para deixar seu site mais visível em resultados de pesquisa. Então, de quebra, você garante que seus produtos apareçam com maior frequência nas buscas, sempre que uma pessoa usuária da web pesquisar por algo que você vende.
Qual a melhor plataforma de venda online?
Se você está na busca pelas melhores plataformas de venda online para começar a vender por um site, temos a lista que você precisa. Entre as muitas opções existentes atualmente, separamos 10 plataformas que valem a pena investir seu dinheiro. Conheça cada uma e seus respectivos recursos a seguir.
Bagy
Para abrir a nossa lista, vamos começar pela plataforma de venda online que tem tudo para alavancar o negócio de quem já vende pela internet ou que quer começar a vender. A Bagy é perfeita tanto para quem precisa se profissionalizar, quanto para quem precisa de uma plataforma completa e personalizável para o seu negócio.
Na Bagy é possível criar um site de venda 100% personalizável, com diversas funcionalidades e as principais integrações do mercado como Melhor Envio, Bling, Dropi e muitos outros.
Tudo isso com um suporte profissional totalmente dedicado para tirar dúvidas e resolver qualquer problema que os usuários tenham.
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Prós:
- Fácil personalização;
- Temas gratuitos;
- Possível fazer dropshipping.
Contras:
- Sem plano gratuito;
Loja Integrada
A Loja Integrada é uma solução SaaS, possui integração com aplicativos para gestão, atendimento, frete e pagamento. Além disso, oferece uma loja de temas para personalizar o design do e-commerce.
É considerada uma das principais plataformas para iniciantes, ao oferecer um plano inicial gratuito, no entanto, há limitações no número de cadastro de produtos e visitas no site, para esse pacote.
Prós:
- Facilidade de uso;
- Muitas opções de integrações.
Contras:
- Suporte pouco humanizado;
- Limites para produtos e visitas conforme planos.
Tray
Voltada para sites de grande porte, a Tray é uma boa alternativa para quem vende um alto número de produtos com variações. A plataforma trabalha tanto com e-commerces quanto com estruturas de marketplace.
A Tray possui 5 opções de planos que variam de acordo com a necessidade dos consumidores, além de cuidar de todo o projeto, desde a implantação até o suporte. A solução é voltada para otimizar a captação de tráfego orgânico, facilitando a atração de pessoas sem precisar pagar por isso.
Prós:
- Capacidade para e-commerces de todos os portes.
Contras:
- Não possui checkout transparente em transações via PayPal, Mercado Livre e PagSeguro;
- Temas pagos.
WooCommerce
O WooCommerce é um plugin de WordPress em código aberto com alta capacidade de customização, sendo o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais popular do mundo.
Apesar de não ser uma plataforma de e-commerce, o WooCommerce permite a criação de websites e é projetado para comerciantes de pequeno, médio e grande porte.
Prós:
- Facilidade de criação e gerenciamento;
- Projetada para comerciantes de todos os tamanhos.
Contras:
- Para adicionar uma nova funcionalidade é necessário utilizar diversas extensões;
- Falhas de segurança em relação à senhas, plugins e ao próprio site.
VTEX
A VTEX é uma plataforma SaaS e se destaca como uma das principais opções do mercado para grandes empresas, tendo desenvolvido soluções avançadas e posicionando a marca como uma das líderes do mercado. Você pode aproveitar uma experiência avançada em comércio B2B, B2C e Marketplace com flexibilidade.
Prós:
- Integra diversos sistemas de pagamento;
- Fácil de customizar.
Contras:
- Projetada para times de desenvolvimento;
- Alto custo.
OpenCart
O OpenCart é um sistema em código aberto para comércio eletrônico desenvolvido em PHP. É uma solução gratuita para a gestão de lojas virtuais e pode ser modificado livremente.
Essa é uma opção que possibilita uma boa gestão de pedidos, meios de pagamentos e formas de envio. Também é possível expandir suas funcionalidades com extensões e customizar a aparência com temas únicos.
O OpenCart é ótimo para quem conhece PHP, CSS, JQuery e o modelo de desenvolvimento de softwares MVC, pois ele é praticamente ilimitado em relação às customizações.
Prós:
- Opção gratuita;
- Responsiva.
Contras:
- Necessário conhecimento em programação para aproveitar ao máximo ou a contratação de um profissional freelancer;
- Integração limitada com outros aplicativos;
- Temas ultrapassados.
Shopify
A Shopify é uma parte importante da história do e-commerce, sendo uma das mais famosas quando se é necessário criar uma loja online do zero.
A plataforma possui diversos recursos de e-commerce e pontos de venda para começar e expandir o seu negócio, podendo vender seus produtos em loja física, loja virtual, redes sociais e marketplaces.
Prós:
- Design responsivo;
- Diversas opções de temas.
Contras:
- Alto custo;
- Taxas extras sobre transações.
Nuvemshop
A Nuvemshop atende marcas e lojas em diversos países da América Latina que desejam se posicionar no mercado digital e diversificar os canais de vendas. A plataforma ainda possui integração com diversas outras soluções do ecossistema.
Prós:
- Aplicativo dedicado para dispositivos móveis;
- Possibilidade de fazer dropshipping.
Contras:
- Suporte apenas por e-mail, o que pode prejudicar a experiência do lojista pelo tempo de espera;
- Necessário uso de Nuvem Pago para isenção de tarifas de vendas.
Magento
A Magento é uma plataforma de código aberto que é referência em desempenho orgânico. Apesar de ser altamente personalizável, seu uso não é tão intuitivo e necessita de conhecimento em programação para ser utilizada.
Por ser modular, é possível desenvolver plugins e extensões para criar novas funcionalidades no site e aprimorar a experiência dos usuários.
Prós:
- Altamente personalizável;
- Pensada para SEO.
Contras:
- Pouco intuitiva;
- Exige conhecimento em programação;
- Difícil aprendizado.
JET
A JET é uma plataforma SaaS que segue o modelo de Open Platform Concept, ou seja, ela atua com API aberta, facilitando a personalização, integração e desenvolvimento de funcionalidades.
Seu diferencial é focar em funcionalidades Omnichannel, o que é muito útil para parte dos empreendedores. Além disso, é possível gerenciar o seu negócio através de um computador, tablet ou smartphone.
Prós:
- Focada na experiência Omnichannel.
Contras:
- Taxa fixa e comissão sobre as vendas
Como utilizar as plataformas de vendas online
As melhores plataformas de venda online à sua disposição não são o único fator que vai realmente fazer diferença nos seus resultados do negócio. É preciso pensar além disso e saber que você deve criar sua própria estrutura comercial de funcionamento da sua empresa.
Todo negócio de sucesso tem um roteiro de trabalho bem definido. Não basta achar que criar seu e-commerce basta. As vendas não vão acontecer do dia para a noite por si só. É muito importante investir em ações de marketing, acompanhar os resultados e trabalhar no engajamento do seu público.
Vendas são só o resultado de um longo processo. Então, se você quer que elas aconteçam em grande número, precisa se preocupar com cada etapa dessa jornada. A seguir, entenda como criar uma estrutura de vendas eficaz.
Tenha um site para vender
O ponto de partida, sem dúvidas, é um site. Profissionalizar sua atuação na internet é o que fará as pessoas enxergarem sua empresa como uma opção realmente relevante em que vale a pena investir o dinheiro delas. Você também pode continuar vendendo pelo Instagram e WhatsApp, mas um e-commerce tem um impacto único na sua empresa.
Portanto, pense em um site que tenha todos os recursos necessários para sua empresa. Garanta segurança, bom sistema de pagamento, atendimento de qualidade e integração com ferramentas básicas de gestão. Esse ambiente também precisa ser convidativo ao público, o que afeta diretamente a percepção das pessoas em relação à marca.
Explore as redes sociais
As redes sociais precisam ser uma extensão da sua marca, principalmente pensando na presença online. Hoje, dificilmente uma empresa de sucesso não está no Instagram ou no Facebook. Então, tudo que você precisa se preocupar é em garantir que estará nessas redes, mas não só para marcar presença. É fundamental gerar impacto e se comunicar com seu público.
Por lá, aplique a personalidade e identidade da sua empresa nos posts. Comunique-se com seu público-alvo de modo com que essas pessoas sintam conexão com sua marca. A linguagem, a estética dos posts e os assuntos que você aborda fazem toda diferença para isso. Assim, você ganha mais seguidores e mais pessoas passam a conhecer seu negócio.
Crie uma estratégia de relacionamento
Estar nas redes sociais é algo que precisa levar à maior proximidade com seu público. Só assim essas pessoas vão conhecer melhor sua empresa e, a partir disso, se sentirem alinhados com suas ideias, produtos e posicionamento no mercado. Isso depende diretamente da estratégia de relacionamento que você definir e executar para manter todo mundo fã da sua marca.
Essas estratégias precisam ser estabelecidas nas redes sociais. Por lá, crie posts com gerem interações, pedindo comentários das pessoas, fotos com uma hashtag criada por você e também enquetes e quiz. Isso vai gerar um engajamento no mais alto nível, algo que é o ponto de partida para compras mais recorrentes e, por fim, a fidelização.
Estruture seu atendimento
O atendimento é outra questão fundamental para fazer com que as pessoas estejam mais engajadas com a sua empresa e, principalmente, ligadas à sua marca. Toda loja virtual precisa estruturar um atendimento de qualidade para que não haja dificuldades para os consumidores que sentem dúvidas, solicitarem uma troca ou precisarem de atenção em alguma questão.
Um bom atendimento depende também de uma oferta diversificada de canais. Assim, seu consumidor pode escolher o canal que mais o convém para solicitar informações ou tirar alguma dúvida. É importante também reduzir ao máximo o tempo de respostas, uma vez que pode parecer negligência da sua parte demorar a dar retorno a essas pessoas.
Tenha uma operação logística
Do que adianta vender um produto incrível, mas não ser capaz de entregar em menor tempo, ou no tempo certo para seu cliente? A logística é um dos pilares do e-commerce e se você não consegue atender a isso, certamente seu consumidor vai se sentir insatisfeito em algum momento. A consequência direta é a baixa nas vendas e a incapacidade de fidelizar essas pessoas.
As melhores plataformas de venda online garantem integração com soluções logísticas, o que já ajuda bastante o seu trabalho. A partir disso, estruture uma catalogação e monitore o estoque para que cada entrada ou saída de produto seja contabilizada de maneira automática. Além disso, conte com fornecedores de entrega capazes de cumprir com prazos e, além disso, trabalharem com preços abaixo do mercado.
Faça um pós-venda de qualidade
Já parou para pensar que a venda não termina quando você entrega o produto ao consumidor? As pessoas podem precisar de mais algum suporte da sua empresa mesmo depois de esse processo tradicional já ter sido concluído. Além disso, sua empresa também deve demonstrar preocupação para saber o que esses consumidores pensam sobre a experiência de compra.
Portanto, é obrigação da empresa se colocar à disposição depois que o consumidor recebe seu produto, fazendo um bom pós-venda. Para isso, dispare e-mails perguntando o que essas pessoas acharam e se coloque à disposição para eventuais dúvidas, elogios, críticas e explique como funciona o processo de troca ou devolução. Fazer isso mostra que a marca realmente se importa com quem compra.
Monitore resultados
As métricas e indicadores de performance são de extrema importância para que você consiga monitorar o sucesso das suas estratégias. Por isso, vender sem manter atenção nos dados gerados por suas atividades pode ser um erro. Além de não detectar possíveis problemas que podem ocorrer, você ainda perde a oportunidade de melhorar suas ações e potencializar as vendas.
Por isso, durante todas as etapas dessa jornada de vendas, mantenha atenção aos resultados e ao que esses dados demonstram. É de suma importância garantir que não haja nada funcionando mal na sua empresa, do site à logística. Os resultados são a base técnica que você terá para garantir que seu negócio melhore a cada dia e que a gestão da empresa consiga evitar erros e problemas.
As melhores plataformas de venda online foram apresentadas, agora a decisão é sua! Lembre-se de considerar as opções que melhor se encaixam com seu negócio, tanto no ponto de vista financeiro quanto no técnico. Esse é o caminho para ter um ambiente que gere vendas e fidelização.
A Bagy pode ser a plataforma que vai transformar sua ideia de negócio em um e-commerce que vende muito. Não perca tempo e acesse o nosso site!