Lookbook é um material visual utilizado por marcas para apresentarem seus produtos ao público, funcionando como um catálogo. Além disso, esse material apresenta ideias aos consumidores sobre como estilizar roupas e apresenta as últimas modas.
Você está procurando maneiras diferentes de fotografar os produtos da sua loja virtual? Se a sua marca tem como foco a venda de roupas, uma ótima opção para isso pode ser o chamado lookbook.
Basicamente, esse material apresenta várias fotos de modelos com looks completos que a loja comercializa, mas é bastante diferente de um catálogo virtual. Neste post, nós apresentaremos esse conceito de um modo mais aprofundado, assim como as suas vantagens e como você pode criar o seu. Acompanhe!
O que é o lookbook?
O lookbook é um material visual que as marcas utilizam para mostrar os seus produtos ao seu público. Semelhante a um catálogo, ele ajuda os clientes entenderem o que a loja está vendendo quando essa peça é divulgada. Normalmente, o seu lançamento é feito para anunciar uma nova linha ou uma nova estação.
Agora que muitas marcas estão com estratégias voltadas para o e-commerce, é cada vez mais comum que os lookbooks sejam publicados de maneira digital, seja nos próprios sites ou em outras plataformas digitais. Esse tipo de material é uma ótima maneira das marcas se afirmarem no mercado de uma maneira mais criativa e expressiva.
Para que serve o lookbook?
O lookbook permite contar uma história por meio de imagens para que, assim, a marca consiga construir uma conexão ainda mais forte com os seus clientes. Por meio da fotografia, aliás, é possível transmitir os valores e a filosofia da empresa — o que ajuda as pessoas a se associarem a ela.
Esse material também permite que os clientes conheçam cada item com mais detalhes antes de efetuar a compra. Mais do que apenas belas fotos para encantar os olhos de quem as vê, o lookbook é uma ponte para que o público entenda se vocês compartilham das mesmas opiniões sobre assuntos como conforto, moda e design.
Quais as vantagens do lookbook?
Algumas pessoas podem até pensar que por conta de redes sociais como o Instagram, um lookbook pode não ser mais necessário, mas não é bem assim. Com ele, as pessoas passam a notar mais a sua marca, já que é possível ter controle total do que é mostrado no conteúdo.
Além disso, esse material pode fazer com que a sua marca passe uma imagem bastante profissional no mercado. Quando ele é bem-feito, as pessoas passam a notar o nível de empenho colocado nele e presumem que o mesmo empenho e dedicação é colocada nas outras áreas do negócio.
Como o lookbook se diferencia dos catálogos?
Ambos são pensados para apresentar fotos de peças de roupas e looks combinados no geral, mas o catálogo tem como maior objetivo ser mais comercial. Já o lookbook é criado para servir mais como inspiração. No primeiro caso, por exemplo, é comum encontrar informações sobre cada item e o preço deles. Já o segundo foca mais em apresentar tendências e opções que ajudam o público a montar suas próprias combinações.
Outra diferença é que o investimento na produção dos catálogos costuma ser bem maior, já que as fotos precisam ser mais específicas para atender essa demanda comercial. Já o lookbook pode oferecer bons resultados para a loja de roupas mesmo que o orçamento para o projeto seja mais baixo e as inspirações mais livres e criativas.
Como fazer um lookbook?
Criar um lookbook não é uma tarefa difícil, mas é preciso seguir alguns passos para que o resultado seja satisfatório. Confira, a seguir, quais são eles.
Comece pelo planejamento
O primeiro passo, como você já deve imaginar, é fazer o planejamento do seu lookbook. Essa é a etapa mais importante de todo o projeto, já que nela toda a estratégia será traçada. Aliás, esse é um ótimo momento para colocar no papel todos os detalhes para que nada passe despercebido e para que você não esqueça de nada quando chegar o momento de partir para a ação.
Então, separe um tempo para pensar em como você quer que esse guia visual seja. Todas as respostas surgirão com mais facilidade quando você levar em conta quem seu cliente ideal é. Algumas perguntas que podem ajudar são:
- Quem eu quero que use as minhas roupas?
- O que eles fazem?
- Como eles se comportam?
- Como eles são?
- Como eles se parecem?
É claro que essas são apenas algumas ideias. O ideal é que você se aprofunde o quanto puder nessas questões.
Defina o objetivo
Outro ponto importante de ser feito no começo é a definição do objetivo do lookbook. É nessa etapa que você decide o que você deseja apresentar para o seu público e com qual finalidade. Pode ser para mostrar a eles o lançamento de uma coleção nova, para aumentar as vendas em períodos que elas não são tão positivas ou qualquer outro motivo que você achar válido.
Já que você já definiu previamente para quem é essa campanha, nessa etapa pense em perguntas como:
- Qual é a estética geral da minha marca?
- Qual é o conceito das peças que serão divulgadas?
- Como eu posso juntar essas informações para criar um layout e um design coesos?
Escolha as pessoas que servirão de modelos
É nessa parte do planejamento que você fará a escolha de quem servirá de modelo para as suas fotos. Se ainda não puder contratar profissionais, pense em quem da sua rede de amigos e familiares poderiam ajudar nessa tarefa. Você também pode ser o rosto dessa campanha, se não tiver nenhuma ressalva em relação a isso.
Escolha e separe as peças
Outro ponto interessante é já separar as peças que serão fotografadas nessa etapa do processo. Quando você já sabe quais delas serão usadas, fica mais simples definir outros pontos-chave do projeto, como acessórios utilizados, cores complementares e toda a identidade visual das imagens.
Pense no cenário
Aproveite também para definir o cenário que será utilizado. Se o seu lookbook precisar contar com uma grande produção para ser feito, talvez você precise alugar um local e reservar um ou mais dias de filmagem. Caso o projeto seja mais simples, o cenário pode ser uma sala ou outro cômodo bem iluminado na sua casa mesmo ou você pode até se programar para fazer o ensaio ao ar livre. Tudo depende do que você definiu como objetivo.
Faça um esboço
Agora que várias decisões já foram tomadas, chegou a hora de fazer um esboço de como o guia será visualmente. Você pode fazer de maneira digital com a ajuda de vários softwares de edição de imagem — como o Photoshop ou o Canva — ou, se preferir, desenhar à mão. É só escolher o que é mais fácil e o que não vai tomar tanto tempo para ser feito.
Você também pode criar um moodboard nessa etapa. Nele você colocará todas as suas imagens de inspiração, a paleta de cores, acessórios e qualquer detalhe que achar relevante. O objetivo é que esse apelo visual ajude a idealizar o projeto já finalizado.
Comece a produção
Depois de ter uma ideia bastante clara do que você quer, chegou a hora de colocar tudo em prática e começar a produção do lookbook em si. É nesse momento que você chama as pessoas que servirão como modelo e um fotógrafo — caso você não tenha muita habilidade em tirar fotos. O ideal também é contar com alguns assistentes para ajudar no que for preciso.
Essa é a hora de soltar a criatividade, então não se preocupe em seguir um modelo muito rígido aqui. Pense que lookbooks diferentes têm requisitos distintos e, por mais que você tenha se inspirado em algum, o seu ficará diferente e único. Aproveite essa oportunidade para tornar sua marca ainda mais interessante para o seu público — seja por meio de locações diferentes ou visuais interessantes.
Capriche na edição
Depois de tirar todas as fotos necessárias, é chegado o momento de juntar todas elas. Caso você contrate um designer para essa etapa, lembre-se de se certificar que o profissional entenda muito bem a sua visão. Se você mesmo fizer, pode usar programas como Indesign e Photoshop da Adobe, o Canva ou qualquer outra ferramenta que você tiver familiaridade.
Trabalhe bem no design da capa do lookbook. Essa é a parte mais importante desse seu guia, já que ela será a primeira parte dele que as pessoas verão. Deixe-a interessante o bastante para que o público seja atraído para o seu projeto em vez das opções dos seus concorrentes.
Publique
Depois que o design ficar pronto, você já pode publicá-lo na internet para que o seu público tenha acesso a ele. Uma boa ideia é utilizar plataformas gratuitas para esse fim, como o Flipsnack ou o ISSUU, que contam com recursos interessantes de animação que mostram as páginas sendo viradas como se uma revista estivesse sendo folheada em vez de mostrar apenas o PDF estático.
Quais cuidados tomar ao fazer o lookbook?
Os lookbooks são utilizados para atrair o leitor por meio de uma narrativa. Então, o primeiro cuidado ao criar um é o storytelling. Preste bastante atenção nisso e se certifique de que todas as imagens utilizadas contem uma história e façam sentido quando forem vistas juntas.
Outro ponto que precisa de atenção é a questão da interatividade, já que ele será distribuído de maneira digital. Uma dica interessante é que o design seja pensado para oferecer essa experiência diferenciada para o seu cliente. Para isso, inclua ferramentas de navegação fácil e não se esqueça dos botões de compartilhamento nas redes sociais e as suas informações de contato.
Viu só como o lookbook é uma ferramenta interessante e criativa para divulgar a sua marca? Aproveite todas as dicas acima para montar o seu e lembre-se de que é possível refazê-lo sempre que você desejar — seja para anunciar uma nova coleção ou para inspirar ainda mais os seus clientes.
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