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Como montar uma loja de produtos esotéricos? Confira o passo a passo

Imagem ilustrativa de loja esotérica

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Assim como em qualquer negócio, para montar uma loja de produtos esotéricos você precisará se planejar, encontrar bons fornecedores e investir em boas ferramentas de marketing e vendas.

O Brasil é um país com uma cultura fortemente ligada à religiões e doutrinas dos mais variados tipos e origens. Das grandes instituições, como a Igreja Católica e a Evangélica, ao Espiritismo, o Judaísmo e os movimentos afro-brasileiras, como Umbanda e Candomblé.

Além das religiões organizadas, os brasileiros também se destacam por ser um povo supersticioso e muito interessado em conhecimento, terapias e artigos naturais e espirituais. É, por isso, que os produtos esotéricos são considerados um dos melhores itens para se revender, principalmente em regiões reconhecidas por esse tipo de turismo e também pela internet.

É interessante destacar, porém, que esses produtos também têm um forte apelo estético e são frequentemente adquiridos como itens de decoração para empresas, espaços e residências. Estamos falando, portanto, de um mercado muito amplo que pode ser aproveitado de várias formas.

Neste artigo, discutimos um pouco mais sobre essa categoria de produtos, citamos exemplos e apresentamos um passo a passo completo para você montar a sua própria loja esotérica. Vamos lá?

O que são produtos esotéricos?

Por definição, os produtos esotéricos são aqueles ligados a tradições, grupos, doutrinas religiosas ou ocultismo. São reconhecidos pelo forte apelo à espiritualidade e à natureza, e, de maneira geral, são procurados como instrumentos de simbolismo, terapia, bem-estar, cura e transformação.

Os itens, no entanto, podem variar significativamente de acordo com o princípio ou a crença em que são baseados, embora artigos rústicos e artesanais sejam comuns em quase todos os nichos desse mercado.

Como dito na introdução, nem todo produto esotérico está diretamente ligado a fatores espirituais. Há um grande público que entende este tipo de item como uma forma de se conectar à natureza, aliviar o estresse e inspirar ações que levem a uma vida mais leve e saudável.

Há também pessoas que usam esses produtos como itens de moda, quando tratamos de peças de vestuário. Assim como há consumidores que buscam peças com propostas culturais para compor ambientes e decorar espaços.

Qual o valor por trás desses produtos?

Como a maior parte desses produtos tem caráter representativo ou simbólico, uma loja esotérica precisa trabalhar muito bem o contexto em que eles se inserem, tanto na apresentação quanto na divulgação desses itens e de sua marca.

Algo muito interessante nesse mercado é que ele ilustra muito bem a importante diferença entre preço e valor. O preço é o que se paga, já o valor está ligado à percepção do cliente e o benefício que ele vê na compra — que, nesse caso, pode ir muito além do produto em si.

Um cristal extraído de uma região considerada sagrada, por exemplo, tem muito mais valor do que outro que foi obtido de um local qualquer. Uma mandala que promete transformações profundas na vida profissional ou amorosa de uma pessoa tem muito mais valor do que outra que se destaca apenas pela beleza. 

Quanto maior o valor percebido pelo cliente, maior a sua disposição em investir um pouco mais no item em questão. Esse fator, porém, deve ser trabalhado com coerência, honestidade e respeito às crenças do público. Ações abusivas são facilmente identificadas, podem acabar de vez com a sua marca e até motivar ações legais.

Confira alguns exemplos de produtos esotéricos!

Você deve estar se perguntando: mas que tipo de produto esotérico eu posso vender?

Bem, as opções são muito variadas, mas alguns itens surgem com mais frequência em lojas dessa categoria. Preparamos uma lista comentando um pouquinho sobre os produtos que costumam fazer sucesso para você se informar e ter uma ideia sobre o que vender. Confira!

Pedras

As pedras são um dos itens mais comuns nas lojas esotéricas. Também conhecidas como pedras energéticas, elas se baseiam em terapias milenares que dizem que trocamos energia constantemente com os objetos e as pessoas ao nosso redor. 

A partir desse princípio, suas propriedades são capazes de melhorar a saúde, gerar proteção, atrair prosperidade, entre outros benefícios. Entre os tipos mais comuns, encontramos:

  • Ametista: conhecida por despertar a intuição, purificar ambientes e até ajudar no emagrecimento e na melhor da autoestima;
  • Citrino: aumenta a força pessoal, atrai novas oportunidades e também auxilia na melhora da absorção da energia dos alimentos;
  • Turmalina Negra: é uma pedra que gera proteção espiritual e também é utilizada para melhorar problemas na coluna;
  • Aqua Marina: conhecida por ajudar a reduzir o estresse e tornar as relações mais harmônicas;
  • Amazonita: usada por terapeutas holísticos como ajuda no tratamento de osteoporose, esta pedra é conhecida também por atrair boa sorte;
  • Ágata: usada para gerar prosperidade e fortalecer a saúde de maneira geral;
  • Pedra da Lua: desperta capacidade psíquicas e fortemente ligada à saúde da mulher;
  • Pedra do Sol: ligada ao rejuvenescimento e muito usada no combate à depressão, é também conhecida por trazer sorte nos negócios.

Cristais

Assim como as pedras, os cristais são muito procurados em lojas de produtos esotéricos. A sua característica mais notável é que a composição de suas partículas forma estruturas cristalinas que lhe conferem enorme beleza, sobretudo quando iluminados.

Esse diferencial faz com que os cristais sejam muito utilizados também em aplicações eletro-óticas em ambientes internos e exposições. No entanto, o seu maior público são pessoas que buscam benefícios físicos e espirituais.

Entre os principais tipos, temos:

  • Cetro: conhecido também como quartzo celestial, é muito utilizado por terapeutas para tratar doenças de pele;
  • Raio: conhecidos por apresentarem um brilho único no seu interior, a crença diz que na antiguidade eles foram atingidos por raios e, por isso, apresentam energias antigas que podem tratar doenças e conflitos pessoais;
  • Elo do Tempo: apresenta um retângulo em uma de suas laterais que, de acordo com crenças antigas, estaria ligado à geometrias sagradas do Egito;
  • Gêmeos: composto por dois cristais idênticos unidos em uma única gema, característica que o faz ser utilizado para unir casais em desarmonia;
  • Ísis: conhecido como cristal da Deusa Ísis, acredita-se que sua energia pode auxiliar na conclusão de projetos e também na perfeita transmissão do conhecimento;
  • Atlante: chama a atenção por apresentar o desenho de pequenas pirâmides no seu exterior e é conhecido como um instrumento capaz de trazer os conhecimentos do mundo espiritual para o mundo terreno.

Talismãs

Os talismãs são objetos ou utensílios criados em tempos remotos ou baseados em elementos antigos sagrados. O maior destaque desses itens são as formas, que podem compor acessórios, itens de decoração e até estampas de roupas.

Os artigos orientais são os que mais fazem sucesso nessa categoria de produtos. Entre eles, temos:

  • Sino da felicidade: acredita-se trazer harmonia, alegria e paz para as pessoas e para os ambientes em que se encontra;
  • Dragão: grande ícone do folclore Japonês, é compreendido como símbolo de força, longevidade e prosperidade;
  • Darumá: talismã muito popular no Japão, usado como símbolo de foco e perseverança;
  • Moeda da Sorte: é um símbolo Chinês que representa sorte e riqueza, com formato redondo e um furinho em seu interior;
  • Maneki Neko: é o famoso gatinho japonês, conhecido como um símbolo de riqueza e boa sorte nos negócios;
  • Kaeru: popularmente chamado de sapinho da fortuna, é usado para atrair de volta o dinheiro que lhe foi tirado.

Incensos

Os incensos são muito populares em diversos ambientes. Embora também estejam associados à tradições e conceitos espirituais, boa parte do seu público os procura simplesmente pelo odor agradável que proporcionam aos ambientes.

A maioria dos incensos comercializados no mundo é fabricado a partir de uma resina extraída de arbustos típicos da Ásia e África. No entanto, existem vários outros tipos, produzidos com árvores de várias partes do mundo. Os principais tipos são:

  • Mirra;
  • Indiano;
  • Líquido;
  • De sal grosso;
  • Natural. 

Os diferentes aromas determinam o significado e o uso do incenso. O Alecrim, por exemplo, melhora a concentração e também está ligado à coragem e à prudência. O de Alfazema traz paz de espírito e tranquilidade. O de Arruda protege contra mau olhado e purifica o ambiente.

Velas aromáticas

Assim como os incensos, as velas aromáticas com propriedades esotéricas buscam gerar benefícios aos indivíduos e aos ambientes por meio de uma experiência olfativa. O diferencial é que as cores e desenhos em seu exterior também são muito trabalhadas e as tornam um elemento decorativo por si só.

No mercado, encontramos a vela vermelha com rosas, usada para fortalecer o amor. Há a vela amarela com sal grosso, que ajuda a atrair dinheiro. A vela azul com papoula favorece os estudos. Já a verde com alfazema é indicada para melhorar a saúde.

Sabonete esotéricos

Uma linha de produtos esotéricos também muito interessante são os sabonetes artesanais. Por serem aplicados na pele em um momento de intimidade, podem promover uma conexão mais profunda com seus elementos, textura e aroma.

Nesse nicho, as lojas esotéricas procuram equilibrar conhecimentos científicos sobre ervas medicinais e suas aplicações espirituais. As essências geralmente seguem o princípio dos incensos e velas — há sabonetes de Alecrim e Arruda, por exemplo —, mas há fabricantes que também trabalham símbolos e outras representações em suas formas.

A maneira como o produto é produzido também pode agregar valor, bem como o seu local de origem ou dos seus ingredientes. Todos esses aspectos são geralmente trabalhados pelas lojas em suas embalagens e em suas estratégias de marketing.

Mandalas e pêndulos

As mandalas são compostas por formas geométricas concêntricas e acredita-se que podem auxiliar na concentração e no bem-estar, além de serem um símbolo milenar de cura e espiritualidade.

Os pêndulos por sua vez, são instrumentos utilizados para traçar uma ponte entre o consciente e o inconsciente, bem como para obter respostas. É um item,portanto, muito ligado ao autoconhecimento e à busca pelo eu espiritual.

Esses produtos são também frequentemente oferecidos no mercado de artigos exotéricos e podem ser uma boa oportunidade de investimento.

Vale a pena entrar nesse mercado?

A resposta é sim, vale a pena. Mas, como dito, a área é fortemente apoiada em tradições, mitos e doutrinas religiosas. Você provavelmente não terá muito sucesso simplesmente anunciando produtos. Os itens exigem um contexto e devem ser capazes de transmitir sensações, resgatar memórias e gerar experiências profundas.

Sendo assim, não há como montar uma loja de produtos esotéricos sem antes estudar a fundo a história e os ensinamentos da crença que dará base aos seus produtos. Elementos devem ser inseridos na marca e no visual da loja (física ou e-commerce). 

Além disso, o vendedor deve atuar como um consultor, indicando os melhores itens para a necessidade que o cliente busca resolver. Nesse ponto, vale destacar que a atenção ao cliente é fundamental para ter uma clientela sólida, pois esse público está, em sua maioria, em busca de apoio e conforto.

Passo a passo para abrir uma loja de produtos esotéricos!

Se você realmente deseja montar uma loja esotérica, o caminho é quase o mesmo que em qualquer outra área. O começo de tudo, claro, está no planejamento e, por isso, é sempre importante criar um plano de negócios.

Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um passo a passo para você dar o pontapé inicial no seu projeto. Anote aí!

1. Estude os conceitos, crenças e tradicionais desse mercado

Como alertamos no tópico anterior, você deve estar bem antenado com as ideias que envolvem os seus produtos. O público de lojas de artigos esotéricos é geralmente envolvido com tradições e crenças relacionadas, por isso você deve saber orientá-los.

2. Conheça as dores do seu público

Os consumidores desse mercado estão frequentemente em busca de soluções para problemas pessoais e desejam, sobretudo, respostas e alívio. Tão importante quanto entender os princípios e tradições por trás dos produtos, é saber reconhecer as verdadeiras necessidades e dores do público, de modo a entregar uma experiência realmente transformadora. 

3. Crie produtos ou encontre bons fornecedores

Itens artesanais são muito comuns em lojas esotéricas e você pode se dar bem fabricando suas próprias peças. Nesse caso, só é preciso ter enorme cuidado ao utilizar símbolos e saberes de grande valor para o público, uma vez que falhas em sua interpretação ou uso podem ser entendidos como ofensa ou desrespeito às crenças.

O outro caminho é buscar produtos com fornecedores especializados. Você pode encontrar produtos de qualidade em marketplaces de importados, como a Shopee, ou até fazer parcerias com fabricantes para vender as mercadorias com a sua marca.

4. Monte uma estrutura atraente

Explicamos ao longo do texto a importância de oferecer uma experiência completa ao cliente. Seja a sua loja física, seja ela online, é fundamental apresentar um visual coerente com aquilo que oferece e ser capaz de transmitir, de antemão, as sensações que o cliente busca ao adquirir esse tipo de produto.

5. Determine os canais de distribuição

Para ter sucesso, a sua loja esotérica deve estar disponível de várias formas ao público. Além da tradicional loja física ou estande, sua marca pode estar disponível em marketplaces, sites de venda e redes sociais, como o Instagram.

6. Explore um diferencial

Sua loja esotérica precisa de algo diferente para se destacar, especialmente quando você se encontra em uma região com vários concorrentes ao redor — situação muito comum em cidades turísticas, por exemplo.

O apoio de uma personalidade influente pode ser muito útil, pois essas crenças são frequentemente apoiadas em relatos e orientações de gurus espirituais. Elementos sutis, porém, também podem te ajudar a vender mais, como embalagens bem produzidas, brindes ou um atendimento atencioso.

7. Divulgue do jeito certo, nos lugares certos

Independentemente de onde você venda, ter uma presença online é fundamental nos dias de hoje, e as ferramentas de divulgação da atualidade podem te ajudar a atingir as pessoas certas, no momento certo.

Produzir conteúdo em redes sociais, sites e blogs é uma forma de criar relacionamento com a audiência e fidelizar clientes. Outra dica é atrelar seus produtos a eventos, cursos e terapias que também abordam conceitos esotéricos.

Como obter bons resultados com as vendas?

Como o público que acompanha lojas esotéricas está, frequentemente, em busca de acolhimento, você tem muito a ganhar oferecendo um atendimento humanizado, atencioso e agregador. Tendo em vista que os produtos entregam soluções muito subjetivas, o cliente precisa confiar em você e se sentir confortável com o que você diz para comprar.

Isso não significa que você precisa se portar como um guru espiritual, mas saber acolher e agregar conforto às pessoas é algo essencial neste mercado.

Por outro lado, se o seu público é mais objetivo e está mais interessado em moda e decoração, por exemplo, você pode adotar uma linguagem mais direta e mais focada na entrega desse tipo de solução.

Em todos os casos, no entanto, é importante oferecer uma boa estrutura de divulgação e vendas para evitar frustrações que podem colocar em jogo todo o seu trabalho de relacionamento anterior.

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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