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Marketing

Marketing experiencial: como colocá-lo em prática e aproximar a marca e seu cliente

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de marketing experiencial

O marketing experiencial é uma forma de marketing que conecta marca e consumidor através de experiências. Também é conhecido como  marketing de marca experiencial, grassroots marketing, marketing de engajamento ou live marketing

Se você tem um negócio e almeja crescer, ter sucesso, tornar sua marca conhecida e consequentemente aumentar o seu lucro, consequentemente você já sabe que precisa investir em marketing para que isso aconteça hoje em dia.

Mas calma, não estamos falando em ter que investir muito dinheiro para conseguir ter retorno através do marketing.

Fique atento às novidades do mercado no seu nicho e aprenda sobre o marketing experiencial agora mesmo.

Continue lendo para saber mais!

O que é marketing experiencial?

Hoje em dia, é imprescindível que uma empresa crie estratégias para chamar atenção do consumidor, porém estamos vendo no mundo da internet, milhares de estratégias iguais e que já estão mais do que saturadas pelo público.

Por isso, chega ao mercado o marketing experiencial para dar uma nova amplitude de olhar do cliente e criar uma experiência inovadora com a marca e os produtos que as empresas querem vender.

Há quem confunda o marketing experiencial com marketing de eventos, achando que este é um novo termo para esta modalidade. Porém o marketing de eventos se refere a feiras, convenções, conferências, etc.

O marketing experiencial se trata de uma construção de relação entre empresa e cliente, onde o desafio é usar a criatividade para aproximar o consumidor de forma lúdica, e estreitar os laços com o seu público-alvo.

Ele surge através de táticas para otimizar cada ponto de contato com a marca, e pode ser por gatilhos mentais, convites inesperados onde o cliente irá passar por experiências de encantamento com a marca a partir do sentimento de identificação com ela.

Qual a importância do marketing experiencial?

Os clientes estão cada vez mais exigentes, e com isso, buscam por atendimento personalizado, onde consigam resolver os seus problemas sem muita delonga e de forma prática, criativa.

As empresas que usam o marketing experiencial como forma de atração do seu público alvo, têm mais chances de serem lembradas, já que usam estratégias que fixam a marca entre os consumidores por sempre proporcionar algo novo.

No marketing experiencial, o cliente é visto como único, a empresa entende a importância disso, e a partir dessa percepção cria ações com efeitos sensoriais ou emocionais para surpreender positivamente cada um deles.

Quais os tipos de experiências?

Alguns pontos são abordados para uma boa estratégia e ações de marketing de experiência na relação entre marca e consumidor. São eles:

Identificação

Para criar uma estratégia de marketing experiencial onde o cliente vai se identificar com a sua marca e consequentemente consumir os seus produtos, é necessário que a empresa conheça os seus clientes.

Use estratégias como acompanhamento das redes sociais, faça enquetes, conheça de perto as pessoas que se interessam pelo seu produto.

A identificação é um dos pontos mais valorizados pelas pessoas que procuram atendimento humanizado.

Fidelização 

Conquistar o cliente é uma forma de fidelizá-lo, de reter a atenção do consumidor e dificultar que ele vá para concorrência na primeira oportunidade.

Atração de cliente

Quando a empresa cria a cultura de proporcionar experiência além da compra do produto, quando ela se interessa pelo seu cliente, logo atrai novos consumidores para a sua empresa.

As ações positivas do marketing experiencial causam o efeito de marketing “boca-boca”, onde um cliente satisfeito indica a empresa para as pessoas ao seu redor, sejam amigos, familiares.

Há ainda a possibilidade de clientes divulgarem a marca gratuitamente em redes sociais, por pessoas que indicam empresas apenas por gostar da experiência de compra com ela, sem gerar publicidades pagas.

Cultura de feedback

Feedback é o que as pessoas falam dos produtos e serviços da sua empresa ao consumi-los. Eles podem ser usados como prova social para atrair novos clientes.

A empresa deve cuidar para sempre receber feedbacks positivos. E quanto mais o cliente se sente confortável com a empresa, maiores são as chances de enviar feedbacks sem serem solicitados.

Uma empresa que se preocupa com o pós venda, e com o que o cliente fala sobre o que consumiu através dela, pode usar os depoimentos como ponto de pesquisa para melhoria dos pontos fracos e otimização dos pontos positivos já instalados na cultura da empresa.

Como aplicar o marketing experiencial?

Impactar o público com novidades e fazer o consumidor ir  além da jornada de compra, é o diferencial neste mundo dos negócios onde a concorrência está cada vez mais alta.

Aplicar o marketing experiencial nos negócios fará a sua marca subir de nível, alavancar novos rumos e aumentar as possibilidades de grandes lucros e ser altamente conhecida entre o seu público alvo.

Saiba como aplicá-lo na sua empresa!

Crie um impacto memorável no consumidor.

Eventos, encontros, apresentações ao vivo, lançamentos, inaugurações e  reinauguração, por exemplo, fazem parte estratégias onde o seu público alvo tem vontade de compartilhar aquele momento com os seus amigos e familiares, tanto no online quanto no offline.

Influencie o público-alvo a consumir por meio de interações únicas.

Algumas marcas como a Coca-cola, fazem parte dos grandes cases de sucessos que influenciam o consumidor a consumir os seus produtos através de interações únicas.

Em 2013 a Coca-Cola usou máquinas de vendas automáticas de alta tecnologia, para aproximar pessoas da Índia e do Paquistão através de sistemas de vídeo.

Essas máquinas foram instaladas em locais de grande movimento onde clientes poderiam passar e participar da experiência.

A esperança era que as pessoas pudessem quebrar as barreiras num momento de conexão genuína mesmo por meio virtual, já que as relações entre os dois países estavam fragmentadas.

A campanha foi um sucesso, e mostrou que as empresas podem sim criar campanhas de marketing através de tentativas ousadas.

Mesmo que a sua empresa seja pequena ou esteja começando agora, saia da zona de conforto do marketing e crie campanhas com objetivos além de venda, elas acontecerão por consequência de se tornar uma marca inovadora.

Conecte o consumidor com a sua marca por meio de experiências

A maioria das estratégias utilizadas no marketing experiencial são de fato presenciais, mas elas são criadas para serem mostradas no ambiente online para dar mais vida à marca de uma maneira ampla e significativa.

Eventos itinerantes com  instalações interativas, como o palco giratório contendo uma câmera que filma o cliente de várias formas e resulta num vídeo bem bacana no final da interação, são exemplos do marketing de experiência off line que leva a marca pro online através da divulgação dos próprios clientes.

Plano de assinatura de unboxing

As unboxings vem sendo muito bem aceita nas marcas que utilizam essa estratégia como marketing experiencial.

Assinatura de caixas com produtos muitas vezes aleatórios, e que chegam a cada certo tempo na casa do cliente saem muito mais barato do que o cliente comprar produtos na loja da marca.

Essa estratégia fideliza o consumidor e cria uma expectativa de saber qual produto virá na próxima caixa de produtos.

Grandes marcas como a Wine utilizam a muitos anos das unboxing como marketing experiencial, além disso podemos ver milhares de outras marcas, em diversos nichos se inspirando e criando também as suas.

O marketing experiencial é o diferencial que a sua empresa precisa para crescer de forma lúdica e lucrar ainda mais.

Conheça tudo das unboxing e se inspire sobre como projetar uma experiência perfeita para seus clientes.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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