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Produtos e Nichos

Loja de flores: saiba o passo a passo para ter sucesso com a sua

Imagem ilustrativa de loja de flores

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para ter sucesso em uma loja de flores é fundamental seguir algumas boas práticas, como escolher um nicho, ter bons fornecedores, criar uma marca atraente, ter boas fotos dos produtos, se preparar para datas sazonais e outros. Saiba mais lendo nosso artigo!

Ainda não sabe qual produto vender no app Bagy? Sem problemas, existem várias opções de segmentos de atuação em que você pode começar o seu negócio, mas é sempre interessante ter o máximo de informações antes de tomar uma decisão, não é mesmo? O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre o mercado e quais são as melhores estratégias para ter sucesso com uma loja de flores?

Afinal, o mercado é muito competitivo e você precisa se planejar para ter bons resultados. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo explicando o cenário atual desse segmento e, é claro, algumas dicas que vão aumentar as suas chances de sucesso nessa área. Da escolha de um nicho específico até o momento de criação de uma marca atraente para os seus clientes em potencial.

O que acha de tirar todas as suas dúvidas? Continue a leitura e saiba como diferenciar a sua loja de flores da concorrência!

Por que ter uma loja de flores?

Antes de mais nada, é preciso entender se vale ou não investir em uma loja de flores, certo? Afinal, será que é o momento adequado ter um negócio dentro desse segmento? Nada melhor do que números para tirar essa dúvida, não é mesmo? Em um cenário de pandemia em que todos os setores foram prejudicados, os dados do Instituto Brasileiro de Pesquisas em Flores (Ibraflor) mostram que essa área resistiu.

Em 2021, por exemplo, as vendas no mercado de plantas, flores e sementes aumentaram em 10% em relação ao ano anterior. A mesma pesquisa mostra que os produtores dentro desse setor também registram aumento nos últimos anos, superando os 20%. Ou seja, é um segmento repleto de oportunidades para os empreendedores que querem se destacar e se diferenciar da concorrência.

Vale a pena ter uma loja de flores online?

E uma loja de flores online, será que vale a pena? Com o crescimento do uso das plataformas digitais — muito por conta da pandemia —, ter uma loja de flores não precisa se restringir ao espaço físico. Ou seja, investir em um e-commerce de flores pode ser uma opção muito interessante para quem ainda está começando a empreender e quer aproveitar as oportunidades sem gastar muitos recursos.

Afinal, com a internet você consegue alcançar uma audiência maior em um primeiro momento — sem restringir os clientes em potencial ao local em que você mora — e não precisa fazer aportes financeiros tão grandes. Sendo assim, ter uma loja de flores online pode ser a melhor opção para quem ainda está iniciando a jornada no empreendedorismo e quer ganhar experiência com o tempo sem correr tantos riscos.

Passo a passo para ter sucesso com a loja de flores

Mas, afinal, como ter uma loja de flores de sucesso? Confira algumas dicas que podem ajudar!

Escolha um nicho

Segundo informações do próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de oito mil produtores de flores e plantas ornamentais por todo o Brasil. São mais de dois mil cultivadores e acima de 17 mil variedades. Para se ter uma ideia, apenas no Mato Grosso do Sul são mais de 40 espécies de flores diferentes. Ou seja, você precisa escolher um nicho e definir bem em qual área e setor deseja atuar.

Defina a sua base de clientes

Em seguida, é o momento de escolher uma base de clientes para o seu negócio. Afinal, qual é o público que você precisa impactar para aumentar as suas chances de vender mais dentro do nicho escolhido? Sem isso, você não vai ter ideia de como se comunicar e até mesmo quais são os preços, ofertas e as estratégias utilizadas para fidelizar e encantar esses clientes no médio e longo prazos.

Escolha bons fornecedores

Agora que você já sabe em qual setor atuar e quem você deve tentar converter, é necessário procurar por bons fornecedores. São eles que vão garantir as maiores chances do seu negócio se destacar, já que vão interferir diretamente na qualidade do que é vendido ao cliente final e também o impacto que vai proporcionar na jornada do cliente como um todo.

Crie uma marca atraente

O sucesso de uma loja de flores passa também pela criação de uma marca atraente. Os consumidores não querem apenas comprar em qualquer lugar, eles querem ter um local de confiança. Sendo assim, você deve investir na definição de um nome, logo, marca e até mesmo tom de voz, que façam sentido para se comunicar com o máximo de clientes em potencial possíveis para o seu negócio.

Saiba quais os equipamentos indispensáveis

Antes de começar a vender de fato, você também deve investir na estrutura do seu negócio, certo? Por isso, é fundamental saber quais são os equipamentos indispensáveis para fazer um trabalho de qualidade. Seja para proteger as flores e armazená-las corretamente antes de uma entrega, seja para garantir o cuidado adequado até que elas sejam comercializadas.

Capriche nas fotos das flores

Mas como começar a chamar a atenção dos consumidores em potencial? Você já tem uma marca atraente, certo? Então é preciso caprichar nas fotos das flores para mostrar mais sobre a qualidade do que você está vendendo. Lógico que isso só vai funcionar se as flores realmente forem boas, mas antes de mais nada é necessário convencer o cliente a conhecer e querer saber mais sobre a sua loja de flores.

Forme uma equipe ímpar

Empreender não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, pode ser interessante buscar por outros profissionais que ajudem a potencializar o seu negócio. No caso de uma loja de flores, você pode procurar por uma equipe que tenha diferentes especialistas, como alguém responsável por cuidar do marketing, outro responsável por fiscalizar a qualidade das flores e alguém que cuide da parte logística para garantir a melhor experiência do cliente.

Aproveite o calendário sazonal

O segmento de flores também é bastante impactado pela sazonalidade, ou seja, as diferentes épocas do ano e as flores que nascem em cada período. Você deve estruturar um planejamento nesse sentindo e criar ações de comunicação e ofertas que estimulem as compras em cada época do ano. Isso vai significar um melhor aproveitamento dos seus recursos financeiros e também na qualidade das flores entregues aos seus clientes.

Garanta uma entrega rápida

Um dos grandes diferenciais para qualquer e-commerce é o tempo de entrega, certo? Mas quando se fala em uma loja de flores, isso se torna mais relevante para o longo prazo. Afinal, quem compra uma flor não quer esperar por muito tempo, não é mesmo? Sendo assim, você deve investir em um processo de logística que garanta uma entrega mais rápida para aumentar a satisfação dos seus consumidores.

Capriche na montagem da vitrine (presencial e virtual)

Não importa se você tem uma loja física ou virtual, é fundamental caprichar na montagem da vitrine do seu negócio. Assim como uma loja na rua precisa ter uma apresentação que chame a atenção do cliente em potencial, o e-commerce também precisa disso, como falamos mais acima sobre a qualidade das fotos, garantindo que o cliente tenha uma experiência positiva desde o primeiro contato com a sua marca.

Crie kits

Uma estratégia importante para qualquer empreendedor é buscar por maneiras de aumentar o ticket médio da sua base de clientes. Uma forma de fazer isso com eficiência é criar kits em que os consumidores podem comprar mais de um produto de uma vez. Isso também mostra que a sua loja está investindo nas estratégias mais completas, aumentando a satisfação do cliente final.

Ofereça planos de assinatura

Outra tática que pode funcionar bastante para estreitar os laços com os consumidores e também melhorar as questões financeiras da empresa é oferecer um plano de assinatura. Afinal, flores são itens que não duram por muito tempo, mas os clientes podem querer sempre ter as melhores flores em casa. Por que não investir em um plano quinzenal ou mensal de envio de flores? Esse planejamento também pode ajudar a negociar melhores condições com seus fornecedores.

Viu? Ter uma loja de flores talvez seja uma opção interessante de negócio, mas não é porque o mercado está movimentado que a sua marca vai ter sucesso, não é mesmo? Por isso, você deve investir nas melhores práticas e estratégias para aumentar as chances de se destacar e conquistar mais e mais clientes.

Além de seguir todas essas dicas, é preciso investir em outras soluções e ferramentas para se destacar, certo? Que tal, então, conhecer qual é a forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet e no Instagram​? Conheça a plataforma Bagy e como ela pode te ajudar a vender mais no ambiente online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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