Gestão

Como fazer o cadastro de clientes no seu negócio e quais informações não podem faltar

Imagem ilustrativa de cadastro de clientes

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão que garante que sua empresa capture o máximo de informações estratégicas para o time de vendas e de marketing. Por isso, é fundamental saber quais dados serão obtidos e a importância de cada um deles.

Ter um bom cadastro de clientes se faz fundamental em qualquer tipo de empresa. Gerenciar esses contatos garante que o negócio consiga ter um relacionamento qualificado com seus consumidores, os deixando satisfeitos e gerando mais vendas. Para isso, é necessário ter acesso a informações e dados estratégicos.

Muitas empresas pecam por não saber o que recolher e arquivar, seja durante uma estratégia de marketing de atração, seja no checkout do e-commerce. O consumidor pode oferecer um grande volume de dados, mas nem todos são relevantes e realmente decisivos para a gestão do relacionamento. Em contrapartida, se seu banco de informações é preciso, você tem um material valioso sob posse do seu negócio.

Neste post vamos tratar mais sobre o cadastro de clientes, como fazer e quais informações são indispensáveis para as empresas. Acompanhe!

O que é cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é um registro de cada consumidor que já comprou na sua loja virtual. Além disso, essa base de dados pode também registrar os leads e os prospects. Assim, você consegue também saber quem são as pessoas que têm tudo para se tornarem clientes, mas ainda estão nas fases de decisão.

Esse cadastro precisa ser pensado de maneira estratégica, o que nem sempre acontece. É comum que empresas façam um registro amplo e vasto de cada um de seus clientes, mas na prática, não sabem exatamente o que fazer com isso. Nesse caso, é como ter ouro nas mãos e simplesmente não transformá-lo em ativos para o negócio.

Cadastro precisa ser fonte de consulta ativa

Um bom cadastro precisa ser uma fonte de oportunidades de negócios para sua empresa. Mesmo que haja um grande volume de pessoas que compra de maneira recorrente nessa base, sempre é possível melhorar a relação com esse consumidor.

Por isso, um bom time de vendas, em parceria com o marketing, deve trabalhar ativamente para gerar boas oportunidades. Para isso, estudar ações que melhorem o engajamento e, por exemplo, recuperem clientes inativos, são atividades essenciais. Portanto, é fundamental ter uma boa gestão do cadastro de clientes.

Qual a importância de cadastrar corretamente?

Um cadastro correto coloca sua empresa em posição de transformar dados de clientes em material para tentativas bem-sucedidas de conversões. Portanto, entenda alguns pontos que justificam uma gestão precisa das informações dos consumidores.

Ter informações corretas do seu consumidor

Os dados do seu consumidor vão ajudar a conhecê-lo melhor, entender suas preferências, saber seu histórico de compras, além de outras informações. Portanto, se você erra em algum desses registros, como poderá ter um acompanhamento correto dessas pessoas? Sua empresa pode acabar saindo prejudicada.

Nesse caso, a precisão de tudo que você anota é fundamental e vai fazer diferença na sua estratégia de marketing e vendas. Lembre-se de que muitos desses dados são oferecidos pelo seu próprio cliente, então as chances de estarem corretos são altas. Basta então fazer a melhor gestão, garantindo a integridade da informação.

Conseguir fazer contatos ativos

Com os dados dessas pessoas você pode fazer contato com elas no momento que desejar, por meio do melhor canal. Ter esse nível detalhado de informações é de grande ajuda, mas é preciso também ter uma estratégia de contatos ativos. Do contrário, sua empresa não conseguirá tantas oportunidades boas de gerar conversões.

Portanto, seu time de vendas deve ter um cronograma de checagem do status dos leads, para entender se avançaram no funil de vendas. Determine também rotinas de contatos, considerando o tempo de inatividade do cliente, datas comemorativas e outros momentos estratégicos. Assim, você aumenta as chances de gerar vendas.

Gerar oportunidades de venda personalizadas

Cada consumidor registrado na sua base comercial tem uma preferência de contato, de produto, de intervalo de compras, entre outros detalhes. Sendo assim, é de grande importância que sua empresa consiga identificar essas variações e usá-las de maneira inteligente. Nesse caso, estamos falando de personalização dos contatos.

Se seu consumidor gosta mais de sapatos de cor vermelha, lembre-se de enviar um e-mail avisando da chegada de novos modelos com essa características. Assim, você consegue levar uma oferta sob medida para essa pessoa. Demonstrando essa maior atenção às preferências, além de melhorar o engajamento, você gera oportunidades de vendas.

Quais informações não podem faltar?

Um bom cadastro de clientes precisa contar com algumas informações básicas e detalhes que ajudam a conhecer melhor essas pessoas. Assim, com ajuda de ferramentas de automação de vendas, é possível ter um relacionamento mais qualificado e com maiores capacidades de gerar conversões. Veja a seguir quais informações são indispensáveis!

Nome completo

Um dos dados mais importantes, o nome completo vai permitir que você se refira adequadamente ao seu consumidor durante os contatos. Além disso, é um dado fundamental pensando na proteção da sua empresa em relação aos negócios que faz. Sempre solicite essa informação em qualquer formulário de cadastro.

Data de nascimento

A data de nascimento ajuda, primeiramente, a detectar a faixa etária na qual essa pessoa se encontra. Isso é fundamental para que você tenha uma percepção mais precisa sobre os detalhes do seu público-alvo, o que ajudará na sua estratégia comercial. Pensando no marketing, saber a data de nascimento ajuda a enviar mensagens de aniversário, além de ofertas relacionadas à data.

Data de inclusão do cadastro

A data de inclusão serve como uma forma de controle da duração da relação entre a empresa e o cliente em questão. Essa informação pode ser importante diante de uma análise histórica para avaliar consumo, interações, entre outros pontos. Essa data deve ser a de quando o lead é obtido, já que esse é o primeiro momento de interação.

Celular

O telefone celular é um contato importante porque é o mais imediato e, além disso, também é o número de WhatsApp da pessoa na maioria das vezes. Portanto, é uma informação que abre espaço para um novo canal de contato. Mas lembre-se: só envie mensagens por WhatsApp se o cliente permitir (solicite a autorização no formulário).

E-mail

O e-mail é o principal contato para ter um lead. É por meio dessa comunicação que você poderá enviar contatos de ofertas, além de comunicações automáticas quando o consumidor realiza uma compra. Se tratando de e-commerces, o e-mail é o principal canal de relacionamento e envio de conteúdos, duas coisas essenciais para o marketing.

Endereço

O endereço é uma informação essencial no e-commerce, afinal, você precisará enviar a compra do seu cliente. Além disso, essa informação pode ser utilizada em casos de cobrança, apesar de não serem tão comuns. Além de ser um dado útil, é também uma informação que aumenta o nível de segurança da relação com o cliente.

Sexo

Gênero é outra informação importante para estudar seu público-alvo e saber quem compõe sua base de clientes. Aqui, é importante oferecer todas as opções, reforçando que o consumidor deve selecionar o gênero com o qual se identifica. Assim, você deixa essa pessoa confortável para marcar a opção que mais fizer sentido para ela.

CPF

O CPF é mais uma informação de segurança que ajuda a atestar a identidade desse consumidor. Esse dado é um dos mais importantes a nível de identificação, além de também ser importante para a emissão de nota fiscal. Entretanto, o CPF só deve ser solicitado quando o consumidor está fechando uma compra no seu site.

Formas de pagamento preferenciais

Outro dado que vai servir para conhecer melhor seu público: o método de pagamento preferencial. É sempre muito importante trabalhar para que seu negócio seja capaz de oferecer a melhor comodidade ao consumidor. Portanto, registrar esse dado vai garantir uma base de estudos para continuar atendendo seus clientes da melhor maneira.

Observações e comentários

O campo de observações e comentários é de livre uso, sendo muito útil para fazer anotações sobre questões mais específicas sobre clientes. A ideia é que esse dado seja utilizado como uma forma de registrar detalhes que vão ajudar em um atendimento mais personalizado, algo que pode fazer diferença na relação com o consumidor.

Como cadastrar corretamente?

Um bom cadastro deve ser, antes de tudo, automatizado. Toda nova entrada de consumidor deve gerar a oportunidade de inserir dados e criar um perfil para essas pessoas. Em alguns casos, isso acontecerá a partir de um formulário de captação de leads, mas em outras ocasiões, ocorre depois de um cadastro no e-commerce.

Ferramenta de CRM é indispensável

A melhor forma de conseguir um cadastro correto, seguro e com riqueza de informações é utilizar a tecnologia como aliada. Em termos de ferramentas adequadas, o CRM é fundamental, uma vez que seu papel é permitir a gestão de relacionamento com o cliente. Com o software, dá para fazer isso de maneira automatizada e eficaz.

O CRM permitirá que você programe disparos automáticos de contatos e configure alertas que lembrarão seu time de abordar um lead para tentar avançá-lo no funil de vendas. Além disso, o CRM será uma grande base de dados de clientes, permitindo o preenchimento de todos os dados que você viu ao longo deste conteúdo.

O cadastro de clientes pode parecer algo simples e corriqueiro para a rotina de um negócio, mas a verdade é que estamos falando de algo essencial. Fazer bom uso dessa possibilidade vai gerar resultados de destaque.

Se tratando de contatos, um dos mais importantes é o de agradecimento. Saiba melhor como funciona e quando usá-lo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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