Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Empreendedorismo

11 melhores formas de ganhar dinheiro na internet e aumentar a sua renda

Imagens ilustrativas de formas de ganhar dinheiro na internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Quais são as melhores formas de ganhar dinheiro na internet? Afinal, mais do que ter preços mais competitivos e produtos de qualidade, é preciso entender o que está em alta no mercado e como as suas ofertas podem ser atrativas para os clientes em potencial.

Conhecer os nichos que mais vendem na internet é um primeiro passo para ter sucesso dentro do ambiente online. Mas para conseguir resultados a longo prazo, é preciso aumentar essa sua busca e procurar por funções mais específicas para se destacar. O que acha, então, de saber mais sobre as principais formas de ganhar dinheiro na internet?

Será que criar um e-commerce é uma opção interessante? E ajudar outros negócios a fazerem a gestão das redes sociais? Tem um talento específico, como vender fotos, e quer começar a faturar em cima dessa habilidade? Entender mais sobre essas possibilidades é o primeiro passo para identificar as melhores oportunidades para você empreender.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com as melhores formas de ganhar dinheiro na internet e as particularidades de cada uma para você se destacar. Quer conferir mais detalhes? Então continue a leitura deste artigo para saber mais. Confira!

Por que vender na internet?

Antes de mais nada, é importante entender mais sobre os motivos para começar a vender na internet, não é mesmo? O primeiro deles é a relação com o seu público, afinal, quem não está utilizando os canais digitais para fazer uma pesquisa ou uma compra? A partir disso, as chances de impactar consumidores em potencial aumentam consideravelmente.

Outro aspecto interessante que pode fazer parte da sua decisão é a facilidade para empreender dentro desse ambiente. Para começar, não é preciso fazer grandes investimentos antes de começar a vender, já que você consegue encontrar fornecedores de qualidade que podem ajudar nas suas tarefas e responsabilidades como negócio.

Além disso, as muitas possibilidades de atuação também são interessantes para quem quer se destacar no mercado digital. Você pode entrar em diferentes nichos de atuação, sempre de acordo com as suas preferências ou entendimento sobre quais são as melhores oportunidades para que você tenha sucesso nas suas vendas.

Por fim, outro aspecto se destaca para quem está procurando por formas de ganhar dinheiro na internet: o marketing digital. Existem cada vez mais ferramentas disponíveis para se comunicar e impactar os consumidores em potencial. Com estratégias de marketing digital e publicidade, o empreendedor consegue se conectar com mais clientes.

Formas de ganhar dinheiro na internet 

Mas, afinal, quais são as melhores oportunidades para quem procura por formas de ganhar dinheiro na internet? Confira algumas opções!

Abertura de loja virtual

Um dos métodos mais populares para quem quer ganhar dinheiro na internet é abrir uma loja virtual. Com várias ferramentas disponíveis para facilitar esse processo, como o Bagy, é cada vez mais simples e direto começar um e-commerce. A partir do momento que você tem um nicho de atuação definido, fica mais fácil começar a vender.

O maior desafio aqui é ter a certeza de que tem um fornecedor de qualidade e um processo de logística eficiente. A partir disso, fica mais fácil estruturar um planejamento estratégico para o desenvolvimento do seu negócio. Você não pode esquecer, é claro, das técnicas e ações de marketing digital, promovendo e conectando o seu negócio.

Um ponto de atenção, porém, é entender o tamanho da sua concorrência. Dependendo do nicho escolhido para atuar, a disputa pelos clientes exige um nível de atenção ainda maior se você procura por mais vendas. Esse trabalho exige um acompanhamento próximo de todas as métricas e dados para continuar relevante no mercado escolhido para atuar.

Vendas em uma plataforma de marketplace

Ainda não está tão confiante em atuar com um negócio próprio? Afinal, é preciso ter um cuidado com os trabalhos de atração de leads e clientes em potencial, não é mesmo? Por que não, então, aproveitar a audiência de quem já está consolidado no mercado? A opção pode ser trabalhar com vendas em uma plataforma de marketplace.

Em vez de construir a sua audiência do zero, é possível se comunicar diretamente com quem está frequentando essas plataformas regularmente. Assim, você não precisa se preocupar com detalhes mais técnicos, como a criação de uma página de vendas ou até mesmo estratégias de comunicação para atrair mais consumidores.

Utilizando plataformas como Mercado Livre ou Shopee, você passa a anunciar os seus itens e produtos em canais que já estão com uma audiência consolidada. Lógico que isso não é o suficiente para se destacar, ainda é preciso investir em boas práticas dentro da plataforma e outros aspectos que vão contribuir para o sucesso da sua loja no marketplace.

Venda por dropshipping

Com a transformação digital e a globalização, outro modelo de negócio tem se tornado muito popular: a venda por dropshipping. Em vez de ter uma loja própria — ou mesmo um estoque —, você faz apenas o anúncio e a promoção dos produtos, sendo uma espécie de intermediador entre o consumidor final e o fornecedor.

Para quem tem uma audiência significativa nas redes sociais ou domina as técnicas de marketing digital, é uma estratégia bastante eficiente e que não envolve custos muito altos, até porque você não precisa se preocupar com uma estrutura maior para dar conta de toda a gestão dos produtos.

Abertura de brechó online

Outro caminho para ganhar dinheiro com vendas na internet é abrindo um brechó online com produtos que você já tem em casa. Essa é uma alternativa muito interessante para quem ainda não tem muito conhecimento sobre negociação com fornecedores e parceiros, por exemplo. Afinal, você passa a trocar informações apenas com o consumidor final.

Além de ser mais informal, existem plataformas — como os próprios marketplaces — em que você pode anunciar os seus produtos. Isso também significa um aumento da sua audiência orgânica, sem precisar investir tanto na atração de novos clientes. E o melhor de tudo: você não precisa fazer nenhum investimento inicial significativo.

Marketing de afiliados

Dentro do marketing digital existem algumas estratégias que também podem ser exploradas para quem quer ganhar dinheiro na internet. O conceito de marketing de afiliados é uma das alternativas mais populares e práticas para quem precisa rentabilizar a sua presença online, especialmente para quem tem muitos contatos na internet.

A estratégia é muito simples: você vai atuar como um promotor de vendas de um outro item, produto ou serviço feito por um terceiro. Utilizando a sua audiência nas redes sociais, por exemplo, você pode promover um curso online, um material rico ou um serviço específico que faça sentido para a sua audiência. Em troca disso, você ganha um percentual da venda.

Produtor de conteúdo

O marketing de conteúdo está em alta no mercado e existem cada vez mais oportunidades para serem trabalhadas nesse segmento. Pensando nisso, por que não utilizar as suas habilidades como produtor de conteúdo para ganhar dinheiro? Pode ser atuando como um freelancer para projetos específicos ou criando um blog para conseguir ganhar sua renda.

Em resumo, a ideia aqui é trabalhar vendendo as suas habilidades como criador de conteúdo para publicações nas redes sociais, blogs, sites institucionais, enfim, existem inúmeros caminhos que podem ser aproveitados. O mais importante é criar uma base de clientes e, a partir disso, construir um portfólio para expandir a sua base cada vez mais.

Gestão de redes sociais

As redes sociais são ferramentas cada vez mais importantes para o sucesso das empresas, mas o problema é que muitas marcas não sabem como atuar nesses canais. Para quem tem experiência no assunto, portanto, trabalhar com a gestão de redes sociais pode ser uma ótima oportunidade para vender seus serviços na internet.

Seja fazendo uma consultoria inicial para identificar problemas e oportunidades para cada marca dentro das redes sociais escolhidas, seja para fazer um trabalho mais completo e frequente, trabalhando diariamente com publicações de conteúdos. Existem várias frentes que podem ser trabalhadas dentro desse mercado cada vez mais popular.

Criação de cursos online

Outra oportunidade que se abre para quem quer ganhar dinheiro na internet é compartilhando o seu conhecimento sobre diferentes temas com pessoas interessadas. Sendo assim, você pode investir na criação de cursos online, compartilhando o que você sabe sobre algum assunto que seja interessante para um público-alvo específico.

Para quem tem facilidade para oratória, por exemplo, pode ser uma excelente forma de rentabilizar o seu trabalho. Pode ser um curso sobre como utilizar ferramentas de marketing digital ou, seguindo o exemplo acima, como fazer a gestão de redes sociais. A ideia é fazer com que uma das suas habilidades se transformem em outra fonte de renda para você.

Venda de produtos digitais

Além de cursos online, você pode trabalhar também com a venda de produtos digitais, ou seja, outros materiais que podem ser úteis para um determinado público. Juntando o seu conhecimento, por exemplo, em um tema específico, e alguma outra habilidade, como a produção de conteúdo, você pode criar um produto para vender.

A boa notícia é que existem várias plataformas que podem facilitar esse trabalho, que distribuem cursos e materiais ricos, por exemplo. Assim como um marketplace, você consegue atingir uma audiência muito maior, sem precisar construir um público fiel desde o início. Aos poucos, você vai consolidando o seu conhecimento.

Representação de marca

Um método muito parecido com o de marketing de afiliados é a representação de marca, uma estratégia mais antiga, mas que ainda é bastante popular e pode funcionar bem na internet. A sua lógica é simples: você faz um contrato com uma marca, recebe os produtos e passa a distribuí-los para outros consumidores.

Você ganha na diferença entre o preço de aquisição — que costuma ser muito mais baixo do que o que é vendido no mercado — e o preço de compra final. A facilidade desse modelo é não precisar desenvolver um produto ou serviço, nem mesmo lidar com um fornecedor, já que a marca que está representando é a responsável por todas essas questões.

Venda de fotos e vídeos

Outra forma de ganhar dinheiro na internet é explorando os seus talentos e habilidades. Por que não aproveitar o seu dom na produção de fotos e vídeos, por exemplo, para conseguir uma renda extra? Essa é uma oportunidade que também oferece diferentes caminhos para serem trabalhados, como focando na parte mais artística ou trabalhando por demanda.

Você pode atuar vendendo fotos e vídeos sobre assuntos e temas diversos, mas também pode usar as suas habilidades para atender demandas e produzir conteúdos específicos para os seus clientes, por exemplo. E o melhor: você pode atuar também nas duas frentes, desde que seja uma demanda que você tenha notado por parte do seu público.

Como escolher a melhor opção para você?

Mas o que deve ser feito para conseguir se destacar? Não é uma tarefa fácil, mas o primeiro passo é entender qual dessas opções pode ser a mais adequada para você. Analise quais são os fornecedores que podem ajudar, entenda com qual público você vai precisar lidar e, a partir disso, as suas chances de se destacar aumentam.

Para quem nunca empreendeu, o melhor caminho é escolher uma opção e investir nela para se destacar. Mas nada impede que você expanda o seu negócio aos poucos, especialmente ao identificar quais são as oportunidades que podem ser exploradas. Percebeu uma necessidade do seu público atual? Por que não investir em outra frente para vender ainda mais?

O que achou dessas formas de ganhar dinheiro na internet? Alguma delas se encaixa no que você precisa para se destacar? Agora é só colocar em prática as suas estratégias, conseguir bons fornecedores, investir em marketing digital e começar a vender. Mas não se esqueça: o trabalho de vendas na internet deve ser constante e sempre em busca de melhorias.

Para continuar relevante em um mercado tão competitivo, é preciso encontrar maneiras de se destacar, não é mesmo? Se você quer ter uma loja online, não deixe de contar a Bagy. Nós somos a plataforma que já ajudou mais de 23 mil lojistas a colocarem seu negócio na internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.