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Empreendedorismo

Ideias para trabalhar por conta própria: 20 opções para 2024

Imagem ilustrativa de ideias para trabalhar por conta própria.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Criar um e-commerce, trabalhar com design e prestar serviços como freelancer são algumas ideias para trabalhar por conta própria. A internet aumentou muito as possibilidades de atuação e tornou mais fácil o sonho de empreender.

Já pensou em ter um negócio só seu? Ou melhor: ter um negócio só seu na internet, livre dos altos custos e de toda a complicação de gerir um estabelecimento físico?

Pois é, esse é o sonho de muitas pessoas e a boa notícia é que o empreendedorismo digital nunca esteve tão perto do cotidiano de públicos de todas as idades, gêneros e classes.

Já se foi o tempo em que montar um negócio significava investir muito dinheiro e recursos, além de precisar torcer muito para dar certo. Agora, com um pouquinho de atitude e com a ajuda das ferramentas certas, você pode começar hoje mesmo a mudar a sua vida completamente, e é pra isso que chegou até aqui!

Neste artigo, reunimos 20 ideias para trabalhar por conta própria em 2024, mesmo com pouco dinheiro. O nosso objetivo é te inspirar e dar uma forcinha para tirar o seu sonho do papel. Vamos lá?

1. Crie uma loja virtual

Queremos apresentar ideias para trabalhar por conta própria que dão certo, e é, por isso, que começamos com uma das maiores oportunidades para quem quer empreender nos dias de hoje, sem gastar muito dinheiro.

Você deve estar pensando: “mas para criar uma loja virtual eu preciso entender de tecnologia e investir muito dinheiro.” 

Nada disso! Hoje, são os pequenos negócios que mais crescem nesse mercado, um movimento impulsionado pelos marketplaces e, principalmente, pelas ferramentas de e-commerce.

Agora não é mais necessário ter uma grande operação para começar a vender produtos na internet. Com um simples aplicativo, como o Bagy, você consegue criar uma loja virtual em minutos e pode gerir tudo na palma da sua mão!

2. Venda produtos artesanais

Uma das razões para o mercado de produtos artesanais fazer tanto sucesso e se manter como uma ótima opção para trabalhar por conta própria ao longo dos anos se resume em uma palavra: exclusividade!

As pessoas estão dispostas a buscar e pagar um pouco mais para ter produtos ou serviços diferenciados ― que não precisam ser, necessariamente, sofisticadas ou “gourmerizadas”.

De artigos de papelaria e presentes a itens de consumo, como lanches e cervejas, o mercado de produtos artesanais é amplo e está intimamente ligado ao costume de transformar hobbies e tradições domésticas em negócios.

Para se destacar, porém, a primeira coisa a fazer é escolher um nicho com bom potencial de vendas. Muita gente que começa a trabalhar para si mesmo comete o erro de se fechar demais em seus próprios gostos e preferências na expectativa de trabalhar fazendo apenas o que ama.

Entretanto, se queremos ter sucesso no mercado, nossa visão deve estar focada no público, que, nesse caso, não apenas busca soluções especiais, como também deseja se sentir especial.

Isso é uma regra que vale não apenas para quem deseja atuar com itens artesanais, mas para qualquer empreendedor que deseja ser lembrado nos dias de hoje: o produto ou o serviço não bastam, é preciso entregar experiências!

3. Invista no ramo da beleza

O terceiro item da nossa lista de ideias para trabalhar por conta própria traz também um amplo leque de possibilidades para você empreender. Entre as inúmeras opções do ramo da beleza, podemos pensar em: 

  • Salão de beleza: oferecer serviços de corte de cabelo, coloração, alisamento, tratamento capilares, entre outros;
  • Design de unha: serviços de manicure e pedicure em um ambiente relaxante, por exemplo;
  • Serviços de maquiagem: serviços de maquiagem para eventos, como casamentos, festas, formaturas e outros;
  • Spa: serviços de massagem, tratamentos faciais e corporais, banhos de hidromassagem etc;
  • Clínica de estética: serviços como depilação comum e a laser, preenchimento facial, entre outros;
  • Barbearia: serviços de corte de cabelo, barba e outros tratamentos voltados para o público masculino;
  • Loja de cosméticos: venda de produtos de beleza, como maquiagem, perfumes, cremes, produtos para cabelo, unhas e outros;
  • Studio de tatuagem: serviços de tatuagem e piercing em um ambiente seguro e higiênico.

Observe que boa parte desses negócios, assim como vários outros do mercado da beleza, exigem qualificação e, muitas vezes, a contratação de profissionais de saúde e estética. Cada área obedece uma série de normas que devem ser respeitadas para garantir a segurança e a satisfação dos clientes.

Só não pense que não há espaço para as vendas online nesse ramo. Além da possibilidade de vender produtos de beleza, roupas, bijuterias e vários outros itens pela internet, é possível, também, oferecer serviços online.

Muitas pessoas, por exemplo, buscam cursos de qualificação e capacitação que você pode oferecer pela internet. Outra opção que está em alta são as consultorias de beleza, que ajudam os clientes a escolher roupas, maquiagem e produtos de acordo com seu tom de pele, cabelo e estilo.

4. Seja uma costureira ou costureiro

Embora seja, muitas vezes, vista como uma profissional antiga, a realidade é que os serviços de corte e costura continuam em alta. A indústria é o carro chefe do mercado, mas há ainda muito espaço para prestação de serviço e para pequenos negócios.

Nessa área, a exclusividade é também a palavra da vez. Se você tem, conhece ou pode contratar pessoas com habilidades nessa área, saiba que essa é uma excelente forma de empreender no ramo da moda. 

Muitas pessoas precisam de ajustes em roupas ou dão preferência para peças feitas sob medida. Além disso, há uma crescente demanda por roupas sustentáveis e personalizadas, e a costureira é uma peça fundamental na produção de itens exclusivos.

É claro que o investimento inicial para abrir um negócio dessa categoria pode ser um pouquinho elevado. São necessárias  máquinas de costura e outros equipamentos, materiais de trabalho, ambiente adequado e algum capital de giro para os primeiros meses.

A vantagem, porém, é que não é preciso investir em um estabelecimento comercial para começar a atuar. É possível, inclusive, fabricar suas próprias peças, criar uma marca e vender seus produtos pela internet.

5. Atue com marcenaria

Outro segmento artesanal que também é uma ótima ideia para trabalhar por conta própria é a marcenaria. Assim como no corte e costura, essa área demanda habilidades técnicas, experiência e investimento inicial, por isso, é sempre bom ter um plano de negócios sólido.

O marceneiro pode atuar tanto prestando serviços de reparo ou fabricação de peças sob medida quanto na criação de móveis, objetos de decoração e outros itens de madeira para venda em comércio. 

Nesse último caso, o profissional também tem a opção de disponibilizar seus produtos em loja própria ou atuar como fornecedor, atendendo estabelecimentos comerciais..

Há também espaço, aqui, para artesanato e criação de peças exclusivas que podem ser vendidas em lojas, feiras ou pela internet.

6. Venda doces e salgados por encomenda

Após o fim das medidas de isolamento social da pandemia de COVID-19, os eventos voltaram com tudo, e essa pode ser, também, uma oportunidade de empreender, sem gastar muito.

A produção de doces e salgados por encomenda é uma das melhores opções de trabalhos autônomos que dão dinheiro de verdade atualmente, pois a demanda é enorme. Aniversários, celebrações, eventos corporativos, festas regionais, entre vários outros eventos demandam esse tipo de serviço constantemente.

É claro que a sua oferta deve ser coerente com a sua capacidade de produção. Grandes eventos, como casamentos e formaturas, exigem grandes equipes para atender um número maior de pessoas.

Entretanto, há também muita procura por pequenas encomendas que não são tão atrativas para os grandes fornecedores, e essa pode ser uma ótima forma de penetrar nesse mercado.

Há espaço, inclusive, para quem prefere atuar no comércio. Você pode vender seus produtos na rua ou em espaços autorizados, assim como disponibilizá-los para venda na internet, seja nas plataformas de delivery, seja em um e-commerce exclusivo.

7. Seja um personal trainer online

Algo que também mudou muito após a pandemia é o interesse das pessoas por se exercitar em casa. Mesmo após o fim das medidas de isolamento, há quem se incomode com o deslocamento até a academia ou prefira fazer exercícios no conforto e na intimidade de casa.

Isso é uma grande oportunidade para profissionais de educação física, pois mantém sólida uma profissão que ganhou força durante a pandemia: o personal trainer online.

Muitos influenciadores disponibilizam cursos online com treinamentos adaptados para o ambiente doméstico ou para a rua. Entretanto, há pessoas que fazem questão de serem acompanhadas ao vivo pelos treinadores.

Se você é um profissional da área e está tendo dificuldades de fechar a sua agenda com pessoas da sua região, prestar serviços de forma online pode ser uma excelente forma de se manter atuando por conta própria.

8. Seja designer

Há procura por profissionais em tantas áreas de design que não poderíamos citar somente uma delas. É claro que cada um desses segmentos é um universo diferente, com conhecimentos, habilidades e materiais específicos, e você precisa escolher aquele que melhor combina suas aptidões com a demanda do mercado.

Entre os diversos tipos de designer, podemos citar:

  • Designer gráfico: que geralmente desenvolve projetos de identidade visual, como logotipos, cartões de visita, materiais impressos e interfaces digitais;.
  • Designer de produto: é aquele que cria projetos de produtos, desde sua concepção até a fabricação;
  • Designer de interiores: planeja e projeta espaços internos, como residências, lojas, escritórios, hotéis e outros ambientes;
  • Designer de moda: cria coleções de roupas e acessórios, desde a escolha dos tecidos e cores até a elaboração do design das peças;
  • Designer de joias: cria joias e bijuterias, desde o modelo inicial até a confecção das peças, utilizando diversos tipos de pedras preciosas e semipreciosas;
  • Designer de games: cria conceitos, personagens, cenários e interfaces para jogos eletrônicos, tanto para computadores quanto para consoles e dispositivos móveis;
  • Designer de embalagens: cria projetos de embalagens para produtos, combinando técnicas de design gráfico e de produto para garantir a segurança, a praticidade e a atratividade das peças;
  • Designer de animação: cria animações em 2D e 3D para diversos fins, como publicidade, entretenimento, educação e jogos;
  • Designer de cenografia: cria cenários para teatro, cinema, televisão e eventos, utilizando técnicas de design de interiores e de produto para criar espaços de acordo com a narrativa e a atmosfera desejada.

Todas essas áreas demandam qualificação, na maioria dos casos formação superior. O que deve ser destacado aqui é que, embora encontremos vagas de trabalho para todas elas, é perfeitamente possível prestar serviços de forma autônoma com essas habilidades.

9. Preste serviços online como freelancer

Além do design, existem várias outras formas de prestar serviços como freelancer, sobretudo na internet. Pensando apenas em demandas de Marketing Digital, temos:

  • Redação de conteúdo para a web: como criação de artigos para blogs, redação publicitária e copywriting;
  • Desenvolvimento web: criação de sites, plataformas de serviço e aplicativos;
  • Edição de áudio e vídeo: preparação de conteúdo para fins comerciais ou para publicação em sites e redes sociais;
  • Tradução: tradução de textos e documentos, bem como de ferramentas e serviços digitais;
  • Social media: criação de postagens, interação com o público e gerenciamento de redes sociais;
  • Gestão de tráfego: que gerencia campanhas em plataformas de publicidade digitais, como Google Ads e Facebook Ads;
  • Estrategista de SEO: profissional responsável por desenvolver e assessorar estratégias de geração de tráfego orgânico (não pago).

É possível obter qualificação para quase todas essas áreas por meio de cursos online específicos. Além disso, existem diversas plataformas para freelancers que ajudam a fazer a ponte entre profissionais e clientes.

É necessário, porém, foco, dedicação e bom relacionamento com clientes para se destacar e crescer no mercado. As vantagens são muitas, mas a concorrência é muito grande.

10. Seja um produtor ou produtora de conteúdo

Em vez de prestar serviços para clientes, você também pode criar conteúdos e atuar em seus próprios projetos na internet!

Existem diversas formas de gerar dinheiro online, o famoso “monetizar” o negócio. Por meio de um blog, por exemplo, você pode faturar disponibilizando links de divulgação para produtos e serviços e ganhar comissão sobre as vendas realizadas por sua indicação.

O caminho mais conhecido, porém, é o trilhado pelos influencers digitais. Você pode criar um perfil no Instagram, por exemplo, sobre sua vida ou sobre algo que você gosta ou domina. Ao aumentar seus seguidores, marcas podem se interessar por divulgar produtores para sua audiência.

É importante observar que não é preciso ser um influenciador famoso para ter resultados. Muitas empresas na atualidade, especialmente aquelas que atuam em nichos, dão preferência pelos chamados micro influenciadores, que têm públicos menores, mas muito segmentados.

Outra dica é investir em uma assessoria de imprensa para conseguir se conectar mais facilmente aos representantes de empresas.

11. Aposte no mercado pet

O mercado pet é gigantesco e não para de crescer. Dos tradicionais serviços de banho e tosa às lojas de artigos e mimos para animais, o sucesso é enorme!

É claro que pode ser necessário um grande investimento para abrir um estabelecimento e ser capaz de competir com as grandes redes que fazem frente nesse setor.

Entretanto, vale aqui o que comentamos em várias outras dicas para quem quer trabalhar por conta própria: exclusividade!

Se você é pequeno, o melhor que você tem a fazer é apostar em um nicho e se dedicar a um público específico. O setor de produtos pets oferece um oceano de oportunidades, e sua missão é escolher a que melhor combina seus interesses com as demandas do mercado.

12. Monte um brechó

Os brechós costumavam ser vistos como uma alternativa para pessoas que querem economizar dinheiro, especialmente em momentos de instabilidade econômica.

Entretanto, essa visão perde cada vez mais espaço para movimentos sustentáveis que enxergam esse negócio como uma iniciativa fundamental para reduzir o descarte desnecessário de produtos e preservar o meio ambiente.

Antes de tomar uma decisão final, porém, é recomendável realizar uma pesquisa de mercado para avaliar a demanda na região em que você pretende atuar, bem como seus concorrentes e as oportunidades de diferenciação.

Outra opção é vender pela internet. Há marketplaces especializados em roupas usadas, mas você  também pode ter muito sucesso criando um brechó online e divulgando peças e ideias ecológicas nas redes sociais, por exemplo.

13. Ofereça pequenos reparos residenciais

Já reparou que é cada vez mais difícil encontrar profissionais de qualidade para realizar pequenos reparos em nossas casas?

Pois é. Esse mercado está passando por uma transição, e aqueles que não se adaptaram às novas tendências de divulgação estão perdendo espaço.

Os clássicos “maridos de aluguel” estão dando lugar para especialistas com propostas inovadoras, não só de reparo, mas de melhoria nas residências. Pequenos ajustes e renovações em pias, armários ou na iluminação podem transformar completamente uma casa, sem a necessidade de obras.

Entretanto, para ser conhecido, é preciso se destacar na internet, divulgar seus serviços de forma estratégica e, claro, surpreender seus clientes.

14. Dê aulas remotamente

Já falamos sobre os produtores de conteúdo, e vale citar mais uma forma de faturar com suas próprias produções, que é criar cursos online ou dar aulas remotamente.

A internet é o melhor meio de transformar o seu conhecimento em um produto rentável e várias ferramentas podem te ajudar a fazer isso.

A oportunidade é ainda mais interessante para quem já é professor e deseja expandir a sua atuação para esse formato, que também se popularizou muito durante a pandemia.

Lembre-se, porém, que é fundamental se promover na internet para ter resultados. Professores de sucesso muitas vezes precisam ser bons influenciadores.

15. Monte seu próprio clube de assinatura

Além da exclusividade, há algo que faz enorme sucesso no mercado atual: a curadoria! E isso não é por acaso.

Pare um instante para pensar na infinidade de opções que o mercado nos oferece para absolutamente tudo em nossas vidas, especialmente itens de consumo. Escolher se tornou uma tarefa árdua e, por isso, estamos sempre em busca de pessoas ou empresas que façam isso por nós.

Além de atuar como um influenciador que indica produtos, uma ótima ideia para trabalhar por conta própria é criar um clube de assinatura para entregar, periodicamente, itens selecionados por você ou sua equipe.

É claro que para ter sucesso como curador, você precisa ser e provar que é uma autoridade no assunto, e as redes sociais são o melhor meio de construir a sua reputação.

16. Venda flores e arranjos

O comércio de flores e arranjos vive uma explosão de demanda. Um hobbie considerado típico do passado se tornou uma sensação de jovens e adultos das novas gerações: cuidar de plantas!

Da venda de sementes e brotos a arranjos e instalações completas, o fato é que cada vez mais pessoas valorizam o uso de vegetais na decoração doméstica.

E as plantas não estão só na vitrine das lojas, elas também fazem sucesso na internet. Com ajuda da Bagy, você pode criar a sua própria loja virtual de flores e arranjos e também vender nos principais marketplaces e redes sociais.

17. Aproveite o mercado fitness 

Outro segmento em alta é o dos produtos e serviços fitness. As ruas e academias estão cheias de pessoas se exercitando, o que é ótimo para a saúde da população e pode ser ótimo também para o seu bolso!

Vários tipos de produtos desta categoria estão fazendo sucesso, de roupas e acessórios, a suplementos e marmitas saudáveis.

Se você tem interesse, não perca tempo e estude bastante o mercado da sua região ou as formas de atuação na internet. Escolha um nicho e comece já!

18. Ofereça serviços de limpeza especializados

Há muitos itens em nossas casas que podem ser muito trabalhosos para limpar, isso quando a tarefa não é impossível. É aí que entram os serviços de limpeza especializados.

Muitos profissionais e empresas faturam hoje realizando a limpeza e a higienização de sofás, tapetes, carpetes e móveis, por exemplo.

Vale destacar que, atualmente, existem equipamentos modernos que permitem que o serviço seja realizado com rapidez e praticidade na própria casa do cliente. 

É importante, porém, estudar a demanda da sua região antes de investir nessa atuação. Outra dica é aproveitar a deixa para, também, comercializar produtos de limpeza para manutenção.

19. Torne-se um assistente pessoal virtual

Diante do crescimento do trabalho remoto, muitos profissionais, especialmente gestores, necessitam de apoio para lidar com as diversas tarefas do dia a dia. 

Nesse cenário, tal como os secretários e assistentes de escritório, temos os secretários e assistentes virtuais, que exercem as mesmas funções, mas de forma remota.

Se você tem habilidades em atendimento, organização, administração e gestão de tarefas e agenda, pode prestar esse tipo de serviço para empresas e pessoas que precisam de uma mãozinha para dar conta de suas responsabilidades.

20. Invista em dropshipping

Fechamos a nossa lista com o dropshipping, uma modalidade de venda online em que o lojista atua apenas com a vitrine de produtos, sem precisar lidar com estoque físico.

Em outras palavras, você cria anúncios em sua loja virtual para os produtos de um fornecedor. Quando um cliente faz uma compra, o pedido é repassado para esse fornecedor que se encarrega de separar, embalar e enviar o produto.

O mais importante nesse modelo de negócio é encontrar fornecedores confiáveis, já que não temos controle sobre a produção, o estoque e a entrega. Além disso, é preciso investir em ferramentas de qualidade.

Independentemente de qual seja a sua ideia para trabalhar por conta própria, você tem muito a ganhar atuando na internet, mesmo que seu negócio seja físico. Especialmente para quem pretende atuar com comércio, nunca foi tão fácil criar uma loja virtual e estar presente nos principais canais de venda online.

Com o aplicativo Bagy, você cria uma loja virtual em minutos e ela já vem integrada com as redes sociais e os principais marketplaces do mercado. Tudo isso pelo preço de um cafezinho por dia! Aproveite que chegou até e confira os planos, as funcionalidades e todas as vantagens dessa solução!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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