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10 ideias criativas para loja de produtos naturais que você não pode perder

Ideias criativas para loja de produtos naturais

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Apesar de ser um mercado em constante crescimento, é muito importante ter diferentes ideias criativas para loja de produtos naturais. O objetivo é se diferenciar dos seus principais concorrentes e posicionar a sua marca como uma referência no segmento.

Quer aumentar a confiança da sua loja? Então você precisa investir em diferentes estratégias para diferenciar a sua marca dos demais concorrentes, não é mesmo? A boa notícia é que são várias as ideias criativas para loja de produtos naturais, se aproximando ainda mais do seu público e construindo uma experiência completa para os seus clientes.

O que acha, então, de conferir algumas das nossas sugestões para tornar a sua loja ainda mais popular dentro de um mercado tão competitivo? Continue a leitura deste artigo e saiba o que você pode fazer para vender cada vez mais dentro desse nicho de mercado. Confira!

1. Participe de eventos locais

Uma das características dos consumidores de produtos naturais é a busca por eventos que reúnam vários lojistas. Sendo assim, é essencial que o seu negócio esteja presente também em eventos locais que aconteçam na sua região. Especialmente para uma loja pequena que está começando, é fundamental se fazer presente e promover a sua marca.

O mais interessante é que também se torna uma forma de fazer um benchmarking, ou seja, ter um olhar mais crítico sobre o que estão fazendo no mercado em que você está. Muitas vezes a ideia de um concorrente ou de um lojista de uma área completamente diferente pode acabar se tornando muito útil para que o seu negócio se diferencie, por exemplo.

Pode ser uma embalagem diferenciada, um novo tipo de abordagem, enfim, ficar de olho no que estão fazendo também é muito importante para qualquer marca. Além disso, os eventos locais reúnem um público bastante segmentado, aumentando as chances de conversão, o que também significa fazer valer o investimento para estar presente ali.

2. Pense na experiência do cliente

Lembra das ideias que falamos mais acima para você observar? Pois bem, esse é apenas um dos muitos exemplos de como você deve se preocupar com a experiência do cliente nos mínimos detalhes. Seja para construir uma embalagem diferenciada, seja para pensar em como uma venda pode ser realizada no ambiente físico ou digital.

Como se trata de um nicho muito específico de mercado, é fundamental criar uma relação mais próxima com o consumidor. Até porque ainda é um segmento em crescimento e os clientes costumam ser bastante fiéis com as marcas que se relacionam. Construir um primeiro contato positivo, portanto, pode acabar contribuindo também para a fidelização de clientes.

3. Pense nos clientes com intolerância alimentar

Entrando um pouco mais nas questões que envolvem o nicho dos produtos naturais, uma dica relevante pode ser analisar com mais cautela as principais dores dos consumidores dentro do segmento. Um exemplo disso é pensar nos clientes com intolerância alimentar, que podem ter alguma restrição com certas substâncias e alimentos.

Em um mercado tão competitivo, ter esse olhar para as dores de um cliente pode acabar se tornando um diferencial para a sua marca. Se por um lado exige mais cuidado na hora de ter fornecedores confiáveis ou mesmo produzir os alimentos, também é uma forma de aproximar ainda mais a sua marca de um público exigente e carente de produtos diferenciados.

4. Deixe a vitrine chamativa

Quando pensamos em lojas físicas, é essencial que a experiência positiva do cliente comece logo em seu primeiro contato com a marca. Por isso, é essencial construir uma vitrine chamativa para se destacar. Calma, isso não significa colocar adereços e uma iluminação que não tenha nada a ver com o seu negócio, mas é preciso mostrar a mensagem de forma direta.

Para começar, deixe uma mensagem que represente bem o que a sua empresa que tenta transmitir, já que os valores são ainda mais importantes ao lidar com esse público. Outro aspecto interessante é garantir que os produtos mais relevantes da sua loja estejam em maior destaque, aumentando as chances de atrair a atenção de mais clientes em potencial.

5. Faça boas parcerias

Por que empreender sozinho, não é mesmo? Especialmente para quem está começando ou não tem tantos recursos disponíveis para iniciar o negócio, fazer parcerias pode ser um dos principais diferenciais competitivos. Seja um produtor individual que não sabe como vender os itens, seja com outra loja que quer ampliar o alcance dos seus produtos.

O mais importante aqui é garantir que o parceiro, de fato, tenha uma produção voltada para produtos naturais ou que sejam do interesse do cliente. Afinal, de que adianta ter um ótimo parceiro, mas os consumidores da sua loja não acharem relevante o que ele tem para oferecer? Quando bem analisadas, as parcerias podem gerar ótimos resultados.

6. Use as redes sociais

Tudo bem que você tem uma loja física, mas é inegável que o ambiente digital se tornou uma forma muito eficiente de se comunicar, certo? Sendo assim, dentro das ideias criativas para loja de produtos naturais, uma das mais relevantes atualmente é o uso das redes sociais como canal de comunicação para o seu negócio, potencializando o alcance dos seus produtos.

Um exemplo disso é explorar o Instagram e os seus vários recursos para aumentar não apenas o engajamento com o público, mas também as vendas. Utilizando a tão famosa sacolinha do Instagram, por exemplo, é possível conectar o público que está seguindo a sua página na rede social diretamente com a sua loja, otimizando a jornada de compra.

Outra opção é utilizar o WhatsApp como mais um canal de contato. Afinal, quem é que não tem o aplicativo instalado em seu smartphone? Pode ser mais uma forma de se aproximar da sua audiência, criando um canal simples e prático para ele, reduzindo ainda mais o caminho até uma eventual conversão.

7. Crie promoções

Por mais que os produtos naturais geralmente tenham uma mão-de-obra mais cara até a sua confecção, isso não significa que você não deva investir na criação de promoções. Um dos caminhos para se fazer isso é contar com fornecedores de confiança, que possam fechar preços mais competitivos, gerando uma margem maior para o lojista.

Mas é preciso ter muito cuidado com o momento certo de oferecer as promoções e um dos exemplos disso deve ser acompanhar um calendário de datas comemorativas. Além disso, você pode monitorar o comportamento dos usuários e seus clientes, entendendo exatamente as épocas do ano em que os consumidores estão mais dispostos a fazerem compras.

8. Aposte no delivery

Como falamos anteriormente, também é muito importante pensar nos mínimos detalhes da experiência do cliente, certo? Isso significa entender como entregar algo parecido para o seu consumidor em qualquer canal. Ou seja, em vez de fazer com que ele sempre vá até a sua marca, por que não apostar no delivery e levar os seus produtos até ele?

Além de inúmeros aplicativos que podem facilitar a adoção de uma política de delivery sem gerar custos tão altos, existem ferramentas que podem tornar a logística mais simples. Uma das alternativas é iniciar o serviço para a região próxima da sua loja, com uma equipe menor para dar conta dessa demanda que, certamente, pode ser um diferencial.

9. Abra uma degustação

Quer chamar a atenção do seu público? Poucas coisas são tão eficientes quanto abrir um espaço para a degustação dos seus produtos. Seja pensando em alimentos, seja com foco em outros itens. A ideia é permitir que o cliente experimente antes de precisar se comprometer com a compra, gerando mais insumos para uma tomada de decisão mais simples.

Já pensou se o cliente entra na loja e pode ter uma prova do sabor de uma comida que ele tem interesse? Isso faz um diferencial enorme, especialmente quando se trata de uma loja nova ou um produto que não fazia parte do seu portfólio. É um gesto de confiança por parte da marca que acaba se tornando uma estratégia para ganhar a confiança do cliente.

10. Invista no universo virtual

Mais acima falamos sobre a importância das redes sociais, não é mesmo? Mas isso não pode ser o único esforço da sua loja para vender mais. É preciso investir no universo virtual, colocando a sua marca nos principais canais digitais. Um exemplo disso é contar com um site, tornando as suas vendas ainda mais potentes, aumentando as chances de sucesso.

Além disso, você deve investir na presença orgânica nas redes sociais, apresentando os seus produtos de forma mais natural para os consumidores da sua loja. Outro ponto importante é conseguir o rankeamento no Google, com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), aumentando a relevância da sua marca no ambiente online.

Agora que você já conferiu essas ideias criativas para loja de produtos naturais, o que acha de começar a vender online? Chegou a hora de ter a sua própria loja online. Conheça a Bagy, a plataforma para criar o seu site mais completa do mercado!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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