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Vendas

Gatilhos mentais para vendas: 17 tipos que vão te ajudar a influenciar clientes

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Como usar os gatilhos mentais para vendas

Esqueça de fazer as mesmas coisas repetidamente para obter resultados ruins. Para vender mais é preciso saber estimular o seu público na decisão de compra, e isso pode ser feito a partir dos gatilhos mentais. Conheça tudo sobre eles neste artigo e comece a vender mais!

Um dos principais fatores que influenciam as vendas é o comportamento do cliente, e isso é algo que não podemos ignorar, porque ao conhecer seu público, fica mais fácil de entender como ele toma a decisão de comprar algo.

Porém, a maioria das decisões que tomamos não são baseadas na lógica, mas sim em instintos, que nos fazem pensar rápido para tomar uma decisão. Dessa forma, para que o seu negócio consiga vender um produto, é necessário saber o que influencia a decisão de compra do seu cliente.

Uma forma de fazer isso é conhecendo mais sobre os gatilhos mentais para vendas, que são os principais estímulos que fazem seu cliente decidir comprar algo. Por isso, neste artigo você conhecerá tudo relacionado aos gatilhos, desde como eles funcionam até os 17 principais gatilhos utilizados!

O que são os Gatilhos Mentais?

Você já percebeu que a todo momento nós estamos tomando decisões? Precisamos decidir que hora vamos acordar, que refeição vamos comer, quando vamos nos encontrar com um colega ou que livro começaremos a ler.

Se o nosso cérebro tomasse todas essas decisões a nível consciente, isso poderia gerar uma fadiga de decisão, fazendo com que você perca energia e fique cansado rapidamente, não podendo mais ser produtivo. Para evitar que isso aconteça, o cérebro usa os gatilhos mentais para tomar decisões mais rápidas.

Os gatilhos mentais são recursos que todos os seres humanos possuem no cérebro, para facilitar a tomada de decisões no cotidiano. Eles fazem com que o cérebro realize as decisões mais simples do dia a dia de forma inconsciente, deixando que o seu lado consciente se preocupe com questões mais importantes e complexas.

Como as decisões são feitas a nível inconsciente, elas acabam sendo influenciadas por sentimentos, pensamentos e impulsos relacionados à experiência de vida de cada pessoa, desde quando ela estava no útero de sua mãe. Elas também podem ser influenciadas pela cultura e as necessidades de cada um.

Por mais que os gatilhos mentais sejam um tema muito comentado no mundo de marketing e vendas, é importante saber que ele é um ramo estudado pela psicologia e neurociência, sendo totalmente baseado em estudos científicos.

Como os Gatilhos Mentais funcionam?

Os gatilhos mentais para vendas funcionam a partir de estímulos externos, geralmente causados pelas ações das demais pessoas ou empresas que convivemos diariamente, que nos incentivam a realizar uma decisão específica que gera uma ação da nossa parte.

Podemos ver isso mais claramente na publicidade, onde uma pessoa pode ser impactada com a mensagem de que um produto de seu interesse estará em promoção por apenas 3 horas. Essa informação ativa um gatilho mental que faz a pessoa tomar rapidamente a decisão de comprar naquele momento.

Esse é apenas um exemplo de como os gatilhos mentais funcionam para gerar decisões rápidas no nosso cérebro. Existem muitas outras formas de estimular a decisão das pessoas, que você conhecerá mais sobre no decorrer do artigo.

Por que os vendedores devem conhecer os diferentes Gatilhos Mentais para vendas?

Quando trabalhamos com vendas precisamos lidar o tempo todo com pessoas, para assim oferecer a elas o melhor produto ou serviço que ajudará a resolver um problema, ou suprir uma necessidade específica.

Muitos vendedores podem passar horas a fio estudando sobre o produto ou serviço a ser vendido, mas o grande segredo para realizar uma boa venda é conhecer mais sobre as pessoas, suas motivações e seus comportamentos para assim saber como persuadi-la.

E a melhor forma de fazer isso é pelos gatilhos mentais, onde os vendedores conseguem estimular a mente do cliente de forma que ele identifique o valor que aquele serviço ou produto pode oferecer a ele no momento da negociação.

Dessa forma, se os gatilhos mentais forem utilizados de forma estratégica, os vendedores vão conseguir realizar vendas mais assertivas e rápidas, que agradem o seu cliente e eliminem qualquer barreira no momento da venda.

Como os Gatilhos Mentais influenciam nas decisões?

Para entender como os gatilhos influenciam nossas decisões, é fundamental saber como o nosso cérebro realiza uma decisão, para assim entender como os gatilhos mentais para vendas podem ser aplicados.

O processo da tomada de decisão que o nosso cérebro realiza é influenciado pelo nível de conhecimento que temos acerca de um assunto. Quando dominamos um tema, conseguimos fazer escolhas mais rápidas do que quando somos surpreendidos por assuntos que não conhecemos muito bem.

Sabendo disso, é importante notar que o processo que o nosso cérebro utiliza para tomar uma decisão passa por algumas etapas essenciais e muito conhecidas pelos profissionais de vendas. São eles:

  • reconhecimento de um problema ou necessidade;
  • identificação das opções existentes;
  • análise das alternativas;
  • decisão por uma das opções.

O tempo que as pessoas passam em cada uma das etapas pode variar do tipo de escolha a ser feita, mas quando elas são realizadas a nível inconsciente, geralmente são mais rápidas. 

Com base nessas etapas, é possível criar abordagens persuasivas e definir o tipo de gatilho mental a ser utilizado, que vai servir de estímulo para o cérebro realizar a sua escolha mais rapidamente.

Quais as emoções que mais movem os clientes na hora da compra?

Durante o processo de venda, é comum o vendedor acreditar que informações, dados e estatísticas são os principais fatores que influenciam a decisão de compra do cliente. Porém, quando o lado inconsciente do nosso cérebro toma a frente para realizar uma decisão, ele pode ser fortemente influenciado pelas nossas emoções para decidir por algo.

Quando uma pessoa decide comprar algo, é causado uma mudança no seu estado emocional. Essa mudança pode ser influenciada por informações e dados, mas a emoção continua sendo o principal fator que influencia a compra, sendo que 6 delas possuem um peso maior, como:

  • Ganância: a pessoa pensa que vai ter um grande ganho ou recompensa se decidir rápido.
  • Orgulho: a pessoa acredita que se tomar uma decisão agora, vai parecer uma pessoa melhor.
  • Medo: a pessoa acha que se não tomar uma decisão logo, estará passando por algum perigo.
  • Inveja: pensamos que se a decisão não for tomada agora, outra pessoa vai usufruir daquilo.
  • Altruísmo: a pessoa acredita que a decisão rápida pode ajudar outras pessoas.
  • Vergonha: a pessoa pode pensar que se não se decidir, vai ser humilhado.

Quando o vendedor conhece mais a fundo os efeitos das emoções na decisão de compra, ele consegue criar uma boa abordagem de vendas, que faz a pessoa decidir mais rapidamente pela opção ideal de compra para ela.

Persuasão X Manipulação

Quando falamos de gatilhos mentais para vendas, muita gente pode pensar que isso é uma técnica para manipular as pessoas e fazer elas decidirem por algo que é ruim. Porém, o que os gatilhos mentais fazem é trazer formas de persuadir a pessoa, que é muito diferente de manipulação.

A manipulação é uma forma de conduzir o outro a tomar uma decisão que só beneficia a você mesmo. Ela geralmente é mais egoísta e apelativa, e tem como objetivo fazer a pessoa realizar uma ação que permita que você atinja suas próprias metas, sem pensar nas consequências que aquilo pode trazer para o outro.

Já a persuasão é uma forma de apresentar argumentos lógicos que façam a outra pessoa refletir melhor para tomar uma boa decisão. Ela é baseada na transparência, onde é necessário transmitir todas as informações de forma clara, mostrando os pontos positivos e negativos, e tem o objetivo de fazer a pessoa pensar e escolher o que é melhor para ela, e não para o vendedor.

Os gatilhos mentais para vendas são uma forma de persuadir as pessoas, e fazer com que elas enxerguem que aquele produto ou serviço, é o que elas precisam para resolver um problema ou necessidade que elas possuam.

Como os Gatilhos Mentais são usados no marketing e vendas?

Para que as áreas de marketing e vendas consigam atingir seus objetivos, elas precisam entender muito bem o seu perfil ideal de cliente e o comportamento que eles têm quando estão realizando uma compra, para entender o que os motiva a comprar.

Nesse cenário, entram táticas persuasivas como os gatilhos mentais, que são aplicados em materiais de marketing ou na comunicação feita entre vendedor e cliente, a fim de fazer ele perceber o valor daquele produto ou serviço.

Na área de marketing, os gatilhos são utilizados nas publicidades como outdoors, panfletos, postagens nas redes sociais ou até no envio de e-mail marketing, onde essa tática acaba sendo muito aplicada.

Já para o setor de vendas, os gatilhos são aplicados no momento do vendedor mostrar o produto ou serviço, onde ele pode criar argumentos que estimulem o cérebro do cliente a tomar uma decisão rapidamente, baseado nas informações e ofertas de valor que o vendedor passa.

Os 17 melhores Gatilhos Mentais para vendas

Agora que você conheceu mais sobre os gatilhos mentais, como eles funcionam e de que forma são utilizados, chegou o momento de conhecer os melhores gatilhos para utilizar nas suas estratégias e assim aumentar as vendas do seu negócio!

Abaixo selecionamos 17 gatilhos que são muito utilizados para aumentar as vendas, onde você conhecerá que estímulos cada um traz para o seu cliente, assim como as formas de aplicar ele no seu negócio!

Gatilho do Prazer X Dor

Os seres humanos vão naturalmente em busca daquilo que lhes traz mais prazer ou a sensação de ser recompensado depois de fazer muito esforço como, por exemplo, as pessoas que realizam uma trilha e depois se sentem satisfeitas por ter chegado até o final dela.

Esse tipo de sentimento é utilizado como um gatilho mental, onde você pode aplicá-lo ao enfatizar os principais benefícios do seu produto ou serviço e de que forma ele pode transformar a vida dos seus clientes.

Para aplicar o gatilho do prazer X dor, é necessário que você saiba muito bem as principais dores do seu cliente, assim como tudo aquilo que traz prazer ou satisfação para ele. Dessa forma você poderá aplicá-lo de forma assertiva nas suas vendas.

Gatilho da Confiança

Todos sabemos que para uma loja virtual realizar boas vendas, ela precisa ser transparente com seu público e transmitir seriedade para que o seu cliente confie no seu negócio e não tenha medo de comprar de você.

Isso faz com que o gatilho da confiança seja um dos mais importantes para o seu negócio, pois sem ele fica difícil crescer e realizar muitas vendas online.

Para trabalhar com esse gatilho, você deve sempre mostrar ao cliente que é um negócio confiável, que entrega o que promete, tem qualidade e atende as expectativas dos clientes. Uma forma interessante de fazer isso, é criando um site profissional para a sua loja utilizando a plataforma da Bagy, ao invés de fazer vendas pelo WhatsApp ou Direct!

Gatilho da Significância

As pessoas gostam de sentir que são importantes para os outros a ponto de serem valorizadas, ouvidas e tratadas como seres especiais e únicos dentro da sociedade. Quando as pessoas são tratadas assim, elas se sentem bem e passam a gostar mais da pessoa ou da marca que a valoriza.

Por isso, criar ações de marketing mais personalizadas, como um e-mail que inicia com o nome da pessoa, ou enviar uma cartinha escrita a mão em todos os pedidos feitos em uma loja virtual, mostram que o seu negócio valoriza seus clientes.

Esse gatilho é muito utilizado nas ações pós-vendas, com o objetivo de fidelizar quem já é cliente do seu negócio, fazendo com que as chances de ele comprar mais vezes na sua loja virtual aumente consideravelmente, e ajude seu negócio a economizar custos com aquisição de clientes.

Gatilho da Escassez

Este é um dos gatilhos mais utilizados no universo de marketing e vendas, porque ele está fortemente relacionado ao nosso instinto natural de sobrevivência, onde precisamos garantir os itens básicos para sobreviver.

Podemos ver claramente esse gatilho em ação durante a pandemia do coronavírus, onde as pessoas começaram a comprar muito álcool em gel ou pilhas de papel higiênico, só porque estavam com medo desses produtos faltarem nos meses seguintes.

Para aplicar esse gatilho que ajuda o cliente a decidir mais rápido, você pode colocar limite nas ações feitas na sua loja, como mostrar a quantidade de produtos que ainda tem disponível no estoque ou oferecer um número limitado de cupons.

Gatilho de Urgência

O gatilho de urgência é parecido com o da escassez, porque ele também está relacionado ao nosso instinto de sobrevivência e ao medo de perder uma oportunidade imperdível. Mas diferente do gatilho anterior, o da urgência atua mais relacionado ao tempo.

Podemos ver ele sendo utilizado em promoções que duram até determinada data, onde frases como “é só até amanhã” ou “não perca esse prazo!”, são muito utilizadas em campanhas de marketing, junto é claro com contagens regressivas no site.

Gatilho de Exclusividade

Ter acesso exclusivo a uma informação, produto ou serviço é o que as pessoas mais gostam. Isso ativa o lado mais esnobe do ser humano, que faz com que ele se sinta um pouco superior por ter acesso a algo limitado.

O gatilho da exclusividade é utilizado para dar essa sensação ao cliente, de que ele recebeu uma oportunidade única somente para ele, e que agora pode usufruir desse privilégio. Isso pode ser feito ao oferecer cupons de desconto exclusivo, criar grupos no WhatsApp ou Telegram para pessoas escolhidas, entre outros.

Para poder fazer tudo isso, é importante ter ao seu lado uma plataforma que permita a criação de ações personalizadas, como cupons de descontos ou condições exclusivas de frete. Quem cria sua loja virtual na Bagy pode contar com isso!

Gatilho de Prova social

A maioria das pessoas acredita ser mais seguro tomar uma decisão baseada na experiência de amigos, familiares ou outras pessoas conhecidas, que expõe suas opiniões sobre algum produto ou serviço.

Além de ser uma forma de tomar uma decisão mais segura, também mostra como as pessoas são seres sociais e decidem por algo que faça com que elas possam se manter dentro de determinados grupos sociais.

O gatilho da prova social pode ser facilmente aplicado na sua loja virtual ao mostrar depoimentos positivos de clientes ou a quantidade de pessoas que já compraram de você e gostaram da experiência. Com essas pequenas ações, você já faz com que mais pessoas se sintam seguras ao comprar de você!

Gatilho da Autoridade

As pessoas gostam de comprar de quem conhece do assunto, por isso construir autoridade é uma das formas mais eficientes de conquistar clientes, sendo que com esse gatilho você consegue mostrar ao seu público que sabe muito sobre seu mercado de atuação.

Para isso, não adianta somente dizer que sabe de tudo, você deve mostrar isso ao seu cliente. E a melhor forma de fazer isso é investindo em uma estratégia de produção de conteúdo, onde você poderá criar vídeos, postagens em blogs ou nas redes sociais compartilhando tudo o que você sabe.

Dessa forma, as pessoas vão perceber que você é uma pessoa que entende do assunto, fazendo com que o seu negócio se torne mais conhecido e valorizado pelo seu público, que sempre indicará seus conteúdos para amigos e familiares!

Gatilho de aversão à perda

Os seres humanos sentem mais quando perdem algo do que quando ganham, pois a perda traz o sentimento de dor e desconforto, que são emoções que sempre tentamos evitar sentir.

Por isso, o seu negócio pode explorar esse gatilho ao expor o que o seu cliente estará perdendo se não adquirir seu produto ou serviço. Nesse gatilho, ao invés de focar nos benefícios do produto, focamos naquilo que o cliente perde sem ter ele.

Mensagens como “você quer parar de perder dinheiro?” ou “você está perdendo tempo sem ter esse produto!” são muito utilizadas nas campanhas de marketing para estimular o gatilho de aversão à perda, e assim persuadir a pessoa a agir rápido para evitar o sentimento de dor.

Gatilho da Humanização

Pessoas gostam mais de se relacionar com pessoas do que com objetos, principalmente quando eles mostram seus sentimentos reais, pois isso gera identificação e todos nós gostamos de ficar perto de quem se parece com a gente.

Por conta disso, muitas empresas vêm utilizando o gatilho da humanização, que é basicamente mostrar que existe uma pessoa ou várias por trás da marca, gerando no cliente um sentimento de identificação.

Para fazer isso, o empreendedor deve se mostrar mais ao seu público e criar conteúdo que gere identificação como contar sua história, pensamentos e opiniões, ou publicar os bastidores do seu negócio.

Gatilho de Afinidade

As pessoas gostam de comprar de marcas que tenham a ver com elas e seus principais valores. Por isso, buscar meios de desenvolver uma afinidade com o seu cliente, pode ajudar a criar uma conexão mais forte que ajude a fidelizar os clientes e fazer mais vendas.

Ao trabalhar com esse gatilho, é importante ter em mente que é necessário construir uma boa relação com o seu público. Para isso, é interessante sempre se manter em contato com eles, seja pelas redes sociais ou e-mail marketing.

Mas, é importante que neste contato você não fale somente do seu produto ou serviço, mas também produza conteúdo relevante que ofereça dicas para seu público. Você também pode usar técnicas de storytelling, que é a habilidade de contar histórias para fazer seu público se conectar com você.

A partir dele você pode contar a história da sua marca, mostrando seus principais desafios e como conseguiu chegar até aqui, ou dos seus clientes, falando dos principais problemas que eles tinham e como eles foram resolvidos com o seu negócio.

Gatilho de Coerência e Compromisso

No geral, as pessoas gostam de ser coerentes com aquilo que elas firmaram um compromisso. Se uma pessoa participa de certo movimento social, ela vai querer agir de forma coerente com aquilo que ela tanto acredita.

Essa característica pode ser utilizada como um gatilho mental que pode ajudar muito a fechar uma venda, pois o vendedor pode sempre argumentar que o problema de um cliente pode ser resolvido com a solução que o seu negócio possui.

Esse gatilho pode ser aplicado durante uma conversa, onde você pode sempre reforçar que seu produto resolve uma necessidade que o cliente passou. Ou então nos casos de abandono de carrinho, onde o usuário se compromete a finalizar a compra mas não o faz. Nesse momento, a loja pode lembrá-lo de que ele tem um carrinho montado e que pode finalizar a compra.

Gatilho de Reciprocidade

Quando uma pessoa nos trata bem, sempre sentimos uma necessidade de dar algo em troca para retribuir a ação que ela fez pela gente. Isso é algo natural do ser humano, que gosta de agradar as pessoas para fazer parte de um grupo.

Você pode utilizar esse comportamento como um gatilho mental, onde você pode oferecer algum benefício que seu público valorize como, um e-book gratuito com conteúdo relevante, uma publicação nas redes sociais com uma dica valiosa ou simplesmente ofertar um cupom surpresa.

Essa ação vai gerar um sentimento positivo no seu público, que sentirá a necessidade de retribuir o gesto com outra ação. Ele pode começar a se aproximar mais da sua marca, seguir nas redes sociais e até realizar uma compra. O importante aqui é que ele vai prestar mais atenção no seu negócio, e sempre lembrará do ato que você fez.

Gatilho de Efeito Halo

As pessoas têm o costume de gostar daquilo que consideram esteticamente bonito, onde temos a tendência de afirmar que uma pequena característica positiva de alguém é o suficiente para criarmos simpatia com ela e a sua personalidade.

Essa tendência é chamada de efeito halo, e foi descoberta nos anos 1920 por um psicólogo. Outros estudos surgiram após a sua descoberta, mostrando que as pessoas que possuem uma aparência bem cuidada conseguem ter resultados melhores na vida, e com as vendas isso não é diferente.

Quando você se mostra uma pessoa bem vestida, simpática e educada já consegue ativar esse gatilho mental, e fazer com que as pessoas criem mais afinidade com aquilo que você fala pelo simples fato de estar bem apresentável.

Você pode aplicar isso na sua loja, ao sempre vestir bem seus vendedores, ou criar uma identidade visual bonita, que faça os clientes se atraírem por ela nas redes sociais e assim conhecer mais sobre o seu negócio e produto ou serviço.

Gatilho de Novidade

Nosso cérebro adora saber que tem uma novidade a caminho, pois não importa se ela é boa ou ruim, ele sempre cria a expectativa de que ela pode transformar nossas vidas já que ele gosta de tudo que é novo.

Por conta disso, vemos grandes estratégias em marketing e vendas no momento de lançar um novo produto ou serviço no mercado, porque isso causa uma agitação maior do público que fica ansioso para conhecer a novidade de perto e comprá-la.

Você pode aplicar esse gatilho mental na sua loja quando for lançar algo novo. Você deve comunicar esse lançamento para seus clientes com dias de antecedência, para gerar bastante engajamento.

Nesse período, pode ser interessante mandar pequenos “spoilers” do que está por vir, para fazer as pessoas ficarem ainda mais curiosas sobre a novidade, e se você quiser deixá-la ainda mais interessante, aplique também o gatilho de exclusividade, e mostre a novidade primeiro para um grupo de pessoas e depois para o restante.

Com isso você consegue gerar engajamento nas redes sociais, trazendo novas pessoas ao seu negócio que podem realizar uma compra e se tornar clientes fiéis!

Gatilho de Curiosidade

O ser humano é curioso por natureza, e isso é algo muito bom porque foi por causa da nossa curiosidade que conseguimos descobrir muitas coisas no mundo, e criar inovações que fizeram nossa sociedade evoluir com o passar do tempo.

Nos negócios, podemos utilizar a curiosidade como estímulo para as vendas. Por mais que ele seja um gatilho parecido com o anterior, a forma em que ele é aplicado é o que os diferencia, porque a curiosidade consegue fazer com que o seu público tenha uma ação rápida depois de receber esse estímulo.

Ele pode ser aplicado em assuntos de e-mail marketing, para fazer com que a pessoa o abra, ou então em um banner na sua loja virtual, que faça com que ele tenha curiosidade sobre uma promoção sendo feita. Você também pode aplicá-lo junto com o gatilho de novidade ao lançar um produto, onde você pode despertar cada vez mais curiosidade do público até o lançamento.

Gatilho de Antecipação

As pessoas normalmente criam muita expectativa para algo que elas querem muito, onde elas ficam sonhando e imaginando como sua vida vai ser diferente quando aquilo que elas tanto desejam se torne realidade.

E toda essa expectativa, se for em um nível saudável, pode fazer bem ao ser humano, que fica feliz por ter algo para esperar. Podemos ver isso quando as pessoas contam os dias para fazer uma viagem ou para mudar de casa.

Nesse sentido, pode ser uma boa estratégia aplicar o gatilho da antecipação no seu negócio, onde você constrói um cenário com o cliente de algo que eles querem muito fazer parte. Isso pode ser visto nas agências de turismo, por exemplo, que constroem toda a experiência da viagem com o cliente para fazê-lo querer estar lá e assim adquirir um pacote.

Como aplicar os Gatilhos Mentais em vendas?

Após conhecer todos estes gatilhos mentais, pode ficar complicado decidir por qual deles seguir, já que todos oferecem grandes benefícios para as suas vendas, fazendo com que a gente tenha vontade de aplicar um pouco de cada um no negócio.

Mas, para que os gatilhos mentais consigam trazer ótimos resultados de vendas, eles precisam ser organizados, planejados e aplicados de forma estratégica no seu negócio.

O primeiro local que você deve considerar a aplicação dos gatilhos mentais para vendas é no conteúdo que você cria na internet. Para isso, os gatilhos de curiosidade, escassez, autoridade e prova social são boas opções que conseguem trazer ótimos resultados para o seu negócio. 

Podemos ver eles sendo aplicados facilmente nas redes sociais, onde a divulgação de promoções pode ser feita com o gatilho de curiosidade e escassez, o da prova social é feito compartilhando avaliações positivas e o de autoridade pode ser visto na criação de conteúdo educacional sobre seu mercado.

Outra forma muito comum de utilizar gatilhos no conteúdo é aplicá-los no e-mail marketing que você envia aos seus clientes. Esse canal é um dos únicos que permite uma flexibilidade maior para você testar cada um dos gatilhos nos envios. Geralmente em lojas virtuais, vemos muito o gatilho de urgência, escassez, curiosidade, humanização, reciprocidade e aversão a perda.

No site da sua loja também é possível aplicar os gatilhos mentais como forma de trazer mais segurança para o público ficar confortável em comprar de você. Os gatilhos de confiança e prova social são muito bem vindos para trazer segurança e identificação. Para aumentar as vendas, os gatilhos de escassez, urgência, novidade, curiosidade e prazer X dor podem trazer bons resultados.

Mas, caso as suas vendas precisem de uma pessoa conversando com o cliente para ele poder comprar, você pode investir em melhorar a comunicação na venda. Para isso é importante lembrar que o ser humano possui duas linguagens fundamentais: a verbal e a corporal.

Na hora de se comunicar com seu cliente, procure causar o gatilho do efeito halo e esteja sempre bem vestido e seja educado na conversa, para gerar simpatia na pessoa. Com isso fica mais fácil de aplicar outros gatilhos na linguagem verbal, como o de coerência e compromisso, afinidade e o de antecipação.

Como fazer o cliente perceber o valor da minha proposta?

Para que o seu cliente perceba o valor da sua proposta, é importante lembrar de ir além de só aplicar técnicas persuasivas e gatilhos mentais na sua mensagem. Você precisa compreender a fundo o seu cliente como um todo.

Precisa conhecer suas principais necessidades e comportamento, além de conversar muito com ele a fim de descobrir o que ele realmente valoriza em uma compra, se é a qualidade, um preço justo, descontos, entrega rápida, entre outros fatores.

Ao conhecer melhor o seu cliente, você poderá se comunicar mais amigavelmente com ele, e mostrar as principais informações sobre o produto ou serviço que ele gostará de saber, e saberá utilizar os gatilhos mentais certos que vão estimular ele a tomar uma decisão mais rápida.

Com todas as dicas que você recebeu neste artigo, temos certeza de que conseguirá aplicar os gatilhos mentais para vendas nas suas estratégias e assim bombar a sua loja virtual!

Se você quiser conhecer mais formas de impulsionar o seu negócio e realizar mais vendas online, confira essas 11 estratégias de vendas online que podem fazer o seu negócio crescer muito!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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