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Frete fixo: saiba como funciona e aplique na sua loja virtual

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Frete fixo é uma estratégia de venda que consiste em estabelecer um valor único para a entrega dos produtos. Pode ser aplicado em todo o estoque, independentemente do tipo, do peso e das dimensões da mercadoria, ou dentro de condições especiais.

Assim como o famoso frete grátis, vender com frete fixo é uma forma de tornar as suas ofertas mais atrativas para o cliente, pois aumenta a previsibilidade do pagamento sem exigir muito esforço com cálculos ou comparações.

Como você sabe, em um ambiente tão competitivo como é a internet, precisamos tirar o máximo de “barreiras” ou objeções do processo de compra. Além disso, é também preciso transmitir ao cliente a ideia de que ele está diante de uma grande oportunidade ou vantagem.

Apesar da infraestrutura e das condições de frete terem melhorado muito nos últimos anos, esse fator ainda freia muitos consumidores na hora da compra. É, por isso, que estratégias, como o frete fixo, geram tanto resultado.

É claro, porém, que é necessário se planejar com cautela para que ambas as partes se beneficiem no processo, e é para isso que você chegou até aqui: para aprender a colocar o frete fixo na sua loja do jeito certo!

Continue a leitura para conferir!    

O que é frete fixo e para que serve?

Como dito, o frete fixo é uma modalidade de cobrança em vendas online onde o valor do frete é pré-fixado. Ou seja, o consumidor sabe exatamente quanto pagará pela entrega, antes mesmo de escolher o produto.

À princípio, o objetivo dessa estratégia é simplificar o processo de compra ― dispensando comparações detalhadas entre produtos, quantidades e lojas diferentes ― e, também, tornar as ofertas mais atrativas para o consumidor. 

Observe que ao fazer frete fixo para seus produtos ou parte deles você já contribui para uma experiência de compra mais positiva antes mesmo de fechar a venda. Além disso, condições de pagamento especiais também geram buzz, ou seja, as pessoas comentam e indicam para outras.

Só não vale aplicar a estratégia de qualquer modo e reclamar do prejuízo depois. É preciso se planejar para conseguir criar uma relação “ganha ganha” com seu cliente.

Como vender com frete fixo sem ter prejuízo?

Considerando que a maioria dos lojistas ― incluindo você, provavelmente ― está sempre se esforçando para conseguir oferecer frete grátis, estabelecer um valor fixo para o frete parece ser uma ação mais simples e acessível, especialmente para pequenos e médios negócios.

De fato, o frete fixo é um bom equilíbrio entre o querido frete grátis e o máximo faturamento (quando a loja repassa todo o valor do transporte). Ou seja, ele alivia os custos tanto para o cliente quanto para o lojista.

O segredo, portanto, é fazer um balanço sustentável entre as duas partes. O frete não pode ser muito alto a ponto de afastar clientes, especialmente aqueles que fazem compras pequenas. Por outro lado, ele também não pode ser muito baixo, sob o risco de causar prejuízos para o lojista, sobretudo em vendas maiores.

É preciso calcular o frete fixo corretamente, e é isso que ensinamos a seguir!

Como calcular o frete fixo?

Não existe um cálculo único para o frete fixo, afinal, as circunstâncias podem variar muito de um negócio para outro. 

Quem trabalha com produtos com preço, peso e volume semelhantes terá mais facilidade ao estabelecer um valor. Já o lojista que conta com um estoque muito variado precisará analisar essa opção com mais cautela.

De maneira geral, porém, alguns fatores são relevantes para calcular o frete fixo em qualquer tipo de negócio online. Veja!

Ticket médio

Lembra do ticket médio? Pois é, ele é o valor médio que cada cliente gasta em sua loja em um período ― que pode ser em uma compra, um dia, um mês, um ano ou mais, conforme o seu cálculo exigir e seus dados permitirem.

O resultado é obtido dividindo o faturamento pelo número de vendas no período analisado:

  • ticket médio: faturamento / número de vendas

Essa é a primeira informação que precisamos ao definir qualquer tipo de condição especial para frete, pois ela nos dá uma noção básica de quanto precisamos vender para cobrir as despesas com transporte.

Naturalmente, o principal objetivo de reduzir o valor do frete é aumentar o número de vendas. Entretanto, é preciso encontrar um intervalo seguro entre o volume de vendas atual e a expectativa de aumento com o frete fixo para não correr o risco de levar prejuízo. 

Gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque também auxilia no cálculo do frete fixo, especialmente se você vende produtos diversificados. É preciso saber quais mercadorias têm maior fluxo, assim como as variações do custo do frete.

O principal aqui, porém, é ter uma previsão de quanto dos custos de logística será absorvido pela sua empresa para verificar a viabilidade da estratégia.

Como explicamos anteriormente, é preciso encontrar um equilíbrio que seja vantajoso para você e para o clientes de modo que nenhuma das partes seja prejudicada na negociação.

É claro que existem muitas formas de aplicar o frete fixo, até porque nem sempre é possível adotá-lo para todas as mercadorias, não é mesmo?

Como o frete fixo pode ser aplicado?

O frete fixo pode ser adotado de diferentes formas, e cabe a você encaixá-lo da melhor forma à realidade do seu negócio.

Até mesmo para grandes lojas, que apresentam faturamento elevado, nem sempre é possível aplicar essa modalidade de precificação em todos os produtos.

Considere, então, a possibilidade aplicar o frete fixo sob determinadas condições, como:

  • localização: você pode estabelecer um valor fixo de entrega apenas para compradores da sua cidade, região ou estado, por exemplo;
  • valor mínimo: outra forma interessante é fixar um valor de frete a partir de um determinado valor em compras, o que pode estimular seus clientes a levarem mais itens;
  • categoria de produto: uma segmentação muitas vezes inevitável quando falamos em transporte, você pode limitar o frete fixo para determinado grupo de produtos ou oferecer diferentes valores de frete fixados para cada categoria da sua loja.

E não para por aí. Também vale usar o frete fixo como uma estratégia promocional válida apenas em determinado período e ainda combiná-lo com outras possibilidades de precificação, como descontos no transporte ou até frete grátis.

Lembre-se que apenas dar frete fixo não basta. O que realmente o tornará atrativo é o valor competitivo. Dessa forma, é fundamental encontrar meios de reduzir o seu valor.

Como reduzir o valor do frete fixo?

Para conseguir oferecer um frete fixo realmente atrativo para seus clientes, capaz de aumentar as vendas da sua loja online, muitas coisas podem ser feitas. A seguir, listamos três dicas para você. Confira!

1.  Diminua o tamanho das embalagens

Embalagens menores e mais leves reduzem os custos de frete, assim como um método de preparação adequado. O objetivo é reduzir o volume e o peso para aproveitar ao máximo a capacidade dos veículos de transporte. 

não vale forçar a barra com embalagens e preparos mal feitos só para economizar dinheiro e espaço. Lembre-se que a satisfação do seu cliente é prioridade, e desagradá-lo pode fazer seus resultados irem por água abaixo.

2. Negocie com as transportadoras

Se você espera um volume maior de vendas e, consequentemente, maior demanda por operações de transporte, uma boa ideia é negociar preços com os seus fornecedores (caso atue com revenda) e empresas de frete.

Observe que existe a possibilidade de simplesmente repassar o desconto do seu parceiro comercial para o cliente, ou uma média desse repasse. O importante é conseguir reduzir o preço do seu frete fixo, mesmo que por um período limitado, sem comprometer a sustentabilidade do seu negócio. 

3. Aumente o ticket médio

Naturalmente, ao aumentar o seu ticket médio, você consegue diluir melhor os custos do frete fixo. A dica aqui, portanto, é caprichar no Marketing!

Ofereça promoções especiais, programas de fidelidade ou descontos progressivos para incentivar os clientes a comprarem mais em cada pedido. Além disso, não deixe de investir em campanhas de publicidade e estratégias de Marketing de Conteúdo. Para ter sucesso no varejo online é preciso fazer bonito na comunicação!

Como vender com frete fixo para todo o Brasil?

Para finalizar, vale destacar algumas dicas para vender com frete fixo para todo o Brasil. À princípio, isso parece uma ação um tanto ousada, principalmente para pequenos e médios negócios, mas com as ferramentas certas pode ser mais simples do que você imagina.

Abaixo, você confere os principais pontos para oferecer esse benefício aos seus clientes em todas as partes do país.

Faça parcerias com transportadoras confiáveis 

Para oferecer frete fixo para todo o Brasil, é essencial ter uma parceria sólida com uma transportadora capaz de atender todas as regiões do país ou fazer contratos com diferentes organizações em cada região. 

Utilizar os Correios é uma boa opção no início, mas você pode ter mais agilidade e qualidade no serviço com empresas privadas. 

O caminho mais simples, porém, é optar por uma intermediadora capaz de facilitar o relacionamento entre lojistas e empresas de frete. Hoje, há diversas ferramentas de frete para e-commerce que tornam a escolha e o contato com as transportadoras muito mais simples e eficientes.

Faça um planejamento logístico estratégico

É importante entender quais são os locais com maior concentração de pedidos e demanda em seu e-commerce. Sendo assim, analise os dados de venda do seu negócio e identifique as regiões mais e menos populares. 

Isso ajudará você a definir um valor médio de frete fixo que seja justo e competitivo, com base na realidade atual da operação da sua loja. Uma alternativa é usar esses dados para agrupar as regiões em zonas, estabelecendo valores e condições específicas para cada uma delas, tal como abordamos anteriormente.

Encontre um valor médio de frete fixado

Com base na análise das vendas e das regiões de maior demanda, é importante determinar um valor médio para o frete fixo que seja atrativo para os clientes e viável para o seu negócio. 

Você deve considerar o peso médio dos produtos, a distância percorrida, impostos e todos os custos logísticos envolvidos. Mesmo que opte por variar o valor da entrega, esse número funcionará como uma referência ao gerenciar o preço do frete, evitando que você extrapole no benefício e comprometa o seu faturamento.

Comunique esse benefício aos seus clientes

Nada de esperar as pessoas descobrirem essa vantagem sozinhas. Grite bem alto para a sua audiência essa novidade, até porque é preciso bastante esforço para torná-la possível. Sendo assim, faça valer a pena!

Invista em campanhas publicitárias em sites e redes sociais e capriche na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Em seus materiais, destaque os benefícios dessa modalidade de frete, como a previsibilidade dos custos de entrega, a simplificação do processo de checkout e a garantia de um valor fixo, independentemente do produto ou localização. 

Certifique-se, também, de tornar visíveis as informações sobre o frete fixo em seu site, especialmente nas páginas de produto e durante o processo de compra. Isso ajudará a atrair clientes que valorizam a transparência e a evitará possíveis surpresas desagradáveis no momento da finalização do pedido, sobretudo quando o benefício é oferecido com alguma condição.

É claro que organizar tudo isso não é uma tarefa fácil. É preciso planejamento e muita negociação para chegar no equilíbrio “perfeito”, ou, pelo menos, o mais perto disso.

Agora, imagine configurar o frete fixo para suas ofertas de um jeito super fácil, apenas realizando uma rápida configuração? Pois é, isso é possível, e você só precisa de uma ferramenta!

A Bagy é uma plataforma de e-commerce intuitiva com tudo o que você precisa para ter sucesso nas vendas online, sem dor de cabeça!

Em minutos, você cria uma loja virtual profissional com todos os recursos que o mercado atual demanda, incluindo opção de configurar frete fixo, e pode cadastrar quantos produtos você quiser. 

Além disso, a sua loja pode ser integrada aos principais marketplaces do país e também ao Instagram. Dessa forma, você gerencia todos os seus canais de venda em um só lugar!

Não deixe essa oportunidade passar e conheça a Bagy para criar agora sua loja online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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