Gestão

Como oferecer frete barato na loja online?

Lojista oferecendo frete barato na sua loja online.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para disponibilizar um frete barato na sua loja online, você precisará utilizar intermediadores logísticos, oferecer rastreio para seus clientes, reduzir custos operacionais, agilizar a postagem e negociar descontos com as transportadoras.

Mesmo que você ofereça um frete barato para sua clientela, boa parte das pessoas vão continuar torcendo o nariz e enxergando o valor da entrega como um custo adicional. 

No entanto, é financeiramente insustentável ficar oferecendo frete grátis o tempo todo, concorda?! Por isso, neste artigo, apresentamos 5 dicas para ajudar você a minimizar o impacto das despesas logísticas do seu negócio. Vamos começar?!  

O que determina o preço do frete?

O primeiro passo para diminuir os custos logísticos do seu e-commerce é entender quais fatores influenciam o preço do frete. A seguir, citamos os principais:

  • Distância entre o endereço de remetente e destinatário.
  • Peso da mercadoria.
  • Modalidade de envio escolhida, já que fretes expressos tendem a ter um valor mais elevado.
  • Tipo de produto transportado. Por exemplo, cargas perecíveis que exigem um transporte especializado provavelmente vão custar mais.
  • Volume ocupado pelo pacote nos carros de transporte.
  • Região geográfica onde será realizada a entrega. Aliás, preste bastante atenção a este ponto, pois encomendas destinadas a áreas de redespacho podem sofrer taxações extras.
  • Veículo utilizado, taxas, impostos, manuseio, sazonalidade, embalagens, entre outros.

Tudo isso deve ser considerado ao calcular o valor do frete dos itens comercializados no seu e-commerce. Assim, fica mais fácil identificar o que está contribuindo para o aumento dos preços das entregas e encontrar formas de reduzi-los.

Quais as vantagens de oferecer frete mais barato?  

Oferecer frete barato traz inúmeros benefícios e oportunidades para sua loja virtual. Em resumo, ele ajuda a aumentar as vendas, atrair novos leads e fidelizar antigos e atuais clientes

Porém não adianta se preocupar somente com o preço. É necessário oferecer um serviço logístico de qualidade. Só assim você será capaz de construir uma reputação positiva com seu público-alvo e alcançar os resultados desejados. 

Nesse sentido, lembre-se de incluir um pós-venda eficiente no seu planejamento de frete.

Atitudes como fornecer um atendimento de qualidade, ter uma sólida política de trocas e tomar cuidado com a logística reversa são cruciais para o sucesso. 

Como conseguir um frete mais barato? Veja 5 dicas

Não existe nenhum segredo mirabolante para deixar o frete mais barato. No entanto, você pode adotar diversas estratégias a fim de ajudar a diminuir os gastos, como as que separamos abaixo:

Use intermediadores logísticos

Intermediadores logísticos são excelentes alternativas para quem quer economizar, sem ficar refém de muita burocracia. Dependendo do intermediador, você consegue se cadastrar e gerar sua primeira etiqueta de envio no mesmo dia. 

O Melhor Envio, por exemplo, permite comparar os preços e prazos de entrega nas principais transportadoras do país. A plataforma não cobra mensalidades, você paga somente pelas etiquetas de frete geradas. Também não exige mínimo de envios mensais, algo muito benéfico para lojistas menores que fazem poucas vendas por mês. 

Inclusive, se você vende via WhatsApp ou redes sociais e sofre para calcular frete para seus clientes, saiba que a empresa possui uma ferramenta gratuita para otimizar o processo de cotação. 

Além disso, fretes contratados pelo Melhor Envio possuem uma redução de custos de até 80%. Dessa forma, você tem acesso a uma grande variedade de envios com valores mais atrativos. E caso queira simplificar ainda mais sua rotina, saiba que é possível integrar a solução com a sua loja virtual. 

Ofereça rastreio para sua clientela

Além de passar mais segurança para quem compra e vende online, o rastreio de encomendas é muito útil para reduzir os gastos com frete

Ao acompanhar as movimentações dos pedidos, seus clientes conseguem ter uma estimativa de quando o produto vai chegar e podem se preparar com antecedência para receber o pacote, evitando assim situações de reentrega. 

Na maioria das vezes, as transportadoras realizam até 3 tentativas de entrega sem custos, porém, após ultrapassar esse limite de tentativas, geralmente ocorre a cobrança de um valor adicional. 

Sem contar que em situações nas quais o pedido volta para o remetente, o prejuízo é ainda maior. Afinal, normalmente, a devolução é custeada pelo próprio lojista.

Ou seja, se você realmente quer gastar menos com frete, comece a usar ferramentas de rastreamento o quanto antes. 

Existem muitas opções no mercado e algumas delas são gratuitas, podendo ser facilmente integradas a intermediadores de frete, assim a importação dos códigos de rastreio é feita automaticamente (cabe ressaltar que esse recurso varia conforme a ferramenta escolhida). 

Reduza custos operacionais

Reduzir custos operacionais é outra maneira de economizar e, ao mesmo tempo, garantir fretes mais baratos. Nesse sentido, a primeira ação que você deve tomar para melhorar a eficiência logística do seu e-commerce é evitar erros. 

Lojistas que não têm rotinas de separação e empacotamento de pedidos bem definidas estão mais suscetíveis a cometer erros, como por exemplo: enviar o produto errado. Até mesmo o empacotamento incorreto pode ocasionar avarias e gerar prejuízos. 

Inclusive, isso nos leva a outro ponto: as embalagens. Caso não saiba, elas também podem encarecer o frete. O ideal é optar por materiais leves, mas que sejam resistentes e tenham um tamanho adequado ao objeto (nem muito grandes nem pequenas demais). Uma dica extra é preferir opções sustentáveis, o meio ambiente e a sociedade agradecem.

Outra coisa que impacta o valor do frete é o formato da embalagem. Pacotes com formato cilíndrico, esférico ou que sejam muito grandes requerem um manuseio especial, isso faz com que as transportadoras cobrem taxas extras.

Agilize a postagem

Por fim, agilize as postagens. A dica é usar pontos de coleta de envios. Dependendo do serviço, você consegue deixar encomendas de várias transportadoras no mesmo local. 

Assim, além de acelerar a postagem, é possível obter uma boa economia no final do mês, pois você não vai precisar se deslocar por diversas agências para despachar seus pedidos. 

Inclusive, alguns pontos de coleta oferecem descontos especiais para clientes.

Negocie descontos com as transportadoras

Caso não queira utilizar plataformas de intermediação de frete, vale a pena negociar diretamente com as transportadoras. 

Muitas empresas possuem tarifas e condições diferenciadas para clientes que fecham contratos regulares. Entretanto, para aproveitar essas vantagens, é preciso ter um volume significativo de envios mensal e cumprir outras regras pré-estabelecidas. 

Esperamos que as nossas dicas auxiliem você a oferecer frete barato na sua loja online.

Autor Convidado

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.