Gestão

Frete CIF e Frete FOB: entenda o que é e saiba qual é mais vantajoso para o seu negócio

Imagem ilustrativa de frete cif

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Hoje o lojista pode entregar seus pedidos pelo frete CIF e FOB. Mas como eles funcionam na prática e qual a diferença de cada um deles? É isso e muito mais que você vai conhecer neste post!

O frete é uma das partes mais importantes de uma loja virtual. É ele que pode influenciar o consumidor a realizar ou não a primeira compra. Além disso, a qualidade de envio também pode ser um fator decisivo para fidelizar esse cliente e fazer ele comprar de novo.

Por conta disso, na hora de escolher o serviço de frete que você vai oferecer ao seu cliente, é normal ter certa dificuldade. 

Hoje existem dois tipos principais de frete: o frete CIF e o frete FOB. Conhecer mais sobre eles, como funcionam e quais os seus custos podem ajudar você na hora de escolher um bom serviço de envio e ainda conseguir reduzir custos de frete com o tempo.

Para ajudar você com isso, separamos neste post tudo sobre o que é frete CIF e FOB para que você saiba escolher o melhor para a sua loja virtual!

Frete CIF: qual o conceito? 

O frete CIF é um modelo de frete onde quem vende o produto fica responsável por todos os custos e riscos da entrega dele até chegar ao cliente.

Assim, caso o envio seja extraviado, cause algum dano no produto ou qualquer outro problema, quem fica responsável pelos custos disso é o vendedor, não o cliente. Dessa forma, é normal que a loja precise ressarcir o cliente caso algo aconteça.

Na maioria dos casos, quando um lojista utiliza esse modelo de frete, ele já adiciona no valor do produto todos os custos relacionados ao frete. Assim, ele consegue evitar que essa venda cause muitos prejuízos.

Quais as vantagens do Frete CIF?

Uma das principais vantagens do frete CIF é que ele permite que o lojista consiga simplificar a sua logística. Como nesse modelo é o vendedor que cuida do frete, é possível que ele contrate um serviço que combine mais com o seu negócio.

E isso também nos leva a outra vantagem do frete CIF. Aqui o cliente não precisa procurar um serviço de frete para receber o produto. Isso faz com que ele não desista de realizar a compra, já que o processo é mais simples para ele.

Mas, essa simplicidade não é só para o cliente. O lojista também consegue ter pelo frete CIF a facilidade de poder acompanhar a entrega e ver como ela está indo para não ter maiores preocupações.

Quando é indicado contratar Frete CIF 

Agora que você sabe o que é frete CIF e suas vantagens, é interessante conhecer também em quais cenários os lojistas costumam escolher esse modelo de envio.

Sendo assim, o frete CIF é muito indicado quando você sabe que o seu perfil de cliente quer realizar uma compra online de forma fácil e sem burocracia. Nesse caso, ele com certeza não vai querer cuidar de nada sobre a entrega, e sim apenas receber o produto em casa.

Além disso, o frete CIF também é um modelo ideal se o seu público não se importar de pagar um pouco a mais para não precisar cuidar do frete e sim só receber o produto.

No geral, o frete CIF é mais utilizado por lojas que vendem produtos para o cliente final que é pessoa física.

Frete FOB: o que é? 

Ao saber o que é frete CIF, vimos que nesse modelo é o vendedor que arca com os custos do frete. Sendo assim, o frete FOB é o contrário disso. Nesse tipo de frete é o consumidor que arca com os custos e riscos do transporte.

Diferente do modelo anterior, o frete FOB é geralmente usado entre empresas. Nesses casos, é comum que a empresa que está comprando já possua um transportador de confiança e prefira utilizá-lo.

Como aqui o frete fica sob responsabilidade do consumidor, o vendedor não precisa repassar esse custo no valor final do produto.

Em quais situações o Frete FOB é mais vantajoso? 

Para entender isso, é preciso primeiro olhar para as principais vantagens do frete FOB. Uma delas é que ele oferece mais autonomia e controle para o consumidor, que pode escolher uma transportadora de confiança e acompanhar todo o trajeto até a entrega.

Por outro lado, o vendedor fica mais livre já que sua responsabilidade termina quando a venda é enfim concluída. Além disso, ele consegue oferecer preços mais acessíveis para os clientes, já que não precisa repassar o valor, como ocorre no frete CIF.

Dessa forma, o frete FOB pode ser muito vantajoso para empresas de atacado e fabricantes que fornecem produto ou matéria-prima para outras empresas de forma online.

Frete CIF e Frete FOB: qual a diferença desses tipos de envio?

Agora que você já conhece o que é CIF e FOB no mundo dos fretes, já é possível identificar algumas diferenças entre os dois.

A principal delas tem relação com a responsabilidade de custos e riscos de envio. No frete CIF quem fica a cargo disso é o próprio lojista, que precisa contratar um serviço de entrega e arcar com os custos do envio.

Já no frete FOB é o próprio consumidor que deve arcar com os custos e contratar uma transportadora para receber os produtos.

Outra diferença está no valor dos produtos. Aqueles enviados com o frete CIF costumam ser mais caros que no frete FOB, já que o valor da entrega é repassado para o cliente.

Por fim, outro ponto que os diferencia é em relação à finalização da entrega. No frete FOB, a entrega termina para o vendedor quando ele despacha o produto. Já no CIF, a entrega finaliza quando o produto chega até o consumidor.

Saiba como é feito o monitoramento do transporte nos dois tipos de frete

A forma como os dois fretes são acompanhados também representa uma diferença entre os modelos.

No frete FOB o monitoramento do envio dos produtos é feito totalmente pelo consumidor. Sendo assim, como ele contrata a transportadora, é possível que ele tenha acesso ao trajeto do seu pedido e consiga ver onde está até chegar no endereço.

Por outro lado, no frete CIF quem faz todo esse acompanhamento é o próprio lojista. Como ele está responsável sobre os custos e riscos, é importante que ele faça esse monitoramento para ficar a par dos acontecimentos durante o trajeto.

No frete CIF, o cliente também acompanha alguns estágios da entrega. Como é ele quem vai consumir o produto, é normal que queira saber onde está para ver se está próximo ou não do seu endereço.

Por conta disso, os lojistas precisam contar com um sistema de monitoramento da entrega junto à transportadora e ainda conseguir comunicar ao cliente onde o pedido está.

Quais tributos precisam ser pagos em cada tipo de frete? 

No processo de conhecer mais sobre o que é CIF e FOB, é preciso saber os tributos que incidem sobre cada modalidade de frete.

Basicamente, tanto no frete CIF quanto no frete FOB, os tributos a serem contabilizados são os mesmos, sendo eles os tributos ICMS, IPI, PIS e COFINS. Conheça mais sobre eles abaixo.

ICMS

Também conhecido como Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço, esse tributo é pago toda vez que um produto é transportado. O valor da alíquota varia de acordo com o estado e valor do produto ou serviço de entrega.

IPI

Já o IPI, sigla para Imposto sobre Produtos Industrializados, é um tributo que cai sobre os produtos industrializados tanto de origem nacional quanto internacional. 

PIS

Sigla para Programa de Integração Social, esse tributo nacional usa como base o faturamento mensal da pessoa jurídica, ou sua folha de pagamento. Ele deve ser pago todo mês até o dia 15 e suas alíquotas variam entre 0,65% e 1,65%.

COFINS

Por fim, o COFINS, sigla para Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, é um tributo que cai sobre a renda mensal e deve ser pago por todas as pessoas jurídicas, com exceção de pequenas empresas do Simples Nacional.

Entenda quem é o responsável por efetuar o pagamento 

Basicamente, todas as empresas do país precisam arcar com os impostos listados acima. O único tributo que é a exceção é o ICMS.

Sendo assim, no caso de transportes feitos com a modalidade do frete CIF, o ICMS é pago pelo lojista. Mas, geralmente esse valor é repassado para o consumidor junto a outros valores do frete.

Já no caso do frete FOB, este valor é pago pelo consumidor que está encarregado de custear todo o transporte do pedido realizado.

Além dos tributos, os demais custos do transporte podem ficar a cargo do lojista, em fretes CIF, e do consumidor em frete FOB.

Aprenda como especificar os custos com frete na Nota Fiscal 

Um ponto importante a se considerar é que o valor dos dois tipos de frete são adicionados na nota fiscal de forma diferente.

Sendo assim, no caso do frete CIF, o lojista pode adicionar o valor do frete somente no valor do produto, fazendo com que o custo repassado seja apenas um na nota fiscal.

Porém, caso o lojista queira, também é possível destacar o valor do frete no campo específico para isso na nota fiscal. Nesse caso, ele não adiciona o valor do frete no produto e sim somente no campo da nota.

Por outro lado, a nota fiscal do frete FOB é um pouco diferente. Como a contratação do transporte é feita pelo consumidor, esse valor não fica embutido nos produtos. Sendo assim, é preciso adicionar na NF o valor específico do frete no campo destinado a isso.

Ao adicionar esse valor, é importante que o lojista leve em consideração que as cobranças dos outros tributos listados no texto serão cobrados.

Agora você conhece tudo que precisa sobre o frete CIF e FOB e pode seguir escolhendo a melhor opção para adicionar na sua loja!

Mas, se você quer oferecer o melhor frete ao seu cliente sem se preocupar em ter que integrar o sistema na sua loja virtual, você pode contar com a plataforma da Bagy!

Com a gente você cria a sua loja virtual e consegue realizar envios mais baratos a partir do Melhor Envio! Saiba mais sobre a Bagy!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.