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Dimensões de post no Instagram: Guia completo para publicar na maior rede social do mundo em 2024

Aprenda quais são as dimensões ideiais para post no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As dimensões ideais de post no Instagram para o feed são de 1080 px por 1080 px, em uma proporção de 1:1 e 1080 px por 566 px, na proporção de 1,91:1 para o formato de paisagem. Os posts podem ser quadrados, horizontais ou verticais, mas no feed todas as imagens serão cortadas em quadrados.

Você sabe como fazer Stories no Instagram? Se a resposta for sim, também sabe que não basta publicar qualquer conteúdo para ter resultados, certo? É preciso entender o seu público, fazer um vídeo ou uma foto interessante, enfim, analisar vários fatores, não é mesmo? Outro ponto que você deve ficar de olho são as dimensões de post no Instagram.

Afinal, de que adianta criar um calendário editorial, organizar a produção dos conteúdos, criar materiais relevantes para os seus seguidores, mas apresentar um vídeo com uma visualização ruim? Ou até mesmo uma foto desproporcional? Para ter sucesso em uma rede social tão competitiva, é necessário entender todos os critérios que podem interferir na performance das suas publicações.

Qual é o tamanho do post do Instagram? E para fazer um Reels? Que tal ter todas essas respostas? Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a importância das dimensões de post no Instagram, as medidas para cada formato de conteúdo na rede social e algumas dicas para tornar as suas publicações cada vez mais atrativas. Continue a leitura e confira!

Dimensões para posts do Instagram

Mas, afinal, quais são as dimensões para posts no Instagram? E para fazer um Reels que aumente as chances de viralização? E como tornar a experiência ao assistir um vídeo na IGTV ainda melhor? Separamos tudo o que você precisa saber sobre os tamanhos de conteúdos de áudio e vídeo na rede social. Confira!

Fotos em formato quadrado

Um dos formatos mais populares de fotos no Instagram é o quadrado. A proporção ideal para esse tipo de conteúdo é 1080px por 1080px, com uma proporção de 1:1, já que o seu formato é igual na altura e na largura. É importante entender que esse formato é o mais adequado para conteúdos em alta qualidade, já que uma foto com pior qualidade pode acabar chamando a atenção negativamente do usuário.

Como esse é um dos formatos padrão da rede social, é muito comum encontrar feeds apenas com ele, mas você não deve se limitar. Esse tamanho é ideal para, por exemplo, criar um post com descrições sobre uma promoção ou apresentar um produto de forma mais simples, mas com profundidade. O mais importante nesse caso é garantir que o conteúdo realmente tenha qualidade.

Fotos em formato paisagem

Para quem quer mostrar uma foto panorâmica ou widescreen, a melhor opção é seguir pelo formato em paisagem. O tamanho é 1080px por 566px, passando a sensação de amplitude para os seus seguidores. Como o nome indica, é ideal para mostrar um espaço amplo ou uma vista bonita. Para quem trabalha com a venda de plantas, por exemplo, pode ser interessante mostrar um jardim todo decorado.

Ao mesmo tempo, não é o mais adequado para colocar textos ou destacar apenas um item. A ideia desse formato é realmente mostrar um espaço amplo, que também pode ser o estoque da sua loja para apresentar os bastidores para os seus clientes. A proporção 16:9 deve ser seguida e nesse caso é ainda mais importante garantir a alta qualidade da imagem.

Fotos em formato vertical

Já o formato vertical é utilizado para fotos que vão preencher todo o feed do usuário em sua tela. Com a resolução de 1080px por 1350px e uma proporção de 4:5, são as fotos que apresentam maiores chances de renderem o engajamento esperado. Como é a opção mais responsiva, isso significa que os usuários têm uma experiência melhor ao visualizarem as fotos em seus celulares.

Vídeos para feed

Um feed que realmente chame a atenção dos usuários não pode ser limitado apenas aos conteúdos de foto, não é mesmo? Publicar alguns vídeos no feed pode ajudar bastante a sua busca por maior engajamento. Para começar, a duração deles é importante: o conteúdo não pode ultrapassar os 60 segundos e o seu tamanho deve seguir as proporções apresentadas nas opções de fotos:

  • 1080px por 1080px;
  • 1080px por 566px;
  • 1080px por 1350px.

Ou seja, os vídeos também podem ser no formato quadrado, paisagem ou vertical. Quando se fala em vídeos, porém, você deve priorizar os conteúdos na horizontal e com tamanho inferior a 4GB.

Imagens dos Stories

Ao pensar em engajamento nas redes sociais, o Stories é um dos formatos mais adequados, certo? E o uso de imagens é muito comum, especialmente para lojas que querem divulgar os seus produtos, promoções ou novidades. Pode ser uma imagem ou um texto, mas é importante seguir a recomendação de cobrir toda a tela, com fotos no tamanho 1080px por 1920px, uma proporção de 9:16.

Mas não se esqueça que as fotos são exibidas por apenas 5 segundos, o que impede que você adicione muito texto ao conteúdo. Como a ideia é ser ágil e mais prático, o ideal é colocar imagens de produtos com pouco texto, sendo bem direto ao ponto.

Vídeos dos Stories

Os vídeos nos Stories são ainda mais populares e você também deve utilizar as dimensões que falamos acima: 1080px por 1920px. A diferença principal entre os dois formatos para esse tipo de conteúdo está na sua duração, já que os vídeos são exibidos por até 15 segundos. De qualquer maneira, o Stories propõe uma abordagem mais simples e direta e você deve levar isso em consideração além do tamanho.

Vídeos para Reels

Concorrente direto do TikTok, o Reels também tem se tornado uma alternativa importante para quem quer se destacar no Instagram. A boa notícia é que não é preciso anotar mais uma dimensão diferente para publicar na rede social: o Reels utiliza as mesmas dimensões que os vídeos nos Stories. Isso significa que você deve utilizar vídeos em 1080px por 1920px, com uma proporção de 9:16.

Com duração de até 30 segundos, você também deve se atentar ao tamanho da pré-visualização desse formato, que são exibidos em 4:5 no formato retrato para os usuários que entrarem no seu feed.

Foto de perfil

Além de pensar nos conteúdos, você deve se preocupar também com a qualidade da sua foto de perfil no Instagram, certo? Afinal, é o primeiro contato entre o cliente em potencial e a sua loja. Vamos, então, ao que realmente interessa: para preencher esse espaço, você deve utilizar fotos no tamanho 720px por 720px, garantindo a padronização no mobile e também no desktop.

Capas de Destaques

Outro detalhe importante para quem utiliza o recurso de Destaques no Instagram é o tamanho das capas de cada categoria. As imagens devem ser quadradas, com a proporção de 1000px por 1000px, garantindo a melhor exibição. Mas não se esqueça que a imagem vai ser cortada, então é preciso colocar os textos na parte mais central do conteúdo, evitando que qualquer informação seja perdida.

Popularidade do Instagram

Antes de mais nada, é preciso entender os motivos para se preocupar com os mínimos detalhes em suas publicações no Instagram, certo? Para começar, são os brasileiros que ocupam o 3º lugar no ranking entre países que mais acessam a rede social. Em 2021, por exemplo, foram 99 milhões de usuários no Brasil entrando diariamente para conferir as publicações na plataforma.

Além disso, um relatório da mLabs mostra que o engajamento no Instagram é quatro vezes maior do que no Facebook. Ou seja, os usuários estão mais atentos e querem conteúdos de qualidade, analisando os mínimos detalhes em cada publicação. Para completar, dados do próprio Instagram mostram que 50% dos usuários na rede social se interessam por uma marca ao verem anúncios nesse canal.

Ainda está na dúvida sobre a popularidade do Instagram? O mesmo levantamento mostra que 9 em cada 10 usuários na rede social seguem uma empresa, ou seja, é bem provável que a sua loja virtual consiga muitos seguidores — e clientes em potencial — caso faça um trabalho bem feito. E o melhor: são usuários dispostos a interagirem com empresas, já que 2/3 de quem está no Instagram aprova esse tipo de contato.

Como, então, ignorar todos esses números? A realidade é que o Instagram se tornou uma excelente plataforma de divulgação para marcas, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. Não importa qual é o seu nicho, objetivo ou produto vendido, usar a rede social para se comunicar com os clientes em potencial é fundamental e cuidar dos mínimos detalhes pode fazer uma enorme diferença.

Importância das dimensões dos posts do Instagram

Mas será que essa popularidade impacta também em detalhes tão pequenos, como a dimensão dos posts no Instagram? A resposta é sim! O motivo é simples: o usuário está cada vez mais exigente e quer experiências positivas em qualquer contato com uma marca. Imagine que você tem uma loja de roupas e publica um vídeo apresentando novas peças disponíveis no seu estoque.

O problema é que a foto está desproporcional e o usuário não consegue enxergar os detalhes daquela roupa. Isso aumenta ou diminui as chances de que ele se interesse pelo produto e siga até a conversão? Provável que reduza a probabilidade e o afaste de uma compra. O mesmo vale para um conteúdo como o Stories, em que ele pode até gostar do material, mas não enxergar tão bem porque o tamanho está errado.

Pode parecer preciosismo, mas é necessário analisar cada detalhe antes de fazer uma publicação e isso passa pelas dimensões de posts no Instagram. Afinal, as opções são muitas e não são padronizadas entre si, cada uma tem uma proporção diferente. Errar na hora de definir essas medidas por significar jogar fora todo o trabalho feito de pesquisa e produção até aquele momento.

Sendo assim, é muito importante que você busque o máximo de informações possíveis sobre tudo o que envolve a sua estratégia no Instagram. Pode ser saber mais sobre a sua persona ou entender quais são as dimensões ideais para qualquer publicação. Quanto mais detalhes em mãos, maiores são as chances dos seguidores focarem apenas na qualidade dos seus conteúdos publicados.

Edição das publicações

Como a ideia do Instagram é sempre otimizar a experiência dos seus usuários, o ponto positivo da plataforma é justamente conseguir fazer a edição de todas as fotos para as dimensões que você achar melhor pelo próprio aplicativo. O melhor de tudo é que é muito simples fazer essa edição: basta selecionar o ícone de redimensionamento no canto inferior à esquerda na hora de fazer uma publicação.

Em seguida, você vai conseguir ajustar a foto exatamente para o tamanho que quiser, tudo com a ponta dos dedos. Em alguns casos, como fotos widescreen, isso não é possível, já que a imagem pode ficar completamente desproporcional se editar no Instagram. Nesses casos, o ideal é contar com uma ferramenta que ajude a editar a imagem antes e, em seguida, você precisa apenas colocar a legenda e, se quiser, algum filtro.

Ferramentas úteis para redimensionar imagens para o Instagram

Se você quer redimensionar suas imagens para o Instagram com mais facilidade, existem algumas ferramentas que já apresentam as configurações ideais para a plataforma. Confira as principais alternativas e como acessá-las:

Adobe

Os programas de edição da Adobe são populares entre designers e profissionais que trabalham com imagem, especialmente pela praticidade que oferece nas dimensões para publicação. Por isso, é possível usar as ferramentas para chegar no tamanho ideal de Instagram.

Além de ter configurações pré-formatadas na escolha da prancheta, a Adobe também fornece a opção de mudar as dimensões da foto sem comprometer a imagem. Basta acessar uma das ferramentas do pacote e localizar a alternativa de post para Instagram.

Embora a opção completa seja paga, é possível testar gratuitamente a plataforma e redimensionar suas imagens de maneira profissional.

Image Size — Photo Resizer

O Size – Photo Resizer é uma ferramenta prática para quem precisa alinhar as dimensões para post no Instagram. 

Com um design simples, permite escolher os tamanhos inicial e final da imagem, além do modelo do dispositivo para ajuste. Você também pode optar por um formato personalizado, usando pixels, milímetros, centímetros ou polegadas.

O aplicativo facilita o compartilhamento direto, salvando no dispositivo ou enviando por e-mail. Para redimensionar uma imagem, basta abrir o programa, selecionar uma imagem da galeria ou usar a câmera para capturar uma nova. 

Em seguida, escolha as dimensões desejadas e finalize salvando ou compartilhando o arquivo. Durante o processo, é possível realizar outras edições, como aplicar filtros, ajustar o foco, adicionar texto e inserir emojis. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Como otimizar a foto de perfil para o Instagram

A foto de perfil no Instagram é, muitas vezes, a primeira impressão que as pessoas têm da sua marca ou personalidade. Por isso, é essencial escolher uma boa representação e editá-la corretamente.

Para começar, escolha uma foto nítida e de alta resolução. Certifique-se de que a foto seja clara e nítida, evitando imagens pixeladas, por comprometer a aparência profissional da sua conta.

Evite fundos agitados que possam distrair, optando por um background simples ou desfocado, que pode ajudar a direcionar a atenção para você. Se possível, utilize uma foto onde seu rosto seja claramente visível, criando uma conexão mais pessoal com os seguidores.

Além disso, realize edições sutis, optando por mudanças leves e que não carreguem muito a imagem. Faça retoques onde achar necessário e reforce a cor, mas não aplique filtros muito intensos, que acabem distorcendo a aparência real. 

Ainda, as dimensões de post no Instagram para foto de perfil é uma das menores, sendo 110×110 pixels, além de uma moldura em círculo. Por isso, pode ser difícil escolher uma imagem que encaixa da forma que você gostaria.

Nesse caso, uma dica é optar por uma foto que tenha o objeto no centro. Ela não precisa ser necessariamente arredondada. Inclusive, quanto mais fundo livre, mais fácil será a centralização na moldura.

Desse modo, você terá uma margem de edição e corte sem perder o foco no centro do objeto, deixando seu perfil com o destaque correto e uma imagem nítida nos padrões de dimensão da plataforma.

Tendências atuais de postagem no Instagram

Os padrões de postagem nas redes sociais estão sempre mudando, e, agora, as tendências no Instagram consolidaram os feeds personalizados e os vídeos nos perfis.

Em 2022, uma das principais novidades da plataforma foi a possibilidade de favoritar posts e fixá-los no topo do perfil, permitindo que os seguidores vissem essas fotos primeiros. Ao contrário do feed cronológico ou do algoritmo, que mostra o mais relevante primeiro, essa alternativa traz mais autonomia para as empresas.

Além disso, os vídeos continuam fazendo sucesso, especialmente publicações curtas, de até 30 segundos, que seguem o modelo dos Reels e dos Stories. Para quem quer aproveitar, vale apostar em conteúdos rápidos que prendam a atenção do usuário, além de serem dinâmicos.

Enquanto isso, os carrosséis continuam sendo uma boa opção de postagem, principalmente pela popularidade. Eles permitem incluir mais de uma foto na mesma publicação, e facilitam estratégias para chamar a atenção, como incluir uma capa ou uma chamada intrigante.

De modo geral, o dinamismo está se consolidando como principal tendência no Instagram, dispensando os posts mais tradicionais e estáticos, dando lugar a vídeos curtos e postagens fixadas que sejam, de fato, relevantes para o público.

Assim, vale unir essas opções e mesclar as publicações para ter uma conta com conteúdos variados e atrativos.

Consequências de não adequar os posts do Instagram

Você pode estar se perguntando: “mas será que a dimensão da foto ou vídeo realmente impacta no desempenho nas redes sociais?”. A resposta é sim, já que você precisa lidar com consumidores mais e mais exigentes, que querem ter sempre a melhor experiência possível. Imagine como é frustrante querer ver mais detalhes sobre um produto e simplesmente não conseguir porque a imagem está desproporcional?

Nunca é uma escolha inteligente afetar a experiência do usuário. Sendo assim, entenda quais são os benefícios e propósitos de cada um dos formatos para que os seus objetivos realmente sejam alcançados. Mais importante: que cada dimensão faça sentido para aquilo que o seu seguidor está procurando, o que vai aumentar as chances de que ele se torne, por exemplo, um cliente da sua loja.

Dicas para fazer publicações cada vez melhores

Mas não são apenas as dimensões de posts no Instagram que vão garantir os melhores resultados na rede social, certo? O que acha, então, de conferir nossas dicas para fazer publicações cada vez melhores utilizando esse canal? Afinal, não é só com as dimensões que você deve se preocupar, já que os conteúdos precisam ser relevantes para o seu público!

Entenda o objetivo da sua publicação

Como o Instagram tem diferentes formatos de conteúdo, é preciso definir qual é o objetivo da sua publicação. A partir dessa escolha, você consegue decidir qual é a melhor estratégia para potencializar os seus resultados. Isso vai impactar não só no formato do conteúdo, mas também nas dimensões, ainda mais quando se fala em fotos no feed, que podem ter diferentes tamanhos e proporções.

A qualidade é essencial

Por mais que você escolha a melhor dimensão e o formato mais adequado para o que precisa com a sua publicação, você dificilmente vai conseguir algum tipo de retorno se não contar com imagens de qualidade. Por isso capriche em todas as fotos e vídeos que for publicar para garantir que os conteúdos sejam, de fato, atrativos para os seus seguidores.

Teste os formatos

Apesar de existirem algumas indicações de quais formatos são mais adequados para cada situação, o mais importante é entender o que realmente é valioso para a sua audiência. Sendo assim, não se esqueça de testar os formatos regularmente, aumentando as chances de encontrar aquele que gera o maior retorno e engajamento com quem segue a sua página no Instagram.

Entender mais sobre as diferentes dimensões de posts no Instagram pode parecer algo simples, mas é tão importante quanto o conteúdo publicado. Afinal, afeta diretamente a experiência dos seus seguidores, não é mesmo? E se você quer que a sua loja proporcione um contato sempre positivo com os usuários e clientes em potencial, prestar atenção nos mínimos detalhes pode ajudar bastante.

Agora que você já entendeu mais sobre a importância e os cuidados de pensar nas dimensões de post no Instagram, o que acha de se aprofundar um pouco mais em um formato específico que tem feito muito sucesso e tornar o seu perfil ainda mais atrativo? Confira dicas incríveis para aumentar o seu engajamento e saiba como fazer Reels no Instagram!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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