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Como monetizar o Instagram: descubra 7 maneiras de fazer dinheiro utilizando a sua audiência

Aprenda como monetizar no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os principais exemplos de como monetizar o Instagram são com Programa de Afiliados, marketing de influência, infoprodutos, post patrocinado, venda de fotos, anúncios ou criando uma loja online.

Já faz tempo que as redes sociais são muito mais do que plataformas de conexão entre pessoas. Com a chegada das empresas nesses ambientes, tornou-se possível fazer dinheiro por lá, não somente como uma companhia, mas também, como influenciador, referência em um setor, entre outras possibilidades. Por isso, saber como monetizar o Instagram, principal rede social atualmente, se tornou algo importante.

As formas de ganhar dinheiro nesta rede social mudam de acordo com suas escolhas. Dependendo do que você faz, em qual área atua e que tipo de conteúdo cria, diferentes portas irão se abrir. A partir disso, o desafio é entender quem é seu público, saber como essas pessoas podem ser alcançadas e, então, agir de maneira estratégica.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre a monetização no Instagram e mostraremos as sete principais formas de fazer isso. Acompanhe!

Por que o Instagram é uma das principais redes sociais?

Com 1.074 bilhões de usuários ativos, o Instagram se coloca como a principal rede social da atualidade. Não pelos números, mas sim pelo grande engajamento dos usuários com a plataforma e, principalmente, pela vasta possibilidade de conteúdos criados por lá. Não importa o que você faz ou vende, o Instagram é um ótimo ambiente para se estar.

As possibilidades de interações também são variadas, o que gera possibilidades de estreitamento de laços mais sólidas entre marcas/influenciadores e seguidores/consumidores. As curtidas, comentários, respostas e compartilhamentos acontecem, principalmente, nos posts do feed, stories, IG TV, enquetes, quizes e reels.

Toda essa amplitude de possibilidades de interação transforma o Instagram em uma verdadeira máquina de engajamento. Isso depende também, é claro, da capacidade de entregar bons conteúdos. A partir daí, também é possível começar a pensar em como monetizar o Instagram.

O que é a monetização do Instagram?

Basicamente, a monetização é a capacidade de faturar por meio do Instagram. Esse dinheiro pode vir diretamente da própria rede social, como no caso dos anúncios no IGTV, de parceiros com os quais você pode fazer campanhas de publicidade, ou dos seus clientes, quando você usa sua visibilidade no Instagram para vender produtos e serviços.

Monetizar é saber como utilizar a plataforma a favor do seu alcance, influência e capacidade de criar bons conteúdos para faturar. É claro que isso não acontece do dia para a noite, principalmente porque o mercado é concorrido. Antes, você precisa construir uma base de seguidores engajados que vão prestar atenção nos seus conteúdos e interagir com eles.

Pense na monetização do Instagram como um sistema similar com a TV aberta. As grandes marcas anunciam nos comerciais de canais de grande porte e, de preferência, no intervalo de programas de alta audiência. Da mesma forma, você só conseguirá fazer dinheiro a partir do Instagram se as pessoas estão seguindo seu perfil e dando atenção para o que você posta.

Quais os benefícios de monetizar o Instagram?

Parece uma pergunta óbvia, certo? Afinal, ganhar dinheiro é sempre um grande benefício. Mas é realmente importante avaliar a maneira que se faz isso no Instagram, avaliando tanto potencial de aumento de ganhos quanto o aproveitamento da sua audiência atual. Entenda melhor esses benefícios a seguir!

Faturar com algo que já tem potencial

Geralmente, quem começa a monetizar o Instagram são pessoas que já tem um perfil com uma boa quantidade de seguidores e, principalmente, com grande engajamento. Afinal, essa é uma exigência importante para conseguir fazer dinheiro com a plataforma. A questão aqui é: você não precisa começar do zero para faturar.

Com meio caminho andado, basta pensar nas estratégias certas para transformar todo esse movimento positivo em formas de ganhar dinheiro. Isso é extremamente vantajoso do ponto de vista do trabalho que é feito. Mas é claro, uma atividade de criação de conteúdo e uma conquista de engajamento já aconteceram no passado.

Ter mais um canal de faturamento

Para empresas, a monetização no Instagram pode ser mais uma opção de faturamento além de outros canais que já existam. Em termos de vendas, a rede social funciona também como plataforma de comercialização de produtos. Principalmente com a função da sacolinha, é possível levar pessoas do seu Instagram direto para a loja virtual fechar compras.

Além disso, grandes marcas que criam conteúdo também conseguem monetizá-los. Essa audiência ampla e engajada é o fator que faz toda diferença para conseguir receber dinheiro por meio dos vídeos. Afinal, o Instagram coloca anúncios apenas nos conteúdos que têm grande potencial de alcance dentro de determinado público-alvo.

Possibilidade de escalar ganhos

Quanto mais você cresce no Instagram, mais crescem suas possibilidades de monetização. Ou seja, não estamos falando de um faturamento que fica congelado e não amplia os ganhos. Tanto para marcas quanto para influenciadores, crescer na rede social pode significar faturar cada vez mais, com mais parceiras e por meio de mais formatos de conteúdo.

Escalar ganhos é o que todos queremos enquanto nos posicionamos profissionalmente. Sabendo que isso é uma possibilidade concreta no Instagram, a meta é manter o crescimento do perfil para que isso gere cada vez mais oportunidades de faturar. De maneira natural, uma coisa levará à outra.

Como monetizar o Instagram? – Principais formas

Quer saber como monetizar o Instagram? Há diferentes estratégias para tornar seu perfil capacitado a trazer faturamento. A parte boa é que cada uma das principais estratégias é voltada para um tipo de trabalho. Você pode escolher um destes ou combiná-los da maneira que for possível. Listamos as sete principais formas de monetizar, confira!

Programa de afiliados

O programa de afiliados é uma estratégia já bastante conhecida na web, principalmente por quem já atua como influencer em algum mercado. O modelo de funcionamento é simples: você divulga os produtos de uma empresa com um link próprio e cada venda realizada por meio desse link gera uma comissão diretamente para você.

A relação com o Instagram? Simples: seu perfil pode ser o principal canal de divulgação da sua atuação como afiliado. Por lá, você pode criar conteúdo para ter maior audiência e, principalmente, ter maior engajamento por parte dessas pessoas. Isso fará com que elas tenham mais confiança nas suas indicações, o que vai gerar mais vendas do que você oferecer.

Loja online

Você tem uma loja online da sua marca? Neste caso, você pode monetizar o Instagram, o utilizando como canal de divulgação e até mesmo de vendas. Para isso, é claro, precisará ter uma loja virtual já pronta. Caso ainda não tenha, o Bagy pode ajudar você a conseguir a sacolinha do Instagram e também a montar seu e-commerce de maneira fácil.

Uma loja online por si só não basta para gerar bons resultados de vendas. É realmente importante trabalhar em divulgação e criação de proximidade com sua audiência. Para isso, o Instagram é o canal essencial para conquistar mais seguidores e mostrar a essas pessoas que sua empresa vale a pena. Assim, você vende mais na sua loja e fatura!

Infoprodutos

Infoprodutos são uma das modalidades mais atrativas do e-commerce atualmente e há muitos motivos para isso. Primeiramente, porque você pode criar conteúdos a partir de qualquer conhecimento que tenha. Além disso, você não precisa se preocupar com logística, basta vender e entregar o acesso ao conteúdo.

Os infoprodutos, no entanto, precisam ser devidamente divulgados, o que passa pelo Instagram, naturalmente. Então, você pode pensar a rede social como um canal de amplo alcance em que pode divulgar qualquer infoproduto, para qualquer público, e ainda gerar um ótimo volume de vendas. Se esse é seu mercado, não deixe de se posicionar no Instagram.

Influenciador digital

Sem dúvidas, o marketing de influência é a estratégia mais em alta, o que abrange tanto empresas que desejam alcançar pessoas quanto influenciadores que desejam monetizar o Instagram. Aqui, a exigência é bem definida: criar conteúdo e ter uma audiência engajada dentro de determinado segmento.

Influenciadores utilizam sua voz ativa e capacidade de influenciar para fazer com que pessoas conheçam marcas e se sintam mais prontas para consumi-las. Para isso, conteúdos patrocinados são criados para falar dessas marcas, seja de maneira mais natural, seja com conteúdos mais educativos sobre produtos e serviços.

Posts patrocinados

Os posts patrocinados monetizam de maneira rápida e direta no Instagram. Eles funcionam da seguinte forma: uma empresa que deseja divulgar seus serviços ou produtos específicos busca alguém que possa ser um representante para falar sobre esse assunto para um público. No caso, essas pessoas são os influenciadores digitais.

Os posts patrocinados são combinados entre empresa e influenciador para garantir que os objetivos sejam alcançados. Geralmente, são fechados pacotes com um determinado número de publicações, especificando também quais devem ser essas publicações, se são no feed, se são stories ou reels, por exemplo.

Venda de fotos

Muitas pessoas fotógrafas também utilizam a internet para vender seus registros, principalmente para bancos de imagens. Quem trabalha dessa forma precisa ter um portfólio, que hoje pode ser também o Instagram. Por lá, você pode mostrar essas fotos e fazer com que todos saibam o quanto seu trabalho é realmente qualificado.

Além de usar a rede social como portfólio, você também pode se tornar um criador de conteúdo, o que naturalmente vai levar você a se tornar influenciador. Assim, em vez de manter apenas sua atuação como fotógrafo, você abre portas para conseguir maior faturamento e ter mais oportunidades de monetizar o Instagram.

Anúncios do IGTV

Por fim, você pode ser um criador de conteúdos de sucesso e usar isso para monetizar seus vídeos no IGTV. Nesse formato, os anúncios são como no YouTube: sempre antes de começar os vídeos que o usuário do Instagram está assistindo. É a própria rede social quem define quais vídeos serão reproduzidos antes do seu conteúdo.

Para chegar a esse patamar, é claro, você precisa ser um criador de sucesso. Quanto maior o alcance e interações nos seus vídeos, mais eles receberão anúncios e mais você poderá faturar com eles. Então, se você já tem uma boa audiência, continue trabalhando bem para conseguir anúncios nos seus vídeos.

Quais as dúvidas comuns sobre a monetização do Instagram?

As pessoas costumam ter algumas bastante recorrentes quando o assunto é a monetização do Instagram. Por isso, separamos as principais questões e as respondemos. Confira!

Quantos seguidores preciso ter?

Não há uma definição em relação a isso, até porque, o número de seguidores não necessariamente vai determinar se o seu público é engajado. Até por isso, perfis com seguidores comprados não fazem tanto sucesso.

É claro que o número gera impacto e capta atenção de marcas e de usuários, mas esse volume de seguidores precisa também estar equilibrado em relação ao número de interações. Esse é o cenário perfeito para quem deseja monetizar o Instagram.

As agências de influenciadores, em algumas vezes, costumam fazer exigências do número mínimo de seguidores, que pode começar em 5 mil. No geral, se você quer atuar de maneira orgânica, começar a partir dessa marca é importante,

O quanto posso ganhar com a monetização?

Isso depende muito. Se você fecha parceria com marcas, tudo depende da negociação entre as partes. As empresas, naturalmente, vão pagar de acordo com os resultados do seu Instagram e também considerando o número de conteúdos que você entregar.

Se você usa seu Instagram para vender produtos e serviços, seus ganhos também variam de acordo com o engajamento e com o quanto você explora essa rede social como canal. A previsibilidade de faturamento depende desses fatores.

Quanto o Instagram paga?

O Instagram só paga em dois formatos de conteúdo: IGTV e reels. No primeiro modelo,  a monetização funciona da seguinte maneira: você recebe 55% dos lucros obtidos pela propaganda que foi veiculada no seu vídeo.

Outro formato de vídeos, mas esse mais curto, é o reels. O Instagram também monetiza esse conteúdo, desde que eles recebam um bom número de visualizações. Mais especificamente, os ganhos funcionam assim:

  • A cada 50 mil visualizações o Instagram paga U$ 125;
  • A cada 100 mil visualizações o Instagram paga U$ 250;
  • A cada 150 mil visualizações o Instagram paga US$ 375
  • A cada 200 mil visualizações o Instagram paga US$ 500.

Como impulsionar a estratégia?

De fato, não há mistério em como impulsionar a estratégia de monetização do Instagram. Tudo que você precisa ter é uma boa estratégia de conteúdo, trabalhar no relacionamento com sua audiência e manter a consistência, Faça o que que você sabe de melhor de maneira contínua e com a mesma qualidade sempre.

Quando os resultados positivos em relação ao engajamento começarem a surgir, registre-os e crie relatórios semanais. Isso vai ajudar a ter uma apresentação mais consistente para possíveis parceiros, comprovando que é um bom negócio investir em você.

Monetizar o Instagram pode ser mais simples do que você pensa, mas isso depende de trabalho contínuo. Com uma audiência fiel e engajada, você pode começar a oferecer serviços, produtos e mostrar seus conteúdos para faturar.
Descubra outras possibilidades de como trabalhar na internet!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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