Empreendedorismo

Como trabalhar pela internet: 18 formas de ganhar dinheiro trabalhando em casa

Formas de como trabalhar pela internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber como trabalhar pela internet se tornou um desejo crescente para os brasileiros. Com pouca oferta de emprego e com ferramentas digitais facilitando o trabalho virtual, o cenário nunca foi tão favorável para o crescimento da atuação nesse ambiente.

Em um mundo cada vez mais digitalizado e em que as atividades têm acontecido remotamente, saber como trabalhar pela internet é de grande importância. Enquanto para muitas pessoas isso já é uma realidade, para outras pode ser uma nova chance. Portanto, conhecer as muitas possibilidades do empreendedorismo digital é o ponto de partida.

Hoje, uma imensa variedade de de mercados e segmentos já atua na internet e, além deles, pessoas profissionais autônomas também já oferecem seus produtos e serviços online. Isso significa que, muito provavelmente, sua principal habilidade, conhecimento ou qualificação serão de grande ajuda para que você trabalhe totalmente online e na sua casa.

Neste post, vamos ajudar você a pensar de que maneira pode ganhar dinheiro trabalhando remotamente. Conheça 18 possibilidades e escolha seu caminho!

Ter uma loja online

Vender online se tornou uma tendência nos dias atuais, simplesmente porque você pode comercializar uma infinidade de produtos para os mais diferentes públicos. Então, não importa o segmento, sempre terá alguém interessado. Além disso, as plataformas em que você pode anunciar também são diversas, possibilitando um amplo alcance de pessoas.

As lojas online podem começar até mesmo no Instagram, com um ponto de partida não tão profissional, mas que ajudará você a testar sua ideia e entender se vale a pena seguir em frente com sua ideia de negócio. Depois disso, fica mais fácil construir um modelo de negócio e, naturalmente, partir para uma estrutura de site profissional e organizada.

Na hora de montar seu e-commerce de maneira concreta, algumas soluções de lojas virtuais podem ser muito úteis, sobretudo serviços como o Bagy. A ferramenta da empresa ajuda a conseguir a sacolinha no Instagram e criar um site funcional a partir do seu perfil. Outras plataformas como Tray e TrayCorp também serão de grande ajuda para conseguir, enfim, ter seu próprio e-commerce.

Vender pelo Instagram

O Instagram é uma ótima plataforma para quem está em busca de saber como trabalhar pela internet. Por lá, além de fazer toda a estratégia de marketing e relacionamento do seu negócio em potencial, você também pode simplesmente vender produtos. Para muitos, esse início é fundamental para entender se há público concreto para sua ideia de empresa e produto.

A grande vantagem do Instagram é que a plataforma permite criar muitos conteúdos de divulgação para o que você vai vender. Portanto, dá para explorar o feed, os stories, os reels e todos os outros formatos possíveis. Além disso, você também pode realizar atendimento pela DM, o que afirma a capacidade do Instagram em ser uma solução muito completa.

Por fim, a rede social ainda tem a função da sacolinha, uma espécie de tag que, quando clicada, mostra ao consumidor o nome e preço de um produto mostrado na foto. Essa tag é um link que leva para uma página dentro do Instagram com detalhes importantes sobre a mercadoria. Você também pode transformar essa sacolinha em um link para loja virtual, algo que o Bagy ajuda sua marca a conseguir.

Vender pelo Facebook

O Facebook também pode ser uma ótima plataforma de vendas, não se limitando somente à função de rede social. Na verdade, a empresa já oferece essa possibilidade de maneira organizada, graças à função Marketplace. Com esse recurso, você pode publicar seus produtos com descrições de venda, preço, mostrar onde você está e publicar as melhores fotos que tiver dos itens.

Há duas possibilidades nas publicações de vendas do Marketplace: permitir que qualquer pessoa no Facebook consiga ver seu produto ao acessar a parte de anúncios ou limitar sua publicação para grupos específicos. Quando você anuncia em grupos, geralmente os membros estão ali com a intenção de comprar, então, você pode buscar grupos que tenham relação com seu produto.

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, o que significa que seu produto terá uma exposição muito grande. Ou seja, você encontrará, certamente, pessoas interessadas e de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Assim, pode vender cada vez mais e utilizar o Marketplace como um canal a mais para anúncios.

Consultoria em marketing digital

Muito se tem ouvido falar sobre marketing digital atualmente, mas há boas razões para isso. Se uma empresa deseja ter sucesso, se comunicar com seu público e estar em destaque no mercado, precisa se posicionar online. Para isso, o marketing digital é fundamental para fazer tudo acontecer e manter empresas relevantes nesse ambiente virtual.

Se você é uma pessoa profissional da área e tem boa bagagem, pode fazer toda essa expertise chegar a empresas e pequenos empresários que estão começando. Além disso, você pode também ajudar em planejamentos e novas empreitadas de empresas já estabilizadas. O serviço de consultoria é uma ótima forma de ganhar dinheiro fazendo algo que você sabe e ter experiência.

Remotamente, você pode ajudar empresas a criar estratégias para o digital, garantindo que elas alcancem objetivos, seja em presença online, seja em geração de vendas. O importante é saber se posicionar como uma pessoa consultora, se valendo de sua experiência no mercado e capacidade técnica, principalmente mostrando em que empresas você já contribuiu e quais resultados conquistou.

Produção de conteúdo e revisão de conteúdo para web

Quer saber como trabalhar online produzindo conteúdo escrito para empresas de qualquer mercado? Há ótimas opções de cursos gratuitos que ajudarão você a entender os parâmetros necessários para criar conteúdos capazes de captar a atenção das pessoas e entregar valor para que elas se tornem clientes. Isso tudo de maneira muito didática e voltado para o formato online.

A Rock University, plataforma de cursos da Rock Content, oferece cursos gratuitos de produção de conteúdo para web. A grande vantagem é que se você conseguir ser aprovado e tirar seu certificado, pode começar  trabalhar como pessoa redatora freelancer para a própria Rock Content. Além disso, essa certificação é muito exigida por empresas que estão recrutando redatores qualificados.

Como todo bom conteúdo também precisa ser revisado antes de ser publicado, revisores também têm vez no mercado! Se essa é mais a sua função, é possível se qualificar com o curso de revisão para conteúdo, também pela Rock Content. Da mesma forma, você pode atuar como um freelancer na base de revisores da empresa.

Outra ótima opção são os cursos da HubSpot para produção de conteúdo. Eles também são uma certificação muito importante e renomada no mercado, então se você consegue conciliá-lo junto com os da Rock Content, certamente será visto com outros olhos. Isso é fundamental para o sucesso da sua carreira.

Influenciador digital

Os influenciadores estão à solta aos montes na internet! Muitas vezes essas pessoas são alvos de brincadeira, muito por conta de padrões comportamentais que chegam a ser engraçados, mas a verdade é que têm papel fundamental no marketing nos dias de hoje. Afinal, isso explica a ascensão do papel de influenciador como uma profissão, uma forma de realmente ganhar dinheiro na internet.

Portanto, se você acredita que é uma pessoa capaz de se posicionar de maneira atrativa, criar conteúdo e ser uma voz influente dentro de um público, essa pode ser sua chance. E não importa quantos seguidores você tem, uma vez que os micro e nano influenciadores também cumprem com papéis altamente estratégicos para determinadas marcas. O importante mesmo é conseguir engajar seu público.

Portanto, pense em um segmento no qual você tem afinidade, entenda as necessidades desse público e comece a construir sua audiência. é muito importante que seu conteúdo seja realmente bom! Se você já está nesse caminho, ótimo! Foque em conseguir bons números de interações e engajamento para se tornar uma pessoa influenciadora vista como uma ótima representante para as marcas.

Canal no Youtube

Criar conteúdo pode ir muito além do Instagram. Então, outra entre as melhores formas de trabalhar pela internet é fazer vídeos para o YouTube, ou seja, se tornar um Youtuber. Esse é um mercado que há muitos anos se concretizou como uma realidade e abre portas para muitas pessoas. Tudo vai depender do que você tem para oferecer ao seu público e da qualidade dos conteúdos produzidos.

Vídeos com bom conteúdo são o ponto de partida, e não importa exatamente sobre o que você vai falar, mas sim, como fará isso. A verdade é que seu público certamente estará no YouTube, mas o que vai fazer seu canal realmente ter sucesso é a qualidade do que você entrega para essas pessoas. Não se esqueça também que a qualidade técnica do vídeo também faz toda a diferença para engajar sua audiência.

O grande ponto em ser Youtuber é que você pode monetizar seus vídeos pela própria plataforma ou criar conteúdos patrocinados por marcas. Isso, é claro, depois que você conseguir um bom número de inscritos em seu canal e muitas curtidas em seus vídeos.

Venda de fotos

Fotógrafos também podem querer saber como trabalhar pela internet e a boa notícia é que há um bom mercado para essas pessoas. Você pode vender seus registros para bancos de imagens, que são aqueles sites em que as pessoas buscam fotos sobre qualquer assunto, podendo pagar por esses conteúdos ou acessar gratuitamente. Nesse caso, você venderá suas fotos para esses bancos.

A parte boa desse trabalho é que não há temas definidos. Você pode fazer fotos de paisagens, objetos, ambientes, criar cenários com pessoas e o que mais for possível. Nem sempre você precisará de uma grande estrutura para isso, já que os ambientes, muitas vezes, são aqueles com os quais estamos acostumados e vivenciamos regularmente.

Essas fotos são vendidas para bancos de imagens famosos, como Unsplash, Freepik, Shutterstock, Getty Images, entre muitos outros. Em resumo, você usa de todo seu talento e do equipamento que já tem para produzir fotos dos mais diversos temas e, em seguida, pode vender seu trabalho para quem tem interesse em pagar por isso.

Edição de vídeos

Se há mercado para quem cria conteúdo para o YouTube, é claro que também há um grande mercado para pessoas que têm habilidades na edição de vídeo. Com esse formato de conteúdo crescendo cada vez mais na internet, os editores têm ganhado mais espaço e passaram a lidar com uma grande demanda de trabalho, o que é muito positivo.

Uma boa opção para os editores é trabalhar como freelancer, assim, é possível prestar serviços para várias empresas e criadores de conteúdo simultaneamente. Essa é a melhor realidade de atuação para quem deseja saber como trabalhar pela internet e colocar em prática a capacidade de editar vídeos.

Ainda que você não tenha tantas habilidades, mas se interessa pela área, considere começar a aprender agora mesmo, Um curso profissionalizante na área pode ser de grande ajuda. Depois de aprender, crie suas próprias edições para ter um portfólio que chame atenção dos possíveis clientes e resultem em ótimas oportunidades de trabalho a longo prazo.

Assistente virtual

Em uma época em que assistentes virtuais são robôs de inteligência artificial, pessoas ainda podem desempenhar esse papel e fazer isso com grande competência. É um trabalho bem básico e que não exige muitas qualificações específicas, por isso, pode ser uma ótima oportunidade para pessoas que estão iniciando a carreira profissional.

É quase como uma posição de assistente administrativo, mas que trabalha integralmente em ambientes digitais e, claro, remotamente. Em um período pós-pandêmico, a tendência é que esse cargo tenha uma crescente, com empresas precisando cada vez mais de pessoas que cuidem de tarefas menos técnicas e mais generalistas, mesmo à distância.

Para ser uma pessoa assistente virtual, é necessário ter apenas algumas habilidades básicas, como saber operar em computadores, e-mails e, em alguns casos, em ferramentas de texto, planilhas e apresentações. Ter uma boa comunicação escrita é fundamental também.

Designer gráfico

Bons designers gráficos são cada vez mais importantes dentro da comunicação atual. Afinal, a parte visual de propagandas, posts em redes sociais e outros conteúdos são de grande capacidade de captação de atenção. As marcas conseguem manter a ideia e posicionamento que têm graças à forma como se comunicam visualmente. Portanto, se você tem esse talento, pode aproveitar a seu favor.

Há diferentes maneiras de atuar como designer gráfico remotamente. Primeiramente, claro, você pode trabalhar para uma empresa que tenha uma operação totalmente digital, sendo realmente um funcionário. Além disso, você pode oferecer seus serviços como um freelancer, sendo contratado para trabalhar em projetos pontuais para agências de comunicação e empresas.

Como design gráfico sendo uma profissão já totalmente digitalizada, faz todo sentido que profissionais da área possam atuar remotamente, utilizando a internet como principal canal. Portanto, se essa é sua profissão ou você tem habilidades necessárias e quer se tornar um designer gráfico, comece buscando oportunidades na internet. Esse pode ser o ponto de partida para começar a ganhar dinheiro sem sair de casa.

Marketing de afiliados

Já pensou em vender produtos de sucesso sem precisar sair de casa e ganhar comissão por cada venda realizada? É exatamente isso que a atividade de marketing de afiliados possibilita para muitas pessoas. Tudo que você precisa fazer é divulgar um link, ou seu próprio site, para que outras pessoas façam a compra desses produtos por meio desse canal que você divulga para as vendas.

Muitas empresas têm adotado essa estratégia por um simples motivo: fazer com que o alcance de seus produtos seja muito maior. Ou seja, se há bastante gente divulgando esses itens, há uma capacidade maior de alcançar potenciais consumidores e, então, potencializar as vendas. Quem se afilia é nada mais do que um vendedor, mas precisa trabalhar para divulgar esses produtos.

O percentual de comissão é definido pela empresa em questão. A cada venda realizada, o dinheiro é diretamente retido e direcionado para a conta desse afiliado, que pode sacá-lo dentro do período determinado pela empresa que o afiliou. É um trabalho bastante simples, mas que exige esforços para a divulgação e criação de uma rede de pessoas interessadas nos produtos.

Criação de infoprodutos

Os infoprodutos são outra ótima opção para quem quer saber como trabalhar online. Muitos desses infoprodutos podem surgir de necessidades específicas de con hecimento que as pessoas tenham e, muitas vezes, você não precisa ser um expert no assunto. O importante mesmo é saber quais são esses temas e ir em busca de criar um conteúdo que seja realmente vendável.

Você pode ter boas ideias e mesmo sem saber sobre o assunto, ainda assim, faturar. Basta contratar uma pessoa que seja essa especialista e garantir que ela consiga definir, por exemplo, os tópicos de um e-book que ensina a consertar smartphones. Tudo que você precisa é conectar pessoas, nesse caso: um especialistas, alguém para escrever o e-book e uma pessoa para diagramar e ilustrar o conteúdo.

Por vezes, não investimos nas nossas ideias porque não nos sentimos preparados para entregar valor com elas. No entanto, é importante ter a mentalidade de alguém que cria um projeto e vai atrás dos talentos necessários para que ele aconteça. Nesse caso, você pode também produzir todo o infoproduto do zero, é claro, se tiver todas as habilidades necessárias para isso.

Gerenciamento de redes sociais

Você tem experiência à frente de perfis de redes sociais? Então não precisa ir muito longe na hora de saber como trabalhar pela internet. Por natureza, você é uma pessoa qualificada para gerenciar redes sociais de empresa. Para esse cargo, é importante conhecer as linguagens de cada rede, os formatos de conteúdo e as possibilidades de criação de conteúdo em cada uma.

É claro, não para por aí. É de grande importância também saber sobre métricas e indicadores de monitoramento de desempenho nas redes sociais. Plataformas como o Facebook e o Instagram têm suas próprias ferramentas internas e gratuitas para que você avalie o desempenho de conteúdos publicados e, principalmente, o volume de interações e engajamento em cada um deles.

Se necessário, aprenda mais para poder se qualificar melhor para esse trabalho. Há muitos bons cursos disponíveis online atualmente, sendo alguns gratuitos e outros pagos. Vale investir tempo e, se você tiver, dinheiro na sua qualificação. Esse é o começo de uma carreira de sucesso em um trabalho totalmente online, em que você pode ser um grande profissional sem nem mesmo sair de casa.

Freelancer

Ser um freelancer é uma opção cada vez mais recorrente. A liberdade de horários, a ausência de um chefe e a possibilidade de criar uma rotina da maneira que você quiser são algumas das atrações desta escolha. Além disso, freelancers podem viver as mais diferentes experiências e nunca se verem em uma rotina monótona, algo muito comum dentro de empresas diversas.

Uma das vantagens em ser um freelancer é que você pode oferecer simplesmente qualquer serviço. Não importa sua habilidade e capacitação técnica, certamente haverá alguém precisando do que você tem para oferecer. O que vai garantir que você encontre essas pessoas é justamente o posicionamento correto na internet. Fazendo isso, você vai ter cada vez mais clientes.

Hoje, há plataformas específicas para conectar prestadores de serviço com pessoas que desejam contratar esses serviços. Entre os principais sites existentes estão a Rock Content, GetNinjas, Workana, Marfin, 99Freelas e muitas outras. Elas têm diferentes formas de funcionamento e remuneração, mas basicamente, cumprem com esse papel de conectar clientes e prestadores.

Criação e monetização de blog

Blogs ainda são muito importantes e recebem um bom volume de acesso, isso é, desde que abordem temas que tenham audiência na web. Se você é especialista em algum assunto, porque não ter seu próprio blog e trabalhar criando conteúdo? Você pode ir além dos textos, também criando vídeos e tendo o canal do seu blog no YouTube, uma estratégia bastante comum.

Nessa possibilidade, vale a mesma ideia de monetizar um canal que tem muitos acessos e grande visibilidade dentro de um segmento. Por exemplo, se seu blog é sobre corrida e recebe um grande volume de acessos, você pode usar seu espaço na web para fazer publicidade para empresas que vendem tênis e equipamentos para pessoas que correm. Afinal, essas empresas vão fazer propaganda para as pessoas certas, no lugar certo.

O blog precisa estar sempre atualizado e levando conteúdo de qualidade e com capacidade de engajamento ao público. É isso que vai garantir que as pessoas considerem aquele site uma referência no assunto, gerando um tráfego de pessoas cada vez mais recorrente. São esses resultados que vão fazer empresas do setor se interessarem pelo seu conteúdo e pagarem para ter espaço nesse canal.

Cursos online

Os cursos online vieram pra ficar. Mais baratos, podendo ser feitos a partir de qualquer lugar do mundo e com uma didática muito boa, cada vez mais pessoas, geralmente sem tempo e com orçamento limitado, a buscarem especialistas que ensinam o que sabem na internet. Já pensou que você pode ser um desses experts que vai compartilhar todo seu conhecimento com pessoas com sede de aprendizado?

As escolas de cursos digitais têm crescido e você pode se colocar como um candidato a ser um professor. Agora, não é só essa a possibilidade que você tem para dar aulas na internet sem sair da sua casa. Você pode montar seu próprio curso, captando alunos e preparando um conteúdo programático que ajude pessoas a entenderem sobre os mais diversos assuntos.

Lembre-se de que cursos online são baseados em conteúdos. Portanto, você precisa pensar em três pilares principais: apostilas com conteúdos escritos, videoaulas e, se possível, aulas ao vivo. Um curso de qualidade, geralmente une essas três formas de ensino para garantir que alunos aprendam de maneira dinâmica e tenha uma base de consulta a longo prazo.

Tradução de textos

Por fim, nossa última sugestão é para quem tem um segundo idioma como especialidade. Não importa qual língua você fale além do português, sempre há demanda de traduções, afinal, em um mundo globalizado e digital, profissionais competentes serão buscados em qualquer país e por pessoas de qualquer canto do universo.

O trabalho de tradução de texto é muito comum e pode ser feito nos mais diversos formatos, como livros, posts, e-books e uma série de outros conteúdos. Quanto maior e mais complexo esse material, mais você pode faturar trabalhando com a tradução. Isso torna o mercado repleto de boas oportunidades e, o melhor, você pode trabalhar de onde quiser e o quanto desejar.

Nas plataformas de freelancer que citamos ao longo deste conteúdo sempre há ótimas oportunidades abertas para quem deseja atuar como pessoa tradutora. Por isso, crie uma rotina de monitoramento das oportunidades para se colocar disponível. Com o tempo, você fechará parcerias com alguns clientes fixos e seu faturamento será mais consistente e previsível, o que é ótimo.

Saber como trabalhar pela internet tem sido um desejo cada vez mais comum e isso faz todo sentido. Afinal, com a chegada da era digital, tudo pode ser feito por esse ambiente, mesmo entre pessoas há milhares de quilômetros de distância. Não há barreiras para ganhar dinheiro!

Se seu setor é o de vendas, ótimo! Aproveite e confira algumas dicas essenciais para pessoas iniciantes que querem vender pela internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.