Instagram

Passo a passo: aprenda como fazer logo para Instagram de forma fácil e rápida

Como fazer logo para instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Aprender como fazer logo para Instagram pode ajudar a consolidar sua empresa na rede social, e dar uma cara mais profissional para o seu negócio! Aprenda a como fazer e utilizar na rede social para dar mais credibilidade ao seu empreendimento

Você se preocupa em aprender como fazer logo para Instagram? Saiba que existem algumas dicas que podem facilitar esse processo! Se você está presente nas redes sociais com o seu negócio ou empreendimento, em algum momento deverá elaborar a sua identidade visual.

Afinal, essa será a primeira impressão que os clientes e usuários terão do seu perfil, e é fundamental causar um impacto positivo, se quiser se destacar no mercado. Assim como criar efeitos no Instagram e montar uma biografia interessante no seu perfil, ter um logo notável pode fazer toda a diferença na forma como você se posiciona online.

No entanto, muitas pessoas acreditam que é necessário um grande investimento para ter uma composição visual bonita e harmônica no seu perfil. Mas nós estamos aqui para mostrar como fazer logo para Instagram de modo rápido, fácil e simples!

Confira algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer na hora de montar o seu logotipo, e entenda a importância de um projeto bem elaborado.

O que é um logo para Instagram?

Um logo para Instagram é uma representação visual, geralmente composta por símbolos e palavras, que tem como objetivo identificar uma marca na rede social. O logotipo, como também pode ser conhecido, é, basicamente, um dos principais pilares da identidade visual da sua empresa na internet.

Isso porque ele costuma estampar o rosto da marca em toda a plataforma, seja na foto de perfil, na marca d’água e até mesmo nos produtos. Nesse caso, todo empreendimento que quer se consolidar nessa que é uma das maiores redes sociais da atualidade deve procurar saber como fazer logo para Instagram da forma correta.

Por que é importante ter um logo para Instagram?

Muitas pessoas podem não entender a verdadeira importância de aprender como fazer logo para o Instagram. No entanto, podemos garantir que esse elemento é fundamental para a sua marca na internet. Isso porque um perfil profissional deve se destacar por ter uma identidade visual formal. É quase certo que o público leva uma marca mais a sério quando ela possui um logotipo profissional.

Ter um logo é uma forma de fixar sua marca no mercado digital, especialmente no Instagram, que é uma rede social majoritariamente visual. Além disso, criar um logo para a sua empresa também possui uma importância prática, pois você pode utilizá-lo como marca d’água nas postagens, evitando plágios e cópias das suas imagens.

De modo geral, aprender como fazer logo para Instagram é uma excelente alternativa para consolidar sua marca no mercado, e construir uma reputação mais consistente e profissional.

O que não pode faltar na logo para Instagram?

Agora, se você já está pensando em formas de elaborar seu logo para Instagram, é importante se atentar para algumas coisas que não podem faltar na identidade. A primeira delas é personalidade. Ter um logotipo personalizado e único é fundamental para que ele cumpra o seu papel na plataforma.

Você quer ter uma identidade que descreva sua empresa visualmente, que permita que seus clientes identifiquem sua marca sem precisar ver um post ou o nome do negócio, por exemplo. Nesse caso, é essencial buscar maneiras de personalizar seu logo, e fugir do tradicional, para evitar confusões e cair na uniformidade.

Além disso, para aprender como fazer logo para Instagram, é importante que não falte um item atrativo na sua composição. Todo logo marcante possui um elemento que chama a atenção do público, e permite que ele grave a sua marca visualmente.

Pode ser uma figura, uma cor diferenciada ou uma tipografia única, por exemplo. Mas, se for possível, não deixe de incluir um item que chame a atenção. Finalmente, é claro que o seu logotipo não pode deixar de ter um elemento de identificação da sua empresa.

Em outras palavras, ele deve mostrar que se trata do seu negócio, e fazer referência a ele. Afinal, ninguém deseja ter um logotipo que não fala da sua empresa.

Como fazer logo para Instagram?

Depois de entender a importância de ter uma boa identidade visual, chegou o momento de aprender como fazer logo para Instagram de maneira simples e fácil. Mesmo empreendimentos formais não precisam gastar um alto investimento com profissionais para elaborar uma identidade visual eficiente.

Claro, é sempre importante contar com especialistas, que podem fazer análises técnicas para montar o logo ideal para você. No entanto, se você não tem dinheiro para contratar um designer agora, saiba que existem maneiras de criar o seu próprio logo. Veja o passo a passo para entender como fazer logo para Instagram com sua própria criatividade e ferramentas:

Defina os elementos escritos

O primeiro passo é definir os elementos escritos do seu logo. Isso significa determinar se ele terá algum nome escrito, ou será identificado somente por figuras. É importante analisar a existência de uma tipografia personalizada, pois ela poderá influenciar, e muito, o seu logotipo.

Além disso, é importante lembrar que o seu logo estará presente em tamanhos reduzidos, como no ícone do perfil, e também em tamanho maior, como em uma postagem. Assim, lembre-se de verificar se os elementos escritos harmonizam com todas as aplicações.

Defina os elementos visuais

Da mesma forma, é importante definir os elementos visuais que acompanharão o seu logo, como figuras, mascotes ou outras imagens. Geralmente, as empresas optam por utilizar mais figuras do que tipografias em seus logos, justamente pelas aplicações menores nos perfis e postagens.

Mas, é claro, existem diversas combinações possíveis, incluindo elementos visuais e tipográficos, e fica a critério da sua criatividade escolher.

Defina as cores

Ao definir as palavras e figuras que vão compor o seu logotipo do Instagram, o próximo passo é definir as cores. Profissionais de artes e design costumam aplicar teorias e estudos na escolha das cores, pois elas podem influenciar o cliente. No entanto, os iniciantes não precisam se preocupar com isso. Basta fazer uma análise ponderada e escolher cores que combinem com a sua proposta.

Por exemplo, se o seu negócio trabalha com produtos femininos, cores como rosa e vermelho costumam ser bem associadas. Nesse caso, vale a pena considerar o básico, pois ajuda a fixar a marca para os clientes.

Personalize seu logo

Em seguida, para aprender como fazer logo para Instagram de maneira independente, é importante personalizar sua identidade. Essa etapa consiste em escolher elementos como posicionamento da imagem, se ela vai ser arredondada ou quadrada, se existirão figuras que acompanham o logo, e outros pontos semelhantes.

Com isso, você poderá dar a cara da sua empresa para a identidade do seu perfil na rede social, garantindo que seu logo seja único.

Faça testes visuais

Por fim, o último passo para saber como fazer logo para Instagram consiste em realizar alguns testes visuais. Antes de bater o martelo e tomar uma decisão definitiva, veja como ele ficará no seu perfil, nas suas postagens e até mesmo nos seus produtos.

Afinal, o seu logo será a nova cara do seu negócio, e é importante testar como ele fica e quais as impressões que ele passa. Procure ver se ele harmoniza com o resto do perfil, e se fica bom em outras redes sociais, por exemplo.

Se passar em todos os testes, estará aprovado para fazer parte da sua nova identidade visual para o Instagram!

O que considerar ao fazer combinações?

Aprender como fazer logo para Instagram pode trazer inúmeras possibilidades de combinações, e é preciso ter cuidado ao considerar algumas delas. Antes de mais nada, verifique se a sua combinação não está parecida com algum concorrente.

É comum ter ideias parecidas, especialmente para empreendimentos do mesmo nicho. Mas, se identificar alguma semelhança, é melhor trocar de combinação, para evitar problemas.

Além disso, é importante montar um logo que harmonize com o resto do seu perfil e tenha uma boa comunicação visual. Por exemplo, se a sua paleta de cores no Instagram é rosa, não faz sentido ter um logotipo marrom, caso não tenha nada a ver com a sua proposta.

Criar uma identidade fixa ajuda a consolidar a marca entre o público, e o mais seguro é considerar elementos que conversem entre si.

Quais os erros a serem evitados?

Finalmente, aprender como fazer logo para Instagram pode ser um desafio, e acompanhar alguns erros comuns. Por isso, é importante ficar de olho nessas falhas e saber como evitá-las.

O maior erro é carregar o logo de informações. Isto é, incluir muitas figuras, tipografias e elementos diferentes. Além de ficar ruim na aplicação prática, pode prejudicar o entendimento do cliente e a representação da sua marca.

Para todos os efeitos, menos é mais, e quanto mais limpo seu logo for, mais fácil será de identificá-lo na rede social. Ainda, se for usar mais de uma cor, procure analisar uma palheta complementar, para evitar que seu logo fique visualmente carregado ou exagerado.

Por fim, um dos principais erros a se evitar é não considerar a proposta da sua loja no Instagram. O seu negócio deverá guiar a sua identidade visual, e é importante lembrar do que você oferece e quais os seus objetivos com um logotipo.

Assim, será mais fácil aprender como fazer logo para Instagram e criar a imagem ideal para seu perfil. Além disso, o logo será inspiração para outras criações, como os ícones de destaque do seu perfil. Não sabe o que é isso? Confira nosso guia especial sobre o assunto e deixe a sua conta ainda mais completa!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Tenha um site pronto para sua loja vender!