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Vendas

Dia do Frete Grátis: o que fazer e como se preparar

Por Jessica Azevedo

4 anos atrás
Dia do frente grátis

Você já ouviu falar do Dia do Frete Grátis? Além disso, sabia que o valor do frete é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra dos clientes? Pensando na relevância dessa temática, apresentamos este artigo sobre essa data e como utilizá-la para aumentar as suas vendas. Veja a seguir!

O Dia do Frete Grátis, também conhecido como Free Shipping Day, foi criado nos Estados Unidos em 2008 para estimular as vendas no primeiro semestre do ano e vem se consolidando como uma data comercial muito relevante para os donos de lojas online. Afinal, o evento que acontece sempre na última semana de abril possui um alto potencial de negócio. 

O valor do frete é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra e por isso, oferecer uma entrega grátis é uma excelente estratégia para atrair clientes e aumentar a taxa de conversão. Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a aproveitar a data sem sair no prejuízo e aumentar as vendas. Confira! 

Vantagens de participar do dia do Frete Grátis

Oferecer frete grátis aos clientes, não é uma prática muito recorrente. Entretanto, esse benefício é um ótimo aliado quando usado em ocasiões especiais. Esse tipo de estratégia atrai a atenção do público, além de ser um diferencial para a loja. Mas fora essas que citamos, listamos outras vantagens da sua loja participar do dia do Frete Grátis: 

  1. Giro de estoque: Ações promocionais são excelentes oportunidades para a sua loja colocar em circulação produtos parados ou com baixa demanda.
  2. Atração de novos clientes: Vantagens como descontos e frete grátis chamam a atenção do público e permitem que você conquiste novos clientes com mais facilidade.
  3. Aumento da taxa de conversão: A entrega gratuita diminui o abandono de carrinhos, incrementando o índice de conversão das compras.
  4. Aumento do ticket médio: Ao definir um valor de gasto mínimo para o recebimento do benefício, você estimula o aumento do ticket médio.
  5. Visibilidade para a marca: Oferecer frete grátis coloca a sua marca em evidência e serve de diferencial para a loja superar os concorrentes.

Como participar do dia do Frete Grátis?

Agora que você já viu todas as vantagens de participar do dia do Frete Grátis, é necessário criar um planejamento e colocar em prática as estratégias para aproveitar ao máximo! 

Passo 1:

Determine um valor mínimo de compra para receber o frete grátis. Para evitar prejuízo, recomendamos que você defina um valor mínimo de compra para oferecer o benefício. A Pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro 2017, da Abcomm, revela que 44% dos lojistas online oferecem frete grátis em pedidos entre R$ 101 e R$ 200. Se você for cliente Bagy, conseguirá definir isso de forma bem simples no aplicativo. 

Passo 2:

Delimite as regiões válidas para a promoção. Priorize áreas próximas ao seu local de atuação, já que distâncias maiores resultam em fretes mais caros. Além disso, não esqueça de expor de forma clara as regras da campanha, de modo a evitar possíveis mal entendidos com o público. 

Passo 3:

Defina quais produtos farão parte da sua promoção. É importante que você priorize os itens que tenham margem de lucro mais flexível, ticket médio alto e medidas e peso adequados ao transporte. Lembre-se: quanto mais pesado for o seu produto, maior será o valor do frete. Por isso, escolha produtos que tenham um valor de frete que esteja dentro do seu orçamento. 

Passo 4:

Tente fazer parcerias com empresas de logística. É importante tentar negociar para conseguir valores melhores de frete. Você pode usar também o Melhor Envio. Para saber mais sobre como reduzir o valor do seu frete, clique aqui. 

Passo 5:

Invista em publicidade. Para que a sua promoção alcance as pessoas, ela precisa ser divulgada.Utilize as redes sociais e também invista em mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads – é possível segmentar a campanha por regiões específicas. No curso Mestre em Vendas 2.0 tem um módulo inteiro sobre como anunciar nas plataformas. Para saber mais.

Passo 6:

Não esqueça do pós venda e fidelize seus consumidores. Envie mensagens de agradecimento e ofereça descontos nas próximas compras. Essas simples ações, causam encantamento e geram resultados para sua loja. 

Passo 7:

Não engane seu cliente. Para garantir o sucesso da campanha é não maquiar os preços dos produtos – aumentar os valores poucos dias antes da promoção pode gerar até problemas jurídicos para a loja.

O Dia do Frete Grátis tem um excelente potencial de negócio e é a ocasião ideal para você turbinar as vendas da sua loja virtual ainda no primeiro semestre. Entretanto, é preciso se planejar e  adotar estratégias eficientes para ser bem-sucedido na data e não sair no prejuízo. Coloque nossas dicas em prática e tenha ótimos resultados! E se você ainda não é cliente Bagy, conheça a plataforma que já ajudou mais de 16 mil lojistas.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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