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Como baratear o preço do frete e se preparar para a Black Friday 2024? Confira dicas!

Imagem ilustrativa para baratear frete na black friday

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Baratear o preço do frete é o mesmo que reduzir o custo associado ao envio de produtos, tornando-os mais acessíveis e econômicos, tanto para o lojista como para o cliente final. Isso pode ser feito por meio de negociações, estratégias de otimização logística ou outras medidas que diminuam os gastos com o transporte de mercadorias.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o e-commerce. Mas, em meio a tantos preparativos para a data, alguns lojistas acabam esquecendo que o preço do frete está diretamente ligado à decisão de compra do cliente.

Segundo o E-Commerce Radar, o valor do frete faz com que 53% dos consumidores desistam da compra. Ou seja, não adianta apenas oferecer promoções e condições especiais para a Black Friday. É necessário incluir na lista de preparativos ações para reduzir o preço do frete ou até oferecer entrega gratuita quando for possível. 

Saber quando e como optar pelo frete gratuito é de suma importância para o sucesso do e-commerce, sobretudo, em datas comemorativas. Pensando nos desafios que vêm pela frente, confira algumas dicas para baratear o preço do frete e se preparar para a Black Friday 2024. Acompanhe! 

Veja como realizar a análise o ticket médio para baratear o preço do frete:

Antes de montar uma estratégia de fretes, verifique qual é o ticket médio do seu e-commerce, ou seja, o valor médio que os clientes costumam gastar na sua loja virtual. 

Para calcular o ticket médio mensal do seu negócio, basta dividir o valor total do faturamento pela quantidade de vendas realizadas no mês. Por exemplo, suponhamos que você teve um faturamento de R$53 mil e 875 vendas. 

Observe a fórmula:

53.000,00 / 876 = R$ 60,50

Conforme o cálculo, o ticket médio do período foi R$ 60,50. Após descobrir quanto os clientes costumam gastar — em média — a cada pedido, é possível baratear o preço do frete ou criar campanhas de envio grátis sem alterar a margem de lucro. 

Cabe ressaltar que lojistas que possuem um ticket médio baixo podem encontrar mais dificuldades para oferecer envios gratuitos. Nesses casos, é essencial aplicar estratégias para aumentar o ticket médio, que estimulem o consumidor a gastar mais em cada compra. 

6 estratégias para reduzir o preço do frete na Black Friday

Provavelmente, você já deve ter abandonado um carrinho após perceber que o frete era mais caro que o produto, certo? Esse tipo de situação é mais comum do que você imagina e mostra o quanto o preço do frete influencia na decisão de compra do cliente. 

O alto custo dos envios está diretamente relacionado ao abandono de carrinho. Por outro lado, o frete grátis funciona como um gatilho mental poderoso para impulsionar as vendas. Sabemos que é muito difícil manter as entregas gratuitas o ano inteiro. Mas em eventos como a Black Friday é importante fazer um planejamento para tentar garantir a gratuidade dos envios ou mesmo reduzir o preço do frete. Pensando nisso, separamos algumas estratégias que podem fazer a diferença:

Defina um valor mínimo de compras para fretes gratuitos

Dependendo do ticket médio da sua loja virtual, é possível definir uma política de frete grátis a partir de um valor mínimo de compras. Se os clientes gastam cerca de R$80 no seu e-commerce, você pode oferecer entregas gratuitas a partir de R$120, por exemplo. Dessa maneira, é possível manter o envio livre de custos e ainda elevar o valor que as pessoas gastam em cada pedido. 

Porém, para ter resultados positivos com esse tipo de campanha, não eleve muito o ticket médio. Por exemplo, se a média de gastos na sua loja é de R$ 80 e o frete grátis é limitado para compras acima de R$ 160, as chances de os consumidores desistirem da compra são maiores, pois será preciso gastar o dobro para conseguir frete grátis.  

Estabeleça frete fixo

Uma alternativa para baratear o preço do frete, para quem não consegue oferecer frete grátis durante a Black Friday, é estabelecer um valor de frete fixo. O primeiro passo é calcular o preço médio dos envios para cada região. 

Para evitar prejuízos, a recomendação é oferecer frete fixo para as localidades onde as despesas com frete são mais baratas. Por exemplo, se o preço médio das entregas para região Sudeste é R$ 40,00 e para o nordeste é R$ 20,00, é mais vantajoso definir um valor de entrega fixo apenas para a região Nordeste. 

Se você mantém um frete padrão para todas as regiões do país e para todas as mercadorias vendidas, estipule um valor que seja atrativo para o cliente, mas que não comprometa as finanças. Lembre-se que apesar de o preço do frete ser compensado no preço de venda de alguns produtos, a estratégia pode diminuir a margem de lucro de outros itens. 

Ofereça frete grátis na compra de kits de produtos

Uma tática para aumentar o ticket médio e ainda oferecer envios gratuitos é incentivar a compra de kits de produtos. Por exemplo, comprando cinco peças o frete é gratuito. Apesar de essa estratégia parecer bem simples, lembre-se que toda ação envolvendo frete requer cuidados e bastante cálculo. Afinal, é a saúde financeira da sua loja que está em jogo.

Frete grátis por região

Essa é uma das políticas de frete mais usadas por lojistas. Após verificar os custos com as entregas e as modalidades de envio mais usadas pelos clientes, fica mais fácil definir quais localidades permitem envios gratuitos. Você pode estabelecer campanhas de frete grátis bem específicas, por exemplo, para toda a região Sudeste ou somente para São Paulo capital. 

Frete grátis em todo o site

Oferecer frete grátis em toda a loja virtual pode ser um pouco arriscado, afinal, os custos com o envio ficam por conta do lojista. Por isso, faça um planejamento com antecedência para descobrir se o faturamento mensal do seu negócio permite adotar ações de frete gratuito em todo o site durante a Black Friday, sem causar um prejuízo. 

Campanha de frete expresso

Sem dúvidas, desenvolver campanhas de frete gratuito ou baratear o preço do frete acaba atraindo clientes para sua loja virtual. Porém, uma parcela dos consumidores priorizam a agilidade da entrega. Por isso, é importante traçar estratégias para alcançar esse perfil de clientes.

Segundo uma pesquisa da consultoria consultoria PwC, 40% dos entrevistados disseram que preferem pagar um pouco mais pelo frete para receber a encomenda mais rápido. Portanto, ao desenvolver ações de frete para Black Friday, ofereça também a modalidade de envio expresso. A rapidez de entrega pode ser o grande diferencial do seu e-commerce. 

Utilize ferramentas de cotação de frete e diversifique as opções de entrega

Além do preço do frete, outro fator que pode fazer o consumidor desistir de uma compra é o prazo da entrega. Logo, se você quer se destacar da concorrência e fidelizar os clientes, oferecer opções de frete mais econômicas é fundamental, mas também é necessário agilizar o processo de logística. 

Contar com apenas uma opção de transporte não é uma boa ideia. Caso aconteça qualquer imprevisto com a empresa contratada, a logística do seu negócio fica comprometida. 

Uma solução, é fechar contratos com os Correios e com transportadoras privadas. Porém, para pequenos e médios empresários, essa alternativa não é muito viável, pois é preciso manter um número mínimo de envios mensais e nem sempre as vendas da loja virtual atingem a quantidade exigida. 

Neste caso, a melhor escolha é optar por plataformas de intermediação logística, também conhecidas como plataformas de frete. Ao utilizar esse tipo de serviço, você consegue fazer a cotação de preços e prazos em diferentes transportadoras, sem precisar fechar contratos individuais com cada uma delas. 

Algumas empresas, como o Melhor Envio, contam com pontos de coleta espalhados em diferentes regiões. Assim, você pode deixar os pacotes de várias transportadoras em um mesmo lugar, economizando tempo e dinheiro. E ainda consegue fazer o rastreio das encomendas, acompanhando toda a movimentação do pedido até a entrega.  

Como o Melhor Envio faz a intermediação de um grande volume de fretes diariamente, a empresa consegue negociar condições especiais com os Correios e as transportadoras parceiras e repassa essa diferença para os lojistas cadastrados na plataforma. Usando a Calculadora de Fretes do Melhor Envio fica mais fácil montar uma campanha de frete grátis. Afinal, você consegue descontos de até 80% no valor do frete, em relação ao preço de balcão das transportadoras.

Cuidados ao oferecer frete grátis na Black Friday 2024

Ao criar estratégias de frete para a Black Friday fique atento a alguns erros que podem prejudicar o seu negócio:

Não disponibilizar opções variadas de entregas e transportadoras 

Como falamos, um erro que pode arruinar o desempenho do seu e-commerce durante a Black Friday é não diversificar as opções de envio e trabalhar com apenas uma transportadora. O ideal é contar com mais de uma modalidade de frete (normal e expresso) e ter acesso aos serviços de diferentes empresas de transportes. Dessa forma, se acontecer algum problema que impossibilite a entrega, você ainda tem mais uma alternativa para recorrer.

Não planejar logística reversa

A logística reversa acontece sempre que uma encomenda é devolvida para o lojista. 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em casos de trocas e devoluções as empresas precisam custear o frete reverso. 

Por isso, ao calcular os custos do frete do seu e-commerce, inclua no orçamento eventuais despesas de logística reversa. Assim, você não compromete a margem de lucro do seu negócio.

Mercadorias com peso e dimensões incorretas

Cadastrar mercadorias com dimensões e peso incorretos pode acarretar prejuízos. Na hora de calcular o valor do frete, as transportadoras levam em consideração tanto o peso e tamanho do pacote, quanto o fator cubagem (espaço que o pacote ocupa dentro dos veículos). Portanto, encomendas maiores e mais pesadas tendem a ter o frete mais caro. 

Então, quando você for cadastrar as mercadorias na sua loja virtual, confira se o peso e as dimensões estão corretas. A recomendação é pesar e medir os itens já embalados para evitar diferenças no preço final do frete. 

Usar embalagens inadequadas 

As embalagens também desempenham um papel muito importante no cálculo do frete. Escolher caixas muito maiores que os produtos, por exemplo, pode encarecer o preço do envio. Além disso, algumas transportadoras podem cobrar taxas adicionais para embalagens não mecanizáveis, ou seja, que possuem tamanhos e formatos não convencionais como esferas, prismas, etc. Portanto, dê preferência para os formatos tradicionais (quadrados e retangulares). 

Por fim, apesar de não interferir diretamente no frete, sempre que possível invista em embalagens sustentáveis. Os consumidores estão cada dia mais preocupados com consumo consciente. Nesse sentido, investir em soluções mais sustentáveis é um passo importante para manter a responsabilidade socioambiental do seu e-commerce e ainda aumentar as vendas.

Vários fatores interferem na decisão final do cliente. Por isso, quanto antes você se preparar, maiores são as chances de ter sucesso nas vendas.

Ter um site para facilitar o processo de compra do seu cliente é uma das estratégias que faz toda a diferença em momentos de alta nas vendas, como a Black Friday. Aproveite para criar sua loja com a Bagy e tenha uma plataforma completa e fácil de usar para estar preparado nesse momento tão importante do ano!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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