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Saiba o que é crossdocking e como implementar no seu site

Imagem ilustrativa de crossdocking

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O crossdocking é um sistema que permite que a sua loja funcione sem precisar manter um estoque, já que o produto é armazenado em um centro de distribuição que realiza a manutenção e entrega desse produto.

Quem tem uma loja virtual sabe que manter o estoque não é uma tarefa fácil, principalmente quando o negócio está em fase de crescimento, onde é necessário pedir mais produtos do fornecedor e, consequentemente, ter mais espaço para estocá-los.

No entanto, existe uma solução logística interessante para a sua loja virtual que permite que você consiga fazer seus pedidos tranquilamente ao fornecedor sem precisar ter um estoque ou aumentar o espaço físico dele.

Essa solução seria implementar o sistema logístico do crossdocking, que permite que os produtos fiquem sempre em movimento.

Para entender mais sobre essa solução, como ela funciona e quais vantagens ela possui, é só continuar conosco neste artigo!

O que é crossdocking?

O crossdocking é um sistema de logística que permite que as suas mercadorias estejam em um fluxo constante e seguro de movimento, sem a necessidade de ficar em um estoque do lojista.

Sendo assim, a partir dele, todos os pedidos que você fizer ao seu fornecedor vão parar em um centro de distribuição específico, que fica localizado em um local estratégico que ajude a não gerar muitos custos de transporte.

Assim, como o objetivo principal deste centro de distribuição é transitar a mercadoria, ela fica nesse local por pouco tempo, às vezes alguns dias até ser preparado e enviado para o endereço que o seu cliente informou no momento da compra.

Como funciona o crossdocking?

Para que o crossdocking realmente funcione e seja uma forma de economizar espaço de estoque, ele deve funcionar de um modo específico que geralmente segue 5 etapas:

  1. O cliente faz um pedido na sua loja virtual;
  2. Após você receber a confirmação de pagamento, já pode solicitar o produto ao seu fornecedor;
  3. O fornecedor vai enviar o pedido até o centro de distribuição;
  4. O centro de distribuição repassa o pedido para outra transportadora em poucos dias;
  5. Esse transportador realiza a entrega do produto até o consumidor final.

Dessa forma, o crossdocking dispensa a necessidade do lojista ter um grande estoque para deixar seus produtos armazenados. Nesse modelo, o pedido de mercadorias ao fornecedor só acontece quando o cliente realiza a compra.

Outro ponto importante para o crossdocking funcionar é a localização do centro de distribuição

Geralmente, ele é construído em um local totalmente estratégico, que garanta que todas as partes não precisam arcar com custos altos e consigam, ao mesmo tempo, realizar o pedido do cliente com agilidade.

Quais são as vantagens e desvantagens do crossdocking?

Trabalhar com o crossdocking pode trazer muitas vantagens para a sua loja virtual. A primeira delas é com certeza o custo de entrega, que pode ser mais baixo e ainda assim entregar a mesma agilidade no envio.

Porém, essa não é a única vantagem desse sistema logístico. A seguir você confere em mais detalhes outros benefícios que o crossdocking possui.

Menos custos de estoque

Quem já teve um estoque sabe como ele pode demandar custos altos de uma loja virtual. Aqui é preciso custear o espaço, as instalações e o pessoal qualificado para organizar as mercadorias e fiscalizar o controle delas.

No entanto, quem trabalha com o sistema do crossdocking consegue diminuir este custo a zero, já que não é mais necessário ter um estoque para armazenar os produtos.

Envio rápido dos pedidos

Uma dúvida bem comum que os lojistas podem ter acerca do crossdocking é em relação ao tempo de entrega dele. Já que agora o envio não estará nas mãos do lojista, mas sim do fornecedor, é comum ter certo receio se esse sistema vai ser ágil.

Porém, o crossdocking consegue ser até mais rápido que o modelo tradicional de envio porque ele elimina a etapa de estocar o produto. 

Assim, quando o lojista recebe o pedido, ele não precisa mais usar seu tempo para encontrar o produto, embalar ele e levar até a transportadora. Com o crossdocking, basta o lojista fazer um pedido com o fornecedor que tudo estará acertado.

Facilita a gestão do negócio

Por fim, o crossdocking também pode auxiliar o lojista na hora de realizar a gestão do seu negócio no dia a dia.

Como esse sistema dispensa o uso de estoque que antes gerava muito trabalho para receber, organizar e armazenar os produtos, o lojista consegue ganhar tempo e se dedicar a outras atividades importantes para o crescimento do negócio.

Entenda a diferença entre crossdocking e dropshipping

Após conhecer melhor os crossdocking, o que é e como funciona, você pode ter percebido que ele é muito parecido com o dropshipping, já que nesse modelo o lojista também realiza o pedido do cliente junto ao fornecedor.

No entanto, é importante notar que esses dois sistemas possuem uma pequena diferença. A começar pelo fato de que o dropshipping não é um sistema logístico, mas sim uma forma de ter um negócio digital. Hoje ele é mais visto como uma estratégia de vendas com menos custos, já que assim como o crossdocking, dispensa o uso de estoque. 

Mas, além disso, a principal diferença entre eles está no fato de que o dropshipping não possui um centro de distribuição. Assim, quando o lojista faz o pedido junto ao fornecedor, cabe a ele realizar o envio da mercadoria até o endereço do cliente final, o que pode diminuir a agilidade da entrega.

Conheça as 7 etapas essenciais para implementar o crossdocking

Agora que você conheceu mais sobre o crossdocking deve estar pensando em como você consegue implementar esse sistema logístico na sua loja virtual.

Para isso, separamos as 7 etapas que você deve seguir para estar implementando o crossdocking na sua loja e assim acessando as vantagens que esse sistema oferece!

Invista em um bom ERP

O primeiro passo para implementar o crossdocking é ter um bom sistema ERP. Ele é o responsável por integrar o gerenciamento do fluxo logístico, de produtos e informações entre o lojista, fornecedor e transportadoras.

É a partir desse sistema que você conseguirá gerenciar as entregas e garantir que tudo ocorra como combinado e que o pedido chegue até o seu consumidor final sem maiores problemas.

Tenha uma equipe devidamente treinada e preparada

Após ter adquirido um bom sistema de ERP, você já pode começar a preparar a sua equipe para utilizá-lo de forma que o sistema de crossdocking funcione com plena eficiência.

Assim, você garante que todas as informações serão atualizadas, o que ajuda a facilitar a comunicação entre as demais empresas que estão trabalhando para fazer o sistema do crossdocking funcionar.

Negocie com fornecedores

Para que o crossdocking funcione, é preciso dar uma atenção especial aos seus fornecedores, já que eles são uma peça-chave para este sistema logístico.

Sendo assim, aqui pode ser necessário entrar em contato com eles para negociar diferentes formas de comprar a mercadoria.

Como você não terá estoque, será preciso negociar com eles algum acordo que permita que você tenha sempre a disposição uma quantidade específica de cada mercadoria que você vende.

Dessa forma, ficará mais fácil para realizar o pedido do item somente quando houver venda e permitir que o fornecedor o envie até o centro de distribuição.

Tenha um bom atendimento ao cliente

Investir no atendimento ao cliente é uma parte essencial de qualquer negócio. Afinal, uma experiência ruim no atendimento pode acabar fazendo seu cliente não voltar mais a realizar uma compra.

Sendo assim, ao usar um novo sistema de envio dos pedidos, é preciso ter uma equipe de atendimento treinada para realmente resolver eventuais problemas do cliente e dar apoio a ele durante a compra.

Organize um centro de distribuição dos seus produtos

O centro de distribuição de um sistema de crossdocking precisa estar em um local estratégico que possua toda infraestrutura necessária.

Aqui é necessário que o centro de distribuição possua suporte para que os pedidos possam ser armazenados temporariamente e depois transportados até o cliente final.

Além disso, ele precisa estar localizado em um ambiente que seja de fácil acesso ao fornecedor e ao lojista, para que assim ele consiga enviar o pedido até o centro com tranquilidade.

Realize testes 

Mesmo após ter montado o seu sistema de crossdocking é fundamental não parar por aqui. Para que o sistema esteja sempre funcionando, é interessante que você realize testes para analisar a eficácia dos processos.

Sempre busque evoluir

Por fim, mas não menos importante, um sistema de crossdocking precisa estar em constante evolução para conseguir atender a todos os seus clientes e oferecer a eles uma ótima experiência de compra.

Para isso, é fundamental que você sempre implemente otimizações e busque melhorar o sistema para que assim ele sempre atenda às necessidades dos envolvidos.

Como a implementação do crossdocking pode impactar no capital de giro?

Quando você implementa o sistema de crossdocking como forma de realizar a logística dos envios dos pedidos de clientes, você consegue ver o capital de giro disponível da sua empresa se alterar um pouco.

Isso acontece porque ao usar o crossdocking, passa a não ser mais necessário manter um estoque físico de produtos, que é um recurso que sempre deixa o capital de giro paralisado em algumas situações.

Sendo assim, ao não ter mais o estoque, os recursos do capital de giro podem ser aproveitados de uma forma mais interessante, já que existe uma liquidez maior de capital.

Dessa forma, o lojista ganha mais oportunidades de investir o seu dinheiro para assim lucrar cada vez mais com o seu negócio!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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