Vendas

Fornecedores dropshipping: o guia definitivo para acertar na escolha dos seus!

Imagem ilustrativa para fornecedor dropshipping

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Fornecedores dropshipping são empresas que fornecem produtos para lojistas que fazem a venda desses itens sem a necessidade de manter um estoque. Quando uma venda é feita, cuidam do processamento e do envio para o cliente. Assim, os lojistas se concentram em outras atividades do negócio.

Se você é lojista e deseja empreender em um modelo de negócios no qual não vai precisar se preocupar com estoque, uma etapa fundamental para o sucesso dessa empreitada é escolher os melhores fornecedores dropshipping.

Isso porque se você quer montar uma loja de dropshipping, a escolha de bons parceiros para cuidar de todo o processo de logística é um ponto crucial não só para garantir o funcionamento do seu negócio como para assegurar a satisfação dos clientes.

Por este motivo, neste post você vai entender mais sobre o que é e como trabalha um fornecedor de dropshipping, além de conferir dicas de como escolher os melhores e uma lista com os principais deles. Acompanhe!

Qual é o papel do fornecedor no dropshipping e como funciona?

Fornecedores dropshipping nada mais são do que empresas que fornecem produtos para lojistas que fazem a venda desses itens sem a necessidade de manter um estoque. Ou seja, os donos das lojas virtuais listam as mercadorias dos fornecedores em seus sites em vez de manter todas elas armazenadas em um galpão ou espaço físico próprio.

Quando uma venda é feita, o fornecedor cuida do processamento e do envio direto para o cliente. Isso permite que os lojistas se concentrem em outras atividades do negócio, como nas estratégias de venda, no atendimento ao cliente e no marketing.

Os fornecedores dropshipping — tanto nacionais quanto internacionais — podem ser:

  • fabricantes;
  • distribuidores e atacadistas — ou seja, compram produtos de outros fabricantes em grande quantidade e revendem para os lojistas;
  • fornecedores especializados — que focam em categorias específicas de produtos;
  • plataformas de dropshipping — as empresas que oferecem diversos produtos de diferentes fornecedores em um único lugar.

Como encontrar os melhores fornecedores dropshipping: dicas práticas

Encontrar os melhores fornecedores dropshipping pode parecer um bicho de sete cabeças para quem está começando nesse ramo, mas não é tão difícil quanto parece. Confira as dicas a seguir que podem facilitar — e muito — todo esse processo.

Faça pesquisas com foco no seu nicho

O primeiro passo para encontrar os melhores fornecedores dropshipping é fazer uma boa pesquisa. Quando você digita palavras-chaves relacionadas ao seu nicho — como “fornecedores de produtos femininos” —, pode descobrir uma variedade de empresas que se adequam ao que você procura.

Para buscar especificamente por fornecedores dropshipping, você pode incluir essa palavra na busca para encontrar as empresas que entendem desse modelo logístico. Além das pesquisas no Google, explorar grupos e fóruns online também pode ser interessante, já que neles você conseguirá acompanhar avaliações e opiniões de outros lojistas.

Participe de eventos

Os eventos, feiras e exposições da sua área podem ser oportunidades muito valiosas para encontrar fornecedores de confiança. Nessas ocasiões, é possível ver os produtos pessoalmente, fazer perguntas detalhadas, interagir diretamente com os representantes dos fornecedores e estabelecer conexões mais pessoais.

Tudo isso é bastante importante, principalmente para quem lida com produtos que exigem uma avaliação visual, como as roupas, calçados, acessórios, itens de decoração etc.

Saiba quais são as taxas cobradas

Além dos preços dos produtos, você também vai precisar se atentar às taxas adicionais cobradas pelos fornecedores dropshipping e em como elas podem afetar o seu lucro diretamente. Entre elas, estão as taxas de envio, de processamento de pedidos e outras despesas.

Você precisa entender claramente quais taxas são cobradas pelos fornecedores e como elas podem afetar o seu custo final. Isso permite que você calcule os preços de uma maneira muito mais precisa e evita surpresas financeiras que podem ser bastante desagradáveis.

Atente-se aos prazos de entrega

Os prazos de entrega são essenciais para a satisfação de qualquer cliente. Por esse motivo, os fornecedores que são confiáveis precisam oferecer prazos realistas e, acima de tudo, cumprir as suas promessas.

Os produtos que chegam rapidamente podem ajudar a aumentar o interesse dos consumidores na sua loja, mas os prazos imprevisíveis ou mais longos podem ter o efeito contrário e afetar negativamente a experiência de compra. Por isso, o melhor a fazer é discutir os prazos de envio e entrega com os fornecedores antes de fechar uma parceria.

Solicite amostras dos produtos

Antes de começar a vender os produtos de um fornecedor, uma boa ideia é pedir amostras para avaliar a qualidade dos itens em primeira mão. Examine e teste bastante cada um deles para garantir que atendam aos padrões de qualidade que você deseja oferecer para os seus clientes.

Outro ponto interessante é que as amostras permitem que você tire fotos mais autênticas dos produtos para adicionar ao site da sua loja online. Caso você decida fechar a parceria e ficar com a mercadoria, já pode deixar as imagens delas prontas para fazer o cadastramento dos produtos.

Lista dos melhores fornecedores de dropshipping

Depois de saber como fazer para escolher os fornecedores de dropshipping mais confiáveis, uma lista com os melhores ao redor do mundo cai bem, não é mesmo? Então confira a seguir quais são eles!

AliExpress

O AliExpress é um dos fornecedores de dropshipping internacional mais famosos atualmente. Ele oferece uma grande variedade de produtos e muitos dos vendedores da plataforma oferecem opções de dropshipping.

No AliExpress, é possível pesquisar fornecedores, entrar em contato diretamente com os vendedores para discutir parcerias e até ler avaliações de outros compradores. É um site bastante completo e não à toa é considerado como um dos maiores da atualidade.

Ebay

O Ebay foi criado em 1995 como um site de e-commerce e atendia somente os Estados Unidos. Hoje em dia, opera tanto pelo site como por um aplicativo de venda e é uma das maiores plataformas do mundo de compra e venda — com o diferencial de também ser uma fornecedora de dropshipping.

Gearbest

A Gearbest é uma empresa que foca em fornecedores dropshipping de eletrônicos, mas também realiza a venda de vestuário e itens para casa. O maior diferencial dessa plataforma é oferecer transporte gratuito dos produtos para o mundo todo. Para isso, porém, é preciso verificar as regras explicadas na página da empresa.

LightInTheBox

A LightInTheBox é uma empresa de dropshipping internacional que trabalha com diversos produtos. Entre eles, os mais procurados são vestuário masculino e feminino, artigos para casa e jardim e brinquedos infantis.

O site da LightInTheBox conta com tradução para 24 idiomas e a premissa da empresa é oferecer produtos bastante diferenciados a preços acessíveis.

Alibaba

O Alibaba é um site conhecido pela sua extensa variedade de produtos. Ele conta com mais de 40 categorias diferentes e as suas mercadorias são enviadas para mais de 190 países.

Tudo isso torna a empresa um dos maiores nomes de fornecedor dropshipping de itens eletrônicos, para casa, vestimenta, para pets etc. O objetivo do Alibaba é facilitar o contato de lojistas com fornecedores do mundo todo. Por isso, o site conta com tradução para 14 idiomas.

SourcinBox

Outra ótima ferramenta para quem deseja trabalhar com fornecedores dropshipping internacionais é a SourcinBox. A plataforma reúne diversas opções de produtos de diversos nichos.

Um dos maiores diferenciais da empresa é que ela permite que o lojista tenha acesso a avaliações e comentários de outros dropshippers sobre os fornecedores. Essas informações ajudam na tomada de decisão para que ela seja mais acertada.

DealExtreme

A DealExtreme é uma empresa de eletrônicos e conta com uma variedade muito grande de produtos. O seu site é traduzido para o português — assim como para outros idiomas também. Em caso de dúvidas, a equipe da plataforma oferece todo o suporte necessário para o lojista.

Wiio

A Wiio é uma plataforma que funciona como um ecossistema de fornecedores de produtos para dropshipping. Um dos diferenciais da empresa é que ela oferece preços bastante atrativos e entrega especial para o Brasil.

Outra vantagem da Wiio é que os produtos só são solicitados aos fornecedores quando o pagamento do cliente é aprovado na loja virtual. Isso dá mais segurança para todos os envolvidos e diminui riscos de golpe ou fraude.

SaleHoo

O SaleHoo é um diretório de fornecedores que oferece uma lista extensa de empresas internacionais que realizam esse trabalho. Essa plataforma é conhecida por entregar informações detalhadas sobre cada um desses negócios.

Entre os dados disponibilizados pelo sistema, o interessado pode encontrar os prazos de entrega, os produtos oferecidos, as políticas de envio e muito mais. Ou seja, em resumo, a SaleHoo é uma facilitadora da pesquisa — e da seleção — de fornecedores confiáveis.

Banggood

A Banggood atua como um marketplace global que oferece produtos de diversas categorias: eletrônicos, casa e jardim, moda etc. Ela conta ainda com uma seção dedicada ao dropshipping, onde é possível encontrar fornecedores confiáveis.

Além disso, a plataforma é bastante conhecida pelos seus preços competitivos. E não acaba aí: ela realiza envio rápido e oferece um ótimo suporte ao cliente.

Dropshipping nacional ou internacional? Qual é a melhor opção?

A escolha entre dropshipping nacional ou internacional depende de vários fatores: as necessidades do negócio, o público-alvo, os produtos que serão vendidos e as preferências dos clientes. As duas opções contam com vantagens e desvantagens, como qualquer outro negócio.

Entre as maiores vantagens do dropshipping nacional, é possível citar a comunicação mais fácil, já que como os fornecedores são brasileiros, a troca de informações acontece de maneira mais fácil do que em qualquer outro idioma. Por outro lado, como desvantagem, como esse é um mercado ainda muito novo no Brasil, não existem tantos fornecedores nacionais quanto estrangeiros.

Já as vantagens do dropshipping internacional incluem uma maior quantidade de fornecedores, já que estão espalhados pelo mundo todo, preços mais atraentes e empresas mais experientes, já que essa modalidade existe há bastante tempo no exterior.

Como desvantagens do dropshipping internacional, é possível citar a dificuldade para negociação, já que todo o contato é feito em outros idiomas, além dos impostos de importação, já que compras internacionais acima de 50 dólares precisam pagar um imposto ao chegar no Brasil. Os prazos de entrega também são maiores, já que os produtos vêm de muito mais longe.

Quais são os melhores fornecedores nacionais?

Mesmo que esse seja um mercado muito recente a nível nacional, os fornecedores de dropshipping no Brasil têm realizado um trabalho de destaque. Confira a seguir uma lista com as melhores empresas desse ramo.

Printful

A Printful é uma fornecedora de dropshipping nacional especializada em impressão sob demanda (ou print on demand). A empresa oferece produtos personalizados como camisetas, moletons, canecas e muito mais.

Para abrir uma loja com a Printful, é preciso conectar uma loja virtual já existente por meio das integrações disponíveis na plataforma de e-commerce. Depois disso, ela cuidará da impressão e do envio dos produtos diretamente para os clientes.

Kaisan

A Kaisan é uma empresa que atua no mercado de moda fitness há bastante tempo. Ela conta com um grupo de confecções voltadas a atender lojistas, revendedores e distribuidores no mercado nacional.

A fábrica da Kaisan fica em Nova Friburgo, cidade do Rio de Janeiro. Ela conta com uma estrutura repleta de equipamentos de alta tecnologia, como máquinas para costura, pilotagem, modelagem, corte e diversos outros processos.

Mais Que Distribuidora

A Mais Que Distribuidora atua no mercado de dropshipping nacional e oferece marcas próprias para revenda, além de uma boa variedade de produtos. Entre os principais parceiros da empresa, estão o Mr. Enxovais, Valle, Catarim, Monzillo, Casa com Amor e muitos outros.

Vale destacar que, ao todo, a Mais Que Distribuidora conta com mais de 4 mil itens disponíveis para os lojistas revenderem.

Hayamax

A Hayamax é uma fornecedora nacional focada em artigos de informática, eletrônicos e instrumentos musicais. A empresa também conta com uma grande variedade de mercadorias para serem vendidas via dropshipping.

O centro de distribuição da Hayamax está localizado na cidade de Londrina, no interior do Paraná, mas a loja faz entregas para todo o Brasil.

Gazin

A Gazin é uma empresa de atacado que oferece grande variedade de produtos. Entre eles, é possível encontrar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Eles atendem a uma ampla gama de necessidades de produtos e oferecem opções bastante diversificadas para revendedores.

MixBarato

O fornecedor MixBarato é focado na venda de calçados direto da fábrica. Isso significa que eles conseguem vender os produtos com preços de atacado — ou seja, mais baratos.

No site do MixBarato é possível encontrar apenas algumas fotos demonstrativas dos produtos, mas a empresa disponibiliza o catálogo completo das mercadorias disponíveis via WhatsApp.

Cem Tecnologias

A Cem Tecnologias Atacado e Dropshipping é uma empresa especializada nos artigos eletrônicos. Ela conta com produtos de categorias como fones de ouvido, caixas de som, smartwatches, relógios digitais, câmeras fotográficas e muito mais.

A loja trabalha com um limite mínimo de pedidos, que é de 6 unidades para compras feitas no atacado e apenas uma unidade para dropshipping. Vale pontuar que as vendas só podem ser feitas em marketplaces.

Principais plataformas que integram com dropshipping

Você sabia que pode integrar a sua loja de dropshipping com uma plataforma de e-commerce para facilitar ainda mais o seu trabalho? Confira a seguir algumas das melhores opções disponíveis atualmente.

Bagy

Na Bagy é possível fazer dropshipping por meio de uma integração com a Dropi. Essa ferramenta oferece a intermediação simplificada entre os lojistas e fornecedores não só do Brasil como do mundo todo!

A Dropi é o primeiro aplicativo da América Latina que permite a integração com o CJ Dropshipping e com o Aliexpress, as principais plataformas de negócios dessa categoria.

Com a Dropi, que é uma das soluções mais utilizadas pelos lojistas de dropshipping, você consegue gerenciar todas as vendas da sua loja online com muito mais facilidade. E com a Bagy, você consegue fazer a integração com essa ferramenta em poucos passos de uma maneira muito descomplicada.

Mintegra

A Mintegra é uma plataforma de integração e automação para lojas tradicionais, virtuais, marketplaces e para quem opera sem estoque — que é o caso de quem vende por meio do modelo de dropshipping.

Ela oferece algumas ferramentas para facilitar a comunicação entre os lojistas e os fornecedores e automatiza processos como atualização de estoque, acompanhamento de pedidos e aquisição de produtos.

DSLite

A DSLite é outra plataforma de dropshipping de fornecedores nacionais. Ela conta com parceiros de diversos segmentos, como de eletroeletrônicos, decoração, cosméticos e moda em geral.

Com ela, é possível vender em uma loja virtual com uma integração por meio de um API. Além disso, ela também permite utilizar outros canais de venda através de um hub de integração.

DropNacional

O DropNacional é um aplicativo no qual é possível vender produtos adquiridos a partir de fornecedores brasileiros. A interface é simples e intuitiva, o que não demanda que o usuário tenha conhecimentos avançados em informática para utilizá-la.

Com ele, é possível conversar diretamente com os fornecedores, o que pode ser bastante prático no dia a dia. Um ponto de atenção é que, para que o DropNacional funcione corretamente, ele precisa ter integração com a sua plataforma de e-commerce.

Como você pôde perceber, existem diversos fornecedores dropshipping que atuam não só no Brasil como no mundo e oferecem uma gama extensa e variada de produtos de formas diferentes. Cabe a você continuar pesquisando continuamente para manter parceria sólidas e para contar com as melhores plataformas para facilitar esse processo e atuar como grandes aliadas nessa jornada.

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.