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O que é um centro de distribuição e quais as suas funções?

Imagem ilustrativa de centro de distribuição

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os centros de distribuição são espaços onde você armazena e organiza as suas mercadorias, gerando eficiência e organização para os processos logísticos e otimizando custos operacionais da sua empresa.

Já imaginou conseguir agilizar os processos de entrega e recebimento da sua empresa e poder ter as melhores estratégias logísticas? Se sim, então você precisa investir em um centro de distribuição. 

Entre as soluções para o cuidado com o seu frete, uma das possibilidades é uma boa lista de transportadoras confiáveis para levar os seus produtos até os consumidores. Contudo, o destaque vai para o centro de distribuição.

O centro de distribuição, ou CD, é um recurso que vem para agilizar a cadeia logística de um negócio, sendo um ótimo diferencial que pode te destacar frente à concorrência e, ainda, economizar recursos da sua empresa. 

Ele não é um depósito, pois utiliza estratégias de venda e distribuição em sua organização e serve para acelerar os seus processos de entrega e recebimento de mercadorias.

Com a organização certa, é possível receber, separar, armazenar, expedir e ter uma boa movimentação interna dos seus produtos, gerando otimização de tempo e processos, economia de custos e outras vantagens. 

Você sonha em profissionalizar a sua logística? Então continue conosco, pois neste artigo te explicamos o que é centro de distribuição e como usá-lo para melhorar as atividades da sua empresa. 

O que é centro de distribuição?

Segundo o estudo Marketing & Tourism Review, produzido pelo Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo da UFMG em 2020, a logística do e-commerce e o custo do frete são os responsáveis por 55% do cancelamento das compras online. 

Por isso, é fundamental que você invista em respostas para lidar e solucionar as dores do seu público. Assim, você conquista a sua clientela e garante satisfação com os processos de compra na sua loja. 

Mas o que é centro de distribuição? Em suma, é um local onde você armazena as suas mercadorias e produtos, sendo uma base de apoio para o seu trabalho de recebimento, entrega e distribuição. 

Esse espaço é um grande diferencial que pode te oferecer um destaque em relação aos seus concorrentes, te garantindo uma vantagem competitiva que é fundamental no mercado acirrado de vendas pela internet.

Com certeza você sabe que a logística é um dos pontos mais importantes para que a sua empresa tenha sucesso. Ter estratégias para manejar os seus produtos e entregas, vai te garantir tranquilidade nas vendas. 

Essa estrutura física de armazenamento e entrega é o espaço onde as suas mercadorias serão recebidas de fábrica e ficarão acondicionadas de maneira organizada e estruturada até chegar aos pontos de venda ou ao consumidor final.

Para que serve? 

O centro de distribuição serve para promover eficiência e organização, reduzir custos e problemas e promover o crescimento do seu negócio por meio de uma boa gestão de produtos e estratégias de distribuição. 

Um dos principais propósitos do centro de distribuição é gerar eficiência para que o seu e-commerce tenha a melhor logística de envio das mercadorias, com menor custo. 

Esse espaço concentra todos os processos de entrega, recebimento, armazenamento, separação e encaminhamento dos produtos para o destino. 

O CD deve ser localizado em um ponto estratégico para a realização das suas atividades, situado em uma região de maior atividade da sua empresa, onde o seu público se faz mais presente ou, ainda, que simplifique seu transporte de cargas. 

É comum que os centros de distribuição fiquem localizados em capitais, polos de atividade logística e áreas com grande índice populacional. 

Isso diminui o tempo de entrega dos seus produtos e facilita a distribuição para regiões menores e menos populosas. 

Além disso, conforme o seu nicho de mercado, é possível que a maioria dos seus clientes e da atuação da sua empresa esteja concentrada em grandes cidades e regiões com maior número de habitantes. 

Caso não consiga se instalar na capital, você também pode investir em um centro de distribuição próximo de rodovias importantes. Assim, é mais simples de os seus produtos recebidos e vendidos serem encaminhados. 

Como surgiu?

O centro de distribuição surgiu com o desenvolvimento do comércio, especialmente o digital. Sendo uma evolução dos armazéns, ele veio para solucionar problemas e transtornos relacionados aos processos logísticos. 

Sua montagem vem com mudanças de procedimentos que economizam tempo e facilitam a vida de lojistas que precisavam simplificar as entregas e recebimentos e melhorar a satisfação do cliente com as compras

Como a proposta da instalação é centralizar as operações logísticas, ela vem para solucionar demandas relacionadas a esse aspecto das empresas de e-commerce e até mesmo para as lojas tradicionais. 

Tudo isso facilita a experiência do lojista e do cliente nas compras e vendas, minimiza perdas e danos relacionados aos produtos e enxuga custos relacionados a essas questões. 

Mas, se você ainda está confuso e não entendeu a diferença entre o centro de distribuição e um depósito ou armazém, continue conosco para entender esse ponto fundamental sobre os CDs! 

Qual a diferença entre centro de distribuição e armazém?

Quando falamos em centro de distribuição, algumas pessoas imaginam armazéns enormes e entulhados com uma infinidade de produtos acumulados e sem nenhum processo de catalogação. 

Contudo, a realidade é que o CD veio para solucionar esse problema e, ainda, melhorar a experiência de compra do consumidor que, ao receber seus itens bem conservados, de forma simples e em um prazo adequado, vivencia uma compra de excelência

Antes dos centros de distribuição existirem, as lojas realmente contavam com depósitos onde as mercadorias, produtos e materiais ficavam armazenados até receber um destino. 

Porém, esse tipo de estrutura pode se transformar em uma verdadeira bagunça, com produtos perdidos entre caixas e prateleiras, materiais recebidos e para venda misturados e, inclusive, gera perdas. 

Isso porque, caso os produtos não estejam bem acondicionados no depósito, eles podem ser danificados. Além disso, conforme o tipo de serviço que a loja presta, é possível que o tempo de venda seja perdido. 

Um bom exemplo são as lojas de roupa, que comercializam os produtos conforme as tendências da moda, desejos e necessidades dos clientes. 

Assim, se os itens armazenados em um depósito não forem escoados em tempo hábil, tudo aquilo gera prejuízo. 

Por isso, o centro de distribuição armazena os produtos de forma estratégica e coordenada, para que os itens recebidos sejam bem acondicionados e destinados à sua função e os produtos vendidos cheguem às mãos dos clientes com celeridade. 

Quais as funções do centro de distribuição?

A principal função do centro de distribuição é facilitar os processos de entrega e recebimento dos produtos, aperfeiçoando a logística, auxiliando o comerciante e melhorando o processo de compra para os clientes. 

Contudo, existem algumas etapas que garantem o funcionamento do centro de distribuição. 

É importante conhecer e seguir cada uma delas para que essa ferramenta cumpra sua função e você aproveite o máximo dela. 

Suas prioridades devem ser um estoque mínimo para manter as operações da empresa e armazenar os produtos por um curto intervalo, escoando-os para os consumidores. 

Assim, as principais funções do centro de distribuição, que garantem o cumprimento dessas prioridades, são: 

Recebimento

Essa etapa é a fundação de todas as suas operações, portanto é importante investir tempo e contar com apoio qualificado para garanti-la. 

É nesse momento que os seus produtos serão descarregados. Por isso, conte com locais de carga e descarga, esteja atento ao processo de conferência de condições e quantidade da carga recebida, notas fiscais e acondicionamento da mesma. 

Você pode investir em um sistema de gestão integrado ou em outras ferramentas tecnológicas que proporcionem uma maior precisão na conferência da carga. 

Também é possível automatizar a identificação e contagem das mercadorias, acelerando o processo de acondicionamento e gerando eficiência no direcionamento da armazenagem dos produtos. 

Movimentação interna

Após a chegada das cargas, você precisará movimentá-las e dispô-las estrategicamente no centro de distribuição. 

Essa é uma etapa importantíssima, porque o cuidado com essa movimentação interna garante que os produtos não sejam extraviados ou danificados

É recomendado o uso de equipamentos que facilitem a movimentação das mercadorias (como empilhadeiras, prateleiras e pallets), por garantir a estabilidade dos mesmos e a segurança dos trabalhadores que os estão manuseando. 

Armazenamento

O armazenamento dos seus produtos deve ser absolutamente organizado. 

Imagine se o seu cliente comprou um item que você sabe que tem no estoque, mas não faz ideia de onde encontrá-lo? Pode ser um prejuízo enorme. 

Conforme pesquisa divulgada pela Statista, no segundo trimestre de 2018 apenas 2,86% das visitas a sites de comércio eletrônico foram convertidas em compras. 

Imagem com dados sobre compras convertidas por visita de site de comércio eletrônico.

Isso significa que a conversão de visitantes em compradores e a concretização de vendas está ficando cada vez mais difícil, devido ao grande número de concorrentes no mercado digital e aos erros na experiência de compra, que deve ser excelente e personalizada! 

Portanto, se você já realizou a venda e falha na entrega do produto ao cliente, pode ser um erro que encerrará as transações de vocês para sempre. 

Para evitar essa situação, organize os seus produtos de forma estratégica e minuciosa no centro de distribuição, com categorias, rotas e prazos de entrega bem definidos para evitar transtornos e economizar tempo. 

Separação

O processo de separação dos produtos depende do sucesso da etapa anterior e costuma envolver mais pessoas. 

Aposte em soluções e ferramentas tecnológicas para agilizar a separação, como sistemas de orientação dos colaboradores, que apontarão como e quanto do seu estoque deve ser separado e onde encontrar os itens. 

Expedição

A expedição pode ser considerada a etapa mais importante da rotina de um centro de distribuição.

 Após separar as mercadorias e colocá-las nos carros de transporte, deve-se conferir a documentação necessária para realizar a entrega

Tudo isso deve ser feito com rapidez e eficiência, evitando erros e problemas que podem gerar prejuízos e atrapalhar a entrega. 

Quais as vantagens do centro de distribuição?

O centro de distribuição pode facilitar muito a vida do lojista, especialmente por ser uma ferramenta moderna feita para agilizar os processos logísticos e melhorar a relação com os fornecedores e clientes. 

Algumas das suas vantagens são: 

Economia de custos

Caso você consiga organizar bem o seu centro de distribuição, você economiza custos que envolvem todos os processos de funcionamento da distribuição dos seus produtos e, principalmente, previne perdas e danos aos seus produtos. 

Cada item perdido, extraviado, danificado ou não vendido é um prejuízo, e o centro de distribuição vem para findar com esses transtornos ao organizar e escoar seu estoque. 

Otimização de tempo

Com as etapas de distribuição bem realizadas, você economiza um bom tempo na organização do seu estoque e distribuição para os clientes. 

Isso porque tudo estará organizado e preparado para que os seus produtos cheguem ao CD e logo sejam enviados ao destino. 

Centralização de processos

Com o centro de distribuição você consegue centralizar os processos de recebimento do seu estoque, catalogação e separação do mesmo para a entrega. 

O que antes poderia ser realizado por etapas e de forma escalonada, agora acontece em paralelo. 

Assim, tudo estará acontecendo simultaneamente, e, com isso, os processos são centralizados, gerando organização e eficiência para as operações. 

Como organizar um centro de distribuição?

Além do bom cumprimento de todas as operações funcionais de um centro de distribuição, você deve se atentar para a organização física e operacional do espaço

Para isso, é possível usar recursos de planejamento do estoque, ferramentas de organização do recebimento e distribuição e, claro, tecnologia

Com o centro de distribuição, é possível fazer uma auditoria do estoque e controlar as operações logísticas. O uso da tecnologia para a automação dos processos pode tornar tudo isso mais simples. 

Por meio de softwares e aplicativos o trabalho de organização é agilizado e o gerenciamento de riscos e problemas se torna mais eficiente. Esses recursos permitem registrar e acompanhar mudanças de produtos, fornecedores, setores, etc. 

Além disso, o centro de distribuição é organizado com uma construção personalizada de layout, estruturada a partir das necessidades da sua empresa. 

Tudo deve ser considerado na montagem do espaço — desde as características dos produtos com que o lojista trabalha (como peso, tamanho, volume, unidades) até os equipamentos necessários para cada etapa das operações logísticas. 

Com funções além do simples armazenamento de mercadorias, o centro de distribuição atua como um foco de organização do sistema logístico da empresa. 

Assim, viabiliza o processamento de dados sobre a movimentação interna dos produtos recebidos, armazenados, em separação para a entrega e expedidos. Com isso, é possível centralizar o estoque e otimizar os custos e o planejamento operacional da empresa. 

Com essa estratégia, os produtos já chegam ao CD e logo são enviados aos clientes, sem um longo tempo de armazenamento dos itens. 

Por isso, a montagem do centro de distribuição visa, principalmente, atender as necessidades dos clientes. 

Outra possibilidade para lojistas que desejam expandir suas atividades online, são as plataformas de e-commerce. As ferramentas que ajudam na criação de lojas online estão ganhando cada vez mais adesão dos consumidores e gerando muito lucro aos comerciantes. 

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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