Para criar um site de e-commerce com sucesso, você precisa definir o seu público-alvo, estudar o mercado, escolher uma plataforma, definir o seu orçamento, cadastrar produtos, escolher meios de pagamento e oferecer uma boa experiência para seus clientes.
Cada vez mais consumidores estão buscando soluções práticas e simples para as suas necessidades. Um meio para comprar com praticidade e sem gastar muito tempo é a internet.
O público está buscando variedade de produtos e serviços, boas ofertas e facilidade. Assim, se você tem um negócio e ainda não sabe por que ter um site, é importante que você pesquise e tente se inserir neste mercado.
Para isso, você vai precisar criar um site e-commerce. Essa ferramenta vai ser a sua loja online, te conectando com mais clientes que desejam comprar itens que você oferece.
Os sites e-commerce funcionam como os comércios usuais, em que você coloca os seus itens à venda. Contudo, o ambiente de trabalho é virtual e a sua vitrine é o seu site e-commerce.
As vantagens de ter um comércio digital são muitas, mas o principal é o número de clientes que você pode atingir. Segundo um estudo realizado pelo IDC e solicitado pela Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, 88% dos brasileiros compram online.
Já parou para pensar em quão grande é esse público? Com certeza as suas vendas podem ser potencializadas, crescendo mais! Além disso, ter um site faz com que a sua loja seja mais profissional.
Você já pesquisou sobre algum produto que precisou durante um processo de compras. Esse é um hábito dos consumidores, portanto, estar presente na web ajuda a divulgar os seus produtos e a gerar valor e confiabilidade.
Investir em um e-commerce significa modernizar os seus serviços e se sintonizar com as expectativas do mercado. Você pode expandir o seu comércio para além das fronteiras locais e fazer com que ele cresça!
Algumas etapas são fundamentais no processo para criar um site e-commerce eficiente. Confira algumas e tire suas dúvidas sobre o assunto:
Defina o público-alvo
O primeiro passo para criar um site e-commerce é definir bem o seu público-alvo. Assim, você saberá a quem se direcionam suas vendas e terá mais informações para construir estratégias de marketing.
Quando você já tem um nicho de vendas estabelecido, é mais simples se conectar ao público-alvo que busca esses serviços. Logo, você será capaz de dialogar diretamente com os clientes que deseja conquistar.
Você precisa saber exatamente quem é o seu consumidor e o que ele está buscando, assim saberá o que deve oferecer e, inclusive, meios de aprimorar o seu negócio.
Conheça o que o seu público busca, suas características, idade, sexo, desejos e todas as informações que puder obter. Se necessário, faça uma pesquisa de mercado para conseguir essas informações.
Isso vai fazer com que você esteja preparado para satisfazer os anseios e necessidades do cliente. Além disso, direciona as tomadas de decisão para ampliar as vendas da sua loja.
Estude o mercado de e-commerce
Outro passo fundamental durante o processo de criar site e-commerce é conhecer o mercado. É necessário que você saiba o máximo de informações possíveis sobre este meio antes de se inserir nele.
Conhecer o mercado e-commerce vai permitir que você previna erros, crie boas estratégias para estabelecer sua presença online e melhore sua oferta de serviços de acordo com o que aprender.
Conheça seus concorrentes e tente não repetir os erros que eles cometem, você pode sair na frente assim. Além disso, você também pode se informar sobre os desejos dos clientes por meio dos feedbacks oferecidos a eles.
A missão pode parecer difícil, mas ao estudar e saber mais sobre as demandas dos consumidores, estratégias de marketing e vendas e possibilidades deste mercado, você estará pronto para dar este passo e alavancar seus negócios.
Estude para estar preparado ao adentrar neste meio. Criar um site e-commerce certamente vai te ajudar a vender mais e superar suas expectativas!
Escolha uma plataforma
Ao criar um site e-commerce você precisa definir qual plataforma vai utilizar para possibilitar as suas vendas. Ali é que começa a construção da sua loja online.
A plataforma é a fundação do seu site. É por meio dela que o público vai conseguir acessar a sua loja, visualizar os seus produtos, criar uma lista de desejos, adicioná-los a um carrinho e realizar a compra.
Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, você deve avaliar quais as melhores opções dentro das suas possibilidades. De acordo com o quanto você tiver disponível para investir, você saberá como direcionar.
Defina o orçamento
Para criar site e-commerce será importante se dedicar a algumas questões fundamentais. Desde o desenvolvimento do site, até o design e, inclusive, o estoque a ser vendido.
Portanto, você precisa ter um budget (ou orçamento) bem estabelecido. Essa informação vai ser importante para que você defina qual plataforma vai utilizar, dentro da sua capacidade de investimento.
Além disso, você também saberá para quais setores poderá direcionar os seus recursos e, com isso, distribuir com equidade cada parte do capital inicial de acordo com as demandas.
O seu orçamento vai orientar boa parte do processo de construção do seu site e-commerce. Você precisará saber qual quantia tem disponível para cada segmento.
Escolha os canais de vendas
Outra etapa indispensável do processo para criar site e-commerce é definir quais serão os seus canais de venda. Você pode criar o seu próprio site e cuidar da administração dele, como também pode usar ferramentas neste processo.
Com o seu próprio e-commerce, a gestão e os custos da sua loja ficarão por sua conta. Contudo, você também pode se fazer presente em marketplaces, em que você paga uma taxa de comissão para uso das plataformas e os seus produtos ficarão expostos ali.
Além disso, você também pode vender pelas redes sociais e transformar os seus seguidores em clientes! Isso vai gerar ainda mais engajamento para a sua conta e consumidores para a sua loja.
O uso de um site de vendas não elimina outras possibilidades. Pense nas dicas oferecidas nos tópicos acima, no tempo que você dispõe para cuidar da sua loja e vá com tudo!
Atente-se ao cadastro de produtos
Após montar a sua loja virtual, você deverá fazer a gestão de estoque e de produtos com atenção. Você deve cadastrar os seus produtos de maneira correta no site.
Lembre-se que ele será a sua vitrine, portanto é importante expor tudo o que você tem à venda no estoque. Mostre sua variedade de produtos e opções com boas imagens e detalhes.
Certifique-se de manter o cadastro dos produtos disponíveis sempre atualizado, oferecendo o máximo de possibilidades, dentro do possível, para o consumidor.
Não deixe o design de lado
Ao criar o seu site, você precisa oferecer um design bonito e atraente para o seu consumidor. Aquele domínio online será a sua loja, portanto você deve se esforçar ao máximo para que ela seja atraente.
Você precisa construir estratégias de design que sejam chamativas e que, no entanto, não estejam poluídas. Assim, o seu consumidor vai poder navegar pelo seu site com uma vivência agradável.
Imagine sua experiência como consumidora, se coloque no lugar dos seus clientes. Pense o que você gostaria de ver em um site de vendas e conecte os seus negócios com o desejo deles.
Além disso, lembre-se de alinhar o design e características visuais do seu site à sua logomarca e detalhes da sua imagem. É importante que tudo ali passe uma mensagem síncrona para os visitantes.
A foto acima traz um exemplo de pequeno negócio que conseguiu utilizar ferramentas do design para transmitir uma mensagem específica. A loja trabalha com produtos naturais, todos os elementos do site fazem alusão à temática e ele é bem simples de navegar.
Durante a construção do design da sua página, pesquise ideias e referências similares. Você pode aprender com exemplos, usando boas estratégias e corrigindo erros que encontrar em outros sites.
Busque se inspirar não somente com os maiores e-commerces do país, como também de pequenos empreendedores que, como você, precisaram construir sua página do zero sem os recursos dos gigantes do mercado.
Tenha um site responsivo
Um passo importante para a construção do seu site é investir em responsividade. Boa parte dos consumidores vão efetuar as compras por meios mobile.
Isso significa que os usuários estarão conectados ao seu site pelo celular ou tablet. Contudo, eles podem acessar a sua página por computador para checar os detalhes dos produtos.
Assim, é fundamental que o seu site seja responsivo. Ou seja, ele precisa se adaptar a todo tipo de resolução sem criar nenhuma distorção. Seu catálogo deve se renderizar da melhor forma em uma variedade de dispositivos e telas, com diferentes tamanhos de janela.
Não se esqueça de que a publicidade presente em seu site também pode atrapalhar a assimilação do conteúdo. Se decidir criar espaço para banners publicitários, lembre-se de distribuir o espaço no site de maneira adequada para que isso não atrapalhe a visualização do seu conteúdo.
Para ter um site responsivo, você pode manter a simplicidade. Isso certamente vai reduzir a necessidade de recursos disponíveis no seu site e minimizar custos na criação do mesmo.
A sua loja pode apresentar o melhor conteúdo sem exagerar demais, especialmente porque isso pode atrapalhar a responsividade. Você pode inserir tudo o que o seu cliente precisa ver, sem extrapolar.
A imagem acima demonstra um bom exemplo de site que oferece diferentes opções de consulta para que o cliente conheça as ofertas e produtos sem oferecer excesso de informações.
O exagero pode deixar o seu site confuso e, caso você não possa investir muito em programação, ele se tornará lento e pouco responsivo. Isso tudo vai provocar o efeito inverso ao que você deseja, espantando os consumidores.
Planeje a logística
A logística será um grande passo de organização para criar um site e-commerce de sucesso. Você precisa entregar as compras do cliente com eficiência e qualidade.
Eles precisam receber os produtos intactos, especialmente se você trabalhar com itens que possam sofrer danos durante o transporte e entrega.
É importante avaliar boas embalagens para cada item. Invista em parcerias com transportadoras que tenham boas avaliações e com os Correios, isso vai facilitar a sua logística.
Durante a construção do seu site e-commerce, crie opções para que o cliente ofereça detalhes sobre o destino da entrega. Assim, isso vai minimizar o transtorno com produtos que foram entregues em endereços errados e questões similares.
Adote estratégias de vendas
Um ponto importante e que você deve dedicar tempo e energia são as suas estratégias de vendas. Visto que elas vão te permitir potencializar os seus lucros e expandir os seus negócios online.
Ao lançar o seu e-commerce, começa o trabalho para escoar o estoque. Sem as estratégias de vendas, será muito difícil realizar essa tarefa com sucesso. Portanto, permita que o cliente conheça a sua marca.
Investir em marketing de conteúdo, marketing digital e publicidade são bons caminhos. Não se esqueça de dar bastante atenção às suas redes sociais e apostar em diferentes mídias e formatos de posts!
Selecione bem os parceiros e fornecedores
Aqui o papo fica sério, porque você precisa oferecer qualidade e compromisso aos clientes! E a melhor maneira de fazer isso é investindo em bons fornecedores.
Para revender bons produtos, você precisa consumir de lojas confiáveis. Caso você não trabalhe com revenda, pode ser interessante ter parceiros para divulgação da sua loja e serviços.
O importante é ter credibilidade, qualidade, agilidade e preços acessíveis. Dessa forma você vai conseguir cativar os consumidores com este diferencial, já que a sua loja terá esse caráter bem definido.
Para além do site, publicidade, anúncios, logística e estratégias de vendas, você deve pensar no produto final. O que vai chegar aos seu cliente vai definir a opinião dele sobre a sua loja, que você precisa trabalhar para ser a melhor possível… bons parceiros podem te ajudar neste processo!
Escolha influencers que dialoguem com a sua marca, trabalhe com os melhores fornecedores e ofereça uma variedade de itens à escolha do consumidor. Este passo vai elevar o nível do seu comércio online, alavancar o seu catálogo de produtos e as suas vendas.
Escolha os meios de pagamento
Oferecer bons meios de pagamento será uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar os seus clientes. Quanto mais meios de pagamento, melhor.
Invista em uma conta bancária conectada ao seu CNPJ para permitir a emissão de boletos, pagamento por QR code e Pix. Além disso, é fundamental que a sua loja aceite cartões de crédito variados.
Na imagem acima é possível perceber um exemplo de boas condições de pagamento. A loja Cobasi oferece seis diferentes meios de o cliente pagar pelas compras! Ele pode usar diferentes contas e recursos para quitar o débito.
Você não precisa de altos investimentos e muita tecnologia para chegar lá, pesquise e estude quais os métodos de pagamento mais comuns ao criar site e-commerce e invista aí!
Não se esqueça de que um ambiente de vendas expandido vai representar um maior fluxo de lucros no caixa! Esse aspecto é fundamental para a sua loja online e vale estudar e trabalhar nisso.
Preocupe-se em oferecer uma boa experiência para os clientes
Existem diversos aspectos que contemplam a experiência de compra do cliente, e você precisa se concentrar em todos eles para oferecer um serviço diferenciado aos consumidores.
Para aprimorar esse processo ao criar site e-commerce, é fundamental que você se coloque no lugar do seu cliente e visualize o melhor tipo de compra possível para você. O que te faria feliz e realizada no comprar?
Invista e siga seus valores, isso vai fazer o seu negócio decolar. Existe algo em você e na sua loja que é ímpar, trabalhe nisso e permita que seus clientes conheçam suas melhores características.
Ofereça canais de comunicação eficientes, diversificados e inclusivos. Você precisa estar pronto para atender todo tipo de consumidor em sua loja e oferecer uma boa assistência a eles.
Um ótimo exemplo de site que oferece bons canais de comunicação com os clientes é a Netshoes, que atende por diferentes meios e inclui pessoas com deficiência em seu público.
Alguns recursos devem ser facilitados pelos dispositivos de acesso dos próprios clientes, que vão simplificar a acessibilidade. Contudo, o seu site precisa estar pronto para atender e responder à diversidade!
Criar um site e-commerce pode parecer algo complexo, contudo se você seguir todas as etapas apontadas neste texto você definitivamente estará pronto para a ação!
Existe um método de sucesso para criar site e-commerce da melhor maneira possível, e nós te apresentamos muito do que você precisa saber sobre o assunto neste texto.