Saber como conquistar mais clientes é fundamental para toda empresa. Para isso, é importante analisar mercado, público e a relação da sua empresa com o que as pessoas buscam. A partir daí, sua estratégia estará pronta.
Novos clientes são novas oportunidades de gerar vendas e de tornar essas pessoas fiéis ao seu negócio. Portanto, saber como conquistar clientes é uma necessidade fundamental para o plano de qualquer empresa. Por mais que pareça algo simples e quase natural, não funciona assim. É importante trabalhar ativamente para captar mais pessoas interessadas.
Boas estratégias vão ser de grande importância nesse processo. Sem as ações certas, talvez seja difícil garantir que seu negócio se comunique com quem realmente interessa. Afinal, só se torna cliente da sua empresa pessoas que têm o perfil adequado ao que você vende, seu segmento de mercado e à sua marca, principalmente.
Portanto, neste conteúdo vamos mostrar as 12 principais estratégias, ações e boas práticas necessárias para conquistar mais clientes e alcançar os resultados que você deseja na sua empresa. Acompanhe!
Qual a importância de conquistar mais clientes?
Marcas estabilizadas no mercado têm uma característica em comum: uma base ampla e sólida de clientes. Por vezes, custa muito menos fidelizar do que adquirir, mas se você ainda não tem essa clientela ampla, vai precisar trabalhar nessa primeira etapa. Esse esforço é um ponto de partida para garantir que seu negócio se desenvolva.
De um modo geral, a conquista de novos clientes de maneira constante é de grande importância. Esse movimento de captação vai representar mais oportunidades de vendas, o que só traz benefícios para a empresa, naturalmente. No entanto, empresas se encontram em dificuldades uma vez que esgotam suas estratégias mais naturais.
Não basta simplesmente ter um e-commerce e esperar que as pessoas vão chegar a ele de maneira orgânica. Até para isso acontecer você vai precisar trabalhar com as estratégias certas. Afinal, todos os outros concorrentes do mercado estão trabalhando dessa forma, então, se você não iguala a competitividade, fica para trás.
Os novos clientes que seu negócio conquista hoje podem ser os consumidores fiéis, promotores da sua marca, no futuro. Tudo dependerá da estratégia utilizada para fazer essa captação e, claro, da experiência de consumo oferecida na continuidade da relação. Aí sim, você fideliza e passa a ter essa pessoa no seu faturamento mensal.
12 estratégias para conquistar mais clientes
Não há segredo na hora de pensar em como conquistar clientes. Na verdade, se trata de estratégias bem definidas, sempre com base no mercado e nas expectativas do público. Se essas pessoas têm intenções e desejos específicos, é fundamental que sua empresa seja capaz de explorar essas questões a favor de si para atrair consumidores.
Entre estratégias, boas práticas e estudos conceituais, separamos as 12 dicas mais importantes para que sua empresa saiba como conquistar clientes da maneira certa. Confira na sequência.
Conheça bem o seu cliente em potencial
Quem é a pessoa que, em média, vai comprar da sua empresa? Se você tem mais detalhes sobre isso, tenha a certeza de que todas as estratégias da sua empresa serão muito mais eficazes. Portanto, o ponto de partida é entender quem é seu cliente em potencial, o que pode ser feito com a definição de uma persona para seu negócio.
Uma ótima forma de fazer isso é desenvolver uma pesquisa de opinião para entender o que as pessoas que já compraram na sua loja esperam da sua marca e gostam. Não foque apenas no que sua empresa pode entregar, mas entenda tudo que essas pessoas preferem, as expectativas de vida delas, o que fazem em suas rotinas, entre outras questões.
Personas são simulações do consumidor médio da sua empresa. Nessa atividade, você cria um modelo fictício, um personagem, que vai guiar todas as suas estratégias, do marketing até o atendimento. Com isso, as chances de você preparar sua empresa nos detalhes para quem realmente compra dela crescem consideravelmente.
Saiba onde o seu cliente está
Parte desse trabalho de saber como conquistar clientes deve ser direcionado à descoberta de onde essas pessoas estão. Na sua pesquisa de persona e estudo de público-alvo, não será difícil detectar em quais regiões essas pessoas estão. Basta monitorar acessos e compras no seu site, ou acessar sua lista de clientes já existentes.
Se você sabe onde essas pessoas estão, pode trabalhar para que a estratégia da sua empresa faça mais sentido. Por exemplo, se você vende roupas e está vendendo para pessoas de regiões do Brasil em que o clima é mais quente, até mesmo sua oferta de produtos pode ser adaptada. Isso vai gerar maior interesse pelo que você vende.
Outra questão fundamental relacionada à região do seu público é o frete. Em algumas áreas, os preços podem ser maiores, o que pode acabar afastando os clientes. Portanto, se você identificar que seu público está, na maioria, nesses lugares, trabalha para conseguir entregas mais baratas. Assim, você oferece a experiência perfeita e atrai cada vez mais clientes.
Pense na experiência do cliente
Imagine que você encontra um site que venda produtos muito interessantes e dentro daquilo que você espera. No entanto, você acessa o site e o carregamento é lento, além de as fotos do produto serem em baixa qualidade. Você, ainda assim, decide comprar um item, faz isso, mas não recebe uma atualização sequer do envio e essa entrega demora algumas semanas para chegar.
Considerando essa experiência, você voltaria a comprar de novo? Dificilmente alguém vai querer passar por todas essas dificuldades quando está fazendo uma compra online. E no nosso exemplo, ainda falamos de alguém que, mesmo com todas as dificuldades, comprou. O mais provável é que ao se deparar com toda essa experiência ruim, nem mesmo a compra seja realizada.
Ou seja, de nada adianta ter um bom produto e estar online se você não consegue oferecer a experiência certa para seu público. Antes mesmo de pensar em conquistar clientes, entenda como essas pessoas vão se sentir dentro da jornada de compra que você está oferecendo. Do contrário, sua empresa não vai vender.
Melhore a qualidade do seu produto
Um bom produto também é fundamental para conquistar clientes, ou seja, ir além daquela compra única que alguém pode fazer no seu site. Para isso, o trabalho é um pouco mais intenso e pode ser que essa melhora não aconteça tão rapidamente. Aqui, temos algumas questões envolvidas e isso depende diretamente da maneira como você trabalha.
Se você revende produtos a partir de um fornecedor, então a questão é mais sobre buscar a empresa que ofereça os produtos de maior qualidade. Dentro do seu mercado, fazer pesquisas de fornecedores é fundamental para encontrar aqueles que consigam aliar entrega rápida, preço baixo e um produto de qualidade que satisfaz seu cliente.
Agora, se você produz o seu próprio produto, independentemente de qual seja, o foco deve ser em buscar a melhor matéria-prima. Nesse caso, você também precisa ir atrás dos melhores fornecedores, mas não para conseguir um produto pronto, e sim, o material utilizado no seu processo de produção.
Invista em um atendimento impecável
O bom atendimento deve ser um pilar da sua empresa, principalmente nos tempos atuais. A pandemia e a necessidade de fazer mais compras pela internet foi um fato que impulsionou a criação de lojas virtuais. No Brasil, 100 mil novos e-commerces surgiram, o que significa que a concorrência é grande e as exigências passaram a focar nos detalhes.
Talvez, sua loja virtual venderá os mesmos produtos que o seu concorrente. É possível também que não haja tanta diferença nos preços cobrados entre ambas. Então, com tantos fatores similares, é no detalhe que a captação de clientes será decidida. Por isso, o atendimento é um fator que vai separar lojas comuns de lojas de grande sucesso.
Não deixe de investir em atendimento em canais diversos e com uma abordagem humanizada, fugindo ao máximo daquelas respostas automatizadas. Garanta que seu cliente em potencial tenha as dúvidas esclarecidas e seja tratado da forma correta. Acredite: isso torna pessoas interessadas em clientes fiéis rapidamente!
Esteja presente nas redes sociais
Se você quer saber como conquistar clientes precisa entender que essas pessoas estão nas redes sociais. Ou seja, se sua empresa também está por lá, são boas as chances de conseguir expor sua marca e, a partir disso, se comunicar adequadamente. É claro, não basta estar, é necessário trabalhar com uma estratégia sólida e focada em atração e relacionamento.
Primeiramente, você precisa escolher os canais que fazem sentido para sua estratégia. Certamente, os dois mais importantes são o Facebook e Instagram. Depois, precisa se preocupar em manter uma regularidade nos posts, usando um calendário para ajudar a organizar as postagens. Isso deve ser suficiente para manter esses perfis sempre atualizados.
É importante também ter a mentalidade certa. O trabalho nas redes sociais é de atração, mas também de construção de relacionamento. Por isso, interaja com seus seguidores e faça essas pessoas se sentirem parte da sua empresa. Dessa maneira, você as conquista pelo engajamento e, depois disso, fica mais fácil conseguir fazê-las comprarem e se tornarem clientes da sua marca.
Facilite os processos
Comprar na sua marca não pode ser algo difícil para seu consumidor. Afinal, estamos na era digital, então tudo já é bem mais dinâmico e ágil para essas pessoas. Esse costume é algo realmente concreto, então, se sua empresa não consegue manter as atividades dessa forma, pode ser difícil garantir que essas pessoas estarão interessadas em continuar comprando da sua empresa.
Facilitar é algo que precisa abranger muitos pontos dentro da atividade do seu negócio. Isso inclui um site em que a experiência de navegação e compra seja convidativo, um atendimento que ofereça o que as pessoas esperam e um transporte descomplicado, principalmente, com um tempo de entrega dentro do esperado.
Facilitar processos faz com que sua empresa seja vista como moderna, eficaz e capacitada a atender as demandas das pessoas a qualquer momento. Se você deixa de pensar dessa forma, seu concorrente que faz dessa maneira vai se destacar. Entenda sempre que conquistar clientes é muito mais do que somente oferecer preço baixo e bons produtos.
Seja agradável
Leveza, positividade e gentileza. Essas três características são pilares para que sua marca se mostre ao público como agradável. Esse posicionamento vai levar ao engajamento, algo fundamental para que uma empresa tenha clientes. Portanto, toda comunicação da sua empresa deve ser orientada a esse tipo de abordagem, o que se constrói com consistência.
Em e-mails, nas redes sociais, nos banners do site, no atendimento e em qualquer outra oportunidade é necessário manter uma comunicação agradável e cuidadosa com seu cliente. Do contrário, pode ser difícil fazer com que essas pessoas enxerguem sua empresa como receptiva e capaz de manter um relacionamento que o consumidor atual espera.
Pense nesse posicionamento como parte da identidade da sua marca. Se você quer que ela seja vista de maneira positiva e amigável, é importante trabalhar isso em todas as esferas possíveis. Isso passa pela linguagem, pelo tom utilizado quando você fala com o público e até mesmo com o teor das postagens e das campanhas de marketing veiculadas pela sua empresa.
Tenha um diferencial
Toda empresa de destaque tem um diferencial. Pode ser, por exemplo, um produto único que só você tenha no mercado, como uma vela artesanal que tenha um aroma nunca feito antes.
Esse diferencial pode ser também a forma como você faz o marketing da empresa, ou a maneira como embala suas mercadorias antes de enviar. Enfim, a criatividade é fundamental para criar uma característica única para o seu negócio.
Em meio a um mercado de extrema competitividade, diferenciais ajudam a mostrar que sua marca não é só mais uma. Por fim, é claro, esses diferenciais são altamente capazes de gerar a sensação de exclusividade, algo que faz as pessoas comprarem da sua empresa.
Aposte em estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem o papel de fazer com que seu público seja captado por meio de vídeos, blog posts e outros formatos. A ideia é entregar algo de valor, em forma de conteúdo, para transformar esse consumidor em seu cliente em médio prazo.
Além disso, a estratégia de conteúdo visa também a atração orgânica, graças ao rankeamento no Google, algo que as técnicas de SEO permitem. Ou seja, você cria conteúdo interessante e que se destaca ao ponto de as pessoas serem atraídas.
Como resultado, consumidores em potencial conhecem melhor a sua marca, o que você pode oferecer a nível de produto e, dessa forma se envolvem. Nesse caminho natural, o resultado são as conversões, ou seja, as vendas.
Faça parcerias
As parcerias são a base do marketing de relacionamento, uma das estratégias mais eficazes nos tempos atuais. Basicamente, você vai associar sua marca a pessoas influenciadoras que vão comunicar sobre seus produtos aos seguidores. Assim, você consegue acessar clientes em potencial de maneira mais fácil.
É importante considerar que as parcerias devem ser planejadas considerando o público da empresa. Assim, você garante que o influenciador escolhido seja alguém realmente capacitado a falar com seu público e entregar a essas pessoas uma curadoria de conteúdo boa.
Assim, em uma relação devidamente pensada e com base estratégica, os seguidores das pessoas escolhidas para as parcerias vão se interessar pelo seu produto. Essa é uma ótima forma de conseguir mais clientes e garantir uma base de consumidores.
Tenha o seu próprio site
Profissionalismo é um fator que conta muito para ter novos clientes. A questão aqui é simples: as pessoas querem sentir confiança ao se relacionarem com sua marca. Por isso, nada melhor do que ter um bom site para mostrar que sua empresa é séria.
Diferentemente do que você pensa, não é caro ter um site que funciona bem e permite aproveitar sua operação já existente do Instagram ou WhatsApp. Uma boa opção é o Bagy, app que permite criar um site e, em seguida, administrá-lo diretamente do celular.
Portanto, não deixe de considerar a possibilidade de ter seu próprio ambiente de vendas online. Assim, seus consumidores poderão acessar a hora que quiser, escolher seus produtos e comprar de maneira autônoma, tornando o processo muito mais rápido e fácil.
O que não fazer se você quer mais clientes?
Saber como conquistar mais clientes passa por um trabalho de conquista do público, o que o relacionamento nas redes sociais e as estratégias de conteúdo ajudam muito a alcançar. Além disso, é importante pensar na experiência de consumo de maneira completa.
De acordo com esses pontos, é importante evitar alguns erros que podem fazer as pessoas não quererem comprar no seu negócio. Os principais são:
- ter um atendimento ruim e não oferecer canais variados;
- ter um site lento ou nem mesmo ter um site;
- não estar nas redes sociais;
- não criar conteúdo visando engajamento.
Saber como conquistar clientes é bem menos difícil do que você pode imaginar. As 12 dicas deste post serão de grande ajuda para você analisar sua atividade atual e buscar as melhorias necessárias para seu negócio.
Um bom começo é atrair clientes no Instagram! Confira algumas frases chamativas que vão ajudar nessa estratégia.