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Canais de venda: quais os principais e como escolher o ideal

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de canais de venda

Os canais de venda são os meios utilizados pelas empresas para disponibilizarem suas soluções. São por eles que os produtos e serviços são comercializados.

Se você quer ter sucesso nas vendas, sejam elas online ou offline, é preciso contar com os canais de venda certos para o seu negócio. Com canais de venda bem definidos, sua empresa será capaz de divulgar ofertas e atrair o público presente em cada um deles.

Mas, é importante destacar que, para escolher os canais de venda perfeitos para o seu negócio, primeiro é necessário conhecer cada um deles.

Sabendo disso, preparamos este artigo para que você descubra alternativas que podem fazer a diferença no seu negócio, assim como os principais fatores que devem ser considerados nessa decisão.

Chegou a hora de saber mais sobre o assunto e escolher os melhores para a sua marca. Confira!

O que são canais de venda?

Os canais de venda são os meios de uma empresa usados para a venda de produtos ou serviços, tanto offline quanto online. É por meio deles que as pessoas conhecem melhor a sua empresa e tudo que ela tem a oferecer.

Podem ser redes sociais, e-commerce, marketplaces, programa de afiliados, Google Ads, entre outros.

Eles também funcionam como uma forma de publicidade, encurtando o caminho até o seu público.

Então, antes de escolher o seu canal de vendas ideal, é necessário conhecer a sua persona e descobrir como encontrar o seu público-alvo.

Tipos de canais de vendas digitais

As compras online já fazem parte da rotina dos brasileiros. Se o seu negócio ainda não está presente no mercado digital, essa é uma grande oportunidade que você está deixando passar.

E para ajudar na escolha do seu canal de comercialização e como criar um canal de vendas online, chegou a hora de conhecer as principais opções da internet. Vamos conferir!

E-commerce / Loja virtual

O e-commerce é um espaço que permite deixar o seu negócio com a sua cara. Somente em 2022, o faturamento dos e-commerces brasileiros chegou a R$262 bilhões, segundo o estudo da Nielsen | Ebit..

Através de uma plataforma de e-commerce, você encontra diversas opções para personalizar o seu negócio dentro do ambiente online.

Outro ponto positivo é que você pode centralizar inúmeras ações da sua empresa em uma loja online, como:

Para quem deseja ter um negócio sustentável e almeja crescer no futuro, uma loja virtual é a solução ideal.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma alternativa importante para estar em contato com potenciais clientes.

O e-mail marketing ainda permite uma ação que costuma trazer bons resultados para quem possui uma loja virtual, a recuperação de carrinho abandonado.

Sabe aquele cliente que entrou na sua loja, escolheu um produto, adicionou no carrinho, mas não finalizou a compra? Independente do motivo, você pode entrar em contato com essa pessoa via e-mail marketing para tentar convencê-la a finalizar a compra.

Uma dica, nesse caso, é enviar um cupom de desconto ou oferecer uma condição de pagamento exclusiva para garantir que a venda seja concretizada.

Aproveite para destacar as vantagens dos seus produtos e serviços, apresente descontos exclusivos e informe sua base sobre as novidades do seu catálogo de produtos. Tudo isso deve melhorar o desempenho das suas estratégias de e-mail marketing.

Mas lembre-se: para que este canal seja efetivo, é importante contar com uma base de leads (contatos) bem estruturada, segmentando os e-mails de acordo com a etapa de compra na qual estas pessoas se encontram.

Marketplace

Imagem de um computador como plano de fundo de um carrinho de compras com sacolas.

Os marketplaces funcionam como shoppings, abrigando diversas lojas online. Por lá, os clientes podem comprar produtos de diferentes vendedores com boas condições de frete e pagamento.

Outro ponto positivo dos marketplaces é que eles viabilizam maior tráfego e visibilidade. Porém, ao mesmo tempo, toda a concorrência se concentra em um único lugar, fazendo com que a exigência dos clientes pelos produtos aumente.

Para contornar isso, oferecer preços competitivos e ficar de olho na concorrência deve fazer parte da rotina do seu negócio.

Existem mais algumas ações que podem fazer a diferença, como criar descrições detalhadas dos seus produtos e responder todas as avaliações de visitantes e clientes.

Conheça, agora, alguns dos maiores marketplaces do mercado:

  • Mercado Livre;
  • OLX;
  • Americanas;
  • Submarino;
  • Walmart;
  • Amazon.

Geralmente as plataformas têm responsabilidade sobre o pagamento e demais burocracias do negócio, mas a garantia e entrega do produto acabam sendo atribuídas à marca que vende o produto.

Então, fique atento às regras de cada marketplace, pois elas podem limitar a atuação da sua marca nesses canais.

Programa de afiliados

Imagem de uma mulher segurando um celular sentada em uma mesa com um notebook.

O Programa de Afiliados conta com pessoas que vendem produtos e serviços de terceiros de forma online. O pagamento para essas pessoas geralmente ocorre através de comissões.

Este é um canal de vendas indicado para empreendimentos digitais com pouco investimento e que ainda não possuem muita relevância no mercado.

Os afiliados promovem sua marca em Blogs, sites e redes sociais, podendo atingir altas taxas de conversão dependendo do nível de influência deles.

Confira algumas das plataformas mais famosas que possuem Programas de Afiliados:

  • Monetizze;
  • Udemy;
  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Amazon.

O lado bom dos programas de afiliados é que, geralmente, as plataformas oferecem treinamentos para capacitar os vendedores, o que ajuda no desenvolvimento de quem está começando.

Redes sociais

Quem não está presente em pelo menos uma rede social hoje em dia? É praticamente impossível conhecer alguém que não tenha Instagram, Facebook, TikTok ou Twitter, por exemplo.

Mas as redes sociais não são importantes apenas para as pessoas, pois as marcas também têm muito a se beneficiarem com elas. As redes sociais permitem gerar visibilidade, engajamento e conversões para o seu negócio.

Com o Facebook, é possível vender não só através da página da sua marca, mas também do marketplace da plataforma, que é um espaço dedicado para compra e venda de produtos.

Dentro desse espaço, encontrar possíveis compradores é uma tarefa muito mais fácil, pois é possível personalizar os seus anúncios, tornando suas estratégias ainda mais assertivas.

Já o Instagram possui uma ferramenta chamada Instagram Shopping, ou Sacolinha do Instagram, onde você pode cadastrar suas ofertas e inserir informações relevantes para seus clientes.

Através dessa ferramenta, com apenas um clique o seu potencial cliente é direcionado para uma página de compra, podendo adquirir o produto que deseja.

Google Ads

Imagem de mulher segurando um celular com a logo do Google Ads.

Que o Google é uma grande empresa, isso você já sabe. Afinal, usamos o seu buscador para tudo, seja para tirar dúvidas, encontrar soluções e, até mesmo, para descobrir novas ofertas.

E quando falamos de Google Adwords, tudo fica ainda melhor. Este é o canal de vendas ideal para encontrar novos clientes, mesmo que eles não conheçam a sua marca, mas só de estarem inclinados a comprar algo do seu segmento de atuação, já é um ótimo sinal.

Os sites que utilizam o Google Ads em suas estratégias costumam aparecer nas primeiras posições do Google em relação às palavras-chaves pesquisadas na plataforma. Isso aumenta a visibilidade e a taxa de conversão dessas marcas.

Ainda há a rede de display que apresenta suas propagandas em sites parceiros, geralmente em formato de banners ou carrosséis.

Ambas as alternativas permitem que você segmente seu público-alvo com base em localização, faixa etária, gênero e interesses, tornando sua publicidade muito mais assertiva.

Você também pode definir quanto deseja gastar e, ainda, consegue controlar o seu orçamento através do Google Ads.

Os principais canais de venda offline

Agora que você conhece os principais canais de venda pela internet, se você prefere se aventurar no mercado físico, ou seja, longe do digital, existem muitos canais de venda que podem ser úteis para o seu negócio.

Conheça agora os principais e como eles podem ser usados pela sua marca!

Loja física

A loja física, ou Ponto de Venda (PDV), é o canal de vendas mais conhecido de todos, podendo ser original de uma marca ou uma franquia. Há também o modelo pop-up store, que é um espaço compartilhado por mais de uma marca e pode ser fixo ou temporário.

Nas lojas físicas os produtos ficam expostos e o estoque é local, salvo o caso de showrooms (uma espécie de mostruário).

Esse canal de vendas é ótimo para situações onde os clientes desejam experimentar os produtos antes de comprá-los, algo comum no mercado da moda, por exemplo.

Os pontos de venda são divididos em três categorias:

  • Loja própria: exige certo investimento para abertura e manutenção, mas é uma boa alternativa para certos mercados. Ainda exige uma forte estratégia de marketing, pois a concorrência é alta;
  • Franquias: o franqueado é autorizado a vender produtos ou serviços de uma determinada marca, mas precisa investir financeiramente para isso (royalties e porcentagem de faturamento costumam ser incluídos);
  • Distribuidores: os distribuidores revendem produtos de terceiros, participando da intermediação do produto e consumidor final, como fazem as concessionárias de carros.

Ter uma loja física não significa que as ferramentas digitais não devem ser utilizadas, muito pelo contrário, estar presente no mercado digital é uma ótima forma de expandir o seu negócio.

Venda direta

Alguma vez já bateram na porta da sua casa ou apartamento oferecendo um produto de beleza, como um perfume ou um creme?

Este é o modelo de venda direta, onde os revendedores não possuem vínculo empregatício com a marca e lucram com a comissão dos produtos vendidos. A venda direta é semelhante ao programa de afiliados, o qual citamos anteriormente.

Empresas como Avon, Natura e Herblife são muito conhecidas por esse modelo de venda, pois possuem muitos dos chamados “representantes comerciais”, os quais recebem comissões dessas marcas.

Telemarketing

Imagem de homem sentado em uma mesa fazendo atendimento de telemarketing.

O tão conhecido telemarketing é um forte canal de vendas offline. Com um simples telefone, muitas empresas fazem propagandas para venderem seus produtos e serviços.

Porém, é preciso ter cuidado ao escolher esse canal, principalmente pela má fama que ele conquistou nos últimos anos, fruto de abordagens agressivas e em alto volume por parte de grandes empresas, o que desgastou a relação com possíveis clientes.

Então, ao mesmo tempo que o telemarketing é um meio mais personalizado de entrar em contato com seus clientes, ele também pode ser considerado inconveniente se for feito de uma maneira precipitada.

Distribuidores

Os distribuidores são empresas que realizam a intermediação dos produtos entre marcas e consumidores, sendo um canal que se beneficia do uso da sua expertise em relação à logística.

Trabalhar com distribuidores dá a possibilidade de fazer com que suas mercadorias cheguem a mais pessoas.

Como escolher os melhores canais de venda

Você já deve ter percebido que existem diversas opções quando falamos de canais de venda, não é mesmo?

Mas como escolher aquele que vai funcionar dentro da proposta da sua marca? Chegou a hora de analisar tudo que deve ser levado em consideração antes de definir essa etapa tão importante para qualquer negócio. Confira!

Conheça o seu público

É necessário conhecer o seu público-alvo com profundidade para escolher o canal de venda certo para o seu negócio. Mapeie seus hábitos de consumo e suas preferências para não errar na escolha.

Na verdade, essa é uma dica universal e serve para todas as pessoas que desejam começar a vender pela internet.

Conhecendo seu público-alvo, é possível desenvolver estratégias assertivas para ofertar seus produtos e serviços.

Considere quantos canais você consegue gerenciar

Sabemos que nem todos negócios possuem grandes equipes, então de nada adianta optar por três ou quatro canais de venda diferentes se você não tem condições de acompanhá-los.

Muitas vezes, estar presente apenas em um ou dois canais pode ser mais positivo para suas vendas do que tentar estar presente em todas as opções, pois você pode dar uma atenção maior para eles e evitar problemas no futuro.

Pense no seu orçamento

Assim como a dica anterior, não deixe de considerar outro fator importante no momento de definir sua presença como marca: o seu orçamento.

É realmente necessário ter uma loja física para vender seus produtos? Muitas vezes, mais vale a pena ter uma loja virtual, pagando uma mensalidade menor, do que fazer um grande investimento em um espaço físico, principalmente para quem está iniciando sua jornada no mercado.

Mas, se você tem condições de bancar diversos canais de venda, considere o uso do conceito omnichannel no seu negócio, possibilitando ao cliente uma melhor experiência de compra.

Teste

Mesmo que você não consiga responder todas as perguntas até aqui, existe uma dica essencial para qualquer negócio que pode fazer a diferença: teste!

Sim, testar é uma boa forma de conhecer as oportunidades que a sua marca possui dentro do mercado, entender como o público tende a recepcionar suas ofertas e desenvolver o seu negócio.

Não tenha medo de testar, mas claro, faça isso com responsabilidade. É importante conhecer os seus limites para não começar da maneira errada a sua trajetória nos canais de venda.

Hora de colocar em prática

Agora que você conhece os principais canais de venda online e offline, pode definir o melhor para o seu negócio.

Uma opção realista, que não exige alto investimento, e que pode ajudar a escalar o seu negócio é a criação de uma loja virtual, pois você não precisa investir em um espaço físico e ainda pode criar um site para divulgar os seus produtos e serviços.

Se essa for a sua escolha, a Bagy é a solução. Com ela é possível criar um site profissional em poucos minutos, além de contar com diversas integrações que vão chamar ainda mais a atenção do seu público-alvo.

Conheça agora mesmo a Bagy, crie sua loja virtual e comece a vender o quanto antes para todo o Brasil!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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