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Vendas

Conheça as melhores estratégias para vender produtos por atacado

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de vender no atacado

Uma venda por atacado nada mais é do que comercializar as suas mercadorias em grandes quantidades. Geralmente, essa modalidade é feita no modelo B2B e com um valor unitário bem menor do que é praticado no comércio varejista.

Você já pensou em vender no atacado? Seja para revender ou por algum outro tipo de necessidade, muitos lojistas estão optando por ela e essa escolha pode agregar muito na geração de receita para esse tipo de negócio.

Isso porque de acordo com uma pesquisa divulgada pela instituição McKinsey & Company, a participação do modelo B2B no e-commerce do Brasil aumentou em 62% depois da pandemia. Não só isso! De acordo com dados divulgados pela Statista, a expectativa é de que o valor bruto dessas vendas pela internet chegue a 22 milhões de dólares em 2022.

O que é venda por atacado?

Uma venda por atacado nada mais é do que comercializar as suas mercadorias em grandes quantidades. Geralmente, essa modalidade é feita no modelo B2B (Business to Business) — ou de empresa para empresa no bom português — e com um valor unitário bem menor do que é praticado no comércio varejista.

Para simplificar ainda mais, nesse tipo de venda, a sua loja poderá vender os seus produtos tanto para outras empresas varejistas — que revendem os seus itens para pessoas físicas — quanto diretamente para um cliente final. Uma modalidade de vendas não necessariamente exclui a outra.

É uma boa ideia?

De uma maneira bem resumida, é possível dizer que investir nas vendas por atacado pode ser uma ótima ideia para a sua loja desenvolver um bom relacionamento com o cliente. Além disso, você poderá oferecer preços competitivos, otimizar o planejamento financeiro e ter receitas mais previsíveis.

Como decidir entre vender por atacado ou não?

Mesmo sendo uma alternativa interessante do ponto de vista do empreendedor, a modalidade de vendas por atacado pode não ser ideal para qualquer negócio. Isso porque às vezes esse passo pode ameaçar a viabilidade do seu negócio como um todo.

Por isso, é interessante se fazer algumas perguntas antes de tomar a decisão, como:

  • seus produtos são interessantes para outros lojistas?
  • sua marca está bem desenvolvida?
  • sua produção está bem alinhada e funcionaria bem produzindo mais rápido e em grande escala?

Se a resposta para a maioria delas for sim, pode ser interessante investir nessa modalidade. Caso o “não” prevaleça, pode ser um sinal de que o seu negócio ainda não esteja totalmente preparado.

13 estratégias para vender por atacado

Agora que você já sabe como a venda por atacado funciona e se ela vale a pena ou não, precisa conhecer as estratégias para vender nessa modalidade. Confira algumas estratégias a seguir.

1. Estude o mercado

Vender em quantidades grandes é uma atividade que conta com muitas particularidades. Para ter sucesso nesse segmento, você precisará conhecer não só os seus potenciais clientes como a sua concorrência.

Para isso, faça um planejamento bastante sólido que inclua diversas variáveis — como capital de giro, gerenciamento logístico, fornecedores e as demais informações relevantes para o processo.

2. Defina o público-alvo

Como em qualquer outro tipo de negócio, um dos primeiros passos para vender no atacado é definir o seu público-alvo. Para isso, leve em consideração alguns pontos, como:

  • o tamanho das empresas que você pretende atingir;
  • o segmento de atuação;
  • qual o ticket médio de compra desses negócios.

Essas são poucas perguntas, mas já é um ótimo começo para você entender e conhecer mais a fundo quem vai comprar de você.

3. Escolha o que vai vender

É muito importante ter bem definido o que a sua loja vai vender no atacado. Para fazer isso, você pode estudar as tendências de mercado para saber se existe demanda para o tipo de produto que você pretende comercializar. Outra estratégia é analisar a concorrência e descobrir quais são os produtos mais populares e a média de preço praticada.

4. Legalize a empresa

Para vender por atacado na internet, você precisará legalizar a sua loja e o primeiro passo é abrir um CNPJ. Depois, você precisará fazer o registro na junta comercial, redigir um contrato social, verificar quais alvarás vai precisar e assim por diante. Não se esqueça que essa parte é mais do que importante — é fundamental!

5. Organize o estoque

Quando você decide vender em grandes quantidades, vai precisar, no mínimo, fazer a gestão do seu estoque — e a linha de produção, quando for o caso — para esse aumento de demanda. Então, tenha sempre o controle da quantidade máxima que você consegue produzir ou adquirir para evitar problemas como o atraso nas entregas. No comércio atacadista, a reputação da sua loja conta — e muito!

6. Coloque os custos na ponta do lápis

Um ponto muito importante que precisa de muita atenção é o setor financeiro da sua loja online. Então, você vai precisar entender exatamente quanto custa a produção — ou a aquisição — e o armazenamento de cada item. Isso porque esse é um valor que precisará ser repassado ao cliente para que seu negócio consiga garantir um bom lucro.

7. Determine os canais de vendas

Se você vai vender pela internet, é possível começar no segmento de atacado com vendas no marketplace ou pela sua própria loja virtual. A primeira opção funciona como um shopping virtual que reúne diversos vendedores com ofertas distintas — como a Shopee. Já na segunda, você terá uma página de vendas exclusiva.

8. Ajuste a comunicação

Se você já tem uma loja e está migrando para o setor de venda por atacado, talvez seja necessário ajustar a sua comunicação. Isso porque muitas vezes o tom que é utilizado para lidar com as pessoas que compram no varejo não é o mesmo utilizado para lidar com outras empresas.

Essa nova posição da sua empresa deve, então, ser refletida em todos os seus canais de comunicação, como as redes sociais, e-mail marketing e na prospecção de clientes.

9. Precifique corretamente

A precificação, como você pode imaginar, é um dos pontos mais importantes para vender no atacado. Isso significa que para que a sua loja tenha ofertas vantajosas, você vai precisar dar descontos significativos nos seus produtos.

Existem várias estratégias que você pode utilizar nessa etapa, mas uma das mais utilizadas é o oferecimento de descontos progressivos em que quanto maior o número de itens por pedido, maior o desconto.

10. Pense no pós-venda

Procure não pensar somente na venda momentânea e presente. Lembre-se de que é muito mais consistente trabalhar para ter mais relações duradouras do que vendas esporádicas que não evoluem para um contato mais sólido.

A dica aqui então é dar atenção ao cliente em todas as fases da jornada de compra, especialmente depois que ele a finaliza. Acompanhe se o pedido chegou corretamente, se o atendimento foi satisfatório e faça dessa preocupação um hábito.

11. Não foque apenas em preço

Saber como vender no atacado é entender que o preço não deve ser confundido com o valor de uma venda. Então, lembre-se de demonstrar como o seu produto agrega valor para o cliente e oferece soluções lucrativas para ele.

12. Trabalhe com boas formas de pagamento

Outro ponto primordial para vender no atacado é pensar em como você disponibilizará o pagamento dos seus produtos. Será somente à vista? Cheque? Cartão de crédito parcelado?

Uma das opções mais utilizadas atualmente são os pagamentos digitais, como o PIX. Além de serem bastante seguros, são uma forma a mais de pagamento que a sua loja pode oferecer. As taxas de juros costumam ser menores e eles oferecem muita facilidade para ambos os lados.

13. Adote um atendimento de qualidade

Lembre-se sempre de que quem se atenta a atender o seu público muito bem, consegue fidelizar essas pessoas. Pense em oferecer promoções, cartões fidelidade ou qualquer outro artifício que faça o cliente criar um sentimento bom pela sua loja e querer repetir a compra.

Vale a pena vender por atacado pela internet?

De uma maneira bem direta: sim, vale a pena vender no atacado pela internet. Por mais que essa modalidade tenha se desenvolvido quase que exclusivamente em canais de distribuição físicos, hoje já é possível encontrar muitos e-commerces que vendem em grande quantidade.

A estrutura de fazer esse tipo de vendas é quase a mesma necessária para vender itens unitários. Uma das únicas exigências dessa modalidade é que ambos os lojistas envolvidos na transação — ou seja, tanto quem compra quanto quem vende — tenham um CNPJ. No mais, as vendas acontecem praticamente da mesma maneira.

Quais as vantagens da venda por atacado pela internet?

Vender por atacado na internet oferece diversas vantagens para os lojistas que investem nessa modalidade. Confira, a seguir, algumas delas!

Atração de clientes

Quando um negócio passa a atender o mercado de atacado, principalmente se já vem de um passado no varejo, consegue atrair mais clientes. Isso acontece porque ele passará a lidar com dois públicos-alvo diferentes.

Com isso, as contas da empresa ficam têm maiores chances de ficar no azul e ainda existe a possibilidade do investimento em outros setores diferentes.

Aumento do lucro

Como as vendas feitas no atacado têm mais chances de oferecer um ticket médio maior — assim como um volume de compra muito mais significativo —, a margem de lucro da sua loja consequentemente aumentará. Tudo isso sem que você precise investir mais na área de marketing, por exemplo.

Fidelização

Geralmente, as pessoas físicas ou jurídicas que compram grandes quantidades de mercadoria atuam no segmento da revenda de produtos. Isso significa que caso os itens da sua loja sejam de qualidade e o seu atendimento for muito bom, a demanda por eles pode ser constante — o que ocasionará a fidelização desses clientes para o seu negócio.

Como você pôde perceber, vender no atacado oferece diversos benefícios para os lojistas que se identificam com essa modalidade de vendas. Caso queira começar um negócio novo ou expandir a área de atuação da sua empresa que já existe, considere essa alternativa!

Agora que você sabe como vender no atacado, chegou a hora de colocar nossas dicas em prática e alavancar o seu negócio. Conheça a Bagy, escolha o plano ideal para você e comece agora mesmo a vender para todo o Brasil!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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