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Plataformas de dropshipping: o que são e como escolher a melhor para o seu negócio!

Por Marina Correa

1 ano atrás
Imagem ilustrativa para melhores plataformas de dropshipping!

Plataformas de dropshipping são ferramentas que permitem criar e gerenciar uma loja que utiliza esse modelo logístico. Ela oferece diversas funcionalidades projetadas especificamente para otimizar os processos de um negócio que funciona sem estoque.

O dropshipping é um modelo logístico que realiza vendas dentro de uma loja virtual, mas sem a necessidade de ter um estoque físico. Essa modalidade se tornou tão atrativa para os lojistas que, com o tempo — e com a necessidade — várias plataformas de dropshipping foram surgindo com vantagens e funcionalidades distintas.

Se você é iniciante no mundo do e-commerce ou deseja começar a empreender em um negócio que não necessita de muito investimento, este artigo foi feito para você! Nele, falaremos um pouco sobre o conceito de dropshipping, apresentaremos as melhores plataformas e muito mais. Acompanhe!

O que é e como funciona o dropshipping?

O dropshipping é um modelo de logística em que o lojista não precisa se preocupar em investir grande quantidade de dinheiro para começar as operações da loja. Isso porque é possível realizar as vendas online sem precisar de um estoque próprio. Mas como isso funciona na prática?

Esse é um modelo em que o seu cliente faz o pedido primeiro e, depois do faturamento, o fornecedor do produto vai enviá-lo até o endereço de quem comprou. Ou seja, todos os processos logísticos — de entrega — são de responsabilidade do fabricante da mercadoria.

Aqui, é interessante pontuar que essa é uma opção de baixo investimento inicial para quem não conta com muito dinheiro para dar o primeiro passo no mundo do empreendedorismo e está começando a investir na divulgação do negócio.

O que são plataformas de dropshipping?

A plataforma de dropshipping é uma ferramenta que permite a criação e o gerenciamento de uma loja que utiliza esse modelo de logística. Ela oferece diversas funcionalidades e recursos projetados especificamente para otimizar e simplificar o processo de execução de um negócio que funciona sem estoque próprio.

Ela é, basicamente, um ambiente em que o lojista consegue realizar diversas ações da loja sem precisar de outras ferramentas. Nela, é possível configurar a loja online, selecionar os produtos dos fornecedores parceiros, processar os pedidos, automatizar algumas tarefas operacionais e muito mais!

Quais são as plataformas de dropshipping disponíveis no mercado?

Existem diversas plataformas de dropshipping disponíveis no mercado que permitem que você encontre os melhores produtos para vender na sua loja sem a necessidade de manter um estoque. Alguns dos principais fornecedores são:

  • AliExpress;
  • CJ Dropshipping by Dropi;
  • Printiful;
  • Bagy;
  • Shopify;
  • Tray.

No decorrer do texto falaremos um pouco mais sobre cada uma delas, mas por enquanto, existem outras informações que você precisa saber sobre dropshipping e as plataformas. Continue acompanhando!

Como escolher sua plataforma de dropshipping?

Você sabe como escolher as melhores plataformas de dropshipping? Não? Então confira algumas dicas a seguir.

Selecione o seu nicho

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo que você tem que tomar é definir o nicho de mercado em que você deseja operar nas vendas de dropshipping. Quando você entende o seu mercado-alvo, consegue escolher uma plataforma que se alinhe às necessidades específicas desse nicho — como alguns recursos específicos ou integrações com fornecedores especializados.

Escolha os fornecedores

Outra iniciativa muito importante para conseguir decidir a melhor plataforma de dropshipping para o seu negócio é a seleção de bons fornecedores. Mas por quê? Porque eles serão não somente responsáveis por fornecer os produtos para a sua loja, mas por armazená-los e enviá-los aos seus clientes.

Por isso, você precisa identificar fornecedores que sejam confiáveis e com os quais você possa estabelecer uma comunicação boa e direta. Também é preciso ficar atento ao fato de que algumas plataformas contam com integrações diretas com alguns desses fornecedores, o que já facilita — e muito — a seleção dos produtos e todo o gerenciamento dos pedidos.

Verifique as integrações

Ao escolher uma plataforma, considere as integrações que ela oferece com outros serviços e ferramentas importantes para o seu negócio. Isso porque quando ela se integra bem com serviços de pagamento, como gateways populares, permite que os seus clientes realizem transações com muito mais conveniência e segurança.

Pense que uma plataforma que oferece integrações robustas, como as com ferramentas de marketing, pode aumentar a eficiência das operações do seu negócio, além de melhorar a experiência do cliente e dar a sua loja uma vantagem competitiva no mercado de dropshipping.

Cheque se oferece uma central de atendimento

Uma central de atendimento eficiente é um dos elementos mais essenciais na decisão sobre a melhor plataforma de dropshipping. Caso você ou o seu cliente tenha algum problema, será necessário entrar em contato rapidamente com ela.

Então, certifique-se de que ela disponibiliza canais de comunicação como e-mail, telefone ou chat online para que você consiga a ajuda necessária imediatamente em caso de algum problema.

Analise os custos envolvidos

Outro ponto que você precisa considerar é o custo da plataforma em relação aos recursos que ela oferece. Compare diversas opções e avalie se o valor cobrado está de acordo com o que você espera obter em termos de suporte e funcionalidades.

Pense na escalabilidade

Imagine o futuro da sua loja online e avalie se a plataforma em questão é capaz de acompanhar o crescimento do seu negócio. Verifique, por exemplo, se ela oferece algum plano de upgrade ou opções adicionais conforme as suas necessidades forem aumentando.

Verifique a reputação da plataforma

Faça uma pesquisa sobre a reputação das plataformas no mercado. Verifique as avaliações de outros usuários e busque por recomendações e feedbacks. Isso ajudará você a ter uma ideia mais clara da confiabilidade e da qualidade da plataforma para criar a sua loja de dropshipping.

Atente-se aos recursos e funcionalidades oferecidos

Avaliar os recursos que as plataformas de dropshipping oferecem também é bem importante. Além das funcionalidades básicas, como criação de layout e processamento de pedidos, verifique se elas oferecem integração com sistemas ERP, recursos de marketing, dashboard para análise de dados, automação de processos e outras funções.

Analise as facilidades de uso

Escolha uma plataforma que seja intuitiva e que ofereça uma navegação mais simples e facilitada. Tudo isso vai permitir que você crie e gerencie uma loja de forma mais intuitiva, sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos mais avançados.

Qual é a melhor plataforma de dropshipping atualmente

Existem algumas opções de plataforma de dropshipping no mercado, como mencionamos anteriormente. A seguir, você confere um pouco mais sobre cada uma delas!

1. Bagy

Além da possibilidade de criar um site de alto rendimento e layout completamente personalizável, também é possível fazer dropshipping com a Bagy por meio da parceria da plataforma com a Dropi!

A Dropi é uma ferramenta que oferece uma intermediação simplificada entre vendedores e fornecedores tanto no Brasil quanto no exterior. Ela é o primeiro aplicativo da América Latina que permite a integração com o CJ Dropshipping e o AliExpress, as principais plataformas de negócios dessa categoria.

Para fazer dropshipping com a Bagy e a Dropi, basta fazer a integração. Depois de criar a sua loja virtual, é só acessar o painel de controle, clicar em “Loja de aplicativos”, pesquisar e selecionar a opção Dropi e escolher “Instalar aplicativo”.

Já no painel da sua conta da Dropi, basta acessar “Configurações”, depois “Integrações” e selecionar a Bagy na lista de aplicativos. Na sequência, cole o token de acesso gerado no painel da Bagy e depois clique em “Conectar”.

2. Yampi

A Yampi é outra opção para criar uma loja de dropshipping gratuitamente. Ela disponibiliza temas prontos e personalizáveis que você pode conectar com canais como Wiio, Nimble e AliExpress.

Esses recursos permitem que você encontre fornecedores e migre produtos para a sua loja com poucos cliques. A cada venda, os pedidos são enviados para o fornecedor internacional automaticamente e é possível integrar o rastreio do item para notificar o seu cliente a cada atualização.

Essa plataforma também disponibiliza um recurso de checkout transparente que pode ser integrado facilmente a outros sistemas de e-commerce, como o Shopify. Essa funcionalidade é importante porque permite a finalização de uma compra dentro do próprio site, sem direcionar o comprador para uma outra página.

Sobre a gratuidade da plataforma, é preciso pontuar que se você optar por esse plano, precisará pagar uma comissão de 2,5% por venda. A boa notícia é que você só paga se vender.

3. AliExpress by Dropi

Essa ferramenta automatiza toda a importação de pedidos realizados no site do AliExpress. Por meio dela, você tem acesso a todo o gerenciamento da loja com sincronização automática na maioria das plataformas de e-commerce — o que economiza o seu tempo e aumenta a produtividade do seu negócio.

Com o Dropi, também é possível importar todas as avaliações, monitorar os preços, manter o status do pedido atualizado, fazer integração com o Google tradutor e muito mais. Além disso, consegue sincronizar todo o estoque com a sua loja, o que evita possíveis erros.

4. Tray

O dropshipping da Tray, uma plataforma de e-commerce brasileira, também tem integração com o AliExpress. Com ela, você tem acesso a diversos produtos e não precisa depender de pedido mínimo para aproveitar preços de atacado.

Aqui, vale pontuar que é preciso pagar pelo uso da plataforma. Os planos podem variar entre R$ 108 e R$ 548 por mês.

5. Oberlo

A Oberlo é uma das principais plataformas de dropshipping e conta com milhões de produtos. Ela é conhecida por conta dos seus recursos flexíveis de gerenciamento de mercadorias e uma interface bastante fácil de usar.

Com a Oberlo, é possível personalizar os detalhes do produto facilmente, importar produtos do AliExpress com poucos cliques e monitorar o desempenho da loja com análises completas. Além disso, ela disponibiliza atualizações automatizadas do inventário e suporta vários idiomas e moedas.

6. Woocomerce

O Woocomerce é um plugin do WordPress para a criação de e-commerces. Para criar a sua loja, é preciso instalar essa ferramenta e depois integrá-la para fazer a gestão de dropshipping.

Ele oferece integração com o programa de afiliados da Amazon e com o AliExpress — o que facilita a sua comunicação com essas duas plataformas para negócios virtuais.

O plugin ainda oferece uma extensão para o Google Chrome e nela é possível ter acesso a fornecedores locais, importar produtos do AliExpress e fornecer o número de rastreio para o cliente.

Vale pontuar que o Woocomerce é gratuito, mas para ter o plugin de dropshipping é preciso pagar um valor de 79 dólares por ano.

7. Printful

Com a Printful, é possível vender produtos personalizados de impressão sob demanda (ou print on demand) com impressão, gravação e até mesmo bordado de maneira rápida para garantir a entrega na data estipulada.

Além disso, também é possível criar designs únicos, ter um processamento a nível global, manter a qualidade dos produtos e sabe o melhor? Tudo isso sem precisar de pedido mínimo — o que evita que o estoque fique parado!

8. Drop Nacional

O Drop Nacional é uma das plataformas de dropshipping mais completas atualmente. Com ele, você consegue trabalhar com fornecedores nacionais que cuidam diretamente de todo o processo logístico.

O aplicativo também oferece gerenciamento próprio para realizar vários pedidos de uma vez só. Além disso, o custo por ele é mensal e é cobrado apenas uma pequena taxa por transação.

9. Shopify

A Shopify é uma das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é plataforma para dropshipping. Além de oferecer uma plataforma segura tanto para os lojistas quanto para os compradores, uma das razões para o seu destaque é a sua loja de aplicativos.

Essa plataforma oferece centenas de aplicativos que facilitam os processos da empresa, como os que são direcionados para pagamento e os que fazem integração com fornecedores.

Atualmente, o plano básico da plataforma custa 19 dólares por mês. Além dele, você pode escolher mais duas opções de contratação: o pacote Shopify e o Advanced. No primeiro, o custo é de 52 dólares por mês e o segundo tem o valor de 399 dólares mensais.

10. Wiio

A Wiio é uma empresa alternativa ao AliExpress com especialidade em oferecer sempre o menor preço para os produtos que você pretende vender. Desde o processo de aquisição dos itens até a entrega, a empresa auxilia o cliente em todas as etapas.

Fazer o dropshipping na Wiio pode ter diversas vantagens porque a plataforma tem diversas colaborações com fornecedores importantes. Isso garante à sua loja itens de qualidade a preços competitivos.

11. CJ Dropshipping by Dropi

Essa ferramenta permite que você automatize a importação de produtos e pedidos feitos pela CJ Dropshipping, uma plataforma chinesa que é líder no dropshipping mundial. Com ela, você consegue gerenciar todos os pedidos da sua loja e fazer os repasses de uma única vez.

Uma das maiores vantagens da CJ Dropshipping by Dropi é que é possível experimentar o plano profissional gratuitamente por 3 dias. Caso você queira assinar a ferramenta depois disso, os preços variam entre R$ 89 e R$ 250 por mês.

Dicas para ter sucesso no dropshipping

O dropshipping pode ser uma estratégia de negócios bem-sucedida quando é gerenciada de uma maneira eficaz. Para conseguir chegar nesse nível, confira algumas dicas a seguir.

Crie boas estratégias de marketing

Para se destacar no modelo de dropshipping, é muito importante que você crie estratégias de marketing sólidas. Para isso, você pode, por exemplo, começar identificando o seu público-alvo e as suas necessidades. Isso vai permitir que você adapte as suas campanhas de maneira eficaz — seja por meio de anúncios pagos, e-mail marketing ou marketing de conteúdo.

Além disso, é imprescindível estar presente nas redes sociais onde o seu público se encontra. Aproveite a oportunidade para interagir com os seus seguidores e manter uma comunicação constante para construir relacionamentos fortes e duradouros.

Faça um bom atendimento ao cliente

Oferecer um atendimento ao cliente excepcional é outro pilar para ter sucesso no dropshipping. Esteja preparado para resolver problemas e lidar com reclamações de maneira eficaz.

Outra estratégia interessante é incentivar o feedback do público para aprimorar o serviço do seu negócio continuamente. Lembre-se que clientes satisfeitos estão mais propensos a deixar avaliações positivas — o que constrói uma reputação sólida para a sua loja e aumenta a fidelização.

Foque na gestão de estoque

A gestão do estoque é outro ponto importante no dropshipping — mesmo que o responsável direto por ele não seja você. Então, manter um monitoramento constante e sincroniza-lo com os seus fornecedores é fundamental para evitar problemas como produtos esgotados ou atrasos na entrega.

A diversificação de fornecedores também pode ser uma estratégia inteligente para diminuir os riscos. Tenha sempre em mente que uma gestão de estoque eficaz garante que os seus clientes recebam os pedidos no prazo. Assim, é possível construir a confiança do seu público e a sua reputação como um vendedor confiável.

Desenvolva uma marca forte

Ter uma marca forte é essencial para qualquer tipo de negócio, mas é primordial para se destacar no mundo do dropshipping. Você precisa fazer as pessoas desejarem comprar os produtos da sua loja e o melhor jeito de fazer isso é investir pesado no desenvolvimento de marca.

Para isso você pode, por exemplo, começar com uma identidade visual consistente com um logotipo atraente e cores que representem a personalidade do seu negócio. Depois disso, desenvolver uma narrativa de marca envolvente também é importante. Tudo isso ajuda a construir uma conexão emocional com os clientes.

Dúvidas frequentes sobre plataformas de dropshipping

Ainda está com dúvidas sobre as plataformas de dropshipping? A seguir reunimos as perguntas mais frequentes sobre esse assunto.

Vale mais a pena utilizar uma plataforma de dropshipping nacional ou internacional?

A escolha entre uma plataforma de dropshipping nacional ou internacional depende de vários fatores, o que significa que não existe uma resposta única para essa pergunta, já que cada opção conta com suas vantagens e desvantagens.

Um dos pontos a serem considerados ao tomar essa decisão é que uma plataforma nacional, por exemplo, tem uma entrega mais rápida, já que os produtos já estão dentro do país e não precisam vir de outro lugar no mundo.

Uma plataforma internacional, por sua vez, conta com preços mais competitivos, maior variedade de produtos e, muitas vezes, permite uma maior flexibilidade para encontrar produtos e maior escalabilidade. Cabe a você analisar os prós e contras para decidir qual é a melhor para o seu negócio.

Existem plataformas de dropshipping grátis?

Sim, existe plataforma de dropshipping grátis. Porém, é importante frisar que, mesmo que você não vá precisar pagar pelo uso dela em si, ainda vai ter que lidar com outros custos para manter o seu negócio de dropshipping funcionando, como a compra de um domínio para o site, hospedagem, marketing e ferramentas de automação.

Quais são as diferenças entre as plataformas de dropshipping?

As plataformas de dropshipping podem variar bastante em termos de funcionalidades, facilidade de uso, suporte e custos. A escolha da plataforma ideal vai depender das suas necessidades específicas, habilidade técnica para lidar com as ferramentas e orçamento.

É preciso considerar todas essas diferenças ao escolher a plataforma de dropshipping que melhor se adapte aos objetivos da sua empresa e do seu modelo de negócios.

Quais são as plataformas de fornecedores dropshipping?

É possível contar com plataformas de fornecedores dropshipping, como a Dropi. Elas oferecem diversas opções de fornecedores de mercadorias em um só lugar e conseguem simplificar o processo de busca para os vendedores.

Quanto custa uma plataforma de dropshipping?

O custo de uma plataforma de dropshipping pode variar de acordo com vários fatores, como a plataforma em si, as funcionalidades que você precisa, o tamanho do seu negócio e as ferramentas adicionais que você decidir utilizar. Além disso, é preciso considerar custos como:

  • taxas da plataforma;
  • hospedagem do site;
  • registro do domínio;
  • custo dos produtos;
  • marketing;
  • ferramentas de automação;
  • taxas de transação.

É preciso ter em mente que o custo total de uma plataforma de dropshipping depende da combinação de todos esses fatores. Por isso, é importante que você crie um plano de negócios e tenha um orçamento definido para determinar quanto está disposto a investir.

Como você pôde perceber, as plataformas de dropshipping podem ser uma ótima oportunidade para começar um negócio com pouco investimento inicial. Com as informações deste artigo, você já tem uma boa base para escolher a que melhor se encaixa no seu negócio e tem grandes chances de ter muito sucesso!

E para começar a sua jornada no dropshipping, saiba mais sobre a Bagy, a plataforma que vai te ajudar a alavancar o seu negócio.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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