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Marketing

Multicanais: veja como criar uma estratégia de venda impecável

Imagem ilustrativa de multicanais

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma estratégia de vendas multicanal é quando você vai até onde o cliente está, estabelecendo um contato da maneira que for mais cômoda e prática. Descubra agora mesmo como fazer isso com as melhores práticas.

Você sabe o que são vendas multicanais? As vendas no comércio — principalmente online — não param de crescer. As mudanças recentes nos hábitos de consumo impactaram não só os consumidores, que agora têm muito mais diversidade para escolher seus produtos, mas afetou positivamente os lojistas, que encontram diversas possibilidades para divulgar seus negócios e aumentar as vendas.

Hoje em dia as pessoas buscam cada vez mais agilidade e praticidade para comprar seus produtos, independentemente de onde elas decidam fazer essa compra — já que elas sabem que canais de vendas disponíveis é o que não falta. Por isso, é preciso que a sua loja esteja presente neles e neste post nós vamos ensinar como isso é possível. Acompanhe!

O que são vendas multicanais?

Uma estratégia de vendas multicanal é, basicamente, ir até onde o cliente está. É chegar até essas pessoas da maneira que for mais cômoda para elas — seja por meio do site da loja online, marketplaces ou aplicativos.

Com as vendas multicanais, o seu negócio terá mais oportunidades de ser visto pelo público. De uma maneira mais prática, significa uma oportunidade de aumento tanto das vendas quanto de clientes interessados em consumir os seus produtos.

Em quais canais as vendas multicanais podem ser feitas?

Existem muitos canais em que a sua loja pode realizar as vendas, mas alguns deles são mais utilizados frequentemente. Confira, a seguir, quais são eles.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima maneira de fazer vendas. Isso porque você pode tanto usar essas plataformas para levar o público para um outro canal — como a sua loja virtual em si — quanto realizar a própria venda pelo aplicativo, como com a sacolinha do Instagram.

E-mail

O e-mail pode ser utilizado para enviar promoções, lançamentos, cupons de desconto e qualquer outro tipo de comunicação que você queira que o seu público tenha acesso. É uma estratégia interessante, visto que a taxa de abertura nesse canal costuma ser alta.

SMS

O SMS — a famosa mensagem de texto — pode até parecer uma tecnologia obsoleta em dias de mensageiros como WhatsApp e Telegram, mas é um ótimo canal para fazer vendas. Por meio dele, você pode enviar um link de compra, por exemplo, ou fazer uma comunicação mais direta.

Marketplaces

Os marketplaces, como o Mercado Livre e a Shopee, são ótimos canais de venda. Isso porque você consegue vender diretamente por intermédio deles e, como muitas pessoas diferentes os acessam diariamente, a sua marca ganhará muito mais exposição.

Qual a diferença entre vendas multicanais, tradicionais e omnichannel?

É muito comum que as pessoas confundam as estratégias de venda tradicional com a multicanais e a omnichannel, mas elas não são todas iguais. As maiores diferenças são:

  • Vendas tradicionais: se concentram em um único canal de venda e tem como base um sistema de distribuição também único;
  • Vendas multicanais: estratégia que foca no produto, mas permite que os clientes realizem a compra em diferentes canais independentes uns dos outros;
  • Omnichannel: estratégia que gira em torno do cliente e não do produto. A ideia é criar uma experiência única em que a integração dos canais permita outras frentes além da venda em si, como atendimento e marketing.

Quais as vantagens de uma estratégia de venda multicanal?

Uma estratégia de vendas multicanal oferece diversas vantagens para o seu negócio. Conheça quais são elas abaixo.

Aumento da credibilidade

Quando a sua marca passa a vender em diversos canais, tanto a credibilidade da empresa quanto o mercado de atuação em que você se insere aumentam. Isso acontece porque o público cria uma relação de confiança com a sua loja online, já que eles passam a consumir seus produtos — e conteúdo — com mais frequência.

Além disso, a presença em diferentes meios de comunicação também pode trazer mais profissionalismo para o seu negócio. O motivo disso acontecer é que os clientes passarão a saber que podem contatar a sua loja de várias formas, o que é o contrário de um atendimento mais amador feito em apenas um canal de comunicação.

Maior taxa de conversão

Quando a sua loja virtual consegue atingir usuários em canais diferentes, a taxa de conversão dessas pessoas também pode aumentar. Nas redes sociais, por exemplo, que são lugares em que muitas informações são compartilhadas o tempo todo, as possibilidades de conquistar novos clientes são muito grandes.

Com a sua empresa aparecendo em diferentes canais, os seus clientes ou o público que acompanha a sua marca pode conferir e comprar os seus produtos em poucos cliques. O mais interessante é que eles podem fazer isso tanto em um smartphone, computador ou qualquer outro dispositivo móvel.

Mais facilidade para colher os feedbacks

Toda vez que pensar no futuro do seu negócio, precisa garantir que os seus produtos continuem sendo atrativos para as pessoas que já são clientes da loja. Uma maneira de preservar a fidelidade e a satisfação desses clientes é ao receber feedbacks.

Essas informações são muito valiosas, já que é por meio delas que conseguimos entender como podemos melhorar e até mesmo se o negócio está no caminho certo. Com uma estratégia multicanal, ficará muito mais fácil se conectar a um número maior de clientes — e, consequentemente, conseguirá ter mais retorno sobre as suas estratégias.

Aumento das chances de fidelização

Com uma marca presente em diversos canais, ficará muito mais fácil criar relações mais duradouras com o seu público. Qualquer estratégia utilizada, como o envio de um cupom de desconto, por exemplo, sendo divulgada no site da sua loja, nas redes sociais e por e-mail tem mais chances do cliente visualizá-la.

Com isso, será possível que o seu negócio esteja sempre interagindo com a sua audiência. Isso consequentemente vai aproximar vocês, o que é muito bom para o aumento do seu ticket médio e do faturamento da loja.

Como criar uma estratégia de vendas multicanal?

Depois de conhecer quais são os canais mais populares e descobrir quais são as maiores vantagens dessa estratégia, chegou o momento de aprender a criar a sua para colocá-la em prática. Confira o passo a passo.

Pense no seu público-alvo

Assim como para qualquer estratégia de marketing, para fazer vendas multicanais é indispensável pensar primeiro no seu público-alvo. Somente com essas informações você conseguirá pensar em soluções mais assertivas.

Por isso, é importante dedicar um tempo para entender quem é o seu público e a sua persona — e, obviamente, onde encontrar essas pessoas. Assim, será possível saber exatamente quais canais eles consomem com mais frequência e ficará muito mais fácil criar campanhas certeiras.

Defina os canais

Depois de descobrir os canais que o seu público utiliza, é preciso decidir em quais deles você vai montar a sua estratégia. O ideal é que a sua loja esteja presente em pelo menos dois deles e que os seus clientes saibam que você está neles.

Realize a integração dos canais

Uma das maneiras mais simples de fazer a integração dos canais que você escolheu é criar conteúdos que guiem a audiência de um para outro. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, você poderia:

  • fazer uma postagem no seu site ou blog sobre o lançamento de uma coleção;
  • enviar um e-mail para divulgar a coleção e, ao mesmo tempo, divulgar o link do post;
  • fazer postagens nas redes sociais para convidar seu público a acessar o post.

Com esses pequenos passos, você conseguirá trabalhar uma mesma campanha em diferentes canais, mas em todos eles vai direcionar o público para o conteúdo central. Essa estratégia simples permite ampliar a visibilidade da marca sem que precise criar uma ação gigantesca para cada um dos canais.

Faça uma análise do comportamento de compra

Independentemente dos canais que escolher para a sua estratégia, aproveite as interações para analisar e entender o comportamento de compra dos seus clientes. Com essas informações, você conseguirá perceber em quais pontos sua empresa está acertando e quais ela pode melhorar. Com esse estudo, você ainda conseguirá entender o momento certo para entrar em contato com os clientes, o que pode ser decisivo para uma compra.

Ofereça informações sobre os produtos

Para que a taxa de cliques seja sempre alta, é preciso atrair a atenção do público. Uma das maneiras de alcançar isso é por meio de informações relevantes sobre os produtos e da criação de conteúdo de qualidade.

Se continuarmos no exemplo da loja de roupas, é muito provável que o público esteja interessado em saber sobre novas coleções, tendências, descontos e assuntos relacionados a esse universo. Então, é preciso que você entenda exatamente o que as pessoas mais buscam na internet para oferecer as melhores respostas por meio de um bom marketing de conteúdo.

Mantenha a sua identidade visual

Manter a identidade visual da sua marca em toda e qualquer estratégia é fundamental. A sua audiência memoriza cores, imagens e todos os outros elementos visuais, então, uma boa parte da presença de marca está ligada à estética da sua loja.

Por esse motivo, sempre que for criar materiais para diferentes canais da sua comunicação, mantenha um padrão na linguagem, no logotipo, no estilo das fotos, nas fontes utilizadas, etc. Lembre-se que isso faz com que o público tenha uma sensação de identificação maior com a sua empresa — além de transmitir muito mais profissionalismo.

Como mensurar os resultados da estratégia?

Com o acompanhamento dos resultados é possível identificar o que deu certo e o que pode ter dado errado na sua campanha multicanal para que as próximas possam ser aprimoradas. Nesse momento, uma das maneiras mais fáceis para mensurar esses dados é questionar o público para saber como essas pessoas conheceram a loja online: se foi pelas redes sociais, por e-mail, indicação etc.

Outra maneira que também funciona é utilizar ferramentas de Big Data e Analytics. Com o uso da inteligência artificial, é possível fazer um acompanhamento mais próximo e obter resultados muito mais precisos.

Como ferramentas tecnológicas podem ajudar?

A tecnologia pode ser utilizada para mensurar resultados de estratégias multicanais por meio de softwares que permitam que você automatize as campanhas e forneçam o acompanhamento dos resultados de maneira eficiente. Isso é possível por conta da coleta e do tratamento dos dados coletados.

Atualmente já existem soluções tanto para a gestão de projetos quanto diferentes softwares que oferecem ferramentas para lançamento de campanhas em vários canais. Para saber o que o público anda falando sobre a sua marca, por exemplo, você pode optar por soluções de social listening e gestão de reputação.

Viu só como é importante fazer vendas multicanais para que o seu negócio cresça mais rápido e conquiste novos clientes? É importantíssimo entender seu público e conhecer os hábitos de compra e de consumo de conteúdo deles para que a sua estratégia seja bem-sucedida.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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