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Marketing boca a boca: ainda é uma boa estratégia?

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
Marketing boca a boca

O marketing boca a boca acontece quando consumidores promovem sua empresa de maneira orgânica na internet. Apesar de ser algo que parte da iniciativa dessas pessoas, há formas de incentivar isso e criar o cenário perfeito para a boa avaliação do seu negócio.

Quantas vezes você já ouviu falar que o marketing boca a boca é a maneira mais antiga de atrair clientes e construir a imagem de marcas? Sem dúvidas, essa é uma afirmação verdadeira. Por mais que estejamos na era digital e tenhamos uma série de recursos à disposição das empresas, o boca a boca ainda é muito valioso.

O ponto principal que torna essa estratégia forte é que se trata de algo totalmente orgânico. Quando uma empresa faz um bom trabalho, as pessoas vão falar disso entre si, o que gera um buzz muito positivo em torno da empresa. Por mais que seja algo natural, é possível trabalhar de maneira estratégica para que o boca a boca se fortaleça.

Neste post vamos mostrar mais sobre esse marketing, como ele acontece e de que maneira otimizar suas estratégias para fortalecer a boa impressão pública sobre a marca. Confira!

O que é marketing boca a boca?

O marketing boca a boca acontece quando pessoas, de maneira orgânica, comentam entre si sobre determinada marca e o bom trabalho que essa empresa faz. Isso acontece de maneira natural, em uma conversa entre amigos ou na mesa de jantar de uma família. O motivo que gera esses comentários é a satisfação com a experiência oferecida.

Portanto, o marketing boca a boca acontece a partir de várias percepções positivas, entre elas:

  • Quando um produto é muito bom;
  • Quando o atendimento em uma loja se destaca;
  • Quando a entrega de um e-commerce é rápida;
  • Quando os preços de determinada loja são abaixo da média.

Esses e muitos outros fatores interferem diretamente na experiência de consumo. Hoje, os consumidores exigem muito mais das marcas, o que faz com que empresas estejam sob avaliações mais rigorosas. Apenas uma coisa não mudou: se a empresa cumpre um bom papel, as pessoas vão falar sobre isso sempre que tiverem oportunidade.

No digital

Com a evolução da forma de se fazer marketing, o boca a boca também precisou evoluir. Se antes as empresas simplesmente faziam um bom trabalho e esperavam que isso gerasse os resultados, hoje são abertos espaços para esses comentários.

Cada vez mais, empresas têm reforçado os comentários positivos sobre seus trabalhos na internet, buscando aquelas avaliações que mais agradam e jogando luz sobre elas. Ou seja, é um trabalho de busca de avaliações e abertura de espaço para que elas ganhem maior repercussão e alcancem mais pessoas.

O que pode ser um engano importante, no entanto, é acreditar que o digital deve concentrar todos os esforços de marketing boca a boca nos dias de hoje. Essa estratégia não se difere de nenhuma outra, ou seja, o digital é só mais um canal em que há a possibilidade de trabalhar, mas não o único possível.

Quais os pontos chave do marketing boca a boca?

Um bom trabalho de marketing boca a boca é construído com uma estrutura de ações essencial para que tudo funcione. Marcas que desejam realmente estar na boca do povo precisam projetar isso. Por mais que o boca a boca seja originalmente algo orgânico, é fundamental pensar no que será apresentado para que esses comentários existam.

Um bom trabalho geral é o ponto de partida, do produto ao atendimento. Portanto, com um monitoramento correto e compreensão do que o público deseja ver, certamente fica mais fácil projetar um boca a boca. Por isso, entenda melhor quais são os pontos chave da estratégia e como as etapas do trabalho são conduzidas.

Pesquisa

O ponto de partida de uma boa estratégia de marketing boca a boca é entender o que realmente gera engajamento com sua audiência. Ou seja, o que as pessoas realmente querem e o que faz com que elas demonstrem sua satisfação para outras?

Uma boa forma de ir atrás dessas informações é fazer uma busca nas redes sociais e entender o que o público está falando sobre você e sobre concorrentes. Assim, dá para avaliar sem muitas dificuldades os motivos de elogios e também as razões de críticas.

É muito importante que essa pesquisa seja feita visando quem realmente constitui seu público-alvo. Do contrário, não faz sentido se preocupar com pessoas que não podem ser consideradas clientes em potencial.

Planejamento

A etapa seguinte é a de planejamento. Se você já sabe o que realmente impacta as pessoas, então é hora de pensar em como adequar a sua empresa ao que o consumidor espera. Se isso é alcançado, o marketing boca a boca é praticamente algo natural.

Divida o trabalho em duas etapas: o que precisa ser otimizado para alcançar o nível de expectativa dessas pessoas e o que deve ser corrigido. É importante que o planejamento vise tanto corrigir problemas (que você detectou em feedbacks e reclamações) quanto propor melhorias.

Planeje a execução desses ajustes dentro de um cronograma de mudanças. Assim, você sabe a partir de quando cada alteração é feita. Isso vai permitir um monitoramento exato do nível de satisfação, garantindo mensuração mais precisa.

Prática

A prática nada mais é do que colocar a mão na massa. Por exemplo, se seu público não está satisfeito com a entrega do e-commerce, agora é hora de buscar novos parceiros logísticos. Tudo que precisa ser feito nessa etapa é ir atrás da solução.

A prática também vai exigir esforços de quem está envolvido no processo, portanto, deixe claro a importância disso. Garantir que haja engajamento da empresa para buscar essas avaliações mais positivas sobre o negócio deve ser uma prioridade.

O marketing boca a boca só acontece se há um trabalho de grande qualidade. Tentar mudar sem um planejamento, ou sem seguir o que foi projetado, vai gerar resultados ruins. Então, muito cuidado na hora de executar o que foi pensado.

Constância

As pessoas vão falar bem da sua empresa para outros consumidores em potencial se um bom trabalho é feito. Porém, elas também vão comentar se há uma queda na qualidade da experiência, o que pode acontecer sem um trabalho que vise constância.

Mudar por mudar e não continuar o bom trabalho é dar um tiro no pé. A falta de constância e continuidade vão resultar em nova queda de qualidade e o que um dia gerou comentários positivos vai se transformar em uma nova onda de insatisfação.

Empresas que querem que o marketing boca a boca seja uma realidade precisam trabalhar continuamente para que a experiência de compra se mantenha no mais alto nível. É isso que separa grandes empresas das que não têm perspectiva de futuro.

Por que vale a pena investir nessa estratégia?

O marketing boca a boca é uma estratégia que traz resultados que realmente se destacam. Entender isso é o grande diferencial para investir nas otimizações e correções necessárias. Quer saber por que vale a pena investir na estratégia? Confira os itens a seguir.

Boa avaliação de mercado

Se mais pessoas falam bem da sua empresa, dos seus produtos e da experiência de consumo que ela oferece, então a imagem desse negócio tende a ser cada vez melhor. O mercado passa a enxergar sua marca como referência, o que só faz com que você possa praticar preços melhores, atrair mais pessoas e expandir.

Capacidade de captar novos clientes

Toda vez que você pensa em comprar um produto, certamente tenta se lembrar do que as pessoas próximas de você falam sobre determinada marca. O marketing boca a boca consiste nessa manifestação orgânica e espontânea baseada em boas experiências. Quando isso acontece com frequência, cada vez mais novas pessoas vão comprar da sua empresa.

Solidez

Há muitos fatores que influenciam na capacidade de uma empresa em se manter firme no mercado, com bom faturamento, lucrando bem e com uma ampla base de clientes. Sem dúvidas, a avaliação dessa marca no mercado é um desses fatores. Portanto, o marketing boca a boca, quando acontece, contribui para a solidez da sua empresa no setor.

Quais as melhores práticas do marketing boca a boca?

Pensar no marketing boca a boca é pensar em como melhorar sua empresa, acima de tudo. Dito isso, há outras boas estratégias que podem ser exploradas. Mostramos as práticas indispensáveis a seguir!

Pense em uma experiência completa

O ponto de partida para o marketing boca a boca é, indispensavelmente, um trabalho visando ampla satisfação do seu público consumidor. Portanto, pense em absolutamente tudo, como:

Se tudo isso funcionar bem, certamente seu consumidor vai gostar muito de ter comprado com a sua empresa. É aí que essas pessoas vão se sentir confiantes para falar bem do negócio e, naturalmente, fazer marketing boca a boca.

Incentive avaliações de produto

Clientes satisfeitos são valiosos para as empresas. Essas pessoas têm grande potencial de dar feedbacks positivos para o seu negócio, o que vai captar atenção e fazer com que outros feedbacks positivos também sejam dados. Para não perder essas oportunidades, no entanto, sua empresa deve incentivar as avaliações na página do produto.

A ideia é, no pós-venda, fazer contatos para perguntar ao seu consumidor o que essa pessoa achou do produto. E então, você pede para que o cliente avalie não só a compra, mas a experiência de fazer negócio com a sua empresa como um todo. Atualmente, 80% dos brasileiros checam avaliações antes de comprar. Ou seja, incentivar esse feedback vai gerar mais vendas.

Dê destaque a feedbacks positivos

Os feedbacks são importantes porque as empresas geram uma relação de confiança com o consumidor. Ou seja, essas pessoas podem falar o que pensam sobre a compra, independentemente se foi ruim. Feedbacks ruins fazem parte e servem de base para correções e melhorias. Já os positivos merecem destaque para gerar marketing boca a boca.

O que sua empresa pode fazer para valorizá-los é dar destaque, publicando prints dessas avaliações nas redes sociais na hora de falar sobre determinado produto ou sobre sua marca, no geral. Portanto, trabalhe sempre para ter uma coletânea de bons feedbacks e fazer com que eles sejam vistos por toda sua audiência.

Criar campanhas de lançamento

O boca a boca também acontece quando uma boa campanha publicitária acontece. Isso gera curiosidade nas pessoas, além do burburinho, o que é chamado de buzz no mundo do marketing. Geralmente, essa movimentação ocorre quando uma grande campanha de lançamento é feita, gerando expectativas no público para o produto em questão.

Então, uma forma de conseguir fazer sua marca e seu próximo produto estarem na boca do povo é criar uma grande campanha de lançamento. Trabalhe para promover o que você vai lançar e tente criar essa grande expectativa. Portanto, atente-se a um ponto importante: não cumprir as expectativas pode ser muito frustrante para seu público!

Como o marketing boca a boca se diferencia da indicação?

Muitas pessoas acreditam que o marketing boca a boca é a mesma coisa que indicação. Por mais que sejam estratégias similares, estamos falando de dois conceitos diferentes. A indicação não é, necessariamente, falar bem de uma empresa. Na verdade, quem indica faz isso porque tem um interesse por trás.

O marketing de indicação consiste em dar incentivos para pessoas que conseguirem trazer um ou mais clientes para o negócio. Esses incentivos podem ser descontos, vouchers, percentual nas vendas, entre outras possibilidades. Ou seja, há a perda do fator orgânico que é uma das principais questões do marketing boca a boca.

É comum incentivar as avaliações e o compartilhamento de fotos de produtos nas redes sociais dentro da estratégia de boca a boca. Portanto, nesses casos, a empresa não entrega nada em troca.

Como monitorar os resultados do marketing boca a boca?

É possível mensurar o marketing boca a boca de maneira precisa, principalmente se você quer descobrir o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa. Para isso, um dos melhores recursos hoje em dia é monitorar as redes sociais e pesquisar termos específicos que tenham relação à sua marca.

Por exemplo, você pode pesquisar o nome da empresa, o nome de alguma ação de lançamento ou até mesmo o nome de um produto. Assim, é mais fácil saber o que as pessoas têm falado nas redes sociais e em plataformas de avaliação. Fazer isso permite detectar se há uma inclinação a não só falar bem, mas também recomendar o que você vende e sua empresa.

Trabalhar com o marketing boca a boca custa praticamente nada e ainda garante que pessoas estejam o tempo todo promovendo sua empresa de maneira orgânica. Essa é a manifestação mais sincera e melhor recebida pelo público geral. Então, siga as dicas deste post e trabalhe para gerar cada vez mais bons comentários!

Sabe o que é bom para gerar um bom marketing boca a boca para a sua empresa? ter um diferencial competitivo. Aproveite e saiba mais sobre o assunto!

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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