O frete grátis pode ser uma estratégia muito eficiente para um e-commerce que quer vender mais. Mas se não for usado com planejamento, o prejuízo pode ser grande para uma loja. Neste artigo apresentamos tudo o que você precisa saber para criar uma oferta de frete grátis boa para o seu cliente e para o seu negócio!
A definição dos preços de um e-commerce é um trabalho fundamental para quem quer ter sucesso a longo prazo, certo? Desde como calcular preço de venda de um produto até mesmo os valores para a entrega daquele item. Todos esses fatores fazem uma enorme diferença na hora de conseguir atrair mais clientes. Mas será que estratégias como o frete grátis podem mesmo gerar mais vendas?
Afinal, qual consumidor que não quer um preço mais competitivo ou não pagar nada pela entrega? Mas o lojista precisa ter muito cuidado ao oferecer a entrega gratuita para os seus clientes. Além disso, será que essa estratégia realmente pode fazer uma diferença em busca de mais conversões? E qual é o momento ideal para utilizar essa oferta do jeito certo?
O que acha, então, de esclarecer todas essas dúvidas? Preparamos este artigo completo para que você entenda como o frete grátis pode ser muito vantajoso para a sua loja se for bem aplicado nas estratégias de venda. Continue a leitura e descubra como fazer!
Os clientes se sentem atraídos pelo frete grátis?
Antes de mais nada, é preciso entender o que o consumidor procura, não é mesmo? E você não precisa ter nenhuma dúvida: o frete grátis é uma das ofertas mais procurada no Brasil. E o mercado por aqui já entendeu isso, como mostra o 43º relatório Nielsen Webshoppers, em que o número de compras com a ausência de pagamento da entrega aumentou de 43% para 50% entre 2020 e 2021.
O mesmo estudo mostra que 8 em cada 10 brasileiros preferem o frete grátis como promoção oferecida por alguma loja, enquanto outros 23% já ficam bastante satisfeitos com um desconto nessa taxa de entrega. Essa experiência costuma ser tão eficiente que o índice de reclamação após uma compra com frete grátis é de apenas 5,9% entre os consumidores.
A conta é simples: quanto maior o valor para a realização da entrega do produto, maior é a chance de uma reclamação futura sobre a compra. Isso significa que o consumidor que recebe o benefício já começa a ter uma experiência mais positiva na sua jornada de compra. As transações que geraram fretes acima de R$ 199,99 resultaram em uma taxa de reclamação de 15,7%.
Ou seja, oferecer o frete grátis na sua loja pode ser muito eficiente não apenas para atrair mais clientes. O recurso pode ser utilizado como forma de criar a relação mais próxima com o consumidor a partir de uma experiência satisfatória de compra. Além disso, muitas vezes o simples anúncio dessa oferta pode ser o suficiente para conseguir uma conversão. A ideia é utilizar esse recurso como mais uma estratégia de venda.
Por que oferecer o frete grátis?
Mas, na prática, quais são os benefícios de oferecer o frete grátis na sua loja?
Satisfação do cliente
Como mostramos acima, o cliente fica muito mais satisfeito quando não precisa pagar pela entrega do produto. Em um cenário repleto de concorrentes, ter uma relação positiva com o consumidor após uma experiência de compra pode ser um diferencial competitivo importante. Quanto mais satisfeito, maiores são as chances de retornar e comprar na sua loja novamente.
Mais receita para a loja
Aquele cliente que estava na dúvida entre comprar ou não um produto pode ser atraído pela oferta do frete grátis. Isso pode ser fundamental para aumentar as suas vendas ou até mesmo o ticket médio da sua loja, dependendo da estratégia adotada. No fim, utilizar essa estratégia com planejamento e equilíbrio vai resultar em mais receita para o seu negócio.
Mantém a sua loja competitiva
Outro ponto importante de utilizar a estratégia de frete grátis é manter o seu negócio competitivo. Cada vez mais são os mínimos detalhes que fazem uma boa diferença na hora de fechar uma venda. Se você cria um planejamento interessante para a sua loja e para o seu cliente, a oferta de entrega gratuita vai gerar mais motivos para os consumidores comprarem com você do que com seus concorrentes.
Reduz o abandono de carrinho
Não é frustrante quando o cliente navega pela sua loja, escolhe uma série de produtos e desiste na hora de fazer o pagamento? Uma das causas mais comuns para o abandono de carrinho é justamente o preço da entrega. Com o frete grátis, isso pode ser reduzido consideravelmente, aproveitando o ânimo do consumidor para finalizar aquela compra e retirando qualquer obstáculo para a venda.
Quais os cuidados com o frete grátis para a sua loja?
Além dos benefícios, existem alguns pontos de atenção com essa estratégia. Que tal conhecer mais sobre eles?
Alguém precisa pagar a conta
Não existe almoço grátis e muito menos entrega grátis, não é mesmo? Alguém precisa pagar a conta para que o cliente receba o benefício. Isso significa que a sua loja pode ter uma margem menor de lucro ou até mesmo precise aumentar um pouco do valor dos produtos. Sem organização, o frete grátis pode acabar se tornando um custo muito elevado para o seu negócio, especialmente no longo prazo.
Mais custos do que o planejado
Além de ser uma conta que precisa ser paga por alguém, o frete grátis pode gerar alguns custos extras para o seu negócio. A troca dos produtos, por exemplo, é uma dor de cabeça que pode existir se esses clientes não estiverem satisfeitos com a compra. Caso ele precise pagar pela devolução, isso pode resultar em uma insatisfação ainda maior. A outra opção é absorver ainda mais custos para as suas contas.
Perda do diferencial
Quando essa estratégia não é utilizada com cautela e planejamento, pode acabar se tornando uma dor de cabeça para a sua loja online. Oferecer frete grátis sempre e em qualquer situação pode acabar representando a perda do diferencial do seu negócio. Afinal, o cliente já está acostumado a não desembolsar nada além do preço do produto, o que vai ser um problema quando precisar cobrar pela entrega.
Vale a pena oferecer o frete grátis?
Agora que você já sabe quais são os benefícios e os pontos de atenção dessa estratégia, afinal, vale a pena oferecer o frete grátis? Essa é uma pergunta que não tem uma resposta definitiva. Cada situação precisa ser analisada individualmente para definir se a entrega gratuita é válida ou não. Ainda mais importante é construir um planejamento que permita definir o melhor momento para usar essa técnica.
Como oferecer frete grátis?
Apesar dos inúmeros benefícios, oferecer o frete grátis não é uma tarefa tão simples para qualquer negócio, especialmente aqueles menores. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a definir os critérios para oferecer esse benefício sem que ele prejudique a sua loja e entender se realmente vale a pena oferecer o frete grátis ou não. Confira!
Avalie os custos
O primeiro passo é analisar todos os custos envolvendo as suas operações. Desde o preço para adquirir o produto, o contrato com o fornecedor, a margem de lucro, os custos logísticos e até mesmo o ticket médio dos seus clientes. Nenhuma ação de frete grátis pode ser lançada sem que todas essas questões sejam esclarecidas, já que são elas que vão orientar as suas estratégias.
Quer um exemplo? Se a sua margem de lucro já é bastante apertada, talvez seja viável abrir mão do que recebe. Ao mesmo tempo, pode ser interessante negociar com o seu fornecedor um desconto para entregas de mais itens, ou seja, exigindo um volume mínimo de produtos no carrinho para que o cliente ative a entrega gratuita. Mas essas decisões só podem ser tomadas com a análise de todos os custos.
Análise os seus concorrentes
Não dá para pensar em criar uma estratégia de frete gratuito sem analisar quem está competindo com você por aquele consumidor. Por isso, entenda quais são as ações e campanhas dos seus principais concorrentes em relação a entrega. Em alguns casos, essa pode ser uma dor do cliente e a oferta de frete grátis pela sua loja se justifica, mesmo que isso represente uma margem menor de lucro.
Como o volume de vendas vai aumentar a partir da atração dos clientes insatisfeitos com os seus concorrentes, a conta pode ser fechada positivamente. O ideal é analisar essas informações para ter certeza de que o seu esforço é, de fato, válido para conquistar os consumidores. Caso contrário, pode ser interessante usar outras estratégias para fechar mais vendas.
Não crie dúvidas para os clientes
Outro aspecto importante dentro de qualquer campanha de frete grátis é a transparência e a clareza da oferta. De nada adianta atrair o consumidor com um anúncio chamativo, mas colocar as famosas letras miúdas na hora de definir o pagamento. Isso pode acabar se tornando um problema, prejudicando toda a experiência de compra do cliente e reduzindo as suas chances de fechar a venda.
Defina um objetivo com a oferta
A oferta de frete grátis não pode ser feita apenas para seguir uma tendência do comportamento do consumidor. É necessário definir um objetivo para que os próximos passos sejam tomados. Imagine que a sua loja está precisando fidelizar a sua base de clientes. Nesse caso, é interessante criar uma campanha de frete grátis que incentive a recorrência nas compras ou até mesmo um programa de fidelidade.
Agora se a ideia é atrair novos clientes, por que não usar datas marcantes, como o dia do frete grátis ou a Black Friday, para fazer essa promoção? Ter uma meta clara vai ajudar a escolher os próximos passos e garantir que a oferta realmente seja atrativa para o cliente, mas sem prejudicar a sua loja.
Escolha uma estratégia para a oferta do benefício
O último ponto, mas um dos mais importantes, é definir uma estratégia para a oferta da entrega gratuita. Como falamos mais acima, simplesmente entregar sem cobrar nada pode ser um erro grave para os cofres da sua loja. Por isso é fundamental que você defina um planejamento estratégico para que essa tática não acabe se tornando prejudicial para o seu negócio.
A boa notícia é que existem muitas saídas para oferecer esse diferencial de forma estratégica para um e-commerce. A campanha pode ser feita para aqueles que comprarem acima de um determinado valor — normalmente acima do ticket médio — ou para produtos específicos em que você consegue melhores termos com o seu fornecedor. Mas não se preocupe: no próximo tópico você vai entender como definir essa estratégia.
5 tipos de campanhas para frete grátis que vão te ajudar a vender muito mais
Mas quais campanhas específicas para frete grátis podem ser utilizadas? Listamos algumas ideias que vão ajudar você a vender muito mais, confira!
Frete grátis a partir de um determinado valor
Lembra que mais acima falamos sobre a importância de ter dados em mãos para tomar as decisões? Com o ticket médio da sua loja, você pode criar uma ação de frete grátis para clientes que comprarem acima de um determinado valor. Caso os gastos em uma compra sejam, em média, de R$ 30,00, colocar uma promoção que exija compras acima de R$ 50,00 oferece uma margem de lucro significativa para a sua loja.
Pode parecer repetitivo, mas é sempre bom ressaltar: cuidado para não acabar criando um problema. Caso seja preciso alcançar um valor muito alto para que a oferta compense para a sua loja, um preço mínimo elevado pode acabar assustando o consumidor. É preciso levar em consideração o perfil do seu público e mesmo o seu comportamento de gastos, um valor acima do comum pode afastar a venda.
Frete grátis para determinados produtos
Outra campanha interessante para oferecer frete grátis aos seus clientes é determinar alguns produtos participantes. Afinal, a margem de lucro e até mesmo as taxas envolvendo a entrega podem variar de acordo com cada item, não é mesmo? A ideia aqui é fazer uma lista com produtos do seu portfólio que permitam oferecer esse benefício sem prejudicar as finanças da sua loja.
Podem ser produtos que você conseguiu por preços mais baixos com o seu fornecedor ou até mesmo itens em que a transportadora consegue fazer por um valor menor. O objetivo é encontrar situações em que o frete grátis gere um atrativo para o cliente e, ao mesmo tempo, não tenha um impacto tão grande na sua loja.
Frete grátis para localidades específicas
Oferecer frete grátis para todo o Brasil não é uma tarefa tão simples, certo? Com a logística no país, algumas regiões acabam resultando em custos maiores para o lojista. Isso não significa que você não possa realizar campanhas esporádicas para determinadas regiões. Encontrou um fornecedor que faz preços atrativos para entregar em São Paulo e a sua base é relevante na região? Faça essa oferta!
Outra opção é começar a expandir o seu negócio para regiões que não tem tantos clientes e oferecer frete grátis durante um mês para CEPs daquele estado ou cidade. Tudo isso ajuda a construir uma série oportunidades que a sua loja nem mesmo imaginava. Uma primeira impressão construída com uma oferta de frete grátis? Tem tudo para ser uma relação duradoura!
Frete grátis para primeira compra
Por falar em primeira impressão, outra opção de campanha de frete grátis pode ser destinada para quem ainda não fez nenhuma compra na sua loja. Quem for fazer a primeira compra tem esse benefício, o que inclusive pode impactar no ticket médio desse consumidor, que pode aproveitar a oportunidade para selecionar mais itens antes de fechar a compra e aproveitar essa vantagem.
Frete grátis em datas específicas
Datas específicas do comércio também são boas oportunidades para quem quer iniciar uma campanha de frete grátis. Pode ser no Natal ou na Black Friday, aproveitar um momento em que os consumidores já estão mais dispostos a comprarem é excelente para oferecer esse adicional e aumentar ainda mais as suas chances de conseguir uma venda.
Uma dica para essa campanha é identificar períodos do ano em que as suas vendas costumam ser mais baixas. Ache essa data do ano, junte com um dia que já seja conhecido pelo consumidor e crie uma oferta de frete grátis para aquele período. Isso pode ajudar a reduzir o impacto da sazonalidade na sua loja.
Apesar de muito eficiente para conseguir mais vendas, o frete grátis não pode ser utilizado de qualquer jeito. Com o planejamento adequado, é possível criar as estratégias ideais para o seu negócio: mais clientes satisfeitos e mais lucros para a sua loja. Não se esqueça: analise muito bem cada situação para oferecer apenas o que não vai prejudicar os seus resultados lá na frente!