Está pensando em abrir uma loja de umbanda? Para isso é preeciso conhecer sua persona, ter um catálogo de produtos, bons fornecedores, escolher uma plataforme de e-commerce, criar uma identidade visual e divulgar sua loja.
Abrir uma loja de umbanda pode ser um negócio muito lucrativo para você. Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas fazem parte dessa religião e buscam materiais para poder realizar as suas práticas.
Dessa forma, com o aumento na procura de materiais, fica mais fácil para as pessoas empreenderam nesse ramo e assim lançarem seus negócios.
Mas, para montar uma loja de artigos religiosos da umbanda, é necessário muito planejamento para ter um bom controle das suas vendas. Além disso, quem monta esse negócio de forma online, consegue iniciá-lo com um custo inicial mais baixo e fazer mais vendas pelo Brasil.
Sendo assim, se esse modelo de negócio é algo que interessa a você, continue lendo este artigo porque vamos mostrar como as lojas de umbanda funcionam e de que forma você consegue montar a sua!
O que é uma loja de umbanda?
Uma loja de umbanda nada mais é do que uma loja que vende artigos religiosos dessa religião. A partir dele, é vendido produtos utilizados em terreiros de umbanda, cultos dos orixás e também pelos próprios umbandistas.
Sendo assim, itens como velas, incensos, cristais, ervas, imagens de santos, entre outros são produtos que costumam ser vendidos nessas lojas e muito utilizados pelos seus praticantes.
O que preciso para montar uma loja de umbanda?
Para conseguir iniciar a sua loja de artigos religiosos da umbanda, é preciso muito planejamento e conhecimento acerca dos produtos vendidos e do público que costuma comprá-los.
Além disso, também é necessário ter um valor guardado para investir na loja e começar a montar seu estoque de produtos.
Geralmente, as lojas de umbanda, tanto física quanto online, precisam pensar nos seguintes itens no momento de abrir sua loja:
- Nome e identidade visual da loja;
- Estoque de produtos religiosos;
- Uma boa conexão com a internet da região;
- Equipamentos eletrônicos, como computador e impressora;
- Cenário decorado para tirar fotos ou apresentar os produtos.
Caso você queira montar uma loja física, precisará ainda buscar um local em uma boa região além de contar com alguns funcionários, como um atendente ou uma pessoa para ficar no caixa da loja.
Por outro lado, caso você só queira abrir um negócio na internet, precisará encontrar uma boa plataforma de e-commerce, investir em embalagens bonitas para embalar os pedidos dos clientes e ter um bom sistema de entrega dos pedidos.
Loja de umbanda: vale a pena?
Na hora de abrir uma loja de artigos religiosos, muitos empreendedores podem ficar com medo desse modelo de negócios não dar certo. Porém, no Brasil, o mercado de produtos religiosos tem uma grande relevância para o público.
Segundo dados do último Censo Demográfico do IBGE, dos mais de 40 grupos religiosos existentes no Brasil, a Umbanda fica em quarto lugar da colocação, atrás apenas do catolicismo, evangelismo e da religião espírita.
Dessa forma, devido ao número de adeptos e praticantes da umbanda no Brasil, a necessidade por itens religiosos é muito grande, já que na maioria dos seus rituais é utilizados itens como velas, porta-velas, incensos, entre outros produtos que ajudam a prática.
Por conta disso, investir em uma loja de umbanda de forma bem segmentada e criando soluções personalizadas para seus clientes, pode fazer com que o negócio seja altamente lucrativo e consiga crescer no mercado.
Como abrir uma loja online de umbanda
Agora que você já sabe que uma loja de umbanda dá resultado e pode ser muito lucrativa, chegou o momento de saber como abrir essa loja na prática. Para ajudar você com isso, separamos abaixo alguns passos para abrir essa loja de forma online.
Ao abrir uma loja virtual, você consegue alcançar pessoas de diversas localidades e assim manter um bom número de vendas. Além disso, a falta de um espaço físico faz com que os custos para manter o negócio sejam mais baixos.
Sendo assim, confira a seguir o que você precisa fazer para abrir uma loja de artigos religiosos da umbanda de sucesso!
Conheça sua persona
A primeira coisa que deve ser feita ao abrir seu negócio é conhecer a sua persona. Uma persona é um perfil do seu cliente ideal. A partir dela, você vai definir os principais hábitos, características e comportamentos do tipo de pessoa que compraria de você.
Ao fazer isso, fica muito mais fácil para atingir e vender para esse público, porque você conseguirá criar uma comunicação que fará ele se sentir em casa quando acessar a sua loja virtual.
Elabore um catálogo de produtos
Ao conhecer melhor a sua persona, você saberá que tipo de produtos ela mais busca nas demais lojas de umbanda para assim poder elaborar um catálogo de produtos que ofereça o que ela necessita.
Pode ser que o seu perfil seja mais simples e só compre produtos mais básicos, mas você também pode atender um público que gosta de itens diferenciados e que são mais difíceis de encontrar nas lojas.
Dessa forma, ao conhecer essas características da sua persona, você conseguirá criar um catálogo de produtos atrativo para esse perfil de cliente.
Para criar o catálogo, você pode pesquisar os produtos vendidos em outras lojas e ler os comentários de clientes para encontrar algum produto que elas peçam muito. Você pode separar o que encontrou em uma planilha para assim definir o que venderá na sua loja.
Procure os fornecedores
Com o catálogo pronto, chegou o momento de você buscar os fornecedores que conseguem oferecer a você produtos de qualidade para fazer parte da sua loja virtual.
Para encontrar os fornecedores, você pode fazer uma simples busca na internet, onde é possível encontrar vários deles. Outra forma de achá-los é procurar nos rótulos de produtos religiosos o nome da empresa que o fabricou e depois buscar o contato dela.
Nessa etapa, é interessante que você converse com os fornecedores e veja se tem alguma forma deles enviarem uma amostra do produto. Assim, você pode conferir se eles têm qualidade antes de realizar o pedido de uma grande remessa.
Escolha uma boa plataforma de e-commerce
Para abrir uma loja online, você precisa escolher uma plataforma de e-commerce, que basicamente é o local onde você criará a sua loja virtual e poderá gerenciá-la.
Na hora de realizar essa escolha é importante se atentar às funcionalidades que a plataforma oferece e o seu valor de uso.
Aqui é interessante que você estude as funcionalidades de diversas plataformas e escolha aquelas que você precisa ter acesso. Dessa forma, se torna mais simples escolher a ideal para o seu negócio.
Abra a sua empresa
Para realizar a venda de qualquer tipo de produto no Brasil, é necessário que você emita nota fiscal sobre a venda. E para realizar isso, você precisa abrir uma empresa e formalizar o seu negócio.
No Brasil existem diversas formas de formalizar sua empresa. Mas, geralmente, quem inicia um negócio, começa a se formalizar como MEI, que é uma modalidade mais simples.
Geralmente, o processo de abertura de empresa é um pouco complicado, por isso sugerimos que você busque uma contabilidade de confiança para orientar você. Dessa forma, você evita dores de cabeça no futuro e consegue ter seu negócio regularizado sem maiores problemas.
Crie sua identidade visual
Com seu negócio formalizado, você precisará desenvolver uma boa identidade visual para que ele se destaque frente à concorrência.
Esse processo é fundamental pois é a partir da sua marca que você se torna conhecido e faz com que seu público consiga reconhecer melhor a sua loja de umbanda entre as demais que existem.
Para criar a sua identidade visual, você pode se aventurar e utilizar ferramentas simples, como o Canva, para criar uma logo e uma paleta de cores para o seu negócio.
Mas, caso você queira iniciar o seu negócio de forma profissional, pode contratar um designer para fazer a sua identidade visual.
Divulgue seu negócio
Além da identidade, também é fundamental que você faça um bom marketing a partir das redes sociais. Geralmente, canais como Instagram, TikTok e Youtube costumam ser os melhores para a venda de artigos religiosos.
Mas, para fazer um bom marketing nesses canais, é interessante que você estude um pouco sobre a estratégia de marketing de conteúdo para assim utilizá-las de forma estratégica e que alcance resultados para você.
Além disso, por mais que existam diversas redes, é recomendado que você inicie a sua estratégia focando em apenas uma ou duas redes sociais. Assim, você conseguirá desenvolver um marketing de qualidade e criar uma audiência mais fiel a marca da sua loja de umbanda.
Mas, para potencializar as suas vendas, você pode ainda unir as redes sociais com a sua plataforma de e-commerce!
Plataformas como a Bagy permitem que você integre seu Instagram com sua loja virtual e assim consiga gerenciar melhor suas vendas.
Além disso, conosco você tem mais chances de acessar o Instagram Shopping, uma funcionalidade promovida pela rede social que permite que você divulgue seu catálogo de produtos no seu perfil.
Para conseguir acessar tudo isso e muito mais, conheça a Bagy e tudo o que podemos oferecer para a sua loja de umbanda bombar e ter muitas vendas!