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Produtos e Nichos

Aprenda a montar do zero sua loja de produtos de cabelo

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de loja de produtos de cabelo

O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos de cabelo do mundo, por isso montar uma loja online especializada nesse segmento pode ser um negócio extremamente rentável para o empreendedor digital desde que ele siga alguns passos.

Caetano Veloso já declarou sua paixão pelos cabelos cacheados ao compor a música “Debaixo dos caracóis de seus cabelos”. E Sandra de Sá, também cantora, já refletiu sobre o poder dos cabelos afro na canção “Olhos Coloridos”. Apenas com esses dois exemplos já conseguimos ver que os cabelos são os queridinhos do público brasileiro. 

O amor pelos cabelos está nas músicas e, inevitavelmente, na moda. Sempre ouvimos falar de um novo lançamento capaz de revolucionar o setor de acessórios de cabelo, não é verdade? E as novidades acabam agradando às mulheres e, também, às meninas. 

Além das referências na música, é importante ressaltar que, segundo pesquisa da Forbes Brasil, revista especializada em economia, o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e cuidados pessoais do mundo. Por tudo isso, é um ótimo negócio investir para montar uma loja de produtos de cabelo. 

Se você pretende investir nesse nicho de loja de produtos de cabelo online, este texto é para você! Vamos te oferecer dicas incríveis capazes de te ajudar a estruturar seu negócio com o maior número de acertos. Confira!

O que é uma loja de produtos de cabelo?

Uma loja de produtos de cabelo é um negócio especializado em oferecer as melhores soluções para todos os tipos de cabelo. O empreendedor que cuida desse tipo de empresa deve sempre estar atento aos maiores, e melhores, lançamentos do setor. 

Segundo dados da Kantar Wordpanel, em 2018 somente o Brasil movimentou cerca de 8 bilhões de reais em shampoos, cremes, finalizadores e tinturas para cabelo. E, já não é de hoje que sabemos o quanto as pessoas andam buscando por soluções que facilitem suas vidas e as lojas virtuais são exemplos disso.

Saber como trabalhar corretamente um e-commerce especializado em produtos de cabelo é um diferencial que você pode trazer para o seu negócio. E, não se preocupe, existem muitos subnichos quando o assunto é produtos de cabelo. Você pode se especializar em um ou, em vários. Vamos conversar mais sobre isso adiante.

O que faz parte deste tipo de loja?

A variedade de produtos de cabelo que podem ser vendidos em uma loja online é praticamente infinita. Por esse raciocínio, escolher com qual público você deseja conversar, pode ser interessante pensar com qual assunto você tem mais intimidade. Se especializar de maneira positiva acaba interferindo, inclusive, na gestão de seus lucros. 

Por exemplo, se o seu cabelo é afro, pode ser interessante se especializar nesse assunto. Ou, se você curte cabelos curtinhos, existem produtos direcionados para este tipo de corte e estilo que você pode vender em sua loja online de produtos de cabelo. Se especializar não é ruim e pode, inclusive, garantir a prosperidade de seu negócio. 

Apenas para dar alguns poucos exemplos do que você pode vender em sua loja de produtos de cabelo: escovas para várias texturas de cabelo, finalizadores, cremes, shampoos, condicionadores, elásticos de cabelo de diversos tipos, tinturas de infinitas cores, sprays… Ufa, aqui o céu é o limite! 

Por que montar uma loja de produtos para cabelo?

Segundo especialistas ouvidos pela revista Vogue Brasil, nós devemos lavar os cabelos cerca de três vezes por semana. Somente nessa operação, um consumidor médio precisa ter por perto um shampoo, um bom condicionador e um creme para pentear que atenda às suas necessidades. Ou seja: existe uma demanda constante por produtos para cabelo, certo?

E você precisa estar pronto para atender a esta demanda! Mas, diferente das grandes varejistas especializadas em cosméticos, no seu e-commerce o consumidor poderá escolher quais as melhores soluções para suas necessidades no conforto do seu ler sem, nem mesmo, sujar os cabelos com poluição para adquirir os melhores lançamentos desse segmento! 

Brincadeiras à parte, um bom motivo para te incentivar a montar uma loja especializada em produtos de cabelo é o fato de que, além de bons produtos, você será capaz de oferecer uma boa usabilidade dentro de seu site. Isso garante o retorno dos clientes satisfeitos! 

Como abrir uma loja de produtos para cabelos?

Depois de todas essas informações prévias, é hora de fazer o melhor penteado para colocar a mão na massa para aprender a abrir uma loja de produtos de cabelo. Vamos descobrir quais são os maiores segredos desse ramo de negócios? Veja só! 

Defina o público-alvo

Agora que você já amadureceu a ideia de abrir uma loja de produtos para cabelo, pode ser interessante começar uma boa pesquisa de negócios. Após fazer este passo,você pode começar a pensar em estratégias capazes de inserir sua marca onde você deseja estar. Um plano interessante para esse momento pode ser trabalhar com marketing de comunidade

Esse tipo de estratégia te ajuda a se posicionar enquanto autoridade dentro da comunidade onde você deseja deseja estar. Mas, para isso, pesquisa de público e de mercado é fundamental.Só a partir disso você poderá dar os próximos passos com mais segurança. 

Faça um orçamento

Conhecendo seu público você automaticamente saberá quais os produtos são mais adequados de serem vendidos dentro de sua loja de produtos de cabelo. Por exemplo, você não vai vender uma tinta de cabelo escura para mulheres que gostam de ser loiras, correto? 

Fazer um bom orçamento garante a saúde financeira de sua empresa e também pode te ajudar a saber qual produto é melhor para ser vendido na crise. Produtos de cabelo também são produtos de primeira necessidade porque colaboram com a higiene pessoal das pessoas. 

Uma dica extra neste tópico: guarde todos os orçamentos que você fizer em planilhas. Com tudo organizado, você será capaz de prever comportamentos de mercado e ficará mais fácil se organizar para grandes ações promocionais.

Estude o mercado

Falamos ainda a pouquinho que é importante estudar o consumidor e os fornecedores, certo? Mas, também é muito importante estudar o mercado se você deseja abrir uma loja de produtos de cabelo. O varejo digital também é movido por novidades, por demanda e oferta e por precificação. 

E você precisa estar atento ao que está acontecendo ao seu redor. Focar no crescimento sustentável de sua empresa é fundamental. Mas, também é indispensável pensar sobre o que acontece ao redor de sua marca. Por exemplo: prestar atenção ao que a concorrência está fazendo. Desse modo, você pode antecipar tendências e se aproveitar disso para vender mais!

Mapeie os produtos mais vendidos

E, por falar em concorrência, é muito importante prestar atenção aos produtos que mais são vendidos em cada segmento. Nesse sentido, contar com ferramentas de análise e busca pode ser interessante. Nesse texto, vamos destacar o Google Trends

Essa ferramenta oferece dados de busca que podem te ajudar a entender quando um determinado produto foi mais buscado e como o varejo se comportou diante disso. Outra forma de mapear os produtos mais vendidos e trazer as novidades para sua loja de produtos de cabelo é prestar atenção nos desejos das pessoas que interagem com as redes sociais.

Legalize o negócio

Se você realmente deseja abrir uma empresa que trabalhe com produtos de cabelo, é importante já ir se preparando para legalizar seu negócio. O ato de formalizar sua firma só traz benefícios para seu empreendimento, já que oferece segurança para o empresário, para os clientes e para os futuros funcionários que vierem a ser contratados. 

Saiba que uma empresa legalizada é uma empresa confiável. E toda essa confiabilidade pode, inclusive, afetar nas métricas de suas vendas. Os produtos para cabelo que você oferece se tornarão mais confiáveis, inclusive, porque você poderá emitir documentos legais na hora da compra. 

Um e-commerce formalizado é bom, inclusive, para a otimização e segurança dos processos de gestão, que são vários. Com os impostos em dia, fica mais fácil, inclusive, manter uma boa relação com bancos e financiadores. Isso é importante para quando você decidir por expandir seus negócios. Então, invista na legalização! 

Analise a concorrência 

Analisar a concorrência é importante porque ajuda a entender o que está acontecendo no seu ramo de negócios especializado em produtos de cabelo. De vez em quando, tire um tempo em sua rotina para observar o que marcas que vendem produtos similares aos seus estão fazendo.

O que estão vendendo? Quais as condições de pagamento e entrega? O que postam? Esses indicadores podem te ajudar a ser criativo na hora de competir pelos melhores clientes. Sabendo o que estão vendendo pode te ajudar a trazer novidades. Saber sobre pagamento e entrega te permite pensar em melhores soluções. Ver o que postam te ajuda a fazer diferente!

Garanta uma boa estrutura

Garantir para sua loja online especializada em produtos de cabelo uma boa estrutura de operacionalização é algo interessante a ser pensado em todos os passos da jornada do cliente. Ter uma loja com boa aparência e usabilidade, um estoque organizado, um setor comercial ágil, entrega responsável e redes sociais ativas ajudam a manter a operação sadia. 

Todo esse planejamento operacional te ajuda a minimizar gastos desnecessários, retrabalhos e problemas de relacionamento com seus clientes. Ninguém quer ser visto como uma loja online que não entrega o que promete, certo? Então, cuide com carinho de cada um desses processos e de todos os outros que estejam envolvidos. 

Pensar em boas práticas para gerenciar sua loja de produtos de cabelo te ajuda a não perder vendas e faz de você uma autoridade no seu ramo de atuação. Já que o negócio de produtos de cabelo é promissor, invista em uma boa estrutura! 

Faça boas parcerias

Produtos de cabelo estão diretamente ligados a bem estar e auto estima, certo? E existem muitos influenciadores e blogs especializados nesse tipo de assunto. Faça parcerias com essas pessoas e consiga ainda mais seguidores para suas redes sociais, clientes em potencial de sua loja online de produtos de cabelo. 

Todo mundo gosta de se sentir bonito e especial. Aqui, além das parcerias, você pode usar boas técnicas de psicologia do consumidor a favor de seu negócio. Aqui, muitas estratégias podem ser utilizadas: cupons de descontos liberados por influenciadores, resenhas de seus produtos que sejam feitas por pessoas com relevância, enfim… use sua criatividade! 

Firmar parcerias é bom para ambos os lados já que garante o crescimento de sua loja e rende pauta para influenciadores que precisam postar as melhores novidades do mercado sempre. Mas, atenção: escolha com cuidado as pessoas com as quais sua marca vai se relacionar. Elas precisam ter a ver com o tipo de produto que você vende, certo?

Pense na identidade visual

Depois de entender a importância da gestão e do bom relacionamento da sua marca de produtos de cabelo no ramo onde você atua, é hora de pensar na aparência de sua marca, por assim dizer. Por aparência, entenda identidade visual.

A identidade visual passa para seus clientes o clima de sua marca. Se for algo mais descontraído, pode significar que você deseja falar com pessoas mais descontraídas.Se for uma marca mais elegante, com cores profundas, pode significar que você deseja se dirigir a esse público. E, assim por diante. 

Mas, fique tranquilo: pensar sobre este aspecto de sua marca ficará bastante fácil já que você estará de posse de uma boa busca de mercado, de produtos e, também, das marcas concorrentes. E, saiba que é bem divertido pensar em uma identidade visual porque você vai expressar a “alma”de sua empresa em peças gráficas modernas e agradáveis. 

Defina os canais de venda

Como você deseja fazer para que seus itens de grande qualidade ofertados em sua loja de produtos de cabelo cheguem até seus clientes? Agora, é hora de pensar sobre formas de pagamento, maneiras de enviar e, também, sobre políticas de troca. Nesse caso, uma pista interessante pode ser pensar sobre os clientes com os quais você deseja se comunicar.

Se são clientes que compram grandes volumes de uma só vez, a estratégia precisa ser voltada para essa necessidade.Mas, se são clientes que compram pequenas quantidades, mas com recorrência, pode ser necessário trabalhar de outra maneira. Portanto, observe seus clientes para, então, pensar sobre os melhores fretes e formas de pagamento para seu contexto.

Adote boas estratégias de divulgação

Você já ouviu a máxima que diz que uma boa aparência ajuda nos negócios? Pois é, aplique essa sabedoria na hora de divulgar seus produtos. Pessoas que consomem produtos de cabelo gostam de ver como esses produtos se comportam.Então, invista em divulgação! 

Faça boas fotos, busque por relatos positivos de clientes e divulgue em sua loja virtual e nos seus canais de redes sociais. Não se esqueça, também, de divulgar os benefícios de seus produtos. As pessoas gostam de saber que, quando consomem determinado item, estão contribuindo de algum modo para a sociedade.

Se a gestão é a mente dos negócios, a divulgação pode ser considerada como a alma de uma empresa! 

Como escolher uma ferramenta para abrir uma loja de produtos de cabelo online?

Para abrir uma loja de produto de cabelo online de sucesso é necessário se cercar de bons parceiros. E, com certeza, um dos mais fundamentais nesse processo é o local onde você vai abrir sua loja online.

É necessário que a plataforma seja estável, responsiva e que resolva qualquer problema ou instabilidade no menor tempo possível. É muito importante, também, que o lugar onde você vai abrir seu e-commerce tenha boa reputação entre os comerciantes. Novamente, a pesquisa é fundamental. 

Contando com esse tipo de expertise você terá uma loja online de sucesso com apenas alguns cliques.

Quais os diferenciais da Bagy?

E, por falar em abrir uma loja online de produtos de cabelo com apenas alguns cliques, você sabia que na Bagy isso é possível? Nossa plataforma é extremamente intuitiva e simplificada e, ainda assim, nossa qualidade continua sendo uma das melhores do mercado.

Usando os nossos serviços você não terá limite de vendas ou de visitas, contará com um site otimizado para vendas e, além disso, nossa equipe oferece o melhor suporte do Brasil para qualquer uma das suas necessidades.

Assim fica fácil empreender com uma loja de produtos de cabelo, não é mesmo?

Ao longo desse texto você viu que abrir uma loja de produtos de cabelo no Brasil é um negócio bastante promissor. Seguindo os passos com cuidado você consegue entrar nesse mercado que só cresce, afinal de contas, todo mundo gosta de se sentir bonito e com a autoestima elevada, certo?

Contando com os parceiros certos e fazendo as pesquisas de mercado que podem te ajudar a divulgar melhor sua marca, a tendência é que seu negócio cresça e se torne referência no segmento de produtos de cabelo.
A Bagy oferece diversas funcionalidades que podem se transformar em diferenciais dentro de sua loja online. Dê uma espiadinha em nosso site e confira tudo que preparamos para você e para seu empreendimento! 

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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