Linha editorial para Instagram é um recurso fundamental para o sucesso dos seus esforços na rede social. Para criar uma, é preciso conhecer bem o seu mercado e definir seu nicho de atuação. A partir daí, é fácil desenvolver métodos para atrair e engajar a sua persona.
As redes sociais são canais indispensáveis para qualquer estratégia de marketing e vendas, mas como fazer bom uso delas? A resposta para essa pergunta, é claro, envolve uma série de variantes, como o tipo de audiência que você quer alcançar e as próprias características do canal em questão.
Em todos os casos, podemos afirmar que o desenvolvimento de uma abordagem estratégica é imperativo, dado o grande volume de conteúdos gerados diariamente por diversas marcas. Em outras palavras, não basta contar com uma conta comercial no Instagram; é preciso entender como utilizá-la para causar real impacto no mercado.
Nesse caso, um dos passos mais importantes é estabelecer uma linha editorial clara para o Instagram da sua marca. Muito comum no mundo do jornalismo, esse conceito pode não soar tão familiar para empreendedores e profissionais de marketing. Se é o seu caso, não se preocupe!
Neste artigo, vamos destrinchar a importância da linha editorial em sua estratégia e oferecer um passo a passo para você desenvolver a sua. Acompanhe!
O que é linha editorial?
Mencionamos na introdução que a linha editorial é um recurso que tem origem na esfera do jornalismo. Embora sua utilização nas estratégias de redes sociais seja essencialmente diferente, entender sua aplicação em veículos de comunicação é uma boa maneira de compreender seu conceito como um todo.
Portanto, pense em um jornal ou portal que você tem o costume de ler. Basta prestar um pouco de atenção para perceber que os assuntos, as coberturas e as notícias que ali aparecem seguem um certo padrão. Um pequeno jornal regional, por exemplo, não vai cobrir eventos internacionais sem relevância para os cidadãos. Por que? Porque não faz parte da sua linha editorial.
A linha editorial, então, serve como guia para os responsáveis pelo material entenderem os tipos de conteúdo que se aplicam à visão e aos valores do portal.
Agora, transfira isso para o mundo do Marketing Digital. Todas as publicações feitas em um canal (seja blog, Instagram, Facebook, etc.) precisam se encaixar dentro de um escopo, facilitando os esforços de branding e permitindo que o usuário reconheça a identidade da marca logo ao visualizar o conteúdo.
Entenda a importância de criar
O Instagram é um canal que pode gerar muitos frutos, tanto no que diz respeito ao alcance da marca, quanto na aquisição de leads qualificados. Para alcançar tais objetivos, contar com uma linha editorial bem definida é um grande diferencial competitivo. Basta observar as empresas de maior sucesso para constatar a presença desse conceito.
Um exemplo de sucesso é a XP Investimentos, que conta com mais de 1,4 milhões de seguidores no Instagram. A consultora de investimentos mantém um perfil ativo, com posts frequentes e, principalmente, coerentes. Os temas abordados se relacionam diretamente com os propósitos da empresa e, além disso, há consistência nas cores e na linguagem utilizada.
Porque criar uma linha editorial no Instagram
É possível que você esteja questionando se limitar o escopo das publicações não é uma forma de restringir, também, o alcance da página. É uma dúvida comum e que faz sentido, mas a realidade nos mostra algo diferente. Isso porque, independentemente da rede, uma das tarefas mais importantes é segmentar o público.
Afinal, não interessa atrair uma enorme quantidade de seguidores que se interessam por uma parte de seus conteúdos, mas que nunca passarão do topo do funil de marketing. Assim, o estabelecimento de uma linha editorial se mostra fundamental para definir os assuntos, palavras-chave e materiais certos para atingir e chamar a atenção dos usuários mais promissores.
O resultado é um aumento significativo na taxa de conversão e uma enorme facilitação nos processos de produção de conteúdo. Quanto mais bem definida for a sua linha editorial, mais fácil será desenvolver posts que transmitam sua mensagem de forma eficiente. Quer saber como criar uma? Continue a leitura!
Passo a passo de como construir uma linha editorial
Construir uma linha editorial para o seu Instagram é uma tarefa que demanda pensamento estratégico, mas que pode ser realizada de forma simples. Para tal, é preciso, antes de tudo, adquirir conhecimento sobre sua empresa e tudo o que a envolve. Vamos ao passo a passo?
Estudar e delimitar o seu nicho de mercado
O primeiro passo é fundamental: definir de forma clara a área de atuação da sua marca. Aqui, não estamos falando do aspecto geral do mercado, mas sim da especificação de um nicho. Ou seja, é preciso entender quem são os seus concorrentes, quais oportunidades estão abertas e quais ameaças você pode vir a enfrentar.
Para tal, um estudo de mercado se faz fundamental, assim como uma análise SWOT. Esse framework, também chamado de matriz FOFA, é muito utilizado para encontrar quatro elementos da sua empresa: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Conduza esse exercício e identifique a melhor forma de se posicionar no mercado.
Para auxiliar na produção de conteúdo, estude o seu nicho de mercado e identifique os assuntos que podem se encaixar nele. A partir daí, será mais viável encontrar estratégias para se destacar da concorrência.
Entenda o que é a sua marca
Bem, nesse ponto você já definiu o nicho de mercado em que você está inserido. Porém, existem diversas maneiras de atuar em cada um dos nichos existentes. O próximo passo, portanto, é entender as características da sua marca e definir como seu Instagram deve ser pensado de modo a expressar sua visão e agregar valor à audiência.
Aqui, um dos pontos mais importantes é estabelecer um tom de voz para sua empresa. O ideal é que todos os canais sigam as mesmas diretrizes, de modo a contribuir para a formação de uma identidade facilmente reconhecível. Assim, depois de um tempo, os seguidores sequer precisarão olhar o nome da conta para identificar a origem do post.
Para entender sua marca, é preciso levar em conta uma série de fatores. Qual é o seu objetivo principal? Quanto você pode investir? O que você pode oferecer ao público? Todas essas são perguntas cujas respostas trazem insights fundamentais, porém, a mais importante é a seguinte: quem é o seu público? É aí que entra a buyer persona.
Traçe a sua persona
Você provavelmente já ouviu falar no conceito de buyer persona. Trata-se de um dos pilares do Marketing de Conteúdo, servindo como base para a criação da linha editorial de blogs, redes sociais e demais canais. Muitas vezes confundida com a ideia de público-alvo, a persona oferece uma riqueza de detalhes impressionante.
Além de dados demográficos, esse personagem semi-fictício agrega as dores, motivações, hobbies e diversas outras particularidades do seu consumidor ideal. Sim, é uma representação da pessoa que você considera ideal para consumir os seus produtos ou serviços. Mas, afinal, como traçar esse perfil?
O processo envolve uma parte um tanto intuitiva, mas também deve ser baseado em dados e informações coletadas de clientes reais. Por isso, pense em estratégias para conhecer melhor as pessoas que, efetivamente, consomem seus conteúdos e suas soluções. Conteúdos interativos, entrevistas e landing pages funcionam muito bem nesse propósito.
Interaja com o público e entenda quais são as principais dúvidas
Naturalmente, não é possível conhecer todas as dores do seu público apenas analisando seu comportamento digital. Mais do que isso, é preciso abrir caminho para interações reais e sinceras dentro do próprio Instagram. Portanto, nunca deixe de incentivar os leitores a deixar um comentário ou entrar em contato com você.
Todo engajamento é bem-vindo e deve ser tratado com carinho. É crucial garantir que os comentários deixados em seus posts, ou as respostas em seus stories, não sejam ignorados. Além de representarem uma oportunidade excelente para conhecer melhor seu público, essas interações são muito apreciadas pelos usuários.
Planeje muito bem o seu conteúdo
Agora que você sabe o que é linha editorial, conhece seu mercado, sua marca e seu público, fica mais fácil planejar o seu conteúdo. É importante frisar que esse processo não significa, de forma alguma, que o seu canal deve ser monotemático. Pelo contrário: é interessante abordar assuntos variados, desde que eles se encaixem na sua estratégia.
Uma forma eficiente de fazer isso é criar diferentes editorias, cada uma tratando de um assunto específico. Por exemplo, uma empresa de turismo pode contar com uma editoria focada em passar dicas de roteiro de viagem e outra centrada em ensinar os seguidores a viajar de forma mais econômica.
Nesse exemplo, como você pode notar, os assuntos tratados nas editorias, embora diferentes, se encaixam na mesma linha editorial. Eles ajudam a empresa a se tornar referência no mercado de turismo, transmitem a ideia de tornar as viagens mais proveitosas e, certamente, são úteis para as pessoas que pensam em viajar.
Da mesma forma, uma loja de roupas pode falar de seus produtos, passar dicas sobre looks e até trazer notícias gerais sobre o mundo da moda.
Criar uma linha editorial para o Instagram é uma forma de dar um norte para a sua produção de conteúdo e fortalecer a presença digital da sua marca. Além de conhecer bem o seu mercado e a sua empresa, é fundamental desenhar seu cliente ideal e entender a melhor forma de interagir com ele, o que passa por um planejamento impecável.
Uma das métricas mais importantes de qualquer rede social é a taxa de engajamento. Quer incentivar seus seguidores a interagir mais com a sua marca? Confira 5 tipos de post que vão aumentar seu engajamento no Instagram!